Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quarto arrendado - Problemas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quarto arrendado - Problemas...

    Preciso de uma ajuda, pois já pesquisei bastante e não encontro nada que me ajude nesta situação que passo a descrever.

    O problema é com a minha namorada, que vive numa casa onde tem apenas um quarto alugado e acesso a toda a casa. A casa não é partilhada com a senhoria, mas sim com outras colegas de casa. Neste caso, é um T4 onde vivem de momento 3 raparigas e existe mais um quarto para arrendar. O problema surge agora que a senhoria pretende arrendar o quarto vago a novas pessoas e está constantemente a entrar em casa da minha namorada sem sequer tocar à campainha da porta exterior. Simplesmente mete a chave na fechadura...e entra!

    Sendo uma casa apenas de raparigas é natural que as pessoas se sintam mais à vontade para andarem vestidas (ou despidas) como querem e num destes dias a minha namorada estava numa parte comum da casa, a sala, a engomar roupa com um pijama relativamente curto no momento que entra a senhoria em casa com mais 2 raparigas. É uma situação chata...que apesar do mau ainda poderia ser pior!
    A minha namorada e restantes colegas de casa não pedem mais que uma simples chamada telefónica a perguntar se é oportuno ir lá a casa, mais no sentido de não ser apanhada desprevenida desta forma. Eu diria que no mínimo tocar à campainha e aguardar um pouco para ver se alguém abre a porta.

    É legítimo o que a senhoria está a fazer? Não deviam ser combinadas estas visitas?

    Eu felizmente não tenho este problema, porque, apesar de também viver em casa arrendada, arrendei a casa completa com mais uns amigos e então o senhorio apenas tem acesso a minha casa em dias de visitas combinadas pelo que é tranquilo e não dou por mim com gente estranha em casa.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda.

    #2
    Pergunto eu: caso uma colega de casa queira levar um rapaz/rapariga a casa tem de avisar as colegas ou tocar à campainha para entrar na própria casa?

    Comentário


      #3
      Não percebendo nada do assunto, diria que seria chato se a senhoria entrasse no quarto alugado, mas nem tanto nas partes comuns.

      No limite ela podia viver lá ocupando esse 4º quarto e utilizar as partes comuns também, não ?

      Comentário


        #4
        Acho que a senhoria devia tocar a campainha antes de entrar pelo menos...mas já experimentaram falar com a senhoria?

        Comentário


          #5
          quando as casas são arrendadas em quartos, há uma "convenção social" de que há zonas privadas (os quartos) e zonas partilhadas que são públicas.

          a ideia é comparares com um hostel que funciona de maneira bastante parecida, por isso não vejo qualquer problema da senhoria lá entrar uma vez que não entra nos quartos sem avisar/bater.

          a tua namorada tem de perceber que está a alugar um quarto e não uma casa, tem a vantagem de ser mais barato mas tem obviamente problemas de privacidade.

          se por acaso a senhoria decidir alugar o último quarto a um rapaz, como é? também não vai poder andar de pijama curto na sala...

          Comentário


            #6
            Pessoalmente acho que seria sempre simpático pelo menos tocar à campainha.

            Mas tb acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
            Se a tua namorada está de pijama curto, ou nua nos espaço comum é problema dela.
            E se fosse uma colega de casa a entrar com o namorado? Ou amigos? E apanham a tua namorada de trajes reduzidos na sala....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
              Pergunto eu: caso uma colega de casa queira levar um rapaz/rapariga a casa tem de avisar as colegas ou tocar à campainha para entrar na própria casa?
              Não, mas acho que nesse caso já existe o bom senso de estar acompanhado(a) por alguém que vive lá constantemente. De qualquer forma, a minha namorada quando pensa levar lá pessoas fora do comum avisa as colegas de casa. Mas ela nem pede isso... E repara que ela tem o quarto arrendado sem ser apartamento partilhado com a senhoria. Se fosse, acho que o enquadramento legal seria outro.

              Comentário


                #8
                É assim tão complicado dar uma palavrinha à mulher? Ou é daquelas senhorias ranhosas?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                  quando as casas são arrendadas em quartos, há uma "convenção social" de que há zonas privadas (os quartos) e zonas partilhadas que são públicas.

                  a ideia é comparares com um hostel que funciona de maneira bastante parecida, por isso não vejo qualquer problema da senhoria lá entrar uma vez que não entra nos quartos sem avisar/bater.

                  a tua namorada tem de perceber que está a alugar um quarto e não uma casa, tem a vantagem de ser mais barato mas tem obviamente problemas de privacidade.

                  se por acaso a senhoria decidir alugar o último quarto a um rapaz, como é? também não vai poder andar de pijama curto na sala...
                  Quando a minha namorada fou para lá viver, no contrato verbal que fizeram é que seria um apartamento apenas de raparigas, no entanto nada está escrito... Seria uma situação a ver no momento, no entanto acho que será sempre alguma falta de educação o que ela faz... Independentemente de eu estar a exagerar o problema... (que admito que posso estar, por isso vim pedir ajuda)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                    É assim tão complicado dar uma palavrinha à mulher? Ou é daquelas senhorias ranhosas?
                    Isso foi a primeira coisa que se fez já há uns tempos, e repetiu-se várias vezes essa palavrinha. Sempre numa perspectiva de razoabilidade... A minha namorada e restantes colegas de casa não querem mesmo chatices, mas gostariam de um pouco mais de cuidado por parte da senhoria.
                    Editado pela última vez por zeus; 09 September 2013, 13:33. Razão: quote

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                      Quando a minha namorada fou para lá viver, no contrato verbal que fizeram é que seria um apartamento apenas de raparigas, no entanto nada está escrito... Seria uma situação a ver no momento, no entanto acho que será sempre alguma falta de educação o que ela faz... Independentemente de eu estar a exagerar o problema... (que admito que posso estar, por isso vim pedir ajuda)
                      não acho de todo exagerado. conheço senhorios que alugam quartos e conheço inquilinos que o fazem também, e isto, pelo que sei, é prática comum.

                      o senhorio vai lá quando quer mas não entra nos quartos (ou bate à porta). as áreas comuns não são privadas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                        Isso foi a primeira coisa que se fez já há uns tempos, e repetiu-se várias vezes essa palavrinha. Sempre numa perspectiva de razoabilidade... A minha namorada e restantes colegas de casa não querem mesmo chatices, mas gostariam de um pouco mais de cuidado por parte da senhoria.
                        em principio como estão a arrendar e pagar teem direito a sua privacidade, não há moral nenhuma a senhoria entrar sem ou ao menos pre avisar com a hora exata , ou claro tocar a campainha. no meu ponto de vista não e normal esse comportamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Não percebendo nada do assunto, diria que seria chato se a senhoria entrasse no quarto alugado, mas nem tanto nas partes comuns.

                          No limite ela podia viver lá ocupando esse 4º quarto e utilizar as partes comuns também, não ?
                          Já agora v7, concordas que seria um enquadramento legal diferente caso a casa fosse partilhada com a senhoria, certo? Neste caso acho que se chamaria albergue e não arrendamento...mas eu não percebo nada de leis

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                            Isso foi a primeira coisa que se fez já há uns tempos, e repetiu-se várias vezes essa palavrinha. Sempre numa perspectiva de razoabilidade... A minha namorada e restantes colegas de casa não querem mesmo chatices, mas gostariam de um pouco mais de cuidado por parte da senhoria.
                            Juntem-se as 3 e aluguem um apartamento. Provavelmente sai mais barato, e aí já ditam as regras.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                              Já agora v7, concordas que seria um enquadramento legal diferente caso a casa fosse partilhada com a senhoria, certo? Neste caso acho que se chamaria albergue e não arrendamento...mas eu não percebo nada de leis
                              Falas em enquadramento legal, mas já disseste que não há contrato. Por isso não há qualquer enquadramento....

                              Comentário


                                #16
                                Um contrato verbal é um contrato válido, pelo que existe certamente enquadramento legal. E assim como os comprovativos de transferência bancária da renda servem como comprovativo desses mesmos pagamentos e atestam a existência de um contrato, ou não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora..se é contrato verbal...não se pode exigir nada à senhoria.

                                  De qualquer forma, nada como falar com a senhora sobre o assunto ou então procurar outra solução

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                                    Um contrato verbal é um contrato válido, pelo que existe certamente enquadramento legal. E assim como os comprovativos de transferência bancária da renda servem como comprovativo desses mesmos pagamentos e atestam a existência de um contrato, ou não?
                                    Contrato verbal existe, mas em casos especificos tipo adesões a serviços de telecomunicações e coisas do género. Nas casas, trata-se de contratos escritos, mesmo que seja arrendamento de quarto. Dai ter que existir recibo (ao que essa senhoria se está a descartar, estando em arrendamento ilegal). Sem provas de contrato, nada legal há a fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sem fotos para conseguir ver quão curto é o pijama é não posso ajudar. Lamento.
                                      Editado pela última vez por andantedodia; 09 September 2013, 14:04.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O pijama consegue ser mais curto, que um biquini na praia? Se assim for, realmente é grave.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                          Contrato verbal existe, mas em casos especificos tipo adesões a serviços de telecomunicações e coisas do género. Nas casas, trata-se de contratos escritos, mesmo que seja arrendamento de quarto. Dai ter que existir recibo (ao que essa senhoria se está a descartar, estando em arrendamento ilegal). Sem provas de contrato, nada legal há a fazer.
                                          Penso que as coisas não são assim tão lineares. É certo que o arrendamento urbano exige sempre um documento escrito, que deve ser um contrato propriamente dito, mas pode também ser os recibos de pagamento das rendas. Ou seja, à falta de contrato de arrendamento, os recibos (se existirem) constituem prova legal da existência de contrato de arrendamento.
                                          Contudo, tal como no caso em apreço, não há contrato escrito nem recibos. Portanto, em princípio, não há legalmente qualquer relação contratual. Mas, e isto é um grande mas, há um contrato de facto, que até é punível pela Lei, visto que o senhorio recebe dinheiro sem dar recibo, incorrendo portanto num crime de especulação. Ora, se a Lei prevê punição, então reconhece inerentemente a existência do dito contrato, mas sob a forma de uma ilegalidade.
                                          No casos em que este tipo de situações vai a tribunal julgo que é comum o juíz dar como provada a existência de uma efectiva relação contratual (ainda que fora da lei), sentenciando o senhorio à pena que a Lei enquadra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que essa senhoria é uma expert a vender o produto. Nos meus tempos de estudante quando andava a procurar quarto se fosse recebido assim:



                                            ...alugava o quarto sem sequer lhe pôr a vista em cima.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Falam directamente, e sem paninhos quentes, com a senhoria. Se ela aceitar tudo bem, se não existe muita casa para arrendar .

                                              Vivi 3 anos assim, em duas casas diferentes, e nunca um senhorio(a) me entrou em casa sem avisar ou tocar à campainha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sobre o acesso do senhorio à casa, eu pouco percebo de leis, mas acho estranho que a Lei não proteja o inquilino. É que, tratando-se de uma casa que não constitui residência do senhorio, e estando alugada por quartos individuais com utilização colectiva das partes comuns, isto significa que cada inquilino que arrenda um quarto está de facto a arrendar, não apenas aquele quarto, mas aquele quarto acrescido da utilização das partes comuns (sala, cozinha e WCs). Ou seja, em termos colectivos, a casa está toda arrendada. Ora, se nos casos do arrendamento urbano típico (arrendamento da casa toda a uma família, por exemplo), o senhorio não pode entrar livremente por ali adentro, não percebo porque é que neste regime ele há-de poder...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ruie34, já fizemos isso por duas vezes! E ela continua com a mesma atitude...a minha namorada já lá vive há mais de 3 anos sem qualquer chatice até ao momento, porque antes as pessoas que lá estavam eram sempre as mesmas. Não queria sair a mal nem tão pouco exigir algo que não esteja no direito dela, mas se for do direito dela acho que tem de exigir e levar até às ultimas consequências. Há senhorios que são muito prepotentes e abusados...assim como há locatários da mesma laia, no entanto a minha namorada sempre cumpriu com os seus deveres ao longo de todos estes anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se um quarto ainda nao esta arrendado, quem pode ter acesso a ele? Parece-me que é obvio que seja a senhoria. Ou ela vai ter de pedir autorização para aceder ao quarto que é dela, enquanto nao for arrendado?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                      Sobre o acesso do senhorio à casa, eu pouco percebo de leis, mas acho estranho que a Lei não proteja o inquilino. É que, tratando-se de uma casa que não constitui residência do senhorio, e estando alugada por quartos individuais com utilização colectiva das partes comuns, isto significa que cada inquilino que arrenda um quarto está de facto a arrendar, não apenas aquele quarto, mas aquele quarto acrescido da utilização das partes comuns (sala, cozinha e WCs). Ou seja, em termos colectivos, a casa está toda arrendada. Ora, se nos casos do arrendamento urbano típico (arrendamento da casa toda a uma família, por exemplo), o senhorio não pode entrar livremente por ali adentro, não percebo porque é que neste regime ele há-de poder...
                                                      Eu por tudo o que pesquisei penso exactamente isto! Mas não consigo encontrar nada que o diga preto no branco sem andar a tentar extrapolar de outros casos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma questão:
                                                        Há contrato de arrendamento?

                                                        É que se não há.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                          Se um quarto ainda nao esta arrendado, quem pode ter acesso a ele? Parece-me que é obvio que seja a senhoria. Ou ela vai ter de pedir autorização para aceder ao quarto que é dela, enquanto nao for arrendado?
                                                          Claro que será a senhoria, mas creio que os horários de acesso deveriam ser combinados com os inquilinos visto ela não viver na casa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zeus Ver Post
                                                            Ruie34, já fizemos isso por duas vezes! E ela continua com a mesma atitude...a minha namorada já lá vive há mais de 3 anos sem qualquer chatice até ao momento, porque antes as pessoas que lá estavam eram sempre as mesmas. Não queria sair a mal nem tão pouco exigir algo que não esteja no direito dela, mas se for do direito dela acho que tem de exigir e levar até às ultimas consequências. Há senhorios que são muito prepotentes e abusados...assim como há locatários da mesma laia, no entanto a minha namorada sempre cumpriu com os seus deveres ao longo de todos estes anos.
                                                            Mas qual direito...

                                                            Mora numa casa sem contrato de arrendamento, provavelmente sem recibos e ainda referes direitos? Eu referiria bom senso e educação para, resolver a situação a bem.

                                                            Se já falaram as 3 com a senhoria e ela insiste no comportamento. Juntem-se e procurem uma nova casa.

                                                            Isto é o que diz a minha experiência. Além disso nas casas onde morei nunca entrou um "elemento estranho", a não ser daqueles de uma noite . Nos juntavamo-nos e arrendávamos todos os quartos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X