Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reader's Digest: Lisboa é a cidade menos honesta do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reader's Digest: Lisboa é a cidade menos honesta do mundo

    Reader's Digest: Lisboa é a cidade menos honesta do mundo | Económico

    Se encontrasse uma carteira perdida no chão devolvia-a? Num estudo recente sobre a honestidade, a Reader's Digest chegou à conclusão que os habitantes de Helsínquia, Finlândia, são os mais honestos enquanto os lisboetas ocupam a última posição.

    Para este estudo os investigadores deixavam cair no chão 12 carteiras no total, espalhadas por locais movimentados das cidades e ficavam depois a observar se os transeuntes ficavam com as carteiras ou as entregavam a alguma autoridade para que pudessem ser devolvidas aos seus donos. Cada carteira continha ainda cerca de 50 euros, fotografias de família e contactos.

    Em Helsínquia 11 das 12 carteiras foram entregues, enquanto em Lisboa apenas uma foi devolvida - não por um lisboeta mas por um casal de holandeses que se encontrava de férias.

    No total, das 192 carteiras apenas cerca de metade foi devolvida.

    O estudo conclui ainda que as condições económicas não têm impacto directo no facto de as pessoas ficarem com o dinheiro ou não. Mumbai, na Índia, alcançou a segunda posição, com os cidadãos a devolverem nove das 12 carteiras. Em comparação, apenas quatro foram entregues em Zurique, na Suíça.

    Conheça a lista completa das capitais:

    1. Helsínquia, Finlândia: 11 de 12 carteiras
    2. Mumbai, Índia: 9 de 12
    3. Budapeste, Hungria: 8 de 12
    4. Nova Iorque, EUA: 8 de 12
    5. Moscovo, Rússia: 7 de 12
    6. Amesterdão, Holanda: 7 de 12
    7. Berlim, Alemanha: 6 de 12
    8. Liubliana, Eslovénia: 6 de 12
    9. Londres, Reino Unido: 5 de 12
    10. Varsóvia, Polónia: 5 de 12
    11. Bucareste, Roménia: 4 de 12
    12. Rio de Janeiro, Brasil: 4 de 12
    13. Zurique, Suiça: 4 de 12
    14. Praga, República Checa: 3 de 12
    15. Madrid, Espanha: 2 de 12

    16. Lisboa, Portugal: 1 de 12
    Ter uma Assembleia da República é uma má influência...

    #2
    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
    Ter uma Assembleia da República é uma má influência...
    Esses senhores não sabem nada!

    Eles perguntaram quem devolveria a carteira e os portugueses foram os mais sinceros, apenas 1 em cada 12 a devolveria.

    Portanto Lisboa é a cidade mais honesta no mundo, porque quem é que acredita que em Mumbai, Budapeste, Moscovo, a maior parte das pessoas devolvia a carteira...?

    Uma coisa é dizer, outra é fazer!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      Esses senhores não sabem nada!

      Eles perguntaram quem devolveria a carteira e os portugueses foram os mais sinceros, apenas 1 em cada 12 a devolveria.

      Portanto Lisboa é a cidade mais honesta no mundo, porque quem é que acredita que em Mumbai, Budapeste, Moscovo, a maior parte das pessoas devolvia a carteira...?

      Uma coisa é dizer, outra é fazer!
      Eles não perguntaram nada... Basta ler...

      Comentário


        #4
        Note-se que a carteira devolvida... foi por um casal holandês em férias!

        Agora a sério, não percebo muito este ranking, ou se calhar as coisas mudaram muito em 5 anos (fdx já estou 5 anos cá...).

        Já achei 4 carteiras em Portugal, em uma delas, telefonei para o dono, noutras 2 entreguei à polícia, e noutra, num restaurante, guardei-a até ir à polícia até o cliente reaparecer lá, onde a devolvi.

        Todas elas levaram com o mesmo dinheiro que tinha lá. Ninguém me deu recompensa, nem estava à espera.

        Aqui, já achei uma carteira de um lituano e de um norueguês. Mesmo tratamento.

        Não percebo, não acho que o português tenha esse tipo de desonestidade.

        Comentário


          #5
          Não sou perito em sondagens e estatísticas, mas parece-me que a amostra é claramente desajustada, e depois obviamente que é tudo muito subjetivo porque todas as cidades tem zonas boas e zonas más (certamente que as 8 devolvidas em NY não foram espalhadas no Bronx).

          Mas não duvido que se perder a minha carteira na baixa de Lisboa a mesma me seja devolvida, até porque os 50€ Portugueses não tem o mesmo valor que os 50€ Finlandeses. É quase 10% do rendimento mensal de muito boa gente...

          Comentário


            #6
            Notícia e "sondagem" da treta.

            Comentário


              #7
              Depende do sítio onde foram "perdidas" as carteiras. Isto tanto vale para Lisboa como para todas as outras cidades.

              Comentário


                #8
                Sem entrar em clubites:


                Comentário


                  #9
                  Bem... assim foi um 0 em 12 !!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                    Conheça a lista completa das capitais:


                    12. Rio de Janeiro, Brasil: 4 de 12



                    16. Lisboa, Portugal: 1 de 12



                    Isto é o mesmo que fazer um ranking das cidades mais violentas e meter Évora à frente de Bagdad.

                    está tudo dito a respeito da credibilidade da amostra. Quem já foi ao Brasil só pode achar piada a estes números.
                    eu por acaso gostava de conhecer quem faz estes "estudos" só para saber como é possível alguém ser tão incompetente.

                    Comentário


                      #11
                      Um amigo meu deixou a carteira nas casas de banho do Continente de Coimbra. Até se aperceber, passou mais de 1 hora. Quando voltou, o segurança tinha lá a carteira com ele e não faltava absolutamente nada. E a carteira foi-lhe entregue por um visitante do shopping.

                      Comentário


                        #12
                        Eu perdi um boné em Reguengos de Monsaraz e só voltei à casa de banho dali a 1h e ele ainda lá estava.

                        Comentário


                          #13
                          São assim tantos os portugueses em Zurique, para só haver quatro devoluções?

                          Comentário


                            #14
                            Ja perdi 2 carteiras:
                            1 no autocarro - Apareceu nos perdidos e achados da PSP com tudo (dinheiro inclusivé)
                            1 no táxi - Apareceram os documentos todos presos com um elástico nos perdidos e achados da PSP (dinheiro e carteira, que nem era nada de especial, foram à vida)

                            Já encontrei uma carteira:
                            Numa zona turística de Lx, de um cidadão da Suiça. Após uma troca de e-mails com a embaixada, enviei-lhes a carteira por correio. Passado uma semanas recebi por correio um canivete suíço todo pipi com um cartão de agradecimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                              Ter uma Assembleia da República é uma má influência...
                              Se calhar é mais ao contrário: a Assembleia da Republica é o reflexo....

                              Comentário


                                #16
                                A Reader's Digest, que me envia cartas para casa a dizer que vou ganhar um fantástico automóvel se assinar as publicações deles, a falar de honestidade? Hum...

                                Comentário


                                  #17
                                  Devolver carteiras? Em Lisboa? Hum, não me parece. há uma classe profissional inteiramente dedicada a esse assunto. Mil carteiristas referenciados pela polícia só em Lisboa - Portugal - DN
                                  Editado pela última vez por pjota; 26 September 2013, 10:42. Razão: ortografia

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pronto vou ser honesto: eu nem sabia que a Reader's Digest ainda existia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                      Note-se que a carteira devolvida... foi por um casal holandês em férias!

                                      Agora a sério, não percebo muito este ranking, ou se calhar as coisas mudaram muito em 5 anos (fdx já estou 5 anos cá...).

                                      Já achei 4 carteiras em Portugal, em uma delas, telefonei para o dono, noutras 2 entreguei à polícia, e noutra, num restaurante, guardei-a até ir à polícia até o cliente reaparecer lá, onde a devolvi.

                                      Todas elas levaram com o mesmo dinheiro que tinha lá. Ninguém me deu recompensa, nem estava à espera.

                                      Aqui, já achei uma carteira de um lituano e de um norueguês. Mesmo tratamento.

                                      Não percebo, não acho que o português tenha esse tipo de desonestidade.
                                      Tu tens um magnetismo especial por carteiras perdidas!

                                      Eu cá nunca encontrei nenhuma. Já encontrei um par de telemóveis que devolvi, mas carteiras nunca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As carteiras eram de couro, vermelhas, com uma nota de 50 euros lá dentro e com um cartão da Readers Digest de um tal John Smith?

                                        Esse estudo foi em Agosto e deixaram uma das carteiras no Cais do Sodré?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                          As carteiras eram de couro, vermelhas, com uma nota de 50 euros lá dentro e com um cartão da Readers Digest de um tal John Smith?

                                          Esse estudo foi em Agosto e deixaram uma das carteiras no Cais do Sodré?
                                          Vai lá devolver a carteira

                                          Comentário


                                            #22
                                            Outch...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Um amigo meu deixou a carteira nas casas de banho do Continente de Coimbra. Até se aperceber, passou mais de 1 hora. Quando voltou, o segurança tinha lá a carteira com ele e não faltava absolutamente nada. E a carteira foi-lhe entregue por um visitante do shopping.
                                              Por acaso tenho uma pessoa conhecida que também já perdeu uma carteira no continente e encontrou.
                                              Mas o melhor mesmo é que essa mesma pessoa chegou a perder em Paris uma carteira com toda a documentação e cheia de dinheiro (já não me recordo ao certo, mas era bastante mesmo, para cima de 1000€) e não é que voltou a recuperar a carteira sem lhe faltar nada? Nunca na vida falará mal dos franceses.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Meter Lisboa atras do Rio de Janeiro..

                                                N pessoas que lá foram, muitas delas infelizmente assaltadas. Até no taxi já aconteceu e inclusive até o cartão MB clonaram uma vez
                                                Editado pela última vez por Indigo; 26 September 2013, 15:44.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Um amigo meu deixou a carteira nas casas de banho do Continente de Coimbra. Até se aperceber, passou mais de 1 hora. Quando voltou, o segurança tinha lá a carteira com ele e não faltava absolutamente nada. E a carteira foi-lhe entregue por um visitante do shopping.
                                                  A mim foi igual, mas na zona da alimentação.
                                                  Carteira em cima da mesa e só uns 10 minutos depois dei por falta. Voltei lá a correr e um casal que se sentou na mesa vaga devolveu-ma

                                                  Já agora um bem-haja a eles
                                                  E às senhoras do Centro de Saúde onde deixei o relógio

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                    Note-se que a carteira devolvida... foi por um casal holandês em férias!
                                                    (...)
                                                    Em Madrid devolveram 2 carteiras em 12... o que significa que têm
                                                    em Madrid o dobro dos turistas que visitam Lisboa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu já encontrei uma nota de 20€.
                                                      Tentei ligar para o número de série, mas ninguém atendeu...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Vai lá devolver a carteira

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                          ...Mas não duvido que se perder a minha carteira na baixa de Lisboa a mesma me seja devolvida, até porque os 50€ Portugueses não tem o mesmo valor que os 50€ Finlandeses. É quase 10% do rendimento mensal de muito boa gente...
                                                          Exactamente! Há um erro básico neste "estudo". A recompensa é diferente. Sendo igual em termos absolutos, é totalmente diferentes em termos relativos. O dinheiro lá posto devia respeitar as paridades de poder de compra entre os países.
                                                          Estou mesmo a falar a sério!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agora isto fez-me lembrar um episódio que se passou há uns 2 anos aqui no meu prédio.

                                                            Moro no 3º andar e ia a descer as escadas com a minha esposa às 9 da manhã. Quando vamos no 1º andar reparo num molho de notas no chão junto à porta do 1º dto. Tinham a pontinha debaixo da porta e ainda lá ddeviam estar cerca de 300/400 euros.

                                                            Tocámos à campainha e avisámos a proprietária da situação. A única resposta dela foi: "eu sei"...

                                                            Nunca fiquei com dinheiro que não me pertencesse mas nesse dia fiquei tão arrependido. É que se há vizinhos que não merecem nada são estes. São estúpidos, mal educados, porcos e, descobri nesse dia, mal agradecidos.


                                                            Quanto ao "estudo" em si... 12 carteiras numa cidade é ridículo! Há tantas variáveis na mesa para chegar a uma conclusão com tão pequena amostra...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X