Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BE lança a discussão pública do problema dos piropos às mulheres dividindo a esquerda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BE lança a discussão pública do problema dos piropos às mulheres dividindo a esquerda

    Esta nova causa fracturante do BE está a provocar alguma perplexidade, inclusive à esquerda, como se pode ler nos 2 principais blogs desta área:

    O feminismo radical de fachada socialista ao não engolir piropos aproxima-se de quem mais combate | cinco dias

    Que me desculpem mas um piropo genial é fundamental | cinco dias

    Desnorte - Arrastão: Os suspeitos do costume.

    Pode dizer-se que existe um grave problema de lançamento de piropos em Portugal?

    #2
    Eu acho é que existe um grave problema de lançamento de ideias parvas por parte do BE em Portugal.

    Comentário


      #3
      Fico sem saber o que os motiva: se o receio de que lhes roubarem as gajas (medo), ou o facto de não terem moças suficientemente bonitas para levarem com uns piropos (inveja).

      Comentário


        #4
        É no que dá meter pouco tabaco.

        Comentário


          #5
          Qualquer dia lançar um piropo é o equivalente a violar uma Mulher. Nada mais tenho acrescentar...

          Em defesa do piropo! A vida de qualquer rapaz deve ser ler, escrever e correr atrás das raparigas. Esta última parte é muito importante. Hoje em dia, porém, os rapazes já não correm atrás das raparigas – andam com elas. A diferença entre “correr atrás” e “andar com” é, sobretudo, uma diferença de energia. Correr é galopar, esforçar, persistir, e é alegria, entusiasmo, vitalidade. Andar é arrastar, passo de caracol, pachorrice, sonolência. O amor não pode ser somente uma partida de golfe, em que dois jarretas caminham devagar em torno de alguns buraquinhos. Tem de ser, pelo menos, os 400 metros barreiras.

          Os dois sintomas mais preocupantes desta nova tendência para a letargia erótica são, por um lado, a decadência acelerada do piropo, do galanteio, e por outro, o culto solene e obstinado da sinceridade. Ambos contribuíram para facilitar a sedução, tornando a própria sedução numa coisa muito menos sedutora, já que não há maior afrodisíaco que a dificuldade.
          Os rapazes de hoje já não perguntam às raparigas se os anjos desceram à terra, ou que bem fizeram a Deus para lhes dar uns olhos tão bonitos. Dizem laconicamente, com o ar indiferente que marca o “cool” da contemporaneidade “Vamos aí?”. Ou simplesmente “bora aí?”. Nos últimos tempos, tanto em Lisboa como na linha de Cascais, esta economia de expressão atingiu até o cúmulo de se cingir a um breve e local “Bute?”. “Bute” significa qualquer coisa como “Acho-te muito bonita e desejável e adoraria poder levar-te imediatamente para um local distante e deserto onde eu pudesse totalmente desfazer-te em sorvete de framboesas”. Mas, como os rapazes só dizem “Bute?”, são as pobres raparigas que têm de fazer o esforço todo de interpretação e enriquecimento semântico. São assim obrigadas a perguntar às amigas “Ó Teresinha, o que é que achas que ele queria dizer com aquele bute?”. E chegam à desgraçada condição de analisar as intenções do rapaz mediante uma série de considerações pouco líricas – foi um “Bute” terno ou ríspido, sincero ou mentiroso, terá sido apaixonado ou desapaixonado?
          Isto não pode ser, até porque há uma tradição a manter. Imagina-se alguma rapariga a dizer “Ai, Lena… Quando ele disse “Bute” subiu-me o coração à boca!”. A verdade é que o coração é um órgão bastante precioso e só se dá ao trabalho de subir à boca quando se lhe dão excelentes motivos para isso. De uma maneira geral, todas as palavras que não se imaginam num soneto de Camões são impróprias. O amor pode ser um fogo que arde sem se ver, mas não basta tomar o facto por dado e dizer simplesmente “Bute” – é preciso dizer que arde sem se ver. Mesmo que não arda, mesmo que se veja.
          A própria palavra piropo (do latim “pyropo”) tem óbvias conotações incendiárias. Alguns alquimistas definiam esta pedra como sendo uma mistura de “três partes de lata e uma de ouro, que fica da cor do fogo”. A lata é extremamente importante – sem ela não se pode construir um bom piropo. Não só basta a parte de ouro (o sentimento, ou desejo) – faltam mesmo os demais 75 por cento. E o piropo faz falta, mesmo que seja só, nos preparos de amor, o “pequeno grão de arroz” de que fala a cantiga…
          Dentre todos os piropos, o mais lindo (e mais português) é o piropo que se dirige, de passagem, a uma rapariga bonita. Não é o piropo que procura obter algo em troca – não é o piropo interesseiro do engate – é o piropo per si, e desinteressado. Diz-se quando ela passa e deixa-se que ela passe sem responder. O piropo desinteressado é o supra-sumo desta arte e deve entender-se como o pagamento poético de uma dívida.
          Ela é bonita – você gostou de a ver. Em troca, inventa uma coisa bonita para lhe dizer, sem esperar outra recompensa senão a enorme recompensa de saber que ela o ouviu. Qualquer rapariga gosta de (e merece) ouvir um piropo destes. Em contrapartida, nenhuma rapariga tem paciência para as alternativas cada vez mais habituais; o basbaque calado que fica a ver, o engatatão incómodo que marcha atrás da rapariga como um detective pouco particular, o ordinário que se mete, até o banana tímido e ensimesmado que nem sequer se dá ao trabalho de olhar.
          É preciso acabar com a escandinavização do erotismo português. Não é só o piropo que morre. São as cartas de amor, as flores de um anônimo admirador, as boas frases de apresentação e toda a panóplia de doces artifícios que deveriam estar sempre presentes na preocupação de um bom rapaz português. A escandinavização (exercício físico, comidas saudáveis, windsurf e sexo sem culpa e sem graça) tem, como fator mais perigoso, o culto à sinceridade. É triste, mas é verdade. Hoje em dia quase ninguém mente! Os rapazes dizem “não és muito bonita, mas até te gramo”, e as raparigas respondem “preferia o Richard Gere, mas já que aqui estás…”.
          Isto não pode ser. Para qualquer rapaz, a rapariga com quem está (ou quer estar) não pode ser senão a mais bonita do mundo inteiro. A honestidade é a morte do encantamento. Bem utilizada, a mentira criativa chega ao ponto de convencer o próprio mentidor. Uma mentirazinha que vá um nadinha contra a razão (“era capaz de morrer por ti”, por exemplo) é sempre uma contribuição espetacular a favor do “live aid” do coração. A verdade é nua e crua, e nisto parece-se bastante com um bife de peru. As coisas nuas têm de ser misteriosa e lindamente vestidas, e as cruas têm sempre de ser cozinhadas. Ninguém gosta de bife de peru, mas uma vez panadinho com pão ralado, e enfeitado com agriões e rodelas de limão, e servido num prato branco e limpo com um sorriso impecável… Come-se já.
          Há uma medida eficaz contra a banalização e simplificação das relações amorosas, mais portuguesa que escandinava, e mais agradável que andar a butes. É namorar. Todas as mulheres – sejam raparigas ou mulheres, esposas de há 20 anos, conhecidas ou desconhecidas, mais ou menos bonitas, não importa – todas elas têm de ser convincentemente, absolutamente e permanentemente namoradas. Se não, ao vale a pena – nem para elas nem para eles.
          Na rua ou em casa, no trabalho ou no liceu, não deixe que nenhuma rapariga bonita passe por si em vão. Com correcção e jeito, lance-lhe um piropo sentido e desinteressado, e verá como sabe bem. Pense que nunca mais irá vê-la outra vez (o que é quase sempre verdade) e aproveite aquela única oportunidade. Ou, sendo esposa ou namorada, sua ou de outra pessoa, também não fica mal. O amor, pode ter a certeza, tem de estar no ar tanto como no lar.
          A propósito, você ficou ainda mais linda depois que cortou o cabelo.
          Miguel Esteves Cardoso

          Comentário


            #6
            Como salivam por mais e mais controlo.

            Comentário


              #7
              MAIS UM TEMA FRACTURANTE !

              BE sempre atento ao que é importante

              Comentário


                #8
                As pessoas deste partido só têm ideias de

                Comentário


                  #9
                  Eu costumo ir correr nas ruas do bairro e passo ocasionalmente numa rua pouco movimentada onde vivem 2 velhas uma de cada lado que passam o dia a conversar uma com a outra. Volta e meia lá oiço um piropo "ollha-me aquele borracho" e outros piropos que não consigo perceber.

                  O que é que eu faço? Estará o BE informado desses graves abusos hein?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                    Eu acho é que existe um grave problema de lançamento de ideias parvas por parte do BE em Portugal.


                    Não tenho por hábito falar de política, mas neste caso

                    Bloco de Esquerda pode passar a Banco de Ensaio

                    Comentário


                      #11
                      Como é que um gajo não há de votar sempre nas mesmas cores?

                      Eles não devem querer ser levados a sério mesmo...

                      Comentário


                        #12
                        Ainda pensei que fosse do Inimigo Publico

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por oldsmobile Ver Post
                          Não tenho por hábito falar de política, mas neste caso

                          Bloco de Esquerda pode passar a Banco de Ensaio
                          Ou para Bloco de Esterco.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                            Esta nova causa fracturante do BE está a provocar alguma perplexidade, inclusive à esquerda, como se pode ler nos 2 principais blogs desta área:

                            O feminismo radical de fachada socialista ao não engolir piropos aproxima-se de quem mais combate | cinco dias

                            Que me desculpem mas um piropo genial é fundamental | cinco dias

                            Desnorte - Arrastão: Os suspeitos do costume.

                            Pode dizer-se que existe um grave problema de lançamento de piropos em Portugal?
                            Desde o acordo ortográfico, passando pela descriminalização do consumo de drogas, a criação de salas de "xuto", o casamento gay e outras matérias prioritárias e fracturantes, esta até nem me choca (muito) pois vem na mesma linha lógica...

                            Comentário


                              #15
                              Numa sociedade evoluída e equilibrada, onde sustentabilidade, educação, respeito são culturalmente aceites, porque não?

                              Mas onde vês isso em Portugal, para classificares esses temas como "prioritários e fracturantes"?

                              Comentário


                                #16
                                o governo agradece

                                Comentário


                                  #17
                                  Pena que o BE não se preocupe com coisa banais e corriqueiras como a sustentabilidade da Seg Social, a diminuição da divida publica, criação de condições para as empresas poderem ser mais competitivas e criarem mais empregos, a reforma do Estado e a viabilidade das empresas publicas entre outras coisas necessárias para dar mais pujança á nossa economia.
                                  Mas certamente que devem estar tão empenhados a discutir as tais medidas prioritárias e fracturantes que nem devem ter tempo para dar atenção a estes pormenores...

                                  Comentário


                                    #18
                                    ultimamente as grandes propostas (FRACTURANTES !!!) do BE foram:

                                    1) sair da NATO;
                                    2) deixar os garotos usar telemóveis nas salas de aula, porque estão a ser oprimidos;
                                    3) equiparar o piropo a assédio sexual, porque um piropo é violência sobre as mulheres

                                    é o único partido que consegue ter um programa eleitoral que parece um guião do gato fedorento

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Pena que o BE não se preocupe com coisa banais e corriqueiras como a sustentabilidade da Seg Social, a diminuição da divida publica, criação de condições para as empresas poderem ser mais competitivas e criarem mais empregos, a reforma do Estado e a viabilidade das empresas publicas entre outras coisas necessárias para dar mais pujança á nossa economia.
                                      Mas certamente que devem estar tão empenhados a discutir as tais medidas prioritárias e fracturantes que nem devem ter tempo para dar atenção a estes pormenores...

                                      Ao mesmo tempo, todas as dificuldades que vivemos agora, tiveram o condão de relativizar as tretas fraturantes da esquerda que nos perseguiram durante décadas e que só eram prioritárias para eles e para os amigos deles. Tanta hipocrisia e acusações aos outros de serem retrógrados mas no final eles eram os menos democráticos e respeitadores da liberdade individual. Com a legalização do aborto, e casamento gay, eles ficaram vazios de questões fraturantes. Estou à espera que cada vez sejam mais patéticos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        mas alguém tem duvidas que o bloco de esquerda irá desaparecer do mapa, eu nem sei como é que aguentarem tanto.

                                        Já levaram um belo corte nas ultimas legislativas e prevejo que nas próximas duas legislativas deixem de ter deputados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais uma grande causa, defendida por este importante partido!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ottogti Ver Post
                                            Ou para Bloco de Esterco.
                                            Hmm. Vê lá se não sai o tiro, pela culatra.

                                            Em relação ao BE, dá-me a sensação que eles estão com falta do que fazer. Bom, que insinuação parva, a minha. Isso é inerente a qualquer político.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esses gajos do BE são uns maçadores...

                                              Tanta miúda boa que eu engatei com um "Olá cara linda!".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                mas alguém tem duvidas que o bloco de esquerda irá desaparecer do mapa, eu nem sei como é que aguentarem tanto.

                                                Já levaram um belo corte nas ultimas legislativas e prevejo que nas próximas duas legislativas deixem de ter deputados.

                                                aguentaram por causa do louçã sempre a aparecer nas TV's.

                                                Agora que ele desapareceu estão também a desaparecer.

                                                Mas eles nao são parvos e já se devem ter apercebido que assim nao vão lá.

                                                é uma questão de tempo ate o louçã voltar, ou aparecer alguém com o mediatismo do dito.

                                                esta liderança bicéfala nao faz sentido, foi uma maneira de "agradar às facções dentro do partido. É um tiro no pé obviamente.
                                                Era preciso alguém que concentrasse as atenções sobre si mesmo em vez de as dividir sobre duas pessoas. Além de que nenhuma dessas duas pessoas parece muito interessado em aparecer na TV.
                                                O Louçã também ficou contente, nao tem quem lhe faça sombra.

                                                Há uns tempo aconteceu uma situação diferente mas que tem algum paralelismo com esta quando outro partido" pequeno" o PP ficou sem um líder mediático em prol de um outro líder honesto e sério, que nao aparecia nas TV's, foi uma questão de tempo ate as sondagens começarem a cair e o Paulinho retomar o protagonismo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com muita pena sou obrigado a concordar com todos vocês. Já não tenho fé em nenhuma das facções políticas, se não fosse a banca agarrar nisto com rédea firme nem sei aonde iríamos parar! Que circo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Hmm. Vê lá se não sai o tiro, pela culatra.

                                                    Em relação ao BE, dá-me a sensação que eles estão com falta do que fazer. Bom, que insinuação parva, a minha. Isso é inerente a qualquer político.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda há quem ache que este partido era uma alternativa de governo... enfim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mais uma razão para explicar porque é que a maioria dos votos vão todos para o bloco central.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Esses gajos do BE são uns maçadores...

                                                          Tanta miúda boa que eu engatei com um "Olá cara linda!".
                                                          Outros tempos!
                                                          Agora basta ter boné à banda, calças ao fundo do cu e uma argola na orelha!!
                                                          Os piropos estão em vias de extinção.
                                                          Aliás, acho que era bom começar um movimento "salvem o piropo"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tá boa, estes gajos devem de andar a snifar coca.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X