Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sera a ecologia uma mera utopia ? Ou nascemos para consumir ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sera a ecologia uma mera utopia ? Ou nascemos para consumir ?

    Começo a acreditar que o ser humano é um furioso consumista por natureza.

    Sempre achei que era possivel uma outra forma de vida, mas começo a ter duvidas, pois vejo por mim mesmo o quanto acabo por ser consumista no dia a dia . Simpatizo com os movimentos ecologistas , mas na pratica sou um feroz consumista como todos os demais.
    Nos meus 30 e tais , já devo ter consumido umas quantas cisternas de petroleo (directa e indirectamente).

    ALIMENTACAO
    Na alimentação abundam o plastico e metal das embalagens por todo o lado .
    Ja para nao falar no plastico e quimicos que são usados na agricultura.
    E a agua para as plantações, que quase de certeza foi bombeada usando um motor a diesel .
    Ja para nao falar do transporte, armazenamento e toda a cadeia e frio , conservação, stockagem, a electricidade do proprio hipermercado, etc.
    E no final haverao toda uma serie de residos e lixo alimentar , e serao precisos detergentes que irao pelo esgoto abaixo.
    Custa-me imenso estar a gerar plastico para dar 3 goles numa garrafa de agua ... e a quantidade de vidro que se gera após uma noite de copos com os amigos ?
    O vasilhame e embalagens são algo de muito penoso ...








    TRANSPORTEs
    Tenho carro, ou melhor tenho dois, se bem que só costumo usar um .
    Ja tive uns quantos carros, vou para ai no quinto ou sexto. Gastam combustivel, oleo, pneus.
    Ja gastei uns 20 ou 30 pneus na minha vida ... e litros e litros das mudas de oleo ... para onde foram ?
    A sociedade consumista encarrega-se bastante bem de fazer desaparecer os vestigios
    Bem a proposito , recomendo este documentario sobre isto que se esta aqui a falar, com atencao para a seta dourada aos 10:40 :
    https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k





    HOBBIES E viagens e Férias :



    Hoje é domingo. Anda ali alguem nas matas a curtir de mota, a queimar uns litritos de gasolina.
    Esta no seu direito, eu quando vou dar uma volta de carro faço exactamente o mesmo .
    Democraticamente temos todos o mesmo direito que queimar petroleo . Eu, o gajo que ali anda de mota e os 7.000.000.000 de habitantes deste planeta , todos temos democraticamente os mesmos direitos de queimar petroleo a nosso belo prazer.
    E os nossos filhos e netos tambem terão esse mesmo direito.

    As vezes mais parece que sem combustiveis não há diversão !
    Grande parte dos hobbies e vida ao ar livre acarretam consumo de combustiveis.
    Até os culturais, concertos, desportivos ... petroleo por todo o lado !
    Eu proprio gostava de um dia ter uma caravana / autocavana, um barco pequenino , etc etc ... mas la esta são tudo objectos combustivelodependentes.
    Até um Kayake que ando a galar é feito de plastico, kilos de plastico!

    Ferias que impliquem avião ou barcos são petroleo autentico.
    De carro vai dar ao mesmo. Ja para nem dizer que de ferias tendemos a usar e abusar ainda mais dos artigos descartaveis.

    Ainda hoje fiz uns kms valentes de comboio . Claro que o comboio é porreiro porque é um transporte publico partilhado e tal ... mas ainda assim tenho a noção que gasta electricidade que se esgana, ainda por cima com o ar condicionado ligado ainda mais gasta.


    TECNOLOGIA:

    Acho que por vezes nem temos bem a noção do quanto vivemos na epoca do vapor.
    A grande maioria da electricade provem do calor, pois não é praticavel transformar a energia termica directamente em electrica, então há que gerar calor através da queima , por ex de carvão, gas natural, lixo, nuclear ou petroleo .
    Esse calor gerado vai ferver agua, a qual produz vapor, vapor esse que vai accionar rotação em turbinas de geradores electricos .
    Na pratica é basicamente o mesmo que se fazia ha mais de um seculo atras.
    Acho que pouca gente pensa nisto, mas a tecnologia electronica e informatica , os ipads , iphones e galaxys são quase todos movidos a Vapor ! (ainda que de uma forma indirecta).
    A unica electricidade que nao é produzida a vapor é mesmo a das eolicas e fotovoltaica, mas em termos globais é inexpressivo .

    Ja para nem falar no quanto a tecnologia está cada vez mais descartavel.
    Pessoalmente, ja nao sei quantos telemoveis e computadores ja tive na vida.


    Dia a dia :

    Depois há tudo o resto ... desde que nascemos gastamos toneladas de fraldas, roupas, quimicos, detergentes, cosmeticos , gadgets, casas , mobilias ... etc etc etc




    Até ao estar aqui a escrever, estou a consumir energia. E vocês ao lerem estas linhas tambem. Alias, os Datacententers de todo o mundo já ocupam uma percentagem significativa de todo o consumo electrico global.

    Até o Goole e o face funcionam a carvão / vapor







    Todo o modelo de sociedade consumista / industrial esta orientado para consumir mais e mais e mais ano após ano.
    Basta vermos até pelas estatisticas e actual momento politico, o que interessa e produzir e consumir e exportar mais e mais e mais .

    Um documentario excelente é o The Human Footprint: http://www.youtube.com/watch?v=-rMwJV2I3r8


    Muito mais poderia escrever, mas para já o tópico está lançado .

    Resta.me acabar dizendo que talvez o unico caminho seja o do minimalismo, e nesse aspecto recomendo este artigo inspirador:
    http://www.dn.pt/revistas/nm/interio...ent_id=3275609 ( e aqui o blog da Rita da capa: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/ )
    Na pratica até pode ser treta, e possivelmente estas minimalistas têm todas carro e andam de avião e tal , mas ainda assim o caminho / filosofia é bem capaz de ser este, pois o planeta é capaz de não aguentar se todos os 7.000.000.000 de habitantes quiserem consumir como nós ocidentais ( Europeus e Americanos) consumimos.




    Mais documentarios fixes:

    http://www.youtube.com/watch?v=ULruDnfw0AI


    Chutem ai as vossas opiniões !


    Editado pela última vez por Civismo; 21 July 2013, 21:02.

    #2
    pessoalmente, estou-me pura e simplesmente cagando para o ambiente, e curiosamente, todas as organizações que se dizem verdes e ecológicas, acabam por ser extremistas ao ponto de serem ridículas

    Comentário


      #3
      Basicamente não faço a minha parte, talvez por já ser do seculo passado mas tenho a certeza e isso vê-se no dia a dia, que os meus descendentes têm outra visão do futuro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
        pessoalmente, estou-me pura e simplesmente cagando para o ambiente, e curiosamente, todas as organizações que se dizem verdes e ecológicas, acabam por ser extremistas ao ponto de serem ridículas

        Ehla , a conversa promete !

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
          pessoalmente, estou-me pura e simplesmente cagando para o ambiente, e curiosamente, todas as organizações que se dizem verdes e ecológicas, acabam por ser extremistas ao ponto de serem ridículas

          Comentário


            #6
            Não lhe dêm corda! Senão isto qualquer dia não se pode discutir aqui nada sem que acabe por descambar em mais do mesmo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
              pessoalmente, estou-me pura e simplesmente cagando para o ambiente, e curiosamente, todas as organizações que se dizem verdes e ecológicas, acabam por ser extremistas ao ponto de serem ridículas
              E eu acrescento o mijando. Sobretudo se for no meio de uma mata. Sabe tão bem!

              A sério: Faço o que posso mas não sou um talibã. Nestas coisas e em tudo o resto, nem 8 nem 80.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Request Ver Post
                Não lhe dêm corda! Senão isto qualquer dia não se pode discutir aqui nada sem que acabe por descambar em mais do mesmo...
                Essa foi para quem ?

                Comentário


                  #9
                  Lancei este tópico apenas porque acho que estamos a deixar um fardo bastante pesado para as gerações vindouras

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                    Essa foi para quem ?
                    Não deve ter sido para ti...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                      Essa foi para quem ?
                      Lê lá outra vez de cima para baixo que vês logo...

                      Comentário


                        #12
                        TEra sido para o phaster ?


                        Pergunto por curiosidade, nao quero alimentar conflitos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                          TEra sido para o phaster ?


                          Pergunto por curiosidade, nao quero alimentar conflitos
                          Não falemos mais disso para não desviarmos a conversa daquilo a que tu te propuseste quando abriste o tópico! Respondendo ao mesmo a ecologia será sempre aquilo que nós quisermos que ela seja, eu tento fazer a minha parte tendo a perfeita noção que mesmo assim não faço o suficiente.
                          Algo que gostava de fazer era tornar-me menos dependente das energias poluentes e não renováveis virando-me mais para a solar!
                          Tenho aqui muito terreno com uma exposição solar anual fantástica, mas o problema é todo o hardware necessário (painéis solares, baterias etc) ainda é de custo muito avultado...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Request Ver Post
                            Tenho aqui muito terreno com uma exposição solar anual fantástica, mas o problema é todo o hardware necessário (painéis solares, baterias etc) ainda é de custo muito avultado...
                            uma questão, não tens de continuar a pagar à edp mesmo que consigas ser autosuficiente em termos de energia eléctrica?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              uma questão, não tens de continuar a pagar à edp mesmo que consigas ser autosuficiente em termos de energia eléctrica?
                              Se pretenderes levar a conversa a sério responder-te-ei! Não te posso assegurar isto a 100% pois ainda não me dei ao trabalho de aprofundar muito o tema mas do pouco que pesquisei nas épocas de exposição solar máxima (Primavera/Verão) a energia que produzes (depende sempre do numero de painéis solares) chega e sobra para um agregado familiar, sendo que o restante é carregado para a grelha da EDP, nas épocas baixas (Inverno) em que há dias em que o sol não chega a aparecer acabas por usar electricidade deles mas tens o desconto equivalente aquela que lhes forneceste na época de exposição máxima!

                              (Repito, isto foi apenas o que pesquisei por alto aqui á uns tempos)

                              Comentário


                                #16
                                é inevitável, não haverá escolha dentro de 3 décadas, no máximo e quanto mais tarde a economia tiver em consideração as limitações ecológicas pior será.

                                se não a terra inteira pode tornar-se uma ilha de pascoa gigante

                                Editado pela última vez por OCNI; 21 July 2013, 23:39.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                  Se pretenderes levar a conversa a sério responder-te-ei! Não te posso assegurar isto a 100% pois ainda não me dei ao trabalho de aprofundar muito o tema mas do pouco que pesquisei nas épocas de exposição solar máxima (Primavera/Verão) a energia que produzes (depende sempre do numero de painéis solares) chega e sobra para um agregado familiar, sendo que o restante é carregado para a grelha da EDP, nas épocas baixas (Inverno) em que há dias em que o sol não chega a aparecer acabas por usar electricidade deles mas tens o desconto equivalente aquela que lhes forneceste na época de exposição máxima!

                                  (Repito, isto foi apenas o que pesquisei por alto aqui á uns tempos)
                                  não é possível armazenar electricidade exactamente para esses dias em que não há sol?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                    uma questão, não tens de continuar a pagar à edp mesmo que consigas ser autosuficiente em termos de energia eléctrica?
                                    Se esta (EDP) não efectuar a ligação da dita rede à habitação, não.

                                    É a única situação, na questão do acesso à água dita potável da rede pública (municipal) acontece idêntica sitaução, o oposto verifica-se na questão da taxa audiovisual que é presença no recibo-factura da conta corrente da EDP a par da questão do saneamento e recolha de resíduos ditos sólidos apresentado pelo municipio aos utentes da rede pública de água.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                      não é possível armazenar electricidade exactamente para esses dias em que não há sol?
                                      É, a tecnologia utilizada tem a finalidade de dar autonomia energética em período dito não utilizável por questão climatérica adversa.

                                      A questão é exclusiva de investimento inicial a par de relativo espaço físico necessário para maximizar o investimento, um mero exemplo é o turismo rural em determinada zona.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E o conceito e/ou ideia de Ecologia entra em conflito com a questão de produção maciça em que ponto concreto?, havendo racionalização não é coisa obrigatória, por questão de interesse financeiro em primeiro lugar da parte do capital.

                                        Comentário


                                          #21
                                          finitude dos recursos naturais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                            (...)combustíveis(...)
                                            Indústria petroquímica, um marca tecnológico do século XX.

                                            NB: O petróleo não é dado como bem finito, a questão é ordem de prioridade de colocação no mercado e recepção deste a outro género de alternativa energética.

                                            NB1: Dispenso a questão da contra informação relativa ao pico de prospecção e exploração de jazida de petróleo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sou ecologista mais devido à alimentaçao e pelo gosto de passear. Nao gosto da quantidade de poluiçao nos rios e mares porque adoro pescar e olhar pra agua e ver o peixe. Gosto de poder ir dar uma volta de bicicleta e ver os animais e o verde por isso acho que muita casa velha devia ser demolida pra retornar a espaços verdes.

                                              E em termos do minimalismo...agora estou na Holanda e aprendi que comia de uma forma estúpida...à Portugues. Uma sandes ao almoço e fruta mais que chega.
                                              Com os edificios quentes descobri que a unica diferença entre roupa de inverno e verão é as vezes apenas um casaco.


                                              E mais que tudo: poupamos tanto dinheiro comprado um objecto bom e fazendo manutençao nele...seja carro bicicleta ou roupa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post

                                                NB: O petróleo não é dado como bem finito, a questão é ordem de prioridade de colocação no mercado e recepção deste a outro género de alternativa energética.

                                                NB1: Dispenso a questão da contra informação relativa ao pico de prospecção e exploração de jazida de petróleo.
                                                Falando disto..já conseguiram provar que o petróleo é definitivamente de origem biológica e não apenas outro tipo de rocha formado a certas pressões como o diamante e afins? lembro-me de uma teoria interessante sobre isto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muitas pessoas ainda não têm consciência do mundo, delas próprias, nem no lugar que ocupam nele. Não são capazes de pensar global abarcando todas as existências num todo interligado.

                                                  Vemos constantemente pessoas a deitarem vidros, plásticos, cartões e latas no contentor do lixo quando têm o ecoponto a 20 metros de distância.
                                                  Isto para não falar daqueles que deitam tudo para o chão ou pela janela do carro.
                                                  Esses anormais andam no mundo por ver andar os outros, ou então são daqueles que acham que a porcaria que fazem desaparece do planeta por obra e graça do espírito santo.

                                                  Embora, como a maioria de nós, eu pudesse e devesse fazer mais pelo ambiente para que a minha existência seja o mais útil possível em todos os aspectos, não posso deixar de ficar indignado com tanta gente impregnada pela falta de respeito, não só pelo ambiente, mas também por toda a vida que existe no planeta, incluindo a nossa.
                                                  Reconhecer não fazer o suficiente não chega para ser uma solução, mas é um bom começo, e bem melhor do que achar que fazer porcaria é normal e dormir bem com isso.

                                                  São pessoas que pensam que haverá sempre alguém para limpar a porcaria que fazem, talvez pela má educação que tiveram em casa onde também havia sempre alguém que não o responsabilizava.
                                                  Acham sempre que o seu contributo individual em prol do ambiente é inútil porque se esquecem que muitos pequenos contributos fazem uma enorme diferença.

                                                  Depois existe a ideia de que os recursos são eternos esquecendo-se que dentro de 40/50 anos os combustíveis fósseis estarão esgotados (levámos 2 séculos a exterminá-los), pelo que terão de haver energias alternativas para a subsistência da humanidade.
                                                  Isto já para não falar do facto das pessoas acharem que o planeta aguenta tudo e que se regenera sempre, façamos aquilo que fizermos. É a típica e cómoda atitude dos irresponsáveis.

                                                  Mas isto vem de trás, pois o elemento de sustentabilidade do ser humano deixou de ser o planeta para passar a ser o consumismo. Através da publicidade e da moda viciaram-se as pessoas no consumismo como uma droga.

                                                  As pessoas trabalham, sonham, respiram, vivem para consumir como se isso constituísse o fator fundamental para a sua felicidade... e depois sentem-se vazias.
                                                  Já não se vive para SER, mas para TER. Não interessa ser-se uma pessoa culta, válida ou interessante. Interessa é ter coisas, cada vez mais coisas (muitas das vezes inúteis e esquecidas numa gaveta ou sótão), e de preferência sempre o último grito que está na moda.Vive-se para ter e para mostrar aos outros.

                                                  Sei que há quem se esteja cag@ando para a ecologia e sustentabilidade. Isso é o mesmo que estar a cuspir no prato que come, porque o planeta dá-nos tudo aquilo que necessitamos para viver, pelo que o que lhe dermos, ele retribuirá de volta.
                                                  Há 3 décadas, não se falar em sustentabilidade era normal, mas hoje em dia em que já é comummente aceite que temos de fazer algo para proteger o planeta, borrifar-se para a ecologia demonstra um enorme egoísmo e a mais extrema revelação de estupidez, porque sabe-se que ao protegê-lo estamos a criar as condições para a continuidade da nossa sobrevivência enquanto espécie.

                                                  O que vale é que as novas gerações começam a estar despertas para estes problemas e a tentar remendar a porcaria que fizemos deixando-lhes um planeta sujo e contaminado.
                                                  Alterações climáticas, aquecimento global, degelo dos glaciares polares, desflorestação, desertificação, poluição, aumento da temperatura média do ar, aumento tendencial de eventos meteorológicos extremos, como secas e cheiase muitos outros erros ambientais que têm sido cometidos são uma pesada herança para as futuras gerações.

                                                  Mas fica um conselho:

                                                  “Quando a última árvore tiver caído
                                                  Quando o último rio tiver secado
                                                  Quando o último peixe for pescado
                                                  Finalmente, vocês vão entender que:
                                                  «Dinheiro não se come»
                                                  (Greenpeace)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu penso nisso todos os dias.

                                                    Por exemplo em relação à embalagem plástica acho que há muito por fazer.

                                                    Não percebo como em 2013, ainda vamos ao super mercado comprar uma embalagem de shampoo que lançamos para o lixo quando acaba ( acho que é um acto primitivo que nada tem de evoluido). Por mais justificações que me consigam por exemplo que "sai mais barato": eu não percebo.

                                                    É tempo da EU se empenhar numa verdadeira política anti desperdício e legislar para a obrigatoriedade das marcas de produtos de higiene modificarem a metodologia de distribuição colocando máquinas de "enchimento" de embalagens vazias nos supermercados uma cota de 20 ou 30% por exemplo.

                                                    Aceito que me digam que uma garrafa de água não se deva reencher ( por motivos de saúde pública) mas não aceito que me digam que um shampoo, um gel de banho, uma garrfa de Fary, etc não possa ser recargado várias vezes sobretudo qd olhamos para qualidade e robustez das embalagens actuais que, em alguns casos "dão pena" deitar fora.

                                                    Sei bem que empresas como a logoplast ( que fazem milhões à conta disso) e marcas que a ela recorrem ( que fazem outros milhões) e similares tentariam travar este tipo de medida mas não é por isso que devemos deixar de falar nesse assunto e exigir.

                                                    Outro exemplo dos cereais: embalagem plástica interior + embalagem de cartão exterior. Para quê? porque ficam as embalagens mais bonitas? Porque ocupam um cagagésimo de espaço a menos nas prateleiras dos supermercados???

                                                    Ainda outro exemplo: em alguns países (evoluidos) há agora um debate sério sobre as embalagens de cartão reciclado que incorporam particulas de tinta e produtos tóxicos muito acima do que qq legislação permite ( usados em contacto directo com alimentos!!!!). Ninguém faz nada. Em Portugal então nem imaginamos que existe tal problema...

                                                    Lixo = embalagem.
                                                    Embalagem = Negócio de milhões desde a produção até a reciclagem.

                                                    Lixa-se o ambiente.
                                                    Editado pela última vez por ; 22 July 2013, 10:48.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em consciência ambiental evoluí muitíssimo, sobretudo por causa da empresa, devo confessar e é justo dizer-se.

                                                      Acho mesmo que nesta temática falta um bocadinho de radicalização das medidas. Isto quando não vai lá com educação, vai com domesticação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                        Sou ecologista mais devido à alimentaçao e pelo gosto de passear. Nao gosto da quantidade de poluiçao nos rios e mares porque adoro pescar e olhar pra agua e ver o peixe. Gosto de poder ir dar uma volta de bicicleta e ver os animais e o verde por isso acho que muita casa velha devia ser demolida pra retornar a espaços verdes.

                                                        E em termos do minimalismo...agora estou na Holanda e aprendi que comia de uma forma estúpida...à Portugues. Uma sandes ao almoço e fruta mais que chega.
                                                        Com os edificios quentes descobri que a unica diferença entre roupa de inverno e verão é as vezes apenas um casaco.


                                                        E mais que tudo: poupamos tanto dinheiro comprado um objecto bom e fazendo manutençao nele...seja carro bicicleta ou roupa
                                                        Ja agora quais as diferencas principais na alimentação ai ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O lixo proveniente do plástico da água engarrafada então é surreal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            BLADERUNNER e PASTIS: Gostei muito dos vossos comentários! Só por eles já valeu a pena ter lançado este tópico. Revejo-me completamente nas vossas palavras !


                                                            Algumas imagens interessantes:

                                                            A quantidade de Toneladas produzidas per capita nos diversos paises :

                                                            Só não explica é se é numa vida ou por ano.
                                                            Mais ainda: No caso dos chineses provavelmente nem se referem apenas ao consumo interno, mas tambem às fabricas que estão deslocalizadas na china, as quais produzem muitos dos produtos que são consumidos em todo o mundo .




                                                            Principais fontes de poluição dos rios :




                                                            Alguns dos efeitos da poluicao na saude humana:



                                                            Será que isto funciona assim tao bem ? Custa-me a acreditar






                                                            E por ultimo, dá que pensar:

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X