Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das ideias, cantinho dos inventores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico das ideias, cantinho dos inventores

    De vez em quando vêm-me ideias à cabeça.
    A maioria delas são parvas, mas no meio disto tudo, se calhar até se aproveitava alguma ....

    E certamente com os colegas foristas acontece o mesmo.

    Convido-vos a partilharem ideias e inventos que vos andem na alma !










    ************************************************** ***************************************


    Inagururo com esta ideia , baseada nas observações que faço dos meus amigos e amigas que viajam bastante :

    Ora, um dos maiores problemas de quem viaja de avião é precisamente o peso, e toda a ginástica e racionamento que é necessária à volta desta limitação.

    Muitas vezes acaba-se por comprar no destino uma série de artigos, os quais depois são abandonados por não ser viável / não compensar traze-los de volta.

    Ora a minha ideia anda precisamente à volta disto, em cada aeroporto deste planeta existir uma pequena loja de trocas / vendas / compras / aluguer de artigos de viagem.
    Uma especie de cash converters mas mais polivalente.

    Até poderia funcionar no parque de estacionamento de cada aeroporto , e alugarem também carros, bicicletas, scooters, patins, pranchas de surf e bodyboard, !

    A lógica seria sempre a mesma: Levar o mínimo possível, ao chegar ao aeroporto ir à tal loja do viajante e pegar numa série de artigos usados (devidamente lavados / limpos) : Livros, Toalhas de praia, chapeus de sol, agasalhos, fatos de surf , bodyboard, impermeáveis, chapéus de sol, malas de viagem , Mochilas, trolleys ... Ah, e roupas / trajos locais que por vezes é necessário utilizar quando se viaja para alguns paises.
    A lista é interminável: Equipamento de escalada, Equipamento de golf, canoagem, atrelados e tejadilhos para carga extra, barras de tejadilho para pranchas, Botas e calcado especifico, tendas e todo o material necessário para acampar, explorar, caminhada , Trekking, montanhismo, Cordas, exploração de grutas, Mergulho, espeleologia .
    E ainda mesas, cadeiras, campig gaz , cantis, alforges e cestos, ferramentas, parapentes, tachos, panelas, pratos, etc etc etc
    Até maquinas fotograficas (e outro equipamento de filmagem e fotografia), Tripés, Binóculos, Telescópios, Walkie Talkies e Radios de Comunicação , GPS e outro equipamento de localizacao e auxiliares de explorador, Radios (musica / audio) Cd / MP3 , TV , Portateis, Telemoveis bloqueados as redes locais, Mapas, Guias de viagem ,

    No fundo seria todo o material que podemos encontrar numa decathlon, mas em ponto pequeno e com uma filosofia de negocio diferente.

    Até comida poderia ser trocada, pois quem esta no final de férias prestes a ir para o avião manda por vezes muita comida fora por não compensar o transporte.
    E detergentes, cosméticos, protector solar, repelente insectos, artigos de higiene pessoal , fraldas, shampoos , gel de banho e outros similares - mesmo que estejam já abertos.
    Já para nem falar de artigos específicos para pessoas com necessidades especiais, por ex cadeiras de rodas, bengalas, etc.

    Recordo que a filosofia é a de trocas / vendas / compras / aluguer .
    Quando se chega a um aeroporto iria-se à loja e comprariam-se os artigos usados, ou alugavam-se - deixando como caução dinheiro / cheque / cartao credito.
    No final da estadia, iria-se à mesma loja (ou outra loja parceira noutro aeroporto) e devolviam-se os artigos não perecíveis e fazia-se o acerto.
    Ou quem tem artigos que nao pode levar para o avião tambem os poderia vender nestas lojas (mesmo que não os tenha lá comprado).

    Para além do aluguer de todo o tipo de viaturas, há todo um mundo de serviços que poderiam funcionar nestas lojas :

    -Internet / Cibercafé
    -Telefones low cost via VOIP para todo o mundo
    -Lavagem roupa
    -Transferencia dinheiro
    -Poderiam ter uma parceria com uma transportadora, por forma a funcionarem como ponto de recolha para encomendas (por ex para quem tem excesso de carga não urgente e está prestes a embarcar no avião, poderia deixar lá os seus artigos encaixotados e passados uns dias receberia em casa por via correios / transportadora) - Óptimo para livros, souvenirs, etc

    E poderiam ainda ter WC´s pagos onde quem anda em viagem pudesse ir tomar um duche / refrescar-se / fazer a barba

    Esta postada a minha ideia de hoje


    #2
    Este tópico tem estado as moscas, ora vamos anima-lo um pouco !

    Actualmente já tenho uma fonte de bancada regulavel, até um máximo de 5A / 30V, como esta da imagem:



    É uma ferramenta imprescindivel no meu dia a dia profissional.

    Mesmo a alimentar portateis consegue dar-me bastante informação, pois a partir do consumo consegue-se ter uma ideia do que está a acontecer.

    Como dava-me jeito mais fontes, nomeadamente uma para ter noutra oficina, e mesmo para os portateis era porreiro ter duas ou tres na bancada (uma correspondente a cada portatil que esteja ligado num determinado momento) , resolvi então fazer uma bricolagem , a qual partilho .
    Até porque uma fonte de alimentação ajustavel e com indicação da voltagem e consumo reais, é das coisas mais uteis que quem meche em bricolagem / electronica pode ter !


    Vou aproveitar carregadores de portatil de 19V / 4.7 ou 6A , e fazer duas ou tres fontes de bancada.

    Quando a caixas , vou utilizar caixas de aluminio de discos externos avariados, ou então de DVDRW externos, igualmente avariados.

    Vou colocar uma saida fixa com 19V, e ao mesmo tempo ter uma parte variavel, com um Buck Converter , ou seja é um transformador altamente eficiente de DC-DC .

    Por ex, entra 19V / 6A , e sai 38V com quase 3A .. Ou seja, regula para baixo, mas tambem para cima da tensao de entrada.

    Para alem disso vou colocar displays com Voltagem e Amperemetro.

    Vou ainda deixar uma ou duas portas USB

    Depois coloco fotos do projecto.

    Eis alguns dos modulos do ebay que estou a pensar colocar (provavelmente vou fazer varias fontes difetentes ) :















    Por ultimo, estou numa de aproveitar, mas esta caixa de aluminio dava uma bela fonte :




    Para acabar, partilho ainda alguns projectos de DIY de quem fez as suas proprias fontes de bancada:

    https://www.youtube.com/watch?v=kLBO_1muh24

    https://www.youtube.com/watch?v=Xy1P7W6xTP4

    https://www.youtube.com/watch?v=OmqlVzE34m8

    https://www.youtube.com/watch?v=T2hxFi8Rmno

    Comentário


      #3
      A ver se pego em 30€ e com muito tempo e paciência e monto uma coisinha destas:



      E com 100€ talvez um destes:

      https://www.youtube.com/watch?v=eAhTnBRuHmw

      Comentário


        #4
        Interessante ;)

        Comentário


          #5
          Fantastica esta forma de reparar placas de electronica: Death Wand On Circuit Board - YouTube

          Comentário


            #6
            Alguém daqui está a pensar ir ao shark tank?

            Comentário


              #7
              Eu vou ao shark tank !

              Estive a pensar numa engenhoca para aspirar enquanto se faz furos com uma craniana nos tectos falsos (ate porque vou ter que fazer isso daqui a uns dias e nao quero espalhar aquele pó fininho pela casa) !

              Pega-se numa tigela tupperware transparente, mete-se uma pega, e faz-se um furo no fundo, com uns 6 cm de diametro, para enfiar a bucha do berbequim.

              Faz-se um buraco lateral com uma ponta de tubo na qual possa encaixar a boca do aspirador

              Na pratica, como a tigela é transparente consegue-se ver o que se esta a fazer

              Como a tigela esta encostada ao tecto (o rebordo pode levar uma borracha para nao riscar) , o unico sitio por entra o ar é pelo orificio onde enfiamos o berbequim, logo o pó nunca sairá por ai

              fica o esboço :

              Comentário


                #8
                IDEIAS ADICIONAIS :

                >Na parte de baixo, em vez de um buraco aberto poderia ter um encaixe que apertaria na zona onde no caso desta foto esta o punho do berbequim.

                >Neste caso o ar entraria por cima , em vez de uma borracha a volta, poderia ter so 4 pés de borracha que serviriam de batentes para nao riscar o tecto (ou parede) e para deixar uma fresta por onde o ar entraria

                >O proprio aparelho poderia ter um punho , sendo que desta forma o recolhedor de pó e o berbequim funcionariam como um unico corpo

                >Poderiam haver uns 4 leds direccionar a ilumunar a zona que se esta a furar. Estes leds poderiam ser alimentados por pilhas, ou entao por uma pequena turbina eolica colocada na zona em que se liga o bocal do aspirador . Nem precisava de interruptor, pois os leds so acenderiam quando houvesse fluxo de ar

                >O bocal do aspirador em vez de aspirar num unico ponto, poderia ter um circuito de distribuicao com varias bocas ou uma grelha na base, por forma a aspirar de uma forma mais uniforme / eficaz

                Ha por ai alguem que tenha uma impressora 3D que queira ajudar-e a fazer o modelo ?
                Editado pela última vez por Civismo; 08 January 2015, 10:32.

                Comentário


                  #9
                  Olha que isso parece-me algo que poderia aparecer no catálogo Dmart ou nas televendas.

                  Não desistas da ideia ;)

                  Comentário


                    #10
                    Mas já há berbequins com aspiração integrada.

                    Comentário


                      #11
                      A ideia é boa, só é pena não ser novidade. Creio até que vi isso no Shark Tank

                      é só pesquisar por drilling dust catcher

                      Comentário


                        #12
                        Like a boss

                        drill-dust-catcher.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Realmente é verdade, tem razão, os sacanas copiaram-me a ideia !!!

                          Ficam algum anguns exemplos que andei a pesquisar:

                          Começo com este aqui , que foi mesmo a plagiar a minha ideia

















                          Comentário


                            #14


















                            Comentário


                              #15




                              Comentário


                                #16
                                Podias sempre usar os Tupperware, ora davam para guardar comida, ora para recipiente para o lixo..

                                2 em 1
                                Editado pela última vez por Im4real; 08 January 2015, 13:31.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                  Like a boss

                                  [ATTACH=CONFIG]127334[/ATTACH]
                                  Para furar o tecto é que é mais complicado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como não encontrei nenhum tópico dedicado ao DIY sem ser o de electrónica cá vai:

                                    Tenho de fazer uma armação (paralelepípedo), neste caso em alumínio. Vou usar tubos quadrados de alumínio.

                                    A minha duvida é... como fazer com os cantos? Necessito de juntar 3 tubos (tipo 3 ângulos rectos) e não sei como irei fazer

                                    Soldá-los é impossível por não tenho material para isso, alguma sugestão?

                                    P.S - preciso de uma solução barata

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com cantoneiras em L.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                        Com cantoneiras em L.
                                        Já pensei nisso mas não consigo imaginar como fazer a coisa funcionar

                                        Comentário


                                          #21

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                            Já pensei nisso mas não consigo imaginar como fazer a coisa funcionar
                                            Fazes um L a formar a base e usas um esquadro a unir por dentro.

                                            Colocas o 3 tubo ao alto e usas mais 2 esquadros para unir a cada tubo da base.

                                            Estou a dizer para usares 3 esquadros mas podes usar apenas 2. Tu é que sabes a resistência que necessitas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                              Já pensei nisso mas não consigo imaginar como fazer a coisa funcionar
                                              Não tenho Inventor neste pc mas vê isto (esquadro a verde):



                                              Podes por o esquadro por fora, podes por dois perfis fora e um dentro, etc. Depende muito do que queres fazer...

                                              Comentário


                                                #24
                                                tive a fazer as contas e vou desistir da ideia, fica me mais barato comprar já feito e certamente ficará melhor conseguido!

                                                A estrutura seria para fazer uma gaiola.

                                                Obrigado pelas opiniões, certamente serão necessárias para projectos futuros

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X