Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dicas de estudo de matemática

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dicas de estudo de matemática

    Olá pessoal ! desde à algum tempo atrás tenho ponderado ingressar em engenharia mecânica mas de facto tenho andado confrontado com a matemática tal como alguns colegas meus pois a professora de matemática dá a matéria muito mal, mas isso não é o principal. O principal baseia-se no facto de eu ser simplesmente um 0 a matemática, curiosamente o mesmo não se sucede com a física/química no qual tenho 16 valores. Estou no 11º ano e o ano passado passei á rasca a matemática com 10 valores. Não é que rejeite a disciplina, porque até gosto mas precisava de umas dicas de estudo para melhorar (muito) nesta disciplina. Outra via era simplesmente deixar a matemática (por isto digo contentar-me com 10 valores) e entrar noutro curso que não me diz nada. Como sou pressionado pelos pais e, se calhar a medicina dentária está melhor, ainda que pouco em termos de remuneração /emprego talvez fosse melhor opção.

    #2
    Eu fui bom a matemática até ao 7º ano, desinteressei-me aí, uma parte foi culpa minha, outra foi da minha professora que era fraquinha (e tive a mesma até ao 9º ano).

    No 10º ano tive 10, no 11º ano subi para 16. No 12º decidi que precisava de uma melhor média a matemática e anulei e fiz o exame como externo. Frequentei pouco menos de metade das aulas do 12ºano, e o resto aprendi por mim.

    Digo isto, porque não acho que deva ser o 10 no teu 10ºano que te deve desmoralizar, mas para melhorar tens de trabalhar. Em relação, ao método de estudo, o que eu fazia era tentar perceber e só depois aplicar. Quando realmente tinha percebido a matéria, aí sim, praticava até não mais.

    Comentário


      #3
      Um bom explicador é sempre a melhor solução nesse caso, apesar de custar algum dinheiro.

      Fora isso tenta arranjar exercícios resolvidos, na internet arranjas muitos e devem haver até livros só disso de certeza.
      Tenta faze-los sozinho e depois vê na resolução o que fizeste bem ou mal. E depois é fazeres muitos, com a repetição vais ver que começas cada vez mais a ver casos que já fizeste no passado e se torna bastante mais fácil.

      Comentário


        #4
        Medicina Dentária já está no charco, ou te destacas em alguma especialidade ou emigras...

        Quanto à matemática, explicações podem realmente ajudar a ter resultados e podes sempre contratar um explicador nessa base, pagamento só com garantia de resultados...

        Comentário


          #5
          A minha experiência de secundária já vai há uns anos, mas dois conselhos muito simples que a mim teriam sido úteis e só depois com a experiência é que descobri.

          1. A Matemática num curso de engenharia na universidade tem um nível um tanto superior ao que é (ou era) ensinado no secundário. O secundário de forma nenhuma preparou-me para o viria a ter na universidade e revelei fragilidades que nunca esperaria de mim.

          2. Eu para preparar-me para os exames nacionais fiz bastantes exercícios de exames passados, fotocopiei um aglomerado de exercícios do GAVE que tinha os exercícios distribuídos por tipo de matéria. Para além de ajudar-me no estudo, ajudou-me a ter contacto com o que iria encontrar no exame, pois os exercícios de exame aborda as mesmas questões de maneira diferente aos testes dos professores e essa diferença às vezes é o que basta para não conseguir resolver correctamente o exercício porque não se compreendo o que é pedido.

          A estratégia que eu teria passaria sempre por bastante trabalho. Estudar a matéria teórica, fazer os trabalhos de casa, resolver mais exercícios, se tiveres dúvidas, voltar a estudar a matéria teórica, ir comparar a um exercício já resolvido, voltar a tentar resolver o exercício, se não conseguiste, colocas a dúvida ao professor, passas ao exercício seguinte.

          Não sei como é na tua escola, mas na minha tínhamos um horário de dúvidas com o professor. Claro que o pessoal preferia ir jogar ping pong ou matrecos para o Polivalente, mas isso é outra história.

          Comentário


            #6
            O segredo é quereres aprender.

            Comentário


              #7
              Graças a deus já me mentalizei para tal, no entanto tive que mudar muito em como queria encarar a disciplina. Há é sempre também e, saindo um bocado da pergunta inicial, uma pontinha de inveja por aqueles que parece que já nascem quase que ensinados em matemática. A minha cabeça não dá (por enquanto) para os números

              Comentário


                #8
                Eu passei por uma situação nessas no ano passado.
                Um professor péssimo (felizmente no final do ano estava bem melhor) e para ajudar à festa um livro cujas soluções estavam cheias de erros (palavras desse mesmo professor, que se comprovou poucas vezes mas que não me deixou grande segurança para ir mais além dos exercícios que tinha resovido em aula e como TPC e cujas explicações de matéria teórica eram tão resumidas que às vezes ficava a saber o mesmo ao fim de uma ou duas horas de estudo.
                Recomendo-te um/a explicador/a e vai tentando ver na net outras explicações ( a Escola Virtul é uma boa ferramenta embora não seja gratuita)
                E no meio disto tudo, ainda me safei com cerca de 13 na pauta (ao certo não me lembro).

                Comentário


                  #9
                  Uma coisa é certa. Se não atinares com a matemática até ao 12º ano, não vale a pena tentares a engenharia. A matemática que por lá vais apanhar não é pera doce.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gajodasbalas Ver Post
                    Outra via era simplesmente deixar a matemática (por isto digo contentar-me com 10 valores) e entrar noutro curso que não me diz nada.
                    Este é o caminho do facilitismo que muitos jovens estão a tomar, que os levará depois no futuro ao desemprego ou a empregos mal pagos.

                    Por tudo o que é sagrado, não desistas da matemática. Investe no teu futuro. Mas não há soluções indolores: precisas de trabalhar muito.

                    Comentário


                      #11
                      1 - Alinho no que foi dito, se tiveres possilbilidades arranja um bom explicador. E atenção ou é bom ou não vale a pena gastares dinheiro, mais vale dar 25€/hora a alguém em condições (explicações individuais sempre) do que 15€ com alguém sem capacidade que se limite a resolver os TPCs.

                      2 - Pratica muito. Uma vez percebido um dado tema tens que fazer mesmo muitos exercícios. Isto é fácil falar e difícil de fazer (contra mim falo) mas é a única maneira.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                        Uma coisa é certa. Se não atinares com a matemática até ao 12º ano, não vale a pena tentares a engenharia. A matemática que por lá vais apanhar não é pera doce.
                        Mas por outro lado, todo o ambiente académico, a qualidade dos Professores e a entreajuda entre os alunos também ajudam muito a ultrapassar as dificuldades...

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X