Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida garantia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida garantia

    Tinha ideia que havia um tópico só sobre isto, mas não o encontro.

    Então é assim, comprei um produto em 2011 (Maio) que avariou em 2012 (Abril) nem tinha ainda um ano. Chamei a assistência, vieram ver, levaram o aparelho, arranjaram e vieram montar novamente, pensando eu que ao abrigo da garantia. Passados quase 6 meses chegou uma factura da reparação do aparelho, porque supostamente avariou devido ao mau uso. Fico na duvida:

    - Isto funciona assim ?? Na altura não dizem nada, simplesmente arranjam. Quer dizer se o arranjo não era coberto pela garantia deviam ter dito alguma coisa e apresentar um orçamento, pelo bom senso. Ainda por cima o que pedem pelo arranjo dava para comprar um equipamento novo ...
    - Duvido que a avaria tenha sido devido ao mau uso, mas agora passado tanto tempo nem quero entrar por ai.

    Simplesmente tem-se ignorado as facturas que eles enviam, mas isto pode chegar onde ?? Eu sinceramente não me parece que eles tenham qualquer razão, mas fico sempre na duvida. Não se assinou nada nem ficou nada dito sobre isto.

    Obrigado

    #2
    Qual é o produto?
    Dependendo do produto eles podem ser obrigados a avisar.

    Se não assinaste nada (se foi só falado) deixa andar até ver.

    Comentário


      #3
      É que nem foi falado, simplesmente vieram buscar, arranjaram e passados 6 meses enviam a conta a dizer que a garantia não cobre o suposta mau uso. Eu vou deixar andar porque para mim não cabe na cabeça de ninguem uma coisa destas. Ainda por cima enquanto estava a arranjar ligou-se várias vezes só para saber qual era a avaria e só diziam que depois ligavam e nunca soube qual foi mesmo o problema. Eu só fico a pensar se eles efectivamente podem proceder desta forma, que para mim é tudo menos correcta.
      É que se na altura do arranjo me informassem que o arranjo não era ao abrigo da garantia e me dessem aquele orçamento, tinha comprado um aparelho novo.

      Comentário


        #4
        Mas estamos a falar de um aparelho de desgaste?

        Comentário


          #5
          É uma bomba de agua com 3/4 cavalo. Acho que todos os aparelhos têm desgaste.

          Comentário


            #6
            Isto deveria ter sido tratado aquando da primeira factura, agora se calhar tentamos a ver se pega...
            Escreves uma carta a dizer que devolves a factura, porque enviaste a máquina para uma reparação ao abrigo da garantia, e não foste informado que a reparação não foi aceite como estando incluída na garantia.
            Mais, não soubeste e por isso nunca aprovaste que fosse feito um serviço de reparação fora da garantia, e só tomaste conhecimento disto aquando da recepção da factura.
            Pelos motivos expostos devolves as facturas.
            Envias esta carta com todas as vias da factura, (se for em carta registada com aviso de recepção se calhar não é um exagero) e ficas com cópias de tudo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              Isto deveria ter sido tratado aquando da primeira factura, agora se calhar tentamos a ver se pega...
              Escreves uma carta a dizer que devolves a factura, porque enviaste a máquina para uma reparação ao abrigo da garantia, e não foste informado que a reparação não foi aceite como estando incluída na garantia.
              Mais, não soubeste e por isso nunca aprovaste que fosse feito um serviço de reparação fora da garantia, e só tomaste conhecimento disto aquando da recepção da factura.
              Pelos motivos expostos devolves as facturas.
              Envias esta carta com todas as vias da factura, (se for em carta registada com aviso de recepção se calhar não é um exagero) e ficas com cópias de tudo.
              Obrigado pela ajuda. Eu só tenho uma carta que eles enviaram com a factura (sem aviso de recepção) passados quase 6 meses. O resto tem sido por email onde eles pedem o pagamento da factura em anexo. Mas vou ver se encontro essa carta e fazer isto.

              EDIT: Quando enviaram aquilo passado tanto tempo até pensei que fosse para eu ter prova do arranjo, já que supostamente após o arranjo teria mais 2 anos de garantia. Só percebi que era para pagar quando começaram a enviar os emails.
              Editado pela última vez por acca; 02 August 2013, 12:35.

              Comentário


                #8
                Aproveitando este tópico, pergunto; aquela questão do vendedor ter um prazo limite de 1 mês para dar resposta a uma garantia, caso contrário tem que repor o bem/devolver o dinheiro, aplica-se também a roupa?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Aproveitando este tópico, pergunto; aquela questão do vendedor ter um prazo limite de 1 mês para dar resposta a uma garantia, caso contrário tem que repor o bem/devolver o dinheiro, aplica-se também a roupa?
                  roupa?? por norma se comprares roupa tens 1 mês para trocares se tiver defeito depois caput, online a mesma coisa, roupa como não é um electrodoméstico ou semelhante isso de garantia 2 anos não há, tanto que há lojas que nem efectuam trocas...

                  ora sim devolves-te algo para troca, teem 30 dias para de fazer a troca, caso não aconteça teem de te reembolsar o dinheiro ou optar por troca de outro artigo de valor igual...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                    roupa?? por norma se comprares roupa tens 1 mês para trocares se tiver defeito depois caput, online a mesma coisa, roupa como não é um electrodoméstico ou semelhante isso de garantia 2 anos não há, tanto que há lojas que nem efectuam trocas...

                    ora sim devolves-te algo para troca, teem 30 dias para de fazer a troca, caso não aconteça teem de te reembolsar o dinheiro ou optar por troca de outro artigo de valor igual...
                    A roupa (calças de ganga) já foram entregues faz hoje 1 mês e até ao momento não me disseram rigorosamente nada.

                    Comentário


                      #11
                      Roupa tem sim 2 anos de garantia como qualquer bem movel.

                      Já tive alguns exemplos onde também não queriam reconhece-lo, mas a lei está o lado do consumidor.

                      Obviamente que se houver desgaste natural isso não é valido como garantia, agora por exemplo um botão de calças que sai, uma sapatilha que deixa entrar agua pela sola, uma camisola que rompe na costura são motivos validos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        A roupa (calças de ganga) já foram entregues faz hoje 1 mês e até ao momento não me disseram rigorosamente nada.

                        Atenção não é 1 mes, são 30 dias a contar do dia de entrega do bem (inclusivé)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Roupa tem sim 2 anos de garantia como qualquer bem movel.

                          Já tive alguns exemplos onde também não queriam reconhece-lo, mas a lei está o lado do consumidor.

                          Obviamente que se houver desgaste natural isso não é valido como garantia, agora por exemplo um botão de calças que sai, uma sapatilha que deixa entrar agua pela sola, uma camisola que rompe na costura são motivos validos.
                          Pois, é também a minha ideia, só não sabia se se aplicava a questão da resolução num prazo máximo de 1 mês.

                          No meu caso, são umas calças de ganga Salsa de cor uniforme escura que em 6 meses (não totais, evidentemente ) de uso criaram uma "banda" quase branca na zona da anca. Nunca tal me tinha acontecido, reclamei e aceitaram a reclamação, sugerindo que as calças fossem novamente tingidas. No entanto, até ao momento, 1 mês volvido e nada!

                          Já agora, são eles que têm que contactar o cliente ou somos nós que temos que ir á loja. Isto porque me ficaram de contactar e não disseram nada, mas não me admirava que as calças estivessem na loja á espera!

                          EDIT: Faz hoje 32 dias corridos.
                          Editado pela última vez por Vanquish; 05 August 2015, 14:23.

                          Comentário


                            #14
                            Se deixarem passar o prazo melhor para ti, trocas por um novo ou podes pedir o dinheiro de volta.

                            Comentário


                              #15
                              Pronto vais la, e pedes a troca ou a devolução do dinheiro, conforme quiseres.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                Pronto vais la, e pedes a troca ou a devolução do dinheiro, conforme quiseres.
                                Vou fazer isso sim, mas eles não podem alegar que as calças já lá estão há 2 semanas, por exemplo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, tem 1 mês para apresentar solução. No final do tempo, vais à loja e pedes as calças reparadas, calças novas ou o dinheiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não, o vendedor tem de garatir que o bem é reparado em 30 dias.

                                    Como e quem não interessa ao consumidor.


                                    " Artigo 4.º
                                    Direitos do consumidor
                                    1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
                                    2 - Tratando-se de um bem imóvel, a reparação ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, tendo em conta a natureza do defeito, e tratando-se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias, em ambos os casos sem grave inconveniente para o consumidor.
                                    3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.
                                    4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.
                                    5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.
                                    6 - Os direitos atribuídos pelo presente artigo transmitem-se a terceiro adquirente do bem."

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Vou fazer isso sim, mas eles não podem alegar que as calças já lá estão há 2 semanas, por exemplo?
                                      Podem. Se isso acontecer é difícil tentares a troca ou devolução do dinheiro e tens de trazer as calças. Eles são obrigados a reparar em 30 dias mas penso que tu não és obrigado a ir lá levantar no mesmo prazo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obvio que nao, mas eles tem de informar o consumidor

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X