Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - como apresentar queixa e "meter" a EDP em tribunal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida - como apresentar queixa e "meter" a EDP em tribunal

    Caríssimos, sou cliente EDP Comercial a um par de anos, e em Maio decidi mudar para aquele tarifário que dava 10% de desconto no gás e 5% na electricidade. Até aqui, impecável.

    Em Julho lembram-se de enviar uma factura com acertos, após leitura de empresa que veio errada, queriam cobrar 140€ a mais de gás. Reclamei, aguardei cerca de 2 meses, e a resposta foi simplesmente debitarem o dinheiro todo sem sequer emitirem factura ou um telefonema ou uma carta. Ligo para a EDP e explicam que a minha reclamação tinha sido rejeitada, no entanto, passado uns dias surge uma nota de crédito de 140€.

    Até aqui apesar de mal feito, há luz ao fundo do tunel. Problema - chega o dia de vencer o crédito (21 de Agosto), não é pago. Deixo passar 1 dia, ligo e avisam que não tinha sido pago porque o pagamento estava bloqueado. Exigo que seja pago caso contrário avanço para tribunal e dizem-me que em 48h teria o dinheiro na conta. Não o recebi nem após 48h nem nunca.

    Entretanto, emitem nova factura (referente ao novo contrato) de 125€, no entanto quando vou a somar as partes - gás e electricidade, não os perfaz. Ligo novamente, a pessoa que me atendeu deu-me razão e disse que ia averiguar, e tinha 15 dias úteis para o fazer. Esse prazo terminou 5ª feira, e como eu estava ressabiado cortei o débito directo para evitar abusos. Ontem recebo carta em casa a ameaçar corte de gás e electricidade, nem justificações, nem cheque com valor em crédito, nada, simplesmente ameaça.

    Já recorri à DECO (a mais de 1 mÊs, não responde sequer), já perdi horas ao telefone, há quem me recomende ir a uma loja mas como referi já estou ressabiado, tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados, e tenho que pagar 45€ a mais porque sim caso contrário fico sem electricidade e gás.

    2ª feira vou enviar carta registada com aviso de recepçao a exigir crédito dos valores em falta (140€ + 45€ que vou pagar a mais) juntamente com juros de mora, gastos administrativos e prejuízos pelo tempo perdido, mas acho que se quiser reaver o dinheiro não me fico por aqui, mas também não quero envolver advogados que me custam dinheiro.

    Como e onde posso apresentar uma queixa de forma a ir a tribunal?

    Fica o aviso, tenham cuidado, os descontos são bonitos mas na realidade saem caros, é tudo uma treta, recomendo que não tenham débito directo.

    #2
    Fónix, que treta. Muito sinceramente não sei o que te aconselhar que não seja um advogado....

    Posso dizer-te que comigo aconteceu algo de errado também. Pura e simplesmente não juntaram as facturas e como tal não aplicavam o desconto. Quando ligo para lá para rectificar a situação, assumem o erro, e, pasma-te, deixo de receber as facturas....nem gás nem electricidade. Espero, espero, ao 2º mês ligo, e dizem-me que houve um problema informático e como tal as facturas não tinham sido emitidas. Porreiro, na semana seguinte aparece-me 4 facturas (2 de gás e 2 de electricidade) SEPARADAS e SEM DESCONTO NOVAMENTE. Ainda estou a respirar fundo, para me acalmar, e ligar de novo a exigir uma nota de crédito de todas as facturas desde a alteração, referente aos descontos prometidos.

    É triste e simplesmente inaceitável.

    Comentário


      #3
      "Roubo" direto, só na conta da água.

      Comentário


        #4
        Qual é a diferença de ter ou não débito? Se não pagares dá igual. Podes colocar um "tecto máximo" no débito e ficas um pouco mais protegido, é o que eu faço.

        Comentário


          #5
          Abençoadas privatizações de monopólios públicos. Diz que é a solução.

          Comentário


            #6
            Em relação ao tópico, tenta ver aqui: Resolução de Conflitos de Consumo - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos

            Comentário


              #7
              Envia a tua queixa por carta registada explicando cronologicamente a solução.
              Endereça-a ao sector de atenção ao cliente e aos contactos gerais.
              Junta as facturas e correspondência para demonstrar as situações. Refere, com datas, as anteriores reclamações e a falta de resposta.
              Se tiveres razão duvido que uma reclamação bem estruturada não faça efeito, pode demorar algum tempo, mas faz efeito.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Se tiveres razão duvido que uma reclamação bem estruturada não faça efeito, pode demorar algum tempo, mas faz efeito.
                Chato é durante esse tempo ter que viver sem luz em casa, porque se não pagas (mesmo tendo a empresa uma dívida muito maior para contigo) cortam-te o fornecimento...

                Assim é fácil apresentar bons resultados...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Chato é durante esse tempo ter que viver sem luz em casa, porque se não pagas (mesmo tendo a empresa uma dívida muito maior para contigo) cortam-te o fornecimento...

                  Assim é fácil apresentar bons resultados...
                  Não trabalho na EDP mas não acredito, porque costuma ser assim em todo o lado, que corte os serviços enquanto uma reclamação estiver em curso.
                  Quanto aos resultados acho que devias ler o relatório de contas deles.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Qual é a diferença de ter ou não débito? Se não pagares dá igual. Podes colocar um "tecto máximo" no débito e ficas um pouco mais protegido, é o que eu faço.

                    é muito diferente. eu só pago por débito directo quando não existe outra opção, caso contrário
                    é tudo por MB. A grande diferença é que no débito directo podem ir à tua conta sem justificação para tal, e depois do dinheiro estar do lado deles é que podes reclamar, como foi o caso nesta situação. Por MB isto nunca teria chegado a acontecer, pois o cliente simplesmente recusava-se a pagar e eles é que teriam de agir. Perante a situação de impasse, teriam de analisar o que se passa e enquanto isso não haveria certamente lugar a corte no fornecimento ;)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      Não trabalho na EDP mas não acredito, porque costuma ser assim em todo o lado, que corte os serviços enquanto uma reclamação estiver em curso.
                      Quanto aos resultados acho que devias ler o relatório de contas deles.
                      Obrigado pelas vossas respostas. Esprit, se quiseres envio-te a carta que recebi ontem no correio. Tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados a 1 mês, a nota de crédito vencia a 21 de Agosto e até agora nada, emitiram uma factura em que somas o montante de electricidade e o de gás, dá menos 45€ que o total (reclamei também), e agora tenho carta a avisar ou pagas ou cortamos.

                      Eu como tu também achava que as coisas se faziam com boa fé, mas não fazem. Cuidado.

                      Entretanto enviei reclamação com todos os elementos à ERSE, envolvi a DECO, enviei pedido ao provedor do cliente e 2ª feira segue carta registada com aviso de recepção à EDP.

                      Lembrei-me de somar aos valores a mais os custos das chamadas telefónicas, correspondência, juros de mora e tempo perdido por culpa deles, mais não sejam para tremerem um bocado. A ver vamos o que sai daqui, entretanto vou ter que pagar o que eles bem entenderem até ter a situação resolvida. Se daqui a 1 ou 2 dias emitirem nova factura com 500€ tenho que a pagar e esperar indefinidamente por uma resposta.

                      Comentário


                        #12
                        Desde que um dos gajos q vai contar a luz foi a minha casa e em vez de ler por exemplo 80 kw , leu 8000kw e por isso em vez de ter uma factura para pagar de 25€ queriam a toda a força q paga-se 2500€ ja acredito em tudo desses gajos... O mais engraçado é que sabiam q foi erro de leitura pq ja tinham confirmado o erro. Mas pasmem-se com a resposta da menina da EDP ao telefone... - Nao se preocupe. Depois acertamos nas proximas facturas.... Que p**a de lata... Acertar 2500€ em facturas de 25€. E a mandarem avisos de corte e tudo... Com pressao e gasto dinheiro em telefone lá resolvi aquilo. Mas andei com cabeça q nem balao

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                          Obrigado pelas vossas respostas. Esprit, se quiseres envio-te a carta que recebi ontem no correio. Tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados a 1 mês, a nota de crédito vencia a 21 de Agosto e até agora nada, emitiram uma factura em que somas o montante de electricidade e o de gás, dá menos 45€ que o total (reclamei também), e agora tenho carta a avisar ou pagas ou cortamos.

                          Eu como tu também achava que as coisas se faziam com boa fé, mas não fazem. Cuidado.

                          Entretanto enviei reclamação com todos os elementos à ERSE, envolvi a DECO, enviei pedido ao provedor do cliente e 2ª feira segue carta registada com aviso de recepção à EDP.

                          Lembrei-me de somar aos valores a mais os custos das chamadas telefónicas, correspondência, juros de mora e tempo perdido por culpa deles, mais não sejam para tremerem um bocado. A ver vamos o que sai daqui, entretanto vou ter que pagar o que eles bem entenderem até ter a situação resolvida. Se daqui a 1 ou 2 dias emitirem nova factura com 500€ tenho que a pagar e esperar indefinidamente por uma resposta.
                          Por essas é q nao aceito pagamentos automaticos de minha conta... Nunca. Por muito q rezem q é mais pratico e certo sei q grandes empresas nao sao de confiança. Nem elas nem governo. Se na historia narrada acima tivesse pagamento automatico ainda hoje andava a acertar os 2500€ por para eles ao entrar na conta dels ja de la nao sai... A mim nao me comem nessas

                          Comentário


                            #14
                            Desculpem o testamento, a informação sensível quer minha, quer das pessoas visadas da EDP foi devidamente mascarada:

                            31 de Agosto de 2013
                            XXXXXXXXXX, cliente EDP Comercial com o NIF XXXXXX, venho por este meio solicitar resolução definitiva de várias reclamações em aberto sem qualquer resposta desde o passado dia 5 de Junho de 2013. Em relação aos meus dados para que possa proceder à minha identificação junto da EDP Comercial, passo a facultar:
                            Titular: XXXXXXXXXXXX
                            NIF: XXXXXXXXXXXXXX
                            Morada da instalação: Rua XXXXXXXXXXXXXXXXX

                            Passo a descrever, em detalhe, o contexto da situação bem como datas, horas, nomes e contornos de cada contacto realizado junto da EDP Comercial. Enquanto cliente EDP Comercial já a cerca de 2 anos, a 20 de Maio de 2013 decidi mudar de tarifário para o Casa Total Click por considerar que era mais vantajoso (10% de desconto no gás + 5% na electricidade, e estava satisfeito com a EDP… porque não?).

                            Posteriormente, a 29 de Maio recebi e-mail de confirmação da adesão ao tarifário, onde recebo os meus dados dos novos contratos.

                            A 5 de Junho recebo a factura relativa ao contrato antigo (factura nº X de X-5-2013), com leitura realizada pela empresa de electricidade e gás até ao dia 21 de Maio. Chamou-me à atenção o facto de o montante ser elevado (total de 496.61€) pelo que verifiquei as contagens. Para meu espanto, verifiquei que houve um engano na leitura de gás por parte da empresa, que indica o valor de 1984m3, e à data de X de Junho constavam 1871m3 no contador, o que daria uma diferença de cerca de 150€. No dia 5 de Junho contactei a linha de apoio EDP Comercial, falei com o Sr. X pelas 14:30, a quem dei a leitura que eu fiz e abriu reclamação. Também me foi referido nessa chamada que não seria debitado qualquer valor até resolução da reclamação. Na sequência desta chamada recebi uma carta que foi emitida a 7 de Junho.

                            A 11 de Junho, sem ter recebido qualquer indicação por parte da EDP, decido contactar para realizar ponto de situação, falei com o Sr. X pelas 14:18, que me referiu que a situação estava em análise.
                            Ao longo das semanas seguintes, enviei um e-mail a 2 de Julho para saber novidades sobre o tema, e recebo posteriormente carta emitida a 18 de Julho (ver anexo 2) a indicar que a situação se encontra em análise.

                            A 31 de Julho, para meu espanto, é-me realizado um débito da módica quantia de 498.38€ por parte da EDP (o valor nem sequer corresponde ao montante da factura original).
                            Ponto de situação: esperei quase 60 dias por uma resposta (o prazo que a EDP Comercial estipula é de 15 dias úteis, o prazo legal são 30 dias contínuos), não obtive nem resposta, nem factura, nem correcção dos valores, e é-me feito o débito sem qualquer justificação.

                            Dia 31 de Julho pelas 20:00 procurei esclarecimento através da linha de apoio, o Sr. X indicou-me que tinha sido emitida reclamação junto da empresa que realiza as leituras, no entanto esta rejeitou a reclamação (ou seja ignorou a minha leitura que é a correcta) e a EDP limitou-se a executar o débito directo.

                            Dando continuidade ao e-mail de 31 de Julho, a 1 de Agosto, a EDP emitiu uma nota de crédito no valor de 141,28€ (factura nº X de X-8-2013) a pagar a 21 de Agosto. Decidi aguardar, a 22 de Agosto como não recebi qualquer montante, cheque ou chamada, entrei em contacto com a EDP, falei com a Sra. X pelas 21:30, que referiu que “a situação estava bloqueada” (o que quer que isso signifique, não me soube explicar…) e que uma vez que o contrato já tinha terminado não me iriam pagar por débito directo (nota, fui eu que contactei a EDP 1 dia depois do prazo de me pagarem o que me cobraram a mais). Dei 24h para transferirem o dinheiro, a Sra. verificou internamente o que poderia fazer e assegurou que em 48h teria o dinheiro na conta, o que aceitei. A 31 de Agosto nem dinheiro, nem um cheque por correio, nem feedback, nada.

                            Esta situação, apesar de ser demasiado grave por si só, não termina aqui. O novo contrato relativamente ao tarifário Casa Total Click entrou em vigor a 22 de Maio de 2013, e já surgiu um novo problema com contornos muito semelhantes ao que referi anteriormente.

                            Em relação a este novo contrato, a 1 de Julho de 2013 foi emitida uma factura (e já foi paga – factura nº X de X-7-2013), apenas referente a electricidade (uma vez que eu tinha aberto uma reclamação acerca de gás natural). A 19 de Julho, é emitida nova factura (factura nº X de X-7-2013), mas já com componente de gás natural. No entanto, a 1 de Agosto é emitida nova factura que visa a correcção da anterior (factura nº X de X-8-2013), no entanto, o somatório das componentes de electricidade e gás não perfazem o total da factura (125,36€), aliás, nem a factura é coerente pois apresenta 0€ a pagar de electricidade… nem cruzando com a factura que foi substituída (a de 19 de Julho), os montantes coincidem (a 19 de Julho temos 28,52€ de electricidade e 19,76€ de gás, a 1 de Agosto temos 0€ de luz – mas vamos assumir que são 28,52€ da factura substituída – e 51,62 de gás. Se somarmos os 28,52€ de electricidade + 51,62€ de gás perfaz 80,14€, bem menos que o total de 125,36€).

                            Posto isto, a 8 de Agosto contactei a linha de apoio da EDP Comercial, pelas 16:50 falei com o Sr. X, que transferiu a chamada para uma colega com as competências necessárias para dar seguimento à situação, foi ai que falei com a Sra. X da facturação pelas 17:06. Desenvolvi o meu raciocínio com esta Sra. que o validou e confirmou, e comprometeu-se a analisar a situação e regularizar em conformidade, inclusive pediu-me a leitura real dos contadores de gás e electricidade a fim de que eu pagasse os montantes correctos (dei a contagem de gás natural de 1905m3, electricidade vazia, ponta e cheia, respectivamente de 587, 525, 1064). Neste momento vi uma boa postura, construtiva, acreditei ter encontrado o caminho da resolução.

                            A 13-8-2013, sem ter recebido qualquer feedback, entro novamente em contacto com a EDP Comercial, falei com a Sra. X pelas 15:08 a fim de perceber o ponto da situação da factura de 1 de Agosto, ao que me refere não ter novidades, acrescentando que a EDP tem um prazo de 15 dias úteis para dar uma resposta - tendo em conta que a reclamação foi feita a 8 de Agosto, o prazo terminaria a 29 de Agosto. Pelo facto de já me ter sido cobrado um valor em excesso à muito pouco tempo, referi à Sra. que deveriam proceder à regularização da factura pois eu iria proceder à anulação do débito directo a fim de evitar abusos (assim o fiz).

                            A 30 de Agosto, sem que a EDP me tenha dado qualquer feedback, recebo uma carta a referir que na minha conta corrente estão 125,36€ por pagar, e dão-me prazo até dia 18 de Setembro para regularizar, caso contrário “seremos forçados a proceder à suspensão do fornecimento de electricidade…”.

                            Como cidadão contratei a EDP por ser uma referência de longa data, e como sabe, actualmente existe concorrência. No entanto, satisfeito com a EDP, sempre me mantive fiel por ser uma empresa na qual confiava. Sinto a obrigação de dar o meu contributo a empresas nacionais e privilegio-as perante concorrentes externos, porque é assim que as coisas devem ser feitas.

                            No entanto não pactuo com esta situação. Classifica-la de grave é ser simpático e penso que compreenderá a minha indignação. Como ponto de situação, tenho 141,28€ que me foram cobrados de forma abusiva pendentes de serem recebidos a mais de 1 mês, e sou confrontado com uma factura de 125,36€ que contem 45,22€ a mais porque a “conta” de somar está errada e sou obrigado a pagar para não ser cortado o serviço (um total de 186,5€). E ninguém se digna a analisar esta situação, pode até existir uma justificação plausível para que tenham sido emitidas facturas erradas (um upgrade de sistema informático, uma nova versão de software com um erro, um processo que estava inconsistente), mas não existe – e sublinho – escusa, justificação para a negligência, postura leonina e coacção de que estou a ser alvo.

                            Em termos práticos, a minha expectativa divide-se em duas perspectivas:

                            - Consequências para os envolvidos no processo na EDP: porque assim tem que ser, existe um código de ética, legislação, e acima de ambos, princípios de boa-fé. Estes três pontos foram violados pela EDP e seus colaboradores, porque independentemente da razão, mentem ao cliente, e os envolvidos têm que ser sancionados e responsabilizados (já os identifiquei). Adicionalmente exijo um pedido de desculpa por escrito assinado pelos envolvidos bem como um compromisso por escrito de que esta situação nunca mais voltará a ocorrer.

                            - Consequências em termos financeiros. Fica desde já estipulado um prazo de 30 dias a contar da data de hoje (31 de Agosto de 2013) para que me sejam ressarcidos os seguintes montantes pelos prejuízos causados:
                            · 186,5€, compostos pelos 141,28€ já cobrados de forma abusiva somados aos 45,22€ que terei que pagar em excesso para que os serviços não me sejam cancelados;
                            · 5,6€ relativos a juros de mora, calculados à taxa de 3% sobre os valores indevidamente cobrados (186,5€) pelo facto de ter ficado privado de dinheiro que é meu durante o período de pelo menos 1 mês;
                            · 15€ de custos administrativos, que incluem entre outros, custos de chamadas realizadas (um total de mais de 140 minutos de comunicações para o número 808 53 53 53 – que é pago pelo cliente), custos de correspondência registada entre outros;
                            · XXX€, relativos ao custo de oportunidade que perdi pelo facto de ter gasto tempo concentrado a resolver problemas originados pela EDP em vez de ter gasto esse tempo a realizar algo produtivo como por exemplo trabalhar no sentido de providenciar o sustento necessário aos meus familiares. Foram contabilizadas 5 horas gastas em horário de expediente ao telefone com a EDP Comercial, os meus honorários por hora são de XX€.
                            Recordo que esta situação foi originada por uma má contagem por parte da EDP Comercial ou uma sua subcontratada, não por capricho meu. Nesse sentido, aguardo 30 dias por parecer escrito por parte da EDP Comercial
                            acompanhada de um cheque emitido pela EDP Comercial no montante de XXX€ a título indemnizatório referente aos prejuízos causados acima mencionados.

                            Adicionalmente, já foi envolvida a DECO bem como o provedor do cliente na situação e feita reclamação com todos os elementos junto do regulador (ERSE).

                            Na expectativa de resolver esta situação de forma definitiva junto da EDP Comercial sem recurso a outros meios legais,

                            Cumprimenta,
                            XXXXX

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                              é muito diferente. eu só pago por débito directo quando não existe outra opção, caso contrário
                              é tudo por MB. A grande diferença é que no débito directo podem ir à tua conta sem justificação para tal, e depois do dinheiro estar do lado deles é que podes reclamar, como foi o caso nesta situação. Por MB isto nunca teria chegado a acontecer, pois o cliente simplesmente recusava-se a pagar e eles é que teriam de agir. Perante a situação de impasse, teriam de analisar o que se passa e enquanto isso não haveria certamente lugar a corte no fornecimento ;)
                              Esta diferença é a GRANDE diferença. Estando dinheiro do lado deles eles ficam com menos vontade de trabalhar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                - Consequências em termos financeiros. Fica desde já estipulado um prazo de 30 dias a contar da data de hoje (31 de Agosto de 2013) para que me sejam ressarcidos os seguintes montantes pelos prejuízos causados:
                                · 186,5€, compostos pelos 141,28€ já cobrados de forma abusiva somados aos 45,22€ que terei que pagar em excesso para que os serviços não me sejam cancelados;
                                · 5,6€ relativos a juros de mora, calculados à taxa de 3% sobre os valores indevidamente cobrados (186,5€) pelo facto de ter ficado privado de dinheiro que é meu durante o período de pelo menos 1 mês;
                                · 15€ de custos administrativos, que incluem entre outros, custos de chamadas realizadas (um total de mais de 140 minutos de comunicações para o número 808 53 53 53 – que é pago pelo cliente), custos de correspondência registada entre outros;
                                · XXX€, relativos ao custo de oportunidade que perdi pelo facto de ter gasto tempo concentrado a resolver problemas originados pela EDP em vez de ter gasto esse tempo a realizar algo produtivo como por exemplo trabalhar no sentido de providenciar o sustento necessário aos meus familiares. Foram contabilizadas 5 horas gastas em horário de expediente ao telefone com a EDP Comercial, os meus honorários por hora são de XX€


                                Como é que calculaste os juros de mora? Quando muito seriam 0,47€, pois a taxa é anual e só estamos a falar de 1 mês.

                                - A parte a bold é totalmente irrealista, e se até agora concordei contigo em tudo, a partir daqui acho que te estás a aproveitar da situação para tentar sacar mais algum. Nunca, mesmo nunca, eles vão ceder a este tipo de exigência, e nunca irão pagar o que tu pedes. Agora imagina que tu ganhavas 500 mil euros mensais, eles seriam culpados pelo tempo que perdeste e teriam de pagar uma fortuna pelo mesmo? Isto é totalmente desfasado da realidade (desculpa que te diga mas chega a ter piada).

                                O que vai acontecer é: vão mandar-te dar uma volta e devido às tuas exigências descabidas não devolvem nada , e tu vais gastar 10 vezes mais do que tens direito se quiseres receber algum,

                                ou então vão devolver apenas o valor correcto, inclusive sem juros de mora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que explicas bem a tua situação.
                                  Quanto aos users que disseram que não confiam em empresas grandes, eu no que a reclamações diz respeito, confio 20x mais numa empresa grande que numa pequena. Numa pequena tu reclamas e o patrão pode meter a reclamação no lixo se entender, numa nova fica registada, passa por várias pessoas e poderá até ser auditada. Eu não trabalho na EDP mas trabalho numa grande empresa e a pressão para responder Às reclamações é brutal.
                                  Acho que as pessoas confundem aldrabice com um vicio que arruína o nosso mercado laboral, vocês telefonam para um call-center com pessoas que não pertencem aos quadros da empresa, que tÊm formação de ***** e apenas podem ler o que diz no sistema, e que ainda por cima estão sobre pressão de que se alguém reclamar ganham menos. Este sim é o problema. E há sempre que contar com a incompetência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                    Como é que calculaste os juros de mora? Quando muito seriam 0,47€, pois a taxa é anual e só estamos a falar de 1 mês.

                                    - A parte a bold é totalmente irrealista, e se até agora concordei contigo em tudo, a partir daqui acho que te estás a aproveitar da situação para tentar sacar mais algum. Nunca, mesmo nunca, eles vão ceder a este tipo de exigência, e nunca irão pagar o que tu pedes. Agora imagina que tu ganhavas 500 mil euros mensais, eles seriam culpados pelo tempo que perdeste e teriam de pagar uma fortuna pelo mesmo? Isto é totalmente desfasado da realidade (desculpa que te diga mas chega a ter piada).

                                    O que vai acontecer é: vão mandar-te dar uma volta e devido às tuas exigências descabidas não devolvem nada , e tu vais gastar 10 vezes mais do que tens direito se quiseres receber algum,

                                    ou então vão devolver apenas o valor correcto, inclusive sem juros de mora.
                                    Eu acho que ele tem perfeita consciÊncia que nunca vai receber o que está a pedir. Serve apenas de pressão.
                                    Na EDP nem vão ler essa parte, vão passar para a questão das facturas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                      Como é que calculaste os juros de mora? Quando muito seriam 0,47€, pois a taxa é anual e só estamos a falar de 1 mês.

                                      - A parte a bold é totalmente irrealista, e se até agora concordei contigo em tudo, a partir daqui acho que te estás a aproveitar da situação para tentar sacar mais algum. Nunca, mesmo nunca, eles vão ceder a este tipo de exigência, e nunca irão pagar o que tu pedes. Agora imagina que tu ganhavas 500 mil euros mensais, eles seriam culpados pelo tempo que perdeste e teriam de pagar uma fortuna pelo mesmo? Isto é totalmente desfasado da realidade (desculpa que te diga mas chega a ter piada).

                                      O que vai acontecer é: vão mandar-te dar uma volta e devido às tuas exigências descabidas não devolvem nada , e tu vais gastar 10 vezes mais do que tens direito se quiseres receber algum,

                                      ou então vão devolver apenas o valor correcto, inclusive sem juros de mora.
                                      nao sendo especialista na matéria, sei que a parte a bold esta prevista ou no código civil ou penal, em todo o caso 186€de electricidade e gás para mim é o equivalente a pagar 3 meses adiantados sem ter dado consentimento, quem é que é oportunista afinal? ;)

                                      eles vão ter que devolver, afinal já há notas de credito e tudo, ainda por cima nao foi paga na data que eles próprios indicam! Agora o que vão devolver exactamente e de "livre" vontade, eu depois digo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Eu acho que ele tem perfeita consciÊncia que nunca vai receber o que está a pedir. Serve apenas de pressão.
                                        Na EDP nem vão ler essa parte, vão passar para a questão das facturas.
                                        Claro, o que é que fazem ao consumidor se falhar? Contencioso, juros e honorários de advogados, e depois defende-te se quiseres mas já tens que os pagar! Ainda assim como se diz e bem,há que apontar a lua parasse acertar nas estrelas, seguramente se nao colocasse a ultima parte- um pouco absurda eu sei- devolviam apenas os valores pagos a mais, sem o prejuízo que tive. Mas o que refiro é verdade, perdi 5h de horário laboral, sorte minha trabalhar numa boa empresa, senão quem me safava dos erros dos outros?

                                        Comentário


                                          #21
                                          O melhor é ir á loja, reclamar por telefone não faz muito efeito. Conheço casos idênticos que só foram resolvidos na loja com algum barulho

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Caríssimos, sou cliente EDP Comercial a um par de anos, e em Maio decidi mudar para aquele tarifário que dava 10% de desconto no gás e 5% na electricidade. Até aqui, impecável.

                                            Em Julho lembram-se de enviar uma factura com acertos, após leitura de empresa que veio errada, queriam cobrar 140€ a mais de gás. Reclamei, aguardei cerca de 2 meses, e a resposta foi simplesmente debitarem o dinheiro todo sem sequer emitirem factura ou um telefonema ou uma carta. Ligo para a EDP e explicam que a minha reclamação tinha sido rejeitada, no entanto, passado uns dias surge uma nota de crédito de 140€.

                                            Até aqui apesar de mal feito, há luz ao fundo do tunel. Problema - chega o dia de vencer o crédito (21 de Agosto), não é pago. Deixo passar 1 dia, ligo e avisam que não tinha sido pago porque o pagamento estava bloqueado. Exigo que seja pago caso contrário avanço para tribunal e dizem-me que em 48h teria o dinheiro na conta. Não o recebi nem após 48h nem nunca.

                                            Entretanto, emitem nova factura (referente ao novo contrato) de 125€, no entanto quando vou a somar as partes - gás e electricidade, não os perfaz. Ligo novamente, a pessoa que me atendeu deu-me razão e disse que ia averiguar, e tinha 15 dias úteis para o fazer. Esse prazo terminou 5ª feira, e como eu estava ressabiado cortei o débito directo para evitar abusos. Ontem recebo carta em casa a ameaçar corte de gás e electricidade, nem justificações, nem cheque com valor em crédito, nada, simplesmente ameaça.

                                            Já recorri à DECO (a mais de 1 mÊs, não responde sequer), já perdi horas ao telefone, há quem me recomende ir a uma loja mas como referi já estou ressabiado, tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados, e tenho que pagar 45€ a mais porque sim caso contrário fico sem electricidade e gás.

                                            2ª feira vou enviar carta registada com aviso de recepçao a exigir crédito dos valores em falta (140€ + 45€ que vou pagar a mais) juntamente com juros de mora, gastos administrativos e prejuízos pelo tempo perdido, mas acho que se quiser reaver o dinheiro não me fico por aqui, mas também não quero envolver advogados que me custam dinheiro.

                                            Como e onde posso apresentar uma queixa de forma a ir a tribunal?

                                            Fica o aviso, tenham cuidado, os descontos são bonitos mas na realidade saem caros, é tudo uma treta, recomendo que não tenham débito directo.
                                            Porque não esquece o ressentimento e vai pessoalmente a uma loja da EDP explicar a situação pessoalmente? alem que assim é mais facil identificar a pessoa que o atende caso tenha que fazer por carta registada com aviso de recepção a situação ? Alem disso Sr.Nogueira tem o livro de reclamações onde deve apresentar o sucedido

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                              Claro, o que é que fazem ao consumidor se falhar? Contencioso, juros e honorários de advogados, e depois defende-te se quiseres mas já tens que os pagar! Ainda assim como se diz e bem,há que apontar a lua parasse acertar nas estrelas, seguramente se nao colocasse a ultima parte- um pouco absurda eu sei- devolviam apenas os valores pagos a mais, sem o prejuízo que tive. Mas o que refiro é verdade, perdi 5h de horário laboral, sorte minha trabalhar numa boa empresa, senão quem me safava dos erros dos outros?
                                              Estás um bocado enganado. Só chega a esse ponto se tu fores totalmente desleixado, não pagar as contas, e mesmo depois do fornecimento cortado eu duvido que isto chegue a tribunal sem antes passarem uns 6 meses em tentativas para receber o valor de outra forma, e de certeza que não tens de pagar honorários nenhuns de advogados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                é muito diferente. eu só pago por débito directo quando não existe outra opção, caso contrário
                                                é tudo por MB. A grande diferença é que no débito directo podem ir à tua conta sem justificação para tal, e depois do dinheiro estar do lado deles é que podes reclamar, como foi o caso nesta situação. Por MB isto nunca teria chegado a acontecer, pois o cliente simplesmente recusava-se a pagar e eles é que teriam de agir. Perante a situação de impasse, teriam de analisar o que se passa e enquanto isso não haveria certamente lugar a corte no fornecimento ;)
                                                O que eu referi não é bem o que estás a dizer. Eu falo na questão de não pagar, nunca falei na situação de pagar por débito e depois reclamar. Ou seja, antes de cair o débito, recebe-se uma factura, e se não concordas com a mesma, anulas o débito. Se fores um tipo distraido com isso, ou não estiveres em casa, p.e., podes sempre colocar um máximo no débito, e se a factura passar daquele valor, vai devolvida.

                                                Dito isto, quando digo que dá igual, é (além disto de não pagar), a questão do corte de abastecimento, seja por falta de débito directo ou falta de pagamento no MB.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  Caríssimos, sou cliente EDP Comercial a um par de anos, e em Maio decidi mudar para aquele tarifário que dava 10% de desconto no gás e 5% na electricidade. Até aqui, impecável.

                                                  Em Julho lembram-se de enviar uma factura com acertos, após leitura de empresa que veio errada, queriam cobrar 140€ a mais de gás. Reclamei, aguardei cerca de 2 meses, e a resposta foi simplesmente debitarem o dinheiro todo sem sequer emitirem factura ou um telefonema ou uma carta. Ligo para a EDP e explicam que a minha reclamação tinha sido rejeitada, no entanto, passado uns dias surge uma nota de crédito de 140€.

                                                  Até aqui apesar de mal feito, há luz ao fundo do tunel. Problema - chega o dia de vencer o crédito (21 de Agosto), não é pago. Deixo passar 1 dia, ligo e avisam que não tinha sido pago porque o pagamento estava bloqueado. Exigo que seja pago caso contrário avanço para tribunal e dizem-me que em 48h teria o dinheiro na conta. Não o recebi nem após 48h nem nunca.

                                                  Entretanto, emitem nova factura (referente ao novo contrato) de 125€, no entanto quando vou a somar as partes - gás e electricidade, não os perfaz. Ligo novamente, a pessoa que me atendeu deu-me razão e disse que ia averiguar, e tinha 15 dias úteis para o fazer. Esse prazo terminou 5ª feira, e como eu estava ressabiado cortei o débito directo para evitar abusos. Ontem recebo carta em casa a ameaçar corte de gás e electricidade, nem justificações, nem cheque com valor em crédito, nada, simplesmente ameaça.

                                                  Já recorri à DECO (a mais de 1 mÊs, não responde sequer), já perdi horas ao telefone, há quem me recomende ir a uma loja mas como referi já estou ressabiado, tenho 140€ a receber que foram indevidamente cobrados, e tenho que pagar 45€ a mais porque sim caso contrário fico sem electricidade e gás.

                                                  2ª feira vou enviar carta registada com aviso de recepçao a exigir crédito dos valores em falta (140€ + 45€ que vou pagar a mais) juntamente com juros de mora, gastos administrativos e prejuízos pelo tempo perdido, mas acho que se quiser reaver o dinheiro não me fico por aqui, mas também não quero envolver advogados que me custam dinheiro.

                                                  Como e onde posso apresentar uma queixa de forma a ir a tribunal?

                                                  Fica o aviso, tenham cuidado, os descontos são bonitos mas na realidade saem caros, é tudo uma treta, recomendo que não tenham débito directo.

                                                  Boa sorte!

                                                  nesta amostra de democracia onde o presidente dessa empresa abre uma garrafa de champanhe, e o afirma publicamente, quando um certo secretário de estado incómodo se vai embora....bem vai necessitar de sorte, é que com a ousadia de enfrentar o gigante ainda lhe cortam a electricidade de forma vitalicia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Anaa Ver Post
                                                    Porque não esquece o ressentimento e vai pessoalmente a uma loja da EDP explicar a situação pessoalmente? alem que assim é mais facil identificar a pessoa que o atende caso tenha que fazer por carta registada com aviso de recepção a situação ? Alem disso Sr.Nogueira tem o livro de reclamações onde deve apresentar o sucedido
                                                    Penso ter transmitido a mensagem errada. Não há ressentimentos, existe sim muita coisa que correu mal, como refiro e bem as facturas podem ter saido erradas etc...etc... mas a forma como se desenrolam as coisas não tem escusa. Penso que ir a uma loja é recomeçar o tema, perder mais tempo, quiçá ajude a resolver ou não, no passado uma coisas simples como uma estimativa exagerada por parte da EDP resolvia-se na hora ao telefone, será que uma loja resolve, ou vai-me dizer que se a reclamação está feita e em análise é preciso aguardar? Francamente prefiro não arriscar a perder mais tempo, uma carta registada com aviso de recepção funciona e tens algo com que te defender do teu lado, infelizmente em países pouco desenvolvidos sem supervisão adequada no consumo é assim que funciona.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Estás um bocado enganado. Só chega a esse ponto se tu fores totalmente desleixado, não pagar as contas, e mesmo depois do fornecimento cortado eu duvido que isto chegue a tribunal sem antes passarem uns 6 meses em tentativas para receber o valor de outra forma, e de certeza que não tens de pagar honorários nenhuns de advogados.
                                                      Já tive um contencioso com a PT, por erro deles, não demorou tanto tempo a ser processado e o valor que me apresentavam incluia umas despesas jeitosas, lembro-me vagamente mas era algo do género eles diziam que eu devia 70€ e em contencioso eram 100 salvo erro. Os 30€ de diferença não é para pagar só o envio da carta seguramente

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                        Boa sorte!

                                                        nesta amostra de democracia onde o presidente dessa empresa abre uma garrafa de champanhe, e o afirma publicamente, quando um certo secretário de estado incómodo se vai embora....bem vai necessitar de sorte, é que com a ousadia de enfrentar o gigante ainda lhe cortam a electricidade de forma vitalicia.
                                                        Mas eu não estou a enfrentar nenhum gigante nem a defender causa nenhuma, estou a exigir que me seja devolvido o que me foi indevidamente retirado. É que não sei a quem se pronuncia se quase 200€ fazem diferença, mas a mim fazem, principalmente em circunstâncias como estas.

                                                        O meu objectivo neste forum além de pedir opinião/ajuda dos foristas que tanto costumam contribuir (este forum é referência na internet para muita coisa) é deixar o alerta para as pessoas para se prevenirem, mal detectem algo errado, começem logo a agir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                          Como é que calculaste os juros de mora? Quando muito seriam 0,47€, pois a taxa é anual e só estamos a falar de 1 mês.

                                                          - A parte a bold é totalmente irrealista, e se até agora concordei contigo em tudo, a partir daqui acho que te estás a aproveitar da situação para tentar sacar mais algum. Nunca, mesmo nunca, eles vão ceder a este tipo de exigência, e nunca irão pagar o que tu pedes. Agora imagina que tu ganhavas 500 mil euros mensais, eles seriam culpados pelo tempo que perdeste e teriam de pagar uma fortuna pelo mesmo? Isto é totalmente desfasado da realidade (desculpa que te diga mas chega a ter piada).

                                                          O que vai acontecer é: vão mandar-te dar uma volta e devido às tuas exigências descabidas não devolvem nada , e tu vais gastar 10 vezes mais do que tens direito se quiseres receber algum,

                                                          ou então vão devolver apenas o valor correcto, inclusive sem juros de mora.
                                                          Boas colega Ilyushin !

                                                          Ainda bem que está por cá, não querendo dar mau jeito, é para saber se de alguma forma me consegue arranjar um desconto no meu tarifário de electricidade se fizer favor. Obrigado!

                                                          ( Trabalha para a EDP, certo? )

                                                          Então cá aguardo, bem haja!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tambem quero um descontosinho

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X