Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O nariz artificial que detecta cancro"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde "O nariz artificial que detecta cancro"

    O nariz artificial que detecta cancro - Vida - Sol


    Não é novidade para a comunidade científica que muitos tipos de cancro emitem um odor particular, não perceptível ao olfacto humano. Desde esta descoberta de há 15 anos que especialistas tentam desenvolver um nariz artificial electrónico que permita detectar doenças oncológicas nos humanos. Esta semana, um estudo revela o primeiro aparelho que cumpre este objectivo, escreve o El Mundo.O estudo publicado na revista científica PLoS One rmostra o Odoreader, patenteado por investigadores das universidades britânicas de Liverpool e Bristol.
    Com este aparelho foram testadas 98 amostras de urina, entre as quais 24 de pacientes com cancro e 74 de pessoas saudáveis. O aparelho detectou com 100% de precisão todos os casos de doença oncológica.
    O cancro da bexiga faz com que a urina emita um odor de formaldeído mais intenso do que o normal. Os especialistas chegaram a usar em 1999 cães treinados para detectar estes cheiros, confirmando a teoria dos odores. Desde então que perseguem o objectivo de desenhar um sistema electrónico que substituía o faro canino e esta semana alcançaram o primeiro aparelho do género.
    SOL
    Que venha o mais depressa para as farmácias, "mais importante até" que os testes de colesterol / glicémia / etc !!

    Vamos lá ver o que isto vai dar...

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
Working...
X