Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cursar economia ou eng?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cursar economia ou eng?

    Pessoal, sou do Brasil, e ano que vem estou indo para Portugal fazer uma universidade, a questão é, como sou do Brasil não tenho a MINIMA ideia de como anda o mercado europeu, e o problema é que eu gosto bastante do curso de economia, mas tenho medo de fazer e ficar desempregado. A minha segunda opção seria fazer engenharia mecânica, mesmo não gostando tanto, por eu achar que se tem bem mais campo que economia.

    Ai vem a duvida, como esta o mercado para economia na Europa em geral? principalmente UK e Alemanha.

    Vale a pena fazer engenharia mecânica? mesmo gostando muito mais de economia?

    Os salários, como estão?

    Acredito que as duas universidades que tenho foco, seriam a Universidade do Porto e de Coimbra, elas tem nome para fora de PT nessas areas?


    OBS: pretendo fazer uma migração completa para a Europa, como ja tenho cidadania, não tenho vontade de voltar a morar no Brasil nunca mais.
    OBS 2:Tenho foco na UK ou Alemanha, sendo que ainda teria que começar a aprender alemao. (Não pretendo ficar em Portugal pela crise, em que PT e Espanha sairam mais afetados, e nao tenho interesse na frança pelo seu idioma, mas se for necessario e o cenario la estiver melhor posso aprender no lugar do alemao.)
    Editado pela última vez por Mateuss; 03 August 2013, 23:32.

    #2
    Sem Dúvida deves cursar Engenharia.


    Já existem demasiados Economistas (do qual eu faço parte) no mercado Europeu e grande parte teve de se reorientar para outras áreas!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Echos Ver Post
      Sem Dúvida deves cursar Engenharia.


      Já existem demasiados Economistas (do qual eu faço parte) no mercado Europeu e grande parte teve de se reorientar para outras áreas!
      Também diziam o mesmo dos Engos. e agora andam atrás deles como se tivessem chocolate.

      Comentário


        #4
        Mateuss, 2 questões.

        - porque não vais estudar para já para o UK ou Alemanha. Estavas a saltar uma etapa e quando chegasses ao mercado de trabalho já ias bem embalado.

        - quando estás a falar em Economia, estás restrito à Macro ou pretendes ser mais abrangente?

        Comentário


          #5
          Se não gostas de Engenharia e preferes Economia, porque não fazes o que gostas?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            Mateuss, 2 questões.

            - porque não vais estudar para já para o UK ou Alemanha. Estavas a saltar uma etapa e quando chegasses ao mercado de trabalho já ias bem embalado.

            - quando estás a falar em Economia, estás restrito à Macro ou pretendes ser mais abrangente?
            Os valores das propinas são substancialmente superiores.

            Cá pode ter acesso a um ISEG ou um IST por uma pequena parcela daquilo que pagaria por uma boa universidade no UK ou mesmo US.

            Comentário


              #7
              Tive exactamente essa dúvida. Decidi então tirar um curso (formação complementar, algo tipo CET) com várias disciplinas envolvendo conteúdos relacionados com engenharia (electricidade, electrónica e pneumática p.ex).

              Apesar de o ter concluido e ter trabalhado algum tempo na área, confesso que detestei e não me imaginei a trabalhar uma grande parte da minha vida em algo que não se gosta. Senti outra vez saudades da área da gestão e da economia e logo no ano a seguir ingressei nesse curso.

              Hoje com o curso acabado, acredito que se tivesse escolhido engenharia, estaria a ganhar mais e teria mais oportunidades, mas acredito que trabalhar em algo que se gosta é meio caminho andado para progredir na carreira (pelo menos espero eu )

              Boa sorte!

              Comentário


                #8
                Depende da Engenharia.

                Comentário


                  #9
                  Como alguém com "vocação" para engenheiro não me imagino mesmo a meter na economia e se fosse para isso só pela empregabilidade acho que acabava como aqueles que se atiram pela janela As poucas cadeiras que tive do ramo já foram um sacrifício e se dependesse de mim tinha-as trocado por matemáticas e físicas de bom grado!

                  Da mesma forma se queres mesmo economia acho que dificilmente vais ter gosto em aprender engenharia...e depois trabalhar nisso durante largas décadas!

                  Comentário


                    #10
                    Se gostas de Economia, segue, podes é ver uma vertente da mesma que tenha melhor empregabilidade.
                    Nada pior que estudar/trabalhar no que não se gosta, já basta quando não se pode escolher!
                    Mas um bom Engenheiro Mecânico, ainda arranja bons empregos na Europa e mesmo cá, ou até mesmo no Brasil.

                    Quanto a Universidades para engenharia, FEUP, UM, IST...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                      Mateuss, 2 questões.

                      - porque não vais estudar para já para o UK ou Alemanha. Estavas a saltar uma etapa e quando chegasses ao mercado de trabalho já ias bem embalado.

                      - quando estás a falar em Economia, estás restrito à Macro ou pretendes ser mais abrangente?
                      Entao cara, meu inglês é intermediário,pretendo pegar fluente ai na Europa,fazendo intercâmbios para a UK nas ferias, se nao realmente iria para o canada ou Inglaterra.

                      Curto mais macro,mas tambem posso trabalhar com micro, e acho que meu principal foco seria consultorias ou banco de investimentos, mas se pintar outras oportunidades, porque nao? Né.

                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Se não gostas de Engenharia e preferes Economia, porque não fazes o que gostas?
                      Medo de ficar desempregado, e a alta demanda por engenheiros.


                      Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                      Tive exactamente essa dúvida. Decidi então tirar um curso (formação complementar, algo tipo CET) com várias disciplinas envolvendo conteúdos relacionados com engenharia (electricidade, electrónica e pneumática p.ex).

                      Apesar de o ter concluido e ter trabalhado algum tempo na área, confesso que detestei e não me imaginei a trabalhar uma grande parte da minha vida em algo que não se gosta. Senti outra vez saudades da área da gestão e da economia e logo no ano a seguir ingressei nesse curso.

                      Hoje com o curso acabado, acredito que se tivesse escolhido engenharia, estaria a ganhar mais e teria mais oportunidades, mas acredito que trabalhar em algo que se gosta é meio caminho andado para progredir na carreira (pelo menos espero eu )

                      Boa sorte!
                      Entao, ta complicado escolher mesmo,mas sei lá, até acho que o trabalho de eng mecânica nao deve ser tão ruim, mas o de gestão,eco acho que seria minha praia.

                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Como alguém com "vocação" para engenheiro não me imagino mesmo a meter na economia e se fosse para isso só pela empregabilidade acho que acabava como aqueles que se atiram pela janela As poucas cadeiras que tive do ramo já foram um sacrifício e se dependesse de mim tinha-as trocado por matemáticas e físicas de bom grado!

                      Da mesma forma se queres mesmo economia acho que dificilmente vais ter gosto em aprender engenharia...e depois trabalhar nisso durante largas décadas!
                      Esse é meu medo, fazer engenharia, querer me jogar da janela depois, por nao gostar tanto das cadeiras de engenharia,mas é uma coisa complicada, pelo fato de eng estar em alta,e de se falar que eco esta supersaturado, ainda mais que vou ter que ir para outro país, com sotaque na língua(UK,DE),o que pode ser ainda mais difícil de se conseguir emprego.

                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                      Se gostas de Economia, segue, podes é ver uma vertente da mesma que tenha melhor empregabilidade.
                      Nada pior que estudar/trabalhar no que não se gosta, já basta quando não se pode escolher!
                      Mas um bom Engenheiro Mecânico, ainda arranja bons empregos na Europa e mesmo cá, ou até mesmo no Brasil.

                      Quanto a Universidades para engenharia, FEUP, UM, IST...
                      Vou pesquisar bastante sobre eng mecânica e todas as suas áreas, para ver se tem alguma que eu gostaria, tanto quanto economia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        Os valores das propinas são substancialmente superiores.

                        Cá pode ter acesso a um ISEG ou um IST por uma pequena parcela daquilo que pagaria por uma boa universidade no UK ou mesmo US.
                        Não será assim tão diferente.

                        Mas ele é que sabe do dinheiro que tem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          Não será assim tão diferente.

                          Mas ele é que sabe do dinheiro que tem.
                          Entao cara, o problema mesmo é o inglês, o meu é intermediário, acho que teria que atrasar 1 ano a facul para fazer aulas de inglês,

                          Comentário


                            #14
                            Mateuus,

                            Desculpa a observação, mas inclusive o teu Português é bastante afastado daquele que é praticado em Portugal, por isso poderás sentir algumas dificuldades na interpretação dos conteúdos mais técnicos, ou pior ainda, não conseguires expressar corretamente aquilo que pretendes transmitir, num exame por exemplo!


                            Por isso, não ponderas a possibilidade de entrar já num curso intensivo de Inglês ? Deste modo poderás dar o salto imediato para o UK, com muito mais perspectivas futuras

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                              Não será assim tão diferente.

                              Mas ele é que sabe do dinheiro que tem.
                              Para instituições de qualidade, de ambos os países, creio ser uma diferença de 1000 Euros para 10.000 libras p/ano.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                Mateuus,

                                Desculpa a observação, mas inclusive o teu Português é bastante afastado daquele que é praticado em Portugal, por isso poderás sentir algumas dificuldades na interpretação dos conteúdos mais técnicos, ou pior ainda, não conseguires expressar corretamente aquilo que pretendes transmitir, num exame por exemplo!


                                Por isso, não ponderas a possibilidade de entrar já num curso intensivo de Inglês ? Deste modo poderás dar o salto imediato para o UK, com muito mais perspectivas futuras
                                Quanto ao Português,caso o livro seja muito técnico posso pegar ele em PT-BR,e acredito que com a convivência eu pegue o jeito nos exames da universidade, onde tentarei escrever do jeito mais parecido com Portugal o possível.

                                Você sabe como funciona o ingresso em universidades da UK? seria muito dificil?

                                Com minha cidadania Portuguesa, posso fazer universidade na UK sem maiores problemas?

                                Não seria mais fácil, por exemplo eu fazer 1 ano de faculdade em PT, trancar a faculdade (não sei se é possivel trancar a facul por ai em PT) fazer ingles 1 ano, e tentar transferência para a UK?

                                É muito difícil a transferência para alguma universidade da UK?

                                Comentário


                                  #17
                                  Se tens nacionalidade portuguesa, não há problemas de maior.

                                  Mas o melhor é fazeres uma pesquisa e posterior contacto com aquelas que te possam interessar.

                                  E isto de falar inglês não tem nada demais.

                                  Podes arranjar uma escola que te prepare na língua, bem como no acesso à faculdade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                    Se tens nacionalidade portuguesa, não há problemas de maior.

                                    Mas o melhor é fazeres uma pesquisa e posterior contacto com aquelas que te possam interessar.

                                    E isto de falar inglês não tem nada demais.

                                    Podes arranjar uma escola que te prepare na língua, bem como no acesso à faculdade.
                                    Mas pesquisando aqui, as anuidades na UK variam de 4 a 10 mil libras, o que seria MUITO mais que em Portugal, desse jeito acho que vale mais a pena tentar canada então.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mateuss Ver Post
                                      Mas pesquisando aqui, as anuidades na UK variam de 4 a 10 mil libras, o que seria MUITO mais que em Portugal, desse jeito acho que vale mais a pena tentar canada então.
                                      Há quem gaste isso numa noite num bar de put**.

                                      Estás a falar na tua educação e formação.

                                      Estás em que parte do Brasil?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se for para vir para Portugal mesmo, a melhor escolha é mesmo engenharia, temos das melhores universidades do mundo. Para economia recomendo a Inglaterra, França ou EUA numa Universidade liberal. Em Portugal a maioria das universidades são conservadoras e não são muito boas para ensinar economia, já que muitas ainda não mudaram os programas de ensino desde o Séc. XVIII. Cabendo aos alumni progredir para além disso, o que pode depender de maior investimento em mestrados e doutoramentos, da vontade e possibilidade das pessoas em ir mais além, no final do curso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          Há quem gaste isso numa noite num bar de put**.

                                          Estás a falar na tua educação e formação.

                                          Estás em que parte do Brasil?
                                          Estou no sul,estado Parana.

                                          Mas então, se eu pagar 5 mil libras de anuidade + 5 de moradia + 5 com outros gastos, daria uns 15 mil libras por ano, + passagens para o Brasil e viagens pela Europa, o Problema é que isso daria uns 60-70 mil reais por ano, o que é MUITO dinheiro aqui no Brasil, o que não ajuda para a Inglaterra é a conversão da Libra.

                                          Se eu for fazer alguma universidade em inglês iria para o canada, onde o custo de vida é menor, o país é EXCELENTE, e a moeda é mais fraca.

                                          Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                          Se for para vir para Portugal mesmo, a melhor escolha é mesmo engenharia, temos das melhores universidades do mundo. Para economia recomendo a Inglaterra, França ou EUA numa Universidade liberal. Em Portugal a maioria das universidades são conservadoras e não são muito boas para ensinar economia, já que muitas ainda não mudaram os programas de ensino desde o Séc. XVIII. Cabendo aos alumni progredir para além disso, o que pode depender de maior investimento em mestrados e doutoramentos, da vontade e possibilidade das pessoas em ir mais além, no final do curso.
                                          Recomenda o IST mesmo para eng mecânica? ele tem nome para países como UK e Alemanha? ou seria mais alguma universidade que faria eu demorar bastante para achar emprego?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pessoal, to quase indo pra eng mesmo, mesmo nao gostando muito, é um curso que se tem emprego quase garantido e salário bom, além de se trabalhar menos que em banco de investimentos,que dizem ser quase escravidão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pensa bem, isto não deve ser uma coisa que decides em dois dias.

                                              Muita gente vê-se grega, passando a expressão, para concluir um curso de engenharia, e poucos são os que o fazem no tempo previsto, mesmo a fazê-lo com gosto. Imagina sem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sem querer entrar em guerras de cursos, o IST ficas muito bem servido, não só em termos do curso em sí, e da reputação internacional, que tem (os engenheiros portugueses têm boa fama no estrangeiros, e os estrangeiros sabem quais sao as "boas" faculdades portuguesas). o IST tem uma coisa muito boa, tem muitos programas de intercambio com o estrangeiro, alem do erasmus tem alguns acordos, mesmo para estagios de verão internacionais, teses no estrangeiro, nesse aspecto o IST está um pouco à frente, e pode te permitir, se tiveres notas para isso claro, passares "a vida" sempre fora de Portugal.

                                                Mas tem atenção a uma coisa, os cursos de engenharia, e não só, são estupidamente dificils em Portugal. Tens taxas de reprovação altíssimas que são impensáveis no UK, porque em paises como o UK se toda a gente chumba, algo está mal, o nivel desce e lá passa sempre uma % obrigatoriamente, aqui se só passa 5%, temos pena. Os cursos em Portugal têm uma dificuldade real demasiado alta. Na europa em geral os cursos são mais trabalhosos que propriamente difícil .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Pensa bem, isto não deve ser uma coisa que decides em dois dias.

                                                  Muita gente vê-se grega, passando a expressão, para concluir um curso de engenharia, e poucos são os que o fazem no tempo previsto, mesmo a fazê-lo com gosto. Imagina sem...
                                                  É realmente, vou esperar mais opiniões e procurar mais sobre.

                                                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                  Sem querer entrar em guerras de cursos, o IST ficas muito bem servido, não só em termos do curso em sí, e da reputação internacional, que tem (os engenheiros portugueses têm boa fama no estrangeiros, e os estrangeiros sabem quais sao as "boas" faculdades portuguesas). o IST tem uma coisa muito boa, tem muitos programas de intercambio com o estrangeiro, alem do erasmus tem alguns acordos, mesmo para estagios de verão internacionais, teses no estrangeiro, nesse aspecto o IST está um pouco à frente, e pode te permitir, se tiveres notas para isso claro, passares "a vida" sempre fora de Portugal.

                                                  Mas tem atenção a uma coisa, os cursos de engenharia, e não só, são estupidamente dificils em Portugal. Tens taxas de reprovação altíssimas que são impensáveis no UK, porque em paises como o UK se toda a gente chumba, algo está mal, o nivel desce e lá passa sempre uma % obrigatoriamente, aqui se só passa 5%, temos pena. Os cursos em Portugal têm uma dificuldade real demasiado alta. Na europa em geral os cursos são mais trabalhosos que propriamente difícil .
                                                  Entao, eu sei que eng é MUITO puxado,até aqui no Brasil os índices de reprovação em faculdades decentes são bem altos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Dando um up, atras de mais opiniões.

                                                    Também tenho interesse em eco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mateuss, passei exactamente pelo mesmo que tu há uns 10 anos.

                                                      Vim para cá estudar engenharia, inicialmente para o IST ou Aveiro, mas depois de conhecê-las eliminei Aveiro pelo custo (minha família vive em Lisboa) e o IST por não me identificar com o modo de pensar e agir por aqueles lados. Acabei por escolher o ISEL.

                                                      Acredita, em qualquer uma dessas o nível de exigência é muuuito superior às universidades que conheço no Brasil e a diferença na língua é muito penalizadora, mesmo para mim que tenho ascendência portuguesa e convivia no dia-a-dia com familiares portugueses.
                                                      Na altura em que entrei, a taxa de insucesso escolar no meu curso era de 97% (não, não escrevi mal) e não faltavam bons professores nem alunos inteligentes. Desde Bolonha a exigência desceu um bocado mas continua a ser difícil.
                                                      Prepara-te muito bem para as matemáticas, o que se aprende aí no 1º ano de faculdade é dado aqui no secundário (eq. ao ensino médio).

                                                      De resto, digo-te que vale a pena.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                        ... Em Portugal a maioria das universidades são conservadoras e não são muito boas para ensinar economia, já que muitas ainda não mudaram os programas de ensino desde o Séc. XVIII. ...
                                                        Eh pá, isso era verdade há 15, 20 anos, mas hoje em dia o panorama mudou completamente. Tens universidades como a Nova de Lisboa, Minho, Católica, Aveiro, com programas extremamente actualizados, inclusivamente com muitos professores que fizeram os seus doutoramentos nos EUA, Inglaterra, etc.
                                                        Mesmo nas universidades mais ortodoxas, como Porto e Coimbra, por exemplo, as coisas mudaram muito. Além disso são universidades que têm um corpo central de matemáticas, estatística, programação operacional e econometria muito duro (e difícil), que considero serem as bases mais importantes para um bom curso de Economia, independentemente da "ideologia" que as outras cadeiras veiculem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                          ...e a diferença na língua é muito penalizadora, mesmo para mim que tenho ascendência portuguesa e convivia no dia-a-dia com familiares portugueses.
                                                          ...
                                                          Percebo que haja alguma dificuldade por parte de um brasileiro em entender rapidamente o português falado, mas quanto ao português escrito, não há desculpa. Eu estudei num tempo em que muitos livros, teses e outros materiais de apoio só existiam em traduções brasileiras, e não tive qualquer dificuldade (nem os meus colegas). Os termos técnicos específicos aprendem-se num instante e a partir daí é sempre andar.
                                                          Além disso, hoje em dia há muitas cadeiras cuja bibliografia é quase exclusivamente em inglês, pelo que a questão português PT vs Português BR nem se coloca.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Alguém que tira um curso sem ter uma enorme paixão pela área em causa, nunca será um bom profissional. Se não és grande fã de engenharia, até podias ir tirar o curso em Cambridge ou no no MIT que dificilmente virias a ser bom profissional.

                                                            Quanto às universidades Portuguesas, nenhuma é reconhecida (prestigio) lá fora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X