Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em vias de mudar de emprego

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Em vias de mudar de emprego

    Estou a trabalhar numa empresa grande e conhecida (e prestigiante para o CV) há 9 anos. Estou mais que efetivo, sinto que o meu trabalho é muito importante para a empresa (sou programador).

    No entanto, durante estes 9 anos, não tive uma única revisão salarial. Estou a ganhar exatamente o mesmo.
    Eu fico revoltadíssimo porque há oportunidades... sempre para os mesmos: Tachos! ... Ora é o sobrinho do administrador (que ainda traz um amigo), ora um amigo, etc - Grandes ordenados, montes de regalias, carros de luxo, serviços à pala... E aquela postura "eu sou o máximo!" e "Não quero chatices!".

    Eu falei com a minha chefia (pessoa fixe) e expus a revolta. Ele disse que ia ver o que podia fazer... alguns MESES depois disse que não: um aumento (de quantia não especificada) não foi aprovado pela direção da empresa.

    Num momento de pura raiva, abri o net-empregos e disparei CVs para "todo o lado"... e não é que tive uma proposta?

    - É para ganhar mais 300 euros (bruto), mas que se resume a +50 euros liquidos (muda de escalão IRS).
    - A empresa não é tão grande, mas está bem cotada no TOP das "Melhores Empresas para Trabalhar - 2013".
    - Vou perder as regalias que tenho hoje: Seguro de Saúde, telemovel, internet (que, juntos, valem bem mais que os 50 euros liquidos de aumento).
    - É para contratos de 6 meses com o objetivo de ficar nos quadros.
    - Depois de 9 anos, vou sair de mãos a abanar.
    - Tenho que iniciar atividade em 30 dias (e não vou poder dar os 60 legalmente exigidos, vou ter que pagar para sair da empresa atual).

    Eu tentei negociar essa parte do contrato, mas eles foram intransigentes: "Somos uma empresa multinacional e temos que obedecer às regras da casa mãe. Isto não é negociável."

    Eu já abordei o meu chefe com esta proposta. Ele ficou aflito. Ligou para a direção e, mais uma vez: Aumento não aprovado. O meu chefe pediu para ter paciência e não me precipitar.

    Será que devo ter receio de mudar para um vinculo de contratos a termo? Tenho medo de estar a fazer uma má decisão...

    Amanhã tenho que decidir o que faço...

    Alguém já passou por um "drama" parecido?

    #2
    Acho que apenas tu ou alguém com verdadeiro conhecimento da tua situação pode avaliar se deves sair ou não.

    Acho que deverias ter negociado um contrato efectivo na nova empresa, por exemplo, se quiserem tanto ter-te lá irão aceitar.

    Comentário


      #3
      Eu acho que sair por apenas 50€ pode ser uma precipitação...
      É revoltante a parte que referes da não atualização dos ordenados, mas eu olhava também para o teu sentimento em relação ao trabalho atual.
      Ou seja, se tirando a parte do aumento do ordenado, estás satisfeito, nomeadamente, com as regalias, com os colegas, com o horário e com as perspetivas de manutenção de emprego, ficaria na empresa, pois a tua nova proposta pode não dar grande estabilidade.

      Boa sorte.

      Comentário


        #4
        Se financeiramente não vale a pena... que pelos vistos não vale, não mudes... porque problemas há em todo lado... Quem te garante que estes novos não fazem a mesma coisa ou pior?

        Acho que quando é para mudar é para alguma coisa que valha a pena... o que não parece ser bem o caso... my opinion
        Editado pela última vez por Hipolito; 01 September 2013, 13:56.

        Comentário


          #5
          9 anos sem revisão salarial e com constantes rejeições da direcção?

          Embora a situação não seja fácil, acho que já vais bem tarde...

          Comentário


            #6
            Mudar a troco de meia dúzia de euros (ou nem isso), para uma empresa que a única coisa que te garante são 6 meses, parece-me arriscado demais, ainda por cima no tempo que estamos.

            Poderia valer o risco se o salário fosse de facto muito maior ou se te dessem garantias para longo prazo, mas ao que parece ainda vais sair prejudicado ao perder regalias, por isso, acho que mudar seria um pouco de precipitação. E para vires perguntar se deves ou não mudar, é porque lá no fundo também sabes que não vale muito a pena.

            Tachos e cunhas há em todas ou quase todas as empresas, é assim que as coisas funcionam há muito. Se fores para outra, o mais provável é assistires a situações idênticas. Mas, são decisões que só tu podes tomar, porque falar de fora é muito fácil.
            Editado pela última vez por reiszink; 01 September 2013, 13:17.

            Comentário


              #7
              A juntar ao que já disseram, acho que deves fazer duas coisas, continuar a mandar cv's e depois, se surgir uma melhor oportunidade, confrontar a empresa com a possibilidade de te perderem.

              Boa sorte.

              Comentário


                #8
                O que tens agora È GARANTIDO e ninguem te tira, além de que 50€ nao é nada hoje em dia e resta saber se tambem terás seguro saúde, tlmvl e net.

                Comentário


                  #9
                  Por 50€, e apesar das razões que te assistem, deixa-te estar quieto. Vais perder antiguidade e a oportunidade de embolsar uns bons milhares se daqui por uns tempos eles tiverem de reduzir quadros e o teu nome for metido ao barulho. Vais ficar com uma boa almofada para procurares emprego durante uns tempos, para além do subsídio de desemprego. Digo-te isto não numa perspectiva catastrófica mas por que é o que se vê mais hoje em dia e nos próximos tempos, empresas a despedir em massa.

                  Se mudas agora estás sujeito a daqui a 6 ou 12 meses estares sem emprego, sem subsídio e sem indemnização. Vale a pena por mais 50€? Isso era bom no tempo das vacas gordas mas como as coisas estão há que agarrar-nos ao que temos com unhas e dentes, vejo muita gente insatisfeita mas que nem lhes passa pela cabeça quão precioso é o seu emprego.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                    Por 50€, e apesar das razões que te assistem, deixa-te estar quieto. Vais perder antiguidade e a oportunidade de embolsar uns bons milhares se daqui por uns tempos eles tiverem de reduzir quadros e o teu nome for metido ao barulho. Vais ficar com uma boa almofada para procurares emprego durante uns tempos, para além do subsídio de desemprego. Digo-te isto não numa perspectiva catastrófica mas por que é o que se vê mais hoje em dia e nos próximos tempos, empresas a despedir em massa.

                    Se mudas agora estás sujeito a daqui a 6 ou 12 meses estares sem emprego, sem subsídio e sem indemnização. Vale a pena por mais 50€? Isso era bom no tempo das vacas gordas mas como as coisas estão há que agarrar-nos ao que temos com unhas e dentes, vejo muita gente insatisfeita mas que nem lhes passa pela cabeça quão precioso é o seu emprego.
                    É a minha opinião, ipsis verbis.

                    Comentário


                      #11
                      É muito difícil dar "o conselho certo"
                      mas posso dar a opinião, neste caso parece-me que de alguma forma tens razão na questão salarial, demasiado tempo sem o reconhecimento do trabalho prestado além dos sucessivos aumentos do custo de vida, as regalias adicionais que tens, são uma mais valia nos tempos actuais onde se anda a cortar nas benesses dadas aos empregados, tens de ponderar essa parte.
                      compreendo a tua "ira", naturalmente que sim.
                      devo contudo alertar-te para controlares os impulsos sem nunca deixares de almejar o melhor para ti, sabes de certeza o teu valor e conheces as tuas capacidades, não deves por isso deixar que as injustiças te toldem a inteligência.
                      estás num momento em que se erras, afundas.
                      pelo simples facto de ficar uma mágoa de negociares mal a saída dum lado e negociares pior a entrada noutro lado.
                      atenção que ninguém pode saber melhor do que tu as vantagens e desvantagens, hoje mais do que nunca as avaliações passam pelos objectivos alcançados, as pessoas vão ficando em segundo plano, infelizmente é assim.
                      as cunhas e os favores, vais vê-los sempre acima das competências e mais uma vez, infelizmente é assim.
                      vais ter a pressão do contrato e da renovação, vais ter de provar que foste a escolha certa durante muito tempo até teres um lugar mais confortável, isso se decidires mudar agora de empresa.
                      na empresa onde estás, tens o que conheces de raiz, neste caso podes ir jogando sempre com a precaridade de bons profissionais e fazendo valer as tuas capacidades, dando um cheirinho de "eu preciso do ordenado mas voçês afinal precisam de mim" e vais fazendo a tua vida em busca de outro qualquer lugar mais vantajoso.
                      aproveita para enviares C.V. e vai reparando quantas empresas te respondem, de seguida compara-as á empresa onde estás e vai tirando ilações disso, é estares a fazer um "estudo" privado no mercado de trabalho dentro da tua área.

                      desejo-te as maiores felicidades e coragem que a vida não é fácil

                      Comentário


                        #12
                        Encara a proposta que tiveste como um incentivo para continuares a procurar. Se não te sentes mal no ambiente de trabalho actual não mudes.
                        Como é que uma empresa que não fornece seguro de saúde aos seus funcionários pode estar entre as melhores para trabalhar!

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelo vosso feedback.

                          O meu objetivo não era sair da empresa atual - Era o de conseguir uma proposta.
                          Eu jamais imaginei que eles iriam "chumbar" o aumento, na iminência de eu sair. Mas foi o que aconteceu. E eu fiquei "atordoado", encarei isso como um convite para sair.

                          Vale lembrar que o diretor que "chumbou" o aumento não me conhece, nem sabe sequer avaliar a importância do meu trabalho... O "não" foi automático, sem qualquer averiguação. Irresponsabilidade!

                          Como é que uma empresa que não fornece seguro de saúde aos seus funcionários pode estar entre as melhores para trabalhar!
                          Mas está. Talvez os colaboradores se sintam felizes, mesmo sem essa regalia.

                          Por outro lado, a minha empresa tenta concorrer há vários anos e nunca conseguiu uma boa posição (eu próprio, quando preencho o questionário individual, sou honesto e "casco", principalmente nas questões que tocam à distribuição salarial).

                          Eu não vou dizer nomes de empresas - se quiserem saber de que empresas estou a falar PM.

                          Gracias!

                          Comentário


                            #14
                            Continua a disparar CVS, mas mantém te no teu emprego. Vais mudar para uma empresa mais pequena, e vais ter menos privilégios e, mais importante, menos estabilidade profissional. Não vejo nenhuma vantagem. Infelizmente, é um daqueles casos em que é preciso engolir o orgulho...

                            Comentário


                              #15
                              Já não existe um tópico igual a este?

                              Comentário


                                #16
                                E outra coisa. Na nova empresa prometem-me formação e reuniões regulares de "avaliação" que podem alavancar a progressão. Eu preciso aprender coisas novas (ainda mais trabalhando com sistemas, que estão sempre a mudar)!
                                Contrasta com o desinteresse que eu vejo na minha empresa atual. Para além da falta de formação...

                                Na nova empresa, quando fui às entrevistas, fiquei surpreendido com o staff jovem e aparentemente feliz. Clima descontraído.
                                Na minha empresa atual o clima é mais formal (em algumas áreas) e abundam dinossauros sem talento e exageradamente bem remunerados. Desculpem o uso do termo, mas teve que ser: Dinossauros.

                                Estou muito tentado a sair. Talvez me dê mal, talvez não... quem sabe? Eu lembro-me muito bem da raiva que sentia quando respondi a anúncios em plena hora de expediente...

                                Ainda assim, custa-me muito perder 9 anos de trabalho e as regalias que ganhei...
                                Tenho 15 horas para decidir se assino a rescisão ou não. Tenso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Também acho que já vais tarde...
                                  Não há que ter medo de arriscar.
                                  Olhando friamente para números, um empregado que esteja 9 anos a cumprir o seu serviço sem ter nenhum aumento, pode perfeitamente passar mais 9 em iguais condições. Acho que é para isto que a direção olha.

                                  Por outro lado, não sei se esta é apenas a primeira resposta que obtiveste mas devias sondar o mercado um pouco mais. Tens alguma ideia de quanto recebe um empregado com o teu perfil e anos de casa noutra empresa semelhante? Achas que o novo salário está de acordo com esse valor?
                                  Não digo isto por ser uma mudança de "50 euros" porque estes podem facilmente ser aumentados caso vás para uma empresa que valorize o seus activos, como parece ser o caso. Mas já que vais mudar, que seja para te colocares desde já numa posição vantajosa face ao mercado...

                                  Boa avaliação dos prós e contras e sorte com a decisão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já te deram excelentes conselhos por aqui!

                                    Vou dar o meu (que não difere muito): Deixa-te estar, vai trabalhando e continua a disparar CV´s! Quando realmente aparecer algo melhor, dá o salto

                                    E digo-te isto, por experiência própria (e que "aprendi ás minhas custas" no passado), e que me vejo neste momento numa situação quase igual , mas que não mudo enquanto não aparecer algo melhor (já tive "convites", mas sempre para igual ou mesmo pior).
                                    Editado pela última vez por REDLINER; 01 September 2013, 16:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Continua a concorrer, mas por enquanto mantém-te onde estás. Neste caso, não te compensa mudar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem... 9 anos sem aumentos e sem evolucao na carreira (e pelo que dizes cumpres correctamente e bem as tuas funcoes) ja era tempo de sair faz tempo. Mas convem avaliar varios pontos: 1- idade que tens ; 2 - obrigacoes monetarias obrigatorias a curto prazo que tens : exemplo se estas a pagar casa, carro ou casado , 3 - se tens menores a teu cargo , 4 - caso o novo trabalho corra mal, se tens alguem q temporariamente te possa apoiar financeiramente... Ou seja acho que é importante saber a situacao a redor de ti...Tambem saber se teu actual ordenado é superior ou inferior à média praticada com pessoas na tua funcao e competencia. Ou seja avaliar genericamente o real. Pq nao sei se estamos a falar de 700€ ou 1800€ por exemplo no exemplo demonstrado... Por exemplo de 2000€ para 2050€ é uma evolucao q no meu entender nunca se justificaria. Pq isso é o risco associado a tuas responsabilidades. Se és novo , sem filhos e a viver sozinho recomeçar de novo nao custa nada... E se nao tens aumento faz 9 anos, ou tinhas grande ordenado ou andas a ser fortemente explorado. Mas tambem devo dizer q se esperaste tanto tempo por revisao ou evolucao na carreira, nao deves ser muito exigente contigo ou algo falha na historia. Pq quando somos bons e cmopetentes exige-se feedback. E a curto prazo... OUTRA QUESTAO: Se és programador tambem sempre podes ir reduzindo tua produtividade na empresa onde estas (ja q nao tem evolucao na carreira pouco importa seres bom, desde q faças apenas o comprometido) e ir fazendo trabalhos por fora. E assim ganhavas um extra. É uma área q tenho ideia q apareçam sempre serviços em modo part time...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado vela, também pela opinião.
                                          A culpa foi minha, que "deixei-me ficar" 9 anos, sem qualquer evolução... até de competências.

                                          Não me sinto na condição de exigir condições salariais excepcionais quando fiquei estagnado tanto tempo.
                                          O que eu mais valorizo agora é o investimento nas minhas competências, coisa que esta empresa parece fazer.

                                          Eu tive duas respostas. Os valores apresentados são exatamente iguais.
                                          Esta tem quatro vantagens:
                                          - Gostei bastante do ambiente geral (apesar de ainda não conhecer os colegas com quem iria trabalhar).
                                          - O meu potencial-futuro-chefe que parece ser bastante acessível e humilde (fartou-se de pedir desculpas só porque se atrasou uns 5 minutos, quando foi me receber - Isso impressionou-me!)
                                          - Garantia de ser boa empresa para trabalhar (pelo menos é premiada).
                                          - Localização - parque das nações.

                                          Tenho consciência que, apesar dos valores e condição contratual, dificilmente conseguiria uma empresa melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ficaste 9 anos sem evoluir em nivel de conhecimentos ? Foi isso q percebi... isso é mau sinal . Tens um baixo nivel de exigencia para ti... Eu se estiver um ano sem aprender algo novo fico logo "psicotico"...Por uma questao de instinto de sobrevivencia. A sociedade evolui tanto.Sentimo-nos rapidamente a sentir "modelos ultrepassados". Especialmente na tua área onde um mês pode ser uma enternidade... Assim entende-se pq nunca exigiste mais. Mas acho dificil q possas considerar-te um bom profissional estando tanto tempo estagnado. Atencao q é uma critica construtiva. Espero o melhor para ti. Exige de ti para poderes exigir dos teus "patroes"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                              1- idade que tens ;
                                              2 - obrigacoes monetarias obrigatorias a curto prazo que tens : exemplo se estas a pagar casa, carro ou casado ,
                                              3 - se tens menores a teu cargo ,
                                              4 - caso o novo trabalho corra mal, se tens alguem q temporariamente te possa apoiar financeiramente...
                                              [5] - se teu actual ordenado é superior ou inferior à média praticada com pessoas na tua funcao e competencia.
                                              [6] - OUTRA QUESTAO: Se és programador tambem sempre podes ir reduzindo tua produtividade na empresa onde estas (ja q nao tem evolucao na carreira pouco importa seres bom, desde q faças apenas o comprometido) e ir fazendo trabalhos por fora. E assim ganhavas um extra. É uma área q tenho ideia q apareçam sempre serviços em modo part time...
                                              1- 30
                                              2- Só a casa (200eur / mês), sou casado (ela trabalha: +600€)
                                              3- Não
                                              4- Fica muiiiito apertado, mas sobrevive-se.
                                              5- 1050 euros, mais as regalias mencionadas. O novo ordenado é 1100 liquidos.
                                              6- A minha improdutividade é baixíssima neste momento. Chego todos os dias tarde. Não me orgulho disso, mas ajuda a amenizar a revolta.

                                              Gracias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fernandovieira7 Ver Post
                                                Ficaste 9 anos sem evoluir em nivel de conhecimentos ? Foi isso q percebi... isso é mau sinal . Tens um baixo nivel de exigencia para ti...
                                                TINHA um baixo nível de exigencia para mim - outras prioridades, outros motivos que não vale a pena mencionar aqui.
                                                Quero mudar muita coisa na minha vida, começando pela postura e evolução profissional.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim , foi nesse sentido que escrevi. Essa nova energia é fundamental... Se a tua vida o permite e sentes que é um bon reinicio pode ser bom este novo desafio. Se ficares no mesmo trabalho podes asfixiar e continuar estagando e um dia seras "tecnicamente" quase obsoleto. Acho q se podes, deves mudar... nao te sintas feliz com o q tens , mas neste caso com o q achas q podes e deves merecer. A vida é deita de sonhos. Boa sorte

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    És programador e és confrontado com uma proposta a termo 6 meses estando tu efectivo e ainda por cima em Lisboa?

                                                    Tens que avaliar o teu enquadramento, não és aumentado a tanto tempo porque a empresa não te reconhece ou já ganhas relativamente bem e não há margem para mais?

                                                    Tens que ter noção do teu valor e procurar o devido reconhecimento, se estiveres enquadrado pode não ser muito bom mudares (nem sempre se muda para melhor embora possa parecer), no entanto se estiveres desenquadrado, fazes bem procurar, mas tem cuidado, o mercado desde a 9 anos para cá é muito conturbado!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E se em vez de aumento tivesses pedido uma promoção?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                        És programador e és confrontado com uma proposta a termo 6 meses estando tu efectivo e ainda por cima em Lisboa?

                                                        Tens que avaliar o teu enquadramento, não és aumentado a tanto tempo porque a empresa não te reconhece ou já ganhas relativamente bem e não há margem para mais?

                                                        Tens que ter noção do teu valor e procurar o devido reconhecimento, se estiveres enquadrado pode não ser muito bom mudares (nem sempre se muda para melhor embora possa parecer), no entanto se estiveres desenquadrado, fazes bem procurar, mas tem cuidado, o mercado desde a 9 anos para cá é muito conturbado!
                                                        Eu não sei até que ponto devo empacar na questão do tipo de contrato.

                                                        Eu manifestei claramente o meu desconforto pelo fato do contrato ser a termo. Disseram que as regras são impostas pela sede (empresa multinacional) e adiantaram que ser efetivo hoje em dia não é sinónimo de estabilidade. Pediram para ficar "descansado" porque eles tinham todo o interesse em ficar comigo permanentemente, se eu o merecer. Eu entendo isso também.

                                                        Novamente: O que me atrai na empresa não é o salário em si, são as perspetivas de crescimento e aquisição de mais (e novas) competências. Se não há margem para me aumentarem, quero ganhar essa margem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Numa sociedade competitiva (q nao a portuguesa) e sem ser na terra dos tachos e do estado, estabilidade por norma é sinal de baixo ordenado nos dias de hoje. Hoje em dia o mundo em PT é bem diferente de à 15 anos onde certos viviam com regalias para a vida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estás há 9 anos na mesma função e vencimento?

                                                            É estranho.

                                                            Se fosse a ti, pensava primeiro no que se passou nestes 9 anos, antes de fazer coisas que te possas arrepender no futuro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X