Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Disco rígido avariado - é possível recuperar dados?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Disco rígido avariado - é possível recuperar dados?

    Boas!

    O meu portátil deu o badagaio, e soube hoje por um familiar que percebe da coisa que foi o disco que avariou(ele retirou o disco, fez um check-up ao mesmo e não consegue retirar dele quaisquer elementos que eu ali tinha).

    O que vos pergunto é : conhecem alguma empresa que consiga ir à raiz do problema no disco e consiga dele retirar p. ex. as minhas pastas com fotos? Tenho ali muita coisa da minha filha que não passei para um disco externo...

    Obrigado desde já!

    #2
    em muitos casos é possível porém caro.

    proura no google por recuperação de dados e talvez apanhes um susto com o preço. depende daquilo que estejas disposto a gastar

    Comentário


      #3
      tens este que diz que começa nos 100 euros.

      Obs: não conheço a empresa

      Recuperao Dados 1Laboratorio Low Cost - Clean Room ISO 5 - Home


      aqui a tabela de preços: (e este se diz lowcost, agora imagina os caros)

      Recuperao Dados 1Laboratorio Low Cost - Clean Room ISO 5 - Preos

      Comentário


        #4
        Antes demais, convém identificar qual a avaria: electrónica ou mecânica.

        Se o disco não arranca nem é detectado na BIOS, provavelmente foi a 'placa de controlo' que avariou. Existe a hipótese de arranjar uma igual (exactamente igual) e trocá-la.

        Se a avaria fôr mecânica, dos pratos, da agulha de leitura, ou de outro componente, pode ser mais complicado recuperar os dados. O ideal é tentar ligar o disco noutro computador ou numa caixa externa.

        Existem várias empresas de recuperação de dados, basta procurar no Google. O custo da recuperação é que é demasiado elevado.

        Comentário


          #5
          Obrigado pela V/ ajuda.

          O computador ligava mas não detectava o sistema operativo.

          Aparecia o ecrã todo negro com a informação "sistema operativo não encontrado"

          Se as lowcost levam esses valores...

          Mas terei de pagar o que for preciso, tenho lá fotos importantes. Quem me manda ser desleixado? Amanhã faço, amanhã...toma

          Comentário


            #6
            Sim, mas precisas de verificar se o disco arranca ou não. Para o sistema operativo não arrancar, basta que um sector do disco esteja danificado. No entanto, os dados que pretendes podem estar acessíveis.

            Comentário


              #7
              Pode não ser nada de grave... Eu liga o a um PC com Linux a ver se detecta partições

              Comentário


                #8
                Acho que não arranca. Espero que estejam acessíveis

                Comentário


                  #9
                  não arrancar para o windows é diferente de não ser reconhecido pelo PC. Eu há uns tempos tive um problema com um Boot sector que sem explicação deixou simplesmente de funcionar, e foi apenas reparar o boot sector e aquilo ficou como novo. Mas se o disco não é reconhecido pela BIOS do PC, então é 99% certo que o problema é mesmo hardware. Sabes diferenciar ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por escanifra Ver Post

                    Aparecia o ecrã todo negro com a informação "sistema operativo não encontrado"

                    agora é que reparei neste post. Quando foi o meu problema com o boot sector, era precisamente esta a mensagem que obtinha. Mas se for esse o caso, ao meter noutro computador consegues ver as partições e recuperar os dados normalmente

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      não arrancar para o windows é diferente de não ser reconhecido pelo PC. Eu há uns tempos tive um problema com um Boot sector que sem explicação deixou simplesmente de funcionar, e foi apenas reparar o boot sector e aquilo ficou como novo. Mas se o disco não é reconhecido pela BIOS do PC, então é 99% certo que o problema é mesmo hardware. Sabes diferenciar ?

                      Não sei amigo, não pesco nada de informática.

                      Amanhã falarei com a pessoa que tem o meu pc e perguntarei sobre tal.

                      Uma vez mais, obrigado a todos pela V/ ajuda

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                        em muitos casos é possível porém caro.

                        proura no google por recuperação de dados e talvez apanhes um susto com o preço. depende daquilo que estejas disposto a gastar
                        Recentemente uma colega minha deixou cair acidentalmente um disco externo no qual havia muita informação importante e que ainda não estava no back up do servidor, recorremos aos serviços de uma empresa especializada e bem... recuperamos os dados, mas a conta...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Request Ver Post
                          Recentemente uma colega minha deixou cair acidentalmente um disco externo no qual havia muita informação importante e que ainda não estava no back up do servidor, recorremos aos serviços de uma empresa especializada e bem... recuperamos os dados, mas a conta...
                          Pois. Dá a ideia de que este tipo de empresa tem pouquíssimos clientes e quando apanha algum tem de facturar para o ano todo, tal e qual os concessionários das marcas de luxo

                          Comentário


                            #14
                            Já usamos a Data Recover Center ( Recuperação de Dados by DataRecoverCenter.pt ). Os preços parece-me que não andam longe desses do "low cost" e têem bom feedback. De que tamanho e marca é o disco? Só por curiosidade...

                            Comentário


                              #15
                              o meu pc nas últimas 3 semanas foi abaixo 2 ou 3 vezes. entretanto tirei o xp (este vinha com o windows vista há uns anos, mas perto de acabar a garantia o meu irmão instalou-me o xp pra não crashar, que com o calor ia abaixo). nunca mais deu problema até agora. como já conta com cerca de 5 anos, decidimos mudar para o windows 7 e está porreiro. mas por via das dúvidas decidi comprar um disco rigido e arranjei um no olx por 20€ como novo, sem riscos nem nada, de 320gb. arranjava de 500gb por 25€ e 750gb por 35, mas para mim 50 ou 60gb chegam bem. também para por fotos e textos, pouco mais, estilo passar para lá os dados antes de formatar o pc.

                              mais vale remediar do que depois arrependeres-te. eu já andava a adiar há alguns meses e desde que foi abaixo assustei-me. recuperar dados é mesmo difícil.

                              de que zona é? pela palavra badagaio depreendo que sejas mais cá de cima. vou ver se sei de alguém que recupere dados de discos.

                              Comentário


                                #16
                                Ser possível é, mas é um serviço que ainda é cobrado bastante bem.

                                O meu disco externo Toshiba avariou (só o liguei 1 vez, fiz o Back-Up e coloquei-o dentro de uma gaveta seca, com temperatura normal e longe da luz, quando tentei fazer o Back-Up diferencial (colocar os novos ficheiros) ao fim de 2 meses não detectou o disco e fazia um ruído de algo a roçar dentro do disco), e perguntei no Media Markt se seria possível, a Toshiba Portugal apresentou-me um valor em torno dos 500€ para fazer a recuperação do disco. Ri-me e pedi um disco novo e que se lixe alguns dados.

                                Numa empresa onde trabalhei, devido a uma falha energética em conjunto com a falha das UPS, os discos dos servidores queimaram e o back-up não estava em dia, havia informação de valor inimaginável em jogo, os discos foram para uma empresa em Lisboa e o valor, segundo sei, ficou em milhares de €€, uma pipa de massa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  decidi comprar um disco rigido e arranjei um no olx por 20€ como novo, sem riscos nem nada, de 320gb. arranjava de 500gb por 25€ e 750gb por 35, mas para mim 50 ou 60gb chegam bem. também para por fotos e textos, pouco mais, estilo passar para lá os dados antes de formatar o pc.

                                  tendo em conta que se arranjam discos novos de 500Gb com garantia por cerca de 45€, não acho que tenha sido grande negócio. E digo isto porque os discos são dos componentes de PC com mais taxas de avarias. A quantidade de discos avariados e até "mortos à nascença" é impressionante. É por esta razão que só compraria um disco usado se fosse por um preço totalmente maluco (do género 20% do preço original).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                    Antes demais, convém identificar qual a avaria: electrónica ou mecânica.

                                    Se o disco não arranca nem é detectado na BIOS, provavelmente foi a 'placa de controlo' que avariou. Existe a hipótese de arranjar uma igual (exactamente igual) e trocá-la.

                                    Se a avaria fôr mecânica, dos pratos, da agulha de leitura, ou de outro componente, pode ser mais complicado recuperar os dados. O ideal é tentar ligar o disco noutro computador ou numa caixa externa.

                                    Existem várias empresas de recuperação de dados, basta procurar no Google. O custo da recuperação é que é demasiado elevado.
                                    E isto é possível? Li num site que vende placas que todas as placas têm um firmware único para cada disco, e ao trocar as placas têm de copiar o firmware das antigas para as novas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                      E isto é possível? Li num site que vende placas que todas as placas têm um firmware único para cada disco, e ao trocar as placas têm de copiar o firmware das antigas para as novas.
                                      A placa controladora tem apenas de ser do mesmo modelo/capacidade do disco avariado...se for da placa é só trocar com um bocado de jeito......agora se o disco fizer barulhos tipo arranhar....ou ao abanar fazer barulho é problema mecânico e ai tem de se abrir o disco...tirar os pratos ou trocar o mecanismo das agulhas e colocar noutro disco.....que é o que as empresas fazem.....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                        A placa controladora tem apenas de ser do mesmo modelo/capacidade do disco avariado...se for da placa é só trocar com um bocado de jeito......agora se o disco fizer barulhos tipo arranhar....ou ao abanar fazer barulho é problema mecânico e ai tem de se abrir o disco...tirar os pratos ou trocar o mecanismo das agulhas e colocar noutro disco.....que é o que as empresas fazem.....
                                        E responsabilizas-te se não der? O problema do disco foi mesmo a placa, foi de um momento para o outro, sem quedas, sem avisos que ia dar problemas, o computador reconhece que tem um dispositivo ligado mas não sabe o que é

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          0+

                                          Numa empresa onde trabalhei, devido a uma falha energética em conjunto com a falha das UPS, os discos dos servidores queimaram e o back-up não estava em dia, havia informação de valor inimaginável em jogo, os discos foram para uma empresa em Lisboa e o valor, segundo sei, ficou em milhares de €€, uma pipa de massa.
                                          A organização para a qual trabalho manteve em serviço um servidor que a IBM já não suportava. Um dia houve uma falha de energia, fizeram o shutdown e, quando tentaram arrancar de novo, o servidor não deu sinais de vida. Foi o fim da picada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                            A placa controladora tem apenas de ser do mesmo modelo/capacidade do disco avariado...se for da placa é só trocar com um bocado de jeito......agora se o disco fizer barulhos tipo arranhar....ou ao abanar fazer barulho é problema mecânico e ai tem de se abrir o disco...tirar os pratos ou trocar o mecanismo das agulhas e colocar noutro disco.....que é o que as empresas fazem.....
                                            Então deixa-me dize-te que não é bem assim.
                                            Poucos anos atras avariou-se-me um disco com poucos meses.
                                            Antes de fazer rma (garantia), como tinha chegado à conclusão que era controladora (não era detectado), consegui comprar um disco igual (até o firmware era o mesmo).
                                            Conclusão, trocando o placa o disco antigo não funcionou. As agulhas mexiam mas fazia toc toc. Portanto, não basta ser igual, não. Cada placa deve estar calibrada para o disco em questão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há dois meses avariou uma pendisk da minha mulher. O orçamento custava 90 Euros+IVA e a recuperação dos dados poderia ultrapassar os 1.000.

                                              Era uma tabela de base de dados e, felizmente, existia um backup em papel. Muitas horas depois o problema estava resolvido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguem conhece alguma empresa que seja menos cara ?? Eu tenho um disco que é reconhecido pelo windows, mas quando tento abrir dá a informação "quer formatar o disco"? Caiu ao chão...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Que tipo de informação tens lá ? particular ou empresarial ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por escanifra Ver Post
                                                    Obrigado pela V/ ajuda.

                                                    O computador ligava mas não detectava o sistema operativo.

                                                    Aparecia o ecrã todo negro com a informação "sistema operativo não encontrado"

                                                    Se as lowcost levam esses valores...

                                                    Mas terei de pagar o que for preciso, tenho lá fotos importantes. Quem me manda ser desleixado? Amanhã faço, amanhã...toma

                                                    O disco faz algum ruido?

                                                    Tem aqui um guia que talvez o possa ajudar, tem de ligar o disco a outro computador, e pode usar algumas das ferramentas aqui descritas, inclusive algumas distros linux preparadas e com software para o efeito.

                                                    How Can I Recover Data from a Dead or Erased Hard Drive?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu recuperei um disco de um portátil com 10 anos. o meu nao fazia ruído, simplesmente não arrancava e não aceitava um formatação.
                                                      Custou cerca de 25 euros, se bem me lembro, numa loja de informatica local (Torres Vedras) . Penso que recuperaram através de software. Depois instalaram um ssd. Tenho o portátil ainda em uso e agora arranca o XP em 1 minuto.. Está melhor que novo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tive 2 da seagate e deram problemas dai ter evitar a marca só compro da WD ou Hitachi , mas quem tiver discos de 3TB para cima a motherboard com o Bios e ferramentas que tem pode não detetar o disco dessa capacidade só até os 2TB logo se poderem compram 2 de 2TB ou 1 de 1 TB e outro com 2TB para prefazer 4TB e 3TB respectivamente. Num computador com uma bios recente já suporta discos com 3Tb para cima e dá para formatar depois de se criar a partição

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas. Aproveito este tópico para fazer outra pergunta: eu tenho um disco externo que avariou. É um disco de backup e por isso não me interessa recuperar dados, mas o contrário. Quero garantir que os dados são destruídos antes de deitar o disco fora. Como posso fazer isso? Já pensei em fazer uma fogueira, mas é capaz de haver uma maneira mais fácil...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                                            Boas. Aproveito este tópico para fazer outra pergunta: eu tenho um disco externo que avariou. É um disco de backup e por isso não me interessa recuperar dados, mas o contrário. Quero garantir que os dados são destruídos antes de deitar o disco fora. Como posso fazer isso? Já pensei em fazer uma fogueira, mas é capaz de haver uma maneira mais fácil...
                                                            Abrindo as tampas e riscando os discos.

                                                            Curiosamente, nos EUA e a nível governamental, todos os discos com informação "top secret" são icinerados. Assim não há mesmo maneira nenhuma de recuperar o que quer que seja.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X