Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Universidade Time

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Universidade Time

    Boas
    Desde há uns meses que acompanho este forum, prenferencialmente nos tópicos de universidades, tendo já lido várias opiniões sobre cursos e universidades.
    No entanto, queria-vos pedir a opinião concreta no meu caso.
    Moro no Barreiro, no distrito de Setúbal. Tenho 18 anos e faço para o mês que venho 19 anos. Terminei este ano o 12º no curso de Línguas e Humanidades com média de 12,8 (sim eu sei que é pouco, mas os exames e este ultimo ano correram-me mesmo mal devido a problemas pessoais) e estive 1 ano em Ciências e Tecnologias (nunca chumbei).
    Sempre quis trabalhar em algo em que pudesse "ajudar" as pessoas e estar em contacto com a população. Durante o meu ensino secundário ponderei seguir Biologia Marinha, Ciências da Educação, Educação Básica, até que descobri o curso perfeito para mim - Serviço Social.
    Agoro o problema. Em Lisboa tenho de ter media de 13,8 para entrar na Universiade Técnica e positiva no exame de Português ou História, coisa que não aconteceu.
    Tenho média para entrar no ISCTE mas teria de ser em pós-laboral (não há o curso de dia) e teria de repetir os exames para o ano :/
    Ir viver para longe esta fora de questão devido aos meus pais.
    Ficar mais um ano a fazer melhoria está tabem fora de questão devido ao facto de os meus pais quererem que eu vá já para a faculdade dizendo que "nada me garante que melhore as notas" e que assim fico 2 anos "atrás" dos meus amigos.
    Tendo em conta isto tudo os meus pais resolveram colocar-me na Universidade Lusíada em Serviço Social.
    6ºf a mulher ligou a dizer que fiquei lá colocada. Fiquei super feliz porque há 2 anos queria imenso ir para lá, mas infelizmente depois descobri que era privada.
    Já a fui visitar e gostei imenso dela e durante a proxima semana irei lá fazer a matricula.
    Agora é assim, estou num grupo de candidaturas a universiade no facebook onde os miudos falam sobre as opções e trocam opiniões sobre os cursos.
    Perguntei o que achavam da lusíada e 2 jovens disseram que a do porto era considerada "fraca" :x agora estou com medo da minha opção.
    Já falei com 2 raparigas que lá andam (uma em turismo e outra em comunicação) e ambas dizem estremamente bem dela e que é exigente, mas agora queria saber a vossa opinião, o que pensam da universidade lusíada de lisboa ? falem-me do prestigio e isso sff :/
    Obrigada desde já.

    Ah, não sei se isto é relevante, mas planeio fazer um mestrado no ISCTE ou então na Católica, depende de como estiverem cá as finanças.

    #2
    O facto da universidade ser privada não é sinónimo de má qualidade. Algumas das melhores universidades do mundo (as melhores dos USA, como Harvard) são privadas. O problema é que em Portugal, no geral, as privadas são fracas. Se quisermos considerar a Católica privada (tem um estatuto "intermédio"), a escola de Gestão da Católica será um exemplo de uma muito boa privada melhor que a maior parte das públicas.
    Sendo assim, salvo raríssimas excepções, as únicas razões para se escolher um curso numa privada em vez do mesmo curso numa pública serão as que relatas: não ter média para a pública ou não querer mudar de cidade.
    Se pretendes fazer um mestrado no ISCTE ou na Católica, o facto de fazeres o primeiro ciclo de estudos na Lusíada poderá não ter tanta importância como teria se fizesses todos os estudos na Lusíada. Não tenhas dúvidas de que quando saíres da Universidade e concorreres ao primeiro emprego, teres licenciatura + mestrado na Lusíada é muito diferente de Licenciatura na Lusíada + mestrado ISCTE. Quem diz ISCTE diz Católica.

    Eu, no teu lugar, ficaria um ano a fazer melhorias. Estuda mesmo a sério e concerteza entrarás na universidade que queres. Esta é uma decisão com demasiada importância para a tua vida para ser tomada com base em premissas do género "fico 2 anos atrás dos meus amigos".
    Editado pela última vez por Sweden; 21 July 2013, 22:55.

    Comentário


      #3
      Eu se soubesse o que sei hoje tinha 'atrasado' 3 anos da minha vida

      Comentário


        #4
        Regra geral as pessoas arrependem-se de não terem tentado melhorar. Um ano ou dois não é significativo, e nunca perguntes a um aluno de uma universidade o que ele acha da própria universidade, não são todas as pessoas, mas uma boa parte defende a camisola à força toda. E no que respeita à história público/privado, tenta optar pelo público, porque conforme já disseram em Portugal as privadas deixam a desejar (quase todas). De acordo com o que expões eu optaria pelo ISCTE, mesmo que tivesses de voltar a fazer exames. E para terminar, não te deixes levar pelo aspecto da universidade, desde que tenha aquilo que tu precisas é o que interessa (pode não ser o teu caso, mas já ouvi pessoas usarem o facto da universidade ter aspecto mais recente e "bonito" como critério de selecção).

        Comentário


          #5
          Eu frequento o curso de direito na lusófona (ismat) e em termos de professores deixa muito a desejar, muitos doutorados mas pouco ensino. Eu acabei o secundario com media de 14 mas como nao quis "carregar" os meus pais decidi ficar perto de casa, no momento em que te dizem que a nota maxima é 14 se fores extraordinario diz tudo lol alem de profs que atendem chamadas a meio da aula, adormecem a meio de frequencias etc

          Comentário


            #6
            Está tudo dependente da tua condição monetaria, neste caso a dos teus pais Na minha opiniao se os teus pais nao vao fazer esforços exagerados para pagar a propina acho que devias ir e depois mais tarde ou ias para outro local ou entao, tal como disseste, fazer o mestrado na catolica por exemplo. Ao longo do curso podes ate arranjar part time para ajudar nas despesas, conheco MUITOS casos pessoalmente e nao tem nada de mal.

            Tenho uma amiga que foi para a lusiada (porto) para criminologia e no 2 ano mudou para a fdup, portanto nada te impede de ir agora para a lusiada e depois ao longo do curso tentar ir para outra com mais "prestigio".
            Na minha opiniao a lusiada é igual às outras todas, nao tem nem mais nem menos do que todas as outras privadas. Há umas que sao conhecidas por serem mázinhas mas nao te preocupes porque acho que a lusiada nao está incluida no grupo.

            Eu neste momento sou estudante universitario, estudo numa privada do porto e pelo que vi ate agora pelos colegas que ja acabaram o curso e estao no mercado de trabalho o local onde o curso foi tirado está a ter a mesmo valorizaçao como colegas da catolica portanto..... Na minha opiniao foca-te mais em tirar boas notas e fortalecer o curriculum, o resto vem depois.

            Agora vou falar do meu caso em particular, nao vou dizer qual é a universidade nem o curso porque o mundo é pequeno e sei la quem é que está a ler isto mas convem que tenhas noçao que ha muitos interesses nas privadas, onde o € está acima de tudo. Vou dar aqui um exemplo.. no mes de junho estava a chegar o fim do semestre, ultimo teste e quem nao tivesse positiva tinha de ir a exame. Como andei um bocado perdido com praia e sair "esqueci-me" um pouco de estudar e entao cheguei à conclusao que o melhor era copiar, e assim fiz. (tal como uns quanto/as) Levei 1 folha A4 cheia (para substituir pela de rascunho no teste) e ainda tinha umas coisas no telemovel, basicamente tinha a materia toda e chegou o teste e correu 200% bem, estava confiante que ia ter uns 16/17 PELO MENOS.

            Na verdade, passado uma semana vou ver a minha nota e tcharaaaaann, tive 8.. fiquei muito lixado, nao podia dizer a ninguem o que tinha feito e que tinha a certeza que fiz tudo certo portanto pedi revisao e subiu para 9 (foi um miminho azedo). Ou seja, tive de ir a recurso e pagar 40 e tal €.

            Isto tudo para dizer que para alem das propinas exageradas tens de contar com estas palhaçadas que servem para aumentar os cofres. Ve se estas atenta a tudo, nao deixes que te calquem. No meu caso estive quase para desistir e deixar a cadeira mas era pior para mim e decidi perder o amor a 40€.

            Originalmente Colocado por ALuisRS Ver Post
            E para terminar, não te deixes levar pelo aspecto da universidade, desde que tenha aquilo que tu precisas é o que interessa (pode não ser o teu caso, mas já ouvi pessoas usarem o facto da universidade ter aspecto mais recente e "bonito" como critério de selecção).
            Peço desculpa mas... Olha que nao é bem assim, se vai pagar é logico que quer as melhores condicoes possiveis. Isto é estranho mas vou dar o exemplo de prostitutas.. Imagina que vais às meninas, tens 1 loira top e 1 velhota ja cheia de rugas. Tens de pagar para ter sexo com ambas, achas que pode ser "uma qualquer"? Nao queres o melhor possivel pelo mesmo valor? Neste caso é igual Se vai pagar, convem que tenha as melhores condicoes possiveis ja que o prestigio é quase o mesmo em todas as privadas, com vantagem para a catolica apesar da catolica nao ser 100% privada.

            Eu fiz o mesmo, andei a ver e optei pela que tinha melhor localizaçao, melhor prestigio e que oferece melhores condicoes. Eu so me queixo do valor que pedem pelo parque para meter o carro porque em media gasto 10/15€ por mes, pode parecer pouco mas acho um abuso quando ha outros locais que nao se pagam.

            Outra queixa vai para os pcs porque todo o meu percurso escolar foi feito em escolas publicas e sempre tive pcs recentes e porreiros e agora ando a pagar 200 e tal€ e levo com pcs do seculo passado cheios de virus.

            E para terminar que isto ja vai muito longo, queixo-me do preço das coisas do bar e claro.. da propina que é muito alta mesmo ja com desconto devido a uma parceria.

            Quanto ao bar, tirando o cafezinho tudo o resto é demasiado caro, compensa mais ir ao shopping almocar ou aos cafes da zona. Uma vez deu-me fome a meio da manha e estava la uma sande de panado a olhar para mim () entao pedi logo sem perguntar o preço e quando me dizem o preço ate pensei que estivesse numa estaçao de servico de AE deste nosso portugal, paguei 2€ por um paozinho com um panado la dentro

            Peço mais uma vez desculpa pelo post longo mas foi tambem para desabafar e para denunciar certas coisas!! Vou continuar a acompanhar o topico para ver o que o pessoal acha das privadas.
            Editado pela última vez por Wert; 22 July 2013, 06:25.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
              Eu frequento o curso de direito na lusófona (ismat) e em termos de professores deixa muito a desejar, muitos doutorados mas pouco ensino. Eu acabei o secundario com media de 14 mas como nao quis "carregar" os meus pais decidi ficar perto de casa, no momento em que te dizem que a nota maxima é 14 se fores extraordinario diz tudo lol alem de profs que atendem chamadas a meio da aula, adormecem a meio de frequencias etc
              Por momento pensei que fossemos colegas Desde atenderem chamadas, pararem a meio para ir fumar/beber cafe.. tudo é possivel.

              Esqueci-me de dizer mas acho bem que os pais prefiram que os seus filhos fiquem perto de casa numa privada do que numa publica longe de casa. Os valores sao iguais ou quase iguais visto que para irem para fora é necessario alugar quarto/casa e tudo isso de paga. Para alem disso existe tambem aquele sentimento de liberdade que faz com que muitos/as se percam.

              Conheco muitos caso de caloiras principalmente, que chegam das aldeias e a cidade para elas é tipo las vegas.. é sair todos os dias da semana, ir à escola 2/3x por semana É festa todos os dias.

              Um dia que tenha um filho/a tambem vou preferir que fique perto de casa mas como é logico tudo isto tem como base a educaçao. Mas é verdade que muitas meninas/os com 17/18 anosnao estao minimamente preparadas para viverem sozinhas.
              Como é logico nao sei o caso da user em questão, falo apenas dos casos que vejo.

              Comentário


                #8
                por partes:

                1) eu sei que ninguém é obrigado a saber tudo, mas o facto de só saberes que a Lusíada é privada depois de lá entrares, já é um mau princípio. faz-me uma grande confusão como é que andas à procura de universidades e nem esse tipo de coisas sabes. quando tinha a tua idade tinha perfeita consciencia das unversidades da minha área, se eram publicas/privadas, com/sem reputacao;

                2) a universidade que escolhes limita-te e MUITO o futuro. isto não significa que com curso na Lusíada não possas vir a ter uma boa carreira profissional (o passos coelho é da lusíada, o que nem sei se é positivo), mas uma universidade a sério dá-te MUITO mais e melhores opções, e quanto mais opções tens, maior é a probabilidade de sucesso. a escolha de uma universidade fraca limita-te logo uma série de oportunidades de carreira;

                3) quanto a prestígio da Lusíada, bem, é um curso superior, mas a reputação é parecida com a da moderna, atlantica, independente, isla, enfim, é o tipo de universidade onde os políticos tiram cursos, vá-se lá saber porquê;

                3) se vale a pena esperares um ano e tentares entrar noutra, só depende de ti. tens capacidade para teres melhores notas? tens força de vontade suficiente para levares isso a sério e trabalhares num curso mais exigente? se a resposta é não, vai para a Lusíada e tira o curso, ao menos ficas com um diploma. se achas que tens capacidade e motivação para mais, trabalha a sério e esforça-te porque na vida só com esforço é que se constroi alguma coisa.

                4) não leves a mal, mas se os teus pais acham que dificilmente sobes as notas, é porque eles te conhecem bem. por isso, ou estás mesmo decidida a mudar alguma coisa na maneira como encaras os estudos, ou então segue a sugestão deles e vai para a Lusíada e mais tarde, com mais maturidade e motivação, logo escolhes um mestrado noutra universidade

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Wert Ver Post
                  Por momento pensei que fossemos colegas Desde atenderem chamadas, pararem a meio para ir fumar/beber cafe.. tudo é possivel.

                  Esqueci-me de dizer mas acho bem que os pais prefiram que os seus filhos fiquem perto de casa numa privada do que numa publica longe de casa.
                  Os valores sao iguais ou quase iguais visto que para irem para fora é necessario alugar quarto/casa e tudo isso de paga. Para alem disso existe tambem aquele sentimento de liberdade que faz com que muitos/as se percam.

                  Conheco muitos caso de caloiras principalmente, que chegam das aldeias e a cidade para elas é tipo las vegas.. é sair todos os dias da semana, ir à escola 2/3x por semana É festa todos os dias.

                  Um dia que tenha um filho/a tambem vou preferir que fique perto de casa mas como é logico tudo isto tem como base a educaçao. Mas é verdade que muitas meninas/os com 17/18 anosnao estao minimamente preparadas para viverem sozinhas.
                  Como é logico nao sei o caso da user em questão, falo apenas dos casos que vejo.
                  Viver longe do pais é uma experiência que vale tanto como a universidade. Faz parte do crescimento, e dá muita bagagem de vida, aprender a desenrascar, ser independente, aprender com os erros, tanta coisa que não é vivida e aprendida se ficarmos na casa dos pais. E dá para notar diferenças de mentalidade entre quem vive com os pais com aqueles que já vivem sozinhos. Em muitos paises os pais praticamente expulsam os filhos de casa aos 18, em Portugal incentivamos a ficar até aos 30.

                  Mas isto dava por si só um tópico.

                  De resto, ia apenas escrever o que o jimbo escreveu por outras palavras.
                  Editado pela última vez por Hecho; 22 July 2013, 19:42.

                  Comentário


                    #10
                    Aproveito este tópico para não criar outro.
                    Estive a consultar as listas das admissões no ensino superior e reparei que Engenharia Civil ficou com a maioria dos cursos vazios ou com meia dúzia de gatos pingados.
                    O que se passa? Não é um curso apetecível?
                    Até tem emprego.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X