Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colégio só de um sexo, o que pensam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Colégio só de um sexo, o que pensam?

    Tanto eu como os meus irmãos frequentamos um colégio só de rapazes dos 6 aos 18 anos. O meu sobrinho ingressou recentemente na mesma instituição, no pré-escolar. Com excepção desta categoria, todos os professores são homens.

    Tive em curiosidade em saber o que pensam, visto que no passado até as escolas públicas funcionavam assim.

    #2
    Prós: montes de amigos para jogar à bola
    Contra: montes de amigos



    Eh pá, digamos que gostei das interacções com as raparigas das minhas várias turmas desde a 1ª classe ao 12º ano

    Comentário


      #3
      não é por isso que não deixam de aparecer grávidas

      Comentário


        #4
        Acredito que até haja um melhor aproveitamento escolar.

        Mas a interacção diária com pessoas de outro sexo também faz parte da evolução das pessoas.

        Comentário


          #5
          Mas estás a falar de colégios "normais" ou regime de internato?
          Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 04 September 2013, 16:31. Razão: Queria editar e fiz quote...

          Comentário


            #6
            Sem querer ofender ninguém eu acho esse tipo de colégios uma perfeita estupidez.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por coelhoscp36 Ver Post
              Sem querer ofender ninguém eu acho esse tipo de colégios uma perfeita estupidez.
              Porquê?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Acredito que até haja um melhor aproveitamento escolar.
                Sim, pelo menos na minha altura toda a gente tinha excelente aproveitamento. Também não havia outro remédio, visto que mau aproveitamento dava direito a um convite de um abandono. As turmas eram pequenas e os professores muito atentos.

                Escusado será dizer que é muito seguro, as entradas e saídas são minuciosamente controladas. Ah e éramos revistados todos os dias. Tabaco, drogas ou objectos perigosos ou de grande distração eram confiscados e, claro, os pais informados.

                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Mas estás a falar de colégios "normais" ou regime de internato?
                Disclaimer: isto não é um colégio interno, volta-se para casa todos os dias. No entanto, é obrigatório estar lá das 8 da manhã às 6 da tarde mesmo que as aulas terminem mais cedo.
                Editado pela última vez por HoldON; 04 September 2013, 16:35.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SB Ver Post
                  não é por isso que não deixam de aparecer grávidas
                  Nem é preciso chegar a tanto, a minha mãe dava em maluca com festas de aniversário só com rapazes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                    Sim, pelo menos na minha altura toda a gente tinha excelente aproveitamento. Também não havia outro remédio, visto que mau aproveitamento dava direito a um convite de um abandono. As turmas eram pequenas e os professores muito atentos.

                    Escusado será dizer que é muito seguro, as entradas e saídas são minuciosamente controladas. Ah e éramos revistados todos os dias. Tabaco, drogas ou objectos perigosos ou de grande distração eram confiscados e, claro, os pais informados.

                    Disclaimer: isto não é um colégio interno, volta-se para casa todos os dias. No entanto, é obrigatório estar lá das 8 da manhã às 6 da tarde mesmo que as aulas terminem mais cedo.
                    mas o aproveitamento é excelente porque é só de um sexo, ou porque tem muito mais controlo e qualidade? correlação não implica causalidade

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                      mas o aproveitamento é excelente porque é só de um sexo, ou porque tem muito mais controlo e qualidade? correlação não implica causalidade
                      Como insider não te sei responder e dizer se há ou não correlação. Sei que nos era instituído uma cultura de rigor, disciplina respeito inquestionável.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                        Sim, pelo menos na minha altura toda a gente tinha excelente aproveitamento. Também não havia outro remédio, visto que mau aproveitamento dava direito a um convite de um abandono. As turmas eram pequenas e os professores muito atentos.

                        Escusado será dizer que é muito seguro, as entradas e saídas são minuciosamente controladas. Ah e éramos revistados todos os dias. Tabaco, drogas ou objectos perigosos ou de grande distração eram confiscados e, claro, os pais informados.
                        Está explicado. Há mais controlo, mais exigência aos alunos, é normal que o aproveitamento suba. Não me parece ter a ver com serem rapazes, raparigas ou ambos.

                        Mas virando o bico ao prego, conta-nos lá a tua experiência em colégios desse género, HoldOn.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Porquê?
                          Qualquer Psicólogo te vai dizer que a interacção entre os dois sexos, é importante. Teorias essas com as quais concordo em absoluto. É uma estupidez separar rapazes, de raparigas.

                          Comentário


                            #14
                            Eu andei foi num de freiras até ao 5º ano ... coitadas. Mas era unisexo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                              mas o aproveitamento é excelente porque é só de um sexo, ou porque tem muito mais controlo e qualidade? correlação não implica causalidade
                              Por norma os colégios têm sempre melhor aproveitamento. Não é por acaso que estão sempre nos topos das tabelas de exames nacionais.
                              Mas penso que o facto de ser uni-sexo é capaz de ainda dar um pouco mais de vantagem no aproveitamento.

                              Mas penso que prolongar o colégio até aos 18 anos é capaz de ser um pouco exagerado.

                              Comentário


                                #16
                                Faço outra questão: faz sentido deixar um rapaz relacionar-se nos tempos livres com raparigas e restringi-lo a relações do mesmo sexo durante o horário de "expediente"?

                                O objectivo é que se relacionem com raparigas apenas a partir dos 18 anos? Esse "tipo" de pais também faz outro tipo de restrições? Tv e computador só a partir dos 18 anos, por exemplo?

                                O colégio falado é de índole religiosa?

                                Comentário


                                  #17
                                  Há quem goste.
                                  Eu não acho de todo a melhor opção, não quer dizer que a malta não saia com raparigas e nem as veja, mas é diferente, a interacção tanto nas aulas como nos intervalos, até nos trabalhos e "discussões" têm diferentes pontos de vista em ambos os sexos.
                                  Ainda para mais todo esse controlo para quê? Caso alguém queira levar algo eles levam e pronto, arranjam sempre uma maneira...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                    Qualquer Psicólogo te vai dizer que a interacção entre os dois sexos, é importante. Teorias essas com as quais concordo em absoluto. É uma estupidez separar rapazes, de raparigas.
                                    Sim, como disse no meu 1º comentário, acho importante que haja a interacção.

                                    Mas um colégio deste tipo não exclui completamente a interacção, já que depois das 18h podes ter a interacção que bem entendes...

                                    Comentário


                                      #19
                                      não concordo mas se tu mesmo tiveste essa experiência saberás melhor. Eu andei sempre em escolas ranhosas e como já disseram acho que o importante é o rigor que existe nesses colégios, a questão da separação de sexos parece me acessória e se calhar até pouco saudável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Sim, como disse no meu 1º comentário, acho importante que haja a interacção.

                                        Mas um colégio deste tipo não exclui completamente a interacção, já que depois das 18h podes ter a interacção que bem entendes...
                                        Depois das 18h os pais vão buscar os filhos, metê-los a fazer os TPC, dar banho, jantar e cama. Grande parte da interacção, dá-se durante o período lectivo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Por norma os colégios têm sempre melhor aproveitamento. Não é por acaso que estão sempre nos topos das tabelas de exames nacionais.
                                          Mas penso que o facto de ser uni-sexo é capaz de ainda dar um pouco mais de vantagem no aproveitamento.

                                          Mas penso que prolongar o colégio até aos 18 anos é capaz de ser um pouco exagerado.
                                          Isso também tem que se lhe diga, tal como algumas universidades privadas.
                                          Não vamos generalizar, mas sabe-se como é que certas instituições dessas e as classificações dos alunos funcionam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Mas virando o bico ao prego, conta-nos lá a tua experiência em colégios desse género, HoldOn.
                                            Eu gostei muito da experiência. Tínhamos um espírito de união muito forte (ainda temos quando nos juntamos) e o lema era nunca deixar ninguém de fora. Se alguém tinha dificuldade no que quer que fosse, era o nosso dever como colegas ajudá-lo a melhorar.

                                            Depois claro, tinha uma vasta oferta desportiva que acentuava ainda mais este espírito de um todo.

                                            Um bully, por exemplo, nunca iria muito longe neste colégio. Os próprios colegas tratavam de pô-lo na ordem e se persistisse, era posto na rua sem qualquer problema.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desculpem que diga, mas dizer que os colégios privados estão no topo das tabelas de exames nacionais, devido à separação de sexos, é uma das maiores falácias e demagogias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Mas penso que prolongar o colégio até aos 18 anos é capaz de ser um pouco exagerado.
                                                A minha mãe e a minha avó achavam uma excelente ideia.


                                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                Há quem goste.
                                                Eu não acho de todo a melhor opção, não quer dizer que a malta não saia com raparigas e nem as veja, mas é diferente, a interacção tanto nas aulas como nos intervalos, até nos trabalhos e "discussões" têm diferentes pontos de vista em ambos os sexos.
                                                Ainda para mais todo esse controlo para quê? Caso alguém queira levar algo eles levam e pronto, arranjam sempre uma maneira...
                                                Acho que não estás a perceber. Éramos revistados a sério, mochilas e bolsos. Deve ser por isso que ainda hoje passo a segurança nos aeroportos com a maior facilidade, foi o que fiz todos os dias durante anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                  Qualquer Psicólogo te vai dizer que a interacção entre os dois sexos, é importante. Teorias essas com as quais concordo em absoluto. É uma estupidez separar rapazes, de raparigas.
                                                  Os psicólogos têm de ter uma teoria para tudo. Não vejo ninguém daquele grupo com qualquer trauma em relação a isso. São pessoas que nunca enveredaram por caminhos suspeitos, seguiram para a faculdade, tiraram um curso, arranjaram um emprego, pagam as suas contas e têm a sua vida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já que falam nisso:

                                                    Em defesa do Colégio Militar: WWW.EMDEFESADOCOLEGIOMILITAR.PT

                                                    Antigos Alunos do Colégio Militar realizaram "acção de luto" contra reforma da instituição - PÚBLICO

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu não gostei. Nesse aspeto o 25 de Abril para mim foi uma bênção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acredito que o rigor e vigilância acrescidas façam maravilhas.

                                                        Na separação dos sexos a única vantagem que consigo ver é os rapazes deixarem de se armar em engraçadinhos dentro da sala para chamar a atenção das meninas (o que, claro, melhora a produtividade).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                          A minha mãe e a minha avó achavam uma excelente ideia.




                                                          Acho que não estás a perceber. Éramos revistados a sério, mochilas e bolsos. Deve ser por isso que ainda hoje passo a segurança nos aeroportos com a maior facilidade, foi o que fiz todos os dias durante anos.
                                                          Estou a perceber, e não quer dizer que nessa instituição se passasse, mas que acontecem, acontecem.
                                                          No entanto acho que é uma segurança excessiva, um pequeno exemplo, na minha escola desde que proibiram o tabaco de vez, na altura do "boom" do tabaco nos putos, era/é moda e eram mais fixes, durante uns meses ainda apanhavam um ou outro escondido, depois foi de vez nunca mais se viu/ouviu falar, sem qualquer revista.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                            Os psicólogos têm de ter uma teoria para tudo. Não vejo ninguém daquele grupo com qualquer trauma em relação a isso. São pessoas que nunca enveredaram por caminhos suspeitos, seguiram para a faculdade, tiraram um curso, arranjaram um emprego, pagam as suas contas e têm a sua vida.

                                                            O facto de não mencionares "arranjaram namorada" diz muito. É uma omissão que, lida nas entrelinhas, explica bem!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X