Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

    Ultimamente tenho investigado um pouco operadores alternativos à EDP pelo facto de estar a ter problemas de facturação exagerada por parte deles, e encontrei poucas opiniões sobre o tema, e logicamente as que encontro são negativas (geralmente reclamações) e dividem-se um pouco por vários operadores.

    Sendo o fórum já um local de referência na internet (basta procurarem no google seja pelo que for, uma boa parte das vezes é aqui que estão as respostas), penso ser importante termos um espaço para partilhar a nossa experiência com o(s) nosso(s) operador(es) energético(s).

    Vou começar:
    Fornecedor electricidade: EDP Comercial
    Fornecedor gás natural: EDP Comercial
    Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.
    Opinião: não recomendo, desde que aderi que a EDP emite sempre facturas com valores exorbitantes, neste momento já paguei gás natural adiantado para quase 1 ano. O tarifário que tenho não permite conta certa (que coincidência), recomendo um tarifário tradicional, com conta certa e sem débito directo, tenho a experiência que as coisas são mais serenas assim.

    #2
    Electricidade: EDP Serviço Universal Bi-horário 3.45 KVA. Não acho caro, mas também não gasto muita energia (média 5KWh por dia, 60% em horário económico). Pelo simulador da Deco pouparia uns 2% se tivesse o EDP SU tri-horário.

    Gás: Propano canalizado Digal. É caro, mas no meu prédio rejeitaram o gás natural da Galp Energia. Pelas minhas contas ficaria mais barato (€/W) passar tudo para electricidade se... pudesse trocar o esquentador por um termo-acumulador sem ter de trocar os móveis da cozinha.
    Editado pela última vez por RAD; 26 September 2013, 20:44.

    Comentário


      #3
      Fornecedor electricidade: EDP Comercial
      Fornecedor gás : Galp em «botija»
      Tarifário: bi-horário 6.35KVA
      Opinião: Demoraram mais de 8 meses a acertar as facturas com as leituras registadas, uma vez que não as aceitavam e o pagamento era por estimativa. Depois de regularizada a situação, ainda acontece pagar mais numa estimativa de 10 dias do que em consumo real de 1 mês, mesmo tendo eu comunicado as leituras na data recomendada pela EDP.
      Há um desfasamento entre a informação fornecida pelos diversos assistentes e entre estes e os funcionários do balcão de Atendimento.
      Atendimento personalizado ( Loja do cidadão no Porto) é muito moroso e demasiado burocratizado ( existe uma triagem no atendimento que só serve para fazer perder mais tempo).
      O Provedor do Cliente quando foi chamado a intervir, corroborou da posição da EDP.
      Recomendo? Abstenho-me de responder...façam o vosso próprio juízo e se optarem pela EDP Comercial, desejo-vos boa sorte!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
        Ultimamente tenho investigado um pouco operadores alternativos à EDP pelo facto de estar a ter problemas de facturação exagerada por parte deles, e encontrei poucas opiniões sobre o tema, e logicamente as que encontro são negativas (geralmente reclamações) e dividem-se um pouco por vários operadores.

        Sendo o fórum já um local de referência na internet (basta procurarem no google seja pelo que for, uma boa parte das vezes é aqui que estão as respostas), penso ser importante termos um espaço para partilhar a nossa experiência com o(s) nosso(s) operador(es) energético(s).

        Vou começar:
        Fornecedor electricidade: EDP Comercial
        Fornecedor gás natural: EDP Comercial
        Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.
        Opinião: não recomendo, desde que aderi que a EDP emite sempre facturas com valores exorbitantes, neste momento já paguei gás natural adiantado para quase 1 ano. O tarifário que tenho não permite conta certa (que coincidência), recomendo um tarifário tradicional, com conta certa e sem débito directo, tenho a experiência que as coisas são mais serenas assim.
        Também tenho esse tarifário e neste momento sou um cliente satisfeito...no entanto já tive problemas com as estimativas do gás (5x mais do que gastava), apesar de eu dar as contagens no tempo prevista. Demorei cerca de 4 meses a resolver a situação pois a EDP dizia que era do distribuidor e o distribuidor que era do comercializador (EDP comercial), problema resolvido com uma email enviado ao Provedor da EDP, só assim obtive uma resposta imediata. Reconheço que neste momento dou as contagens e as mesmas já estão disponíveis( passado 2 dias) para visualizar através do site da EDP, o que antes não acontecia. Vale a pena reclamar, mas para o Provedor ou a ERSE pois o resto é uma forma de entretenimento

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
          (...)
          Fornecedor electricidade: EDP Comercial
          Fornecedor gás natural: EDP Comercial
          Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.(...)
          Tenho esse tarifário e estou satisfeita. Só me chateia a factura bimensal, mas até agora os valores têm batido certo.

          Já tive conta certa há uns anos e foi o descalabro total.

          Comentário


            #6
            Eu aderi recentemente à EDP Comercial. Vamos a ver como corre a coisa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Real Ver Post
              Eu aderi recentemente à EDP Comercial. Vamos a ver como corre a coisa...
              Sabes em que dia tens de comunicar a leitura, ou vais «deixar andar» as estimativas?
              Cuidado....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Sabes em que dia tens de comunicar a leitura, ou vais «deixar andar» as estimativas?
                Cuidado....
                Ainda não recebi nenhuma factura, mas nos últimos tempos habituei-me a dar as leituras nas datas correctas, por causa das estimativas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  Sabes em que dia tens de comunicar a leitura, ou vais «deixar andar» as estimativas?
                  Cuidado....
                  Eu apenas dei a leitura quando contratei o serviço, há uns 4 meses. As facturas têm vindo correctas, até agora, mas brevemente tenho que dar a leitura.

                  Comentário


                    #10
                    Alguem conhece algum simulador (sem ser o da Deco) confiável?

                    Na electricidade ainda tenho a EDP SU com a Bi-Horária, no gás natural, já mudei para a Goldenergy ao abrigo da campanha da Deco, mas em 6 ou 7 meses, até ver não me compensou e sinceramente até acho que estou a gastar mais.

                    Comentário


                      #11
                      Estou com a Galp ON

                      Gás Natural + Electricidade - Plano Online Gás Natural + Eletricidade com tarifa bi-horária
                      5% + 2% de desconto mas em tudo (excepto taxas)...agora os tarifários que vejo só dão descontos no termo fixo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                        Estou com a Galp ON

                        Gás Natural + Electricidade - Plano Online Gás Natural + Eletricidade com tarifa bi-horária
                        5% + 2% de desconto mas em tudo (excepto taxas)...agora os tarifários que vejo só dão descontos no termo fixo
                        Pois. Eu estive a considerar esse, mas o facto de ser só no tarifário fixo não me convenceu. Estive a ver um factura antiga e o TTF era um valor muito baixo. Não compensava. Vou testar a EDP Comercial.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                          Pois. Eu estive a considerar esse, mas o facto de ser só no tarifário fixo não me convenceu. Estive a ver um factura antiga e o TTF era um valor muito baixo. Não compensava. Vou testar a EDP Comercial.
                          Este já não existe...e é precisamente porque o desconto não é só no fixo

                          TTF?!

                          Quando escolhi (há uns meses) comparei e o desconto oferecido pela Galp era igualzinho à EDP Comercial (e como desses gajos quero é distância pelos erros de facturação e cobranças indevidas). Os 5% e 2% são nos termos fixos e nos variáveis excepto algumas taxas, tipo audiovisual.

                          Sei disto porque ia mudar de tarifário para um sem bi-horário (daria 5/10 penso eu) e vi que já mudaram as regras do jogo...agora só dão nos termos fixos. Para isso não me mexo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                            Ainda não recebi nenhuma factura, mas nos últimos tempos habituei-me a dar as leituras nas datas correctas, por causa das estimativas

                            E em que dia vais comunicar as leituras...sabes?

                            Pois...o problema é que comigo, apesar das leituras estarem registadas na área de cliente e na data indicada pela EDP...não eram consideradas!
                            Não me perguntes porquê, pois nem na EDP me souberam explicar. Aconselharam-me a dar as leituras para o número que vem na factura e nem por assistente nem por registo na área de cliente. Assim tenho feito e as coisas ainda não «batem certo». Por exemplo, indicaram-me dar a leitura até 17 de cada mês...assim o faço. A factura tráz consumos reais até dia 17 e estimativas até final do mês ( mais ou menos a data da fatura), sendo que as estimativas chegam a ter consumos próximo dos reais....
                            Ou seja, uma estimativa de consumo de 10 dias é muito próxima de um consumo real de 30 dias.....

                            Comentário


                              #15
                              Alguém já esteve na situação de alterar o titular? Apenas exige uma inspeção, correto? (é uma situação de arrendamento de uma casa)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                Ultimamente tenho investigado um pouco operadores alternativos à EDP pelo facto de estar a ter problemas de facturação exagerada por parte deles, e encontrei poucas opiniões sobre o tema, e logicamente as que encontro são negativas (geralmente reclamações) e dividem-se um pouco por vários operadores.

                                Sendo o fórum já um local de referência na internet (basta procurarem no google seja pelo que for, uma boa parte das vezes é aqui que estão as respostas), penso ser importante termos um espaço para partilhar a nossa experiência com o(s) nosso(s) operador(es) energético(s).

                                Vou começar:
                                Fornecedor electricidade: EDP Comercial
                                Fornecedor gás natural: EDP Comercial
                                Tarifário: casa total click 10% gás + 5% electricidade.
                                Opinião: não recomendo, desde que aderi que a EDP emite sempre facturas com valores exorbitantes, neste momento já paguei gás natural adiantado para quase 1 ano. O tarifário que tenho não permite conta certa (que coincidência), recomendo um tarifário tradicional, com conta certa e sem débito directo, tenho a experiência que as coisas são mais serenas assim.
                                O que estás a sugerir não é possível, uma vez que a conta certa (mensalidade fixa com acerto ao fim de 12 meses) obriga ao débito directo (requisito de adesão).

                                Comentário


                                  #17
                                  Electricidade: Endesa (mas recebi uma carta, que li muito por alto, a informar que como já não estou na fase promocional, a partir deste mês vai haver alterações no tarifário, portanto vou estar atento)
                                  Gás (natural): Lisboagás (Galp)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                    Alguém já esteve na situação de alterar o titular? Apenas exige uma inspeção, correto? (é uma situação de arrendamento de uma casa)
                                    Só para acrescentar, haverá alguma desvantagem em apenas mudar o titular? Parece que queriam à força toda fazer novo contrato..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                      Este já não existe...e é precisamente porque o desconto não é só no fixo

                                      TTF?!
                                      TTF - Termo Tarifário Fixo

                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                      E em que dia vais comunicar as leituras...sabes?

                                      (...)
                                      Já estive a ver e vou ser facturado ao dia 13 de cada mês, portanto, envio a leitura lá para o dia 8-9. Provavelmente estás a dar as datas muito longe da data de facturação e por isso ele estima entre a leitura e a data de facturação. Tenta mandar a leitura mais próximo da data de facturação.

                                      Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                      Alguém já esteve na situação de alterar o titular? Apenas exige uma inspeção, correto? (é uma situação de arrendamento de uma casa)
                                      Sim, mudança de titular implica sempre nova inspecção, no caso do gás. Disseram-me que ia custar 70 e tal euros, mas afinal foi só 45.
                                      Editado pela última vez por Real; 27 September 2013, 13:18.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                        TTF - Termo Tarifário Fixo



                                        Já estive a ver e vou ser facturado ao dia 13 de cada mês, .....
                                        Onde viste?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                          Onde viste?
                                          Se te dissesse, tinha de te matar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                            Onde viste?
                                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                            Se te dissesse, tinha de te matar
                                            E se eu adivinhar? Já é duplo homicídio!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              E se eu adivinhar? Já é duplo homicídio!
                                              Hey lá....
                                              Calma....tenho filhos para criar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por kokruxt Ver Post
                                                Alguem conhece algum simulador (sem ser o da Deco) confiável?

                                                Na electricidade ainda tenho a EDP SU com a Bi-Horária, no gás natural, já mudei para a Goldenergy ao abrigo da campanha da Deco, mas em 6 ou 7 meses, até ver não me compensou e sinceramente até acho que estou a gastar mais.
                                                Estou na mesma situação.
                                                EDP SU com Bi-Horaria
                                                Gás, Goldenergy.
                                                Porque dizes que gastas mais em gás?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tarifa simples na Endesa, mudei através da campanha da DECO, estou satisfeito, mas peca pelo facto de não ser possível pagar nas payshops nem enviarem carta para casa como tinha sido acordado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                    Só para acrescentar, haverá alguma desvantagem em apenas mudar o titular? Parece que queriam à força toda fazer novo contrato..
                                                    "Alteração de titular" é uma força de expressão, na verdade o que acontece _sempre_ é o término do contrato no anterior titular e um _novo contrato_ em nome do novo titular.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                      Onde viste?
                                                      Perguntei ontem por mail para a EDP Comercial e também telefonei.
                                                      As respostas foram que devo comunicar a leitura até 5 dias antes do dia 31 de cada mês. Como antigamente era até 5 dias antes do dia 17, perguntei o porquê desta alteração e porque dela não fui avisado.
                                                      Não obtive respostas...infelizmente!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                        Perguntei ontem por mail para a EDP Comercial e também telefonei.
                                                        As respostas foram que devo comunicar a leitura até 5 dias antes do dia 31 de cada mês. Como antigamente era até 5 dias antes do dia 17, perguntei o porquê desta alteração e porque dela não fui avisado.
                                                        Não obtive respostas...infelizmente!
                                                        Eu respondo-te. Na antiga EDPSU, tinhas um contrato de energia eléctrica praticamente celebrado directamente com o distribuidor de electricidade (EDP Distribuição). Ou seja, bastava dares a leitura 1 dia antes de sair a factura e ela era considerada sempre.

                                                        Hoje em dia com a liberalização, quem já está no mercado livre está sujeito a outros entraves. A leitura tem que ser dada com alguns dias de antecedência da factura sair, para que possa ser considerada. Basicamente, tens duas formas de o fazer.

                                                        Dar a leitura à EDP Distribuição (ligando para o 800 507 507 - chama gratuita 24 horas), que vai processar e dá-la ao teu comercializador (EDP Comercial, Endesa, Galp Power, etc.) - Demora +- 5 dias.
                                                        Dar a leitura ao comercializador, que vai ter que enviá-la para o distribuidor para que a este a valide, e este depois de a validar reenvia-a de volta. Demora +- 6 dias.

                                                        Para que é que isto serve? Para se cimentar a ideia de que há um único distribuidor, imparcial e que não vende electricidade directamente ao consumidor, e que é proprietário e operador da infraestrutura. Todos os outros comercializadores (mesmo que sejam do grupo EDP), estão assentes na rede do distribuidor, e a sua única função é a faturação da energia consumida, bem como apoio ao cliente.

                                                        Na minha opinião, o melhor dia para se dar leituras é sempre 7 dias antes de sair a factura. Se serás facturado ao dia 13, eu daria ao dia 6.
                                                        Editado pela última vez por Minotauro; 02 October 2013, 10:05.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Minotauro
                                                          Obrigado pela resposta, mas....em nada invalida as críticas que tenho feito à EDP Comercial nos meus posts.
                                                          A data da comunicação das leituras era até 17, passou para até 31, ninguém me avisa e ainda levo com estimativas de 13 dias que são superiores a consumos reais de 30 dias?

                                                          Isto já para não falar das leituras que estão registadas e não foram consideradas, tendo-se optado por estimativas.

                                                          «Estorias» dignas de um filme que em nada abonam a favor dos Seviços da EDP Comercial....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Minotauro
                                                            Obrigado pela resposta, mas....em nada invalida as críticas que tenho feito à EDP Comercial nos meus posts.
                                                            A data da comunicação das leituras era até 17, passou para até 31, ninguém me avisa e ainda levo com estimativas de 13 dias que são superiores a consumos reais de 30 dias?

                                                            Isto já para não falar das leituras que estão registadas e não foram consideradas, tendo-se optado por estimativas.

                                                            «Estorias» dignas de um filme que em nada abonam a favor dos Seviços da EDP Comercial....
                                                            Só te digo: não fazem ideia (nem têm que fazer, como consumidores) a novela que é o processo de liberalização do mercado de energias eléctrica e de gás natural...

                                                            E sim, os consumidores são os únicos prejudicados no processo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X