Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volta à Europa em Bicicleta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Volta à Europa em Bicicleta

    Como já tinha dito, estava a pensar em me aventurar pela Europa de alguma forma económica, fosse ela a pé, à boleia ou de bicicleta, sendo assim escolhi a bicicleta como transporte. Em 2012 era para realizar um interrail pela Europa, que acabou por não ser feito devido à desistência da pessoa com quem eu iria viajar. Devo também dizer que as minhas influências e inspirações para esta viagem foram os T&T com o seu percurso de 8 mil km em bicicleta tandém com partida no Cabo da Roca e destino Nordkapp.

    Pensei bastante antes de começar a preparar tudo para esta viagem, que foi um pouco sem destino, a minha partida vai-se dar no Parque das Nações, vou tentar viajar através de cerca de 15 países Europeus, (indo pelo Sul e vindo pelo Norte), não vou percorrer os países da Escandinávia, vou fazer uso do couchsurfing, não penso gastar dinheiro nenhum em dormida, porque nem posso, visto que vou fazer esta viagem com o mínimo de dinheiro possível.

    A estimativa de kilómetros ainda não é certa, visto que estou a planear muito bem a rota que irei tomar, mas penso que ficará em cerca 7.000 a 9.000 kilómetros, que tentarei realizar num espaço de tempo de cerca de 5 meses. Vou sair de Lisboa com apenas 500€, dá uma média de 3€ por dia caso eu demore entre 5 e 6 meses a percorrer esse percurso, de forma a poupar dinheiro vou sair já de Lisboa com comida suficiente até chegar à fronteira entre Portugal e Espanha, e como reabastecimento passarei também em Laussane na Suiça onde moram os meus tios e me ajudarão certamente com alguns recursos.

    Os meus objetivos serão conhecer a Europa, fazer algo de diferente, uma aventura de uma vida, e aproveitar o caminho para realizar Geocaching, sendo esse último objetivo apenas um "hobby". Ainda tenho que pensar no que fazer em relação à bicicleta que vou escolher, sendo que a minha está mais do que no fim da sua vida.

    Tenho aberta uma Angariação de Fundos aberta no meu website para quem se sentir à vontade, qualquer ajuda é fundamental, sendo que esta ditará também com quanto dinheiro saírei de Portugal. O resto do material comprarei, já tenho algum do material necessário, e vou tentar também arranjar patrocínios de lojas como a Decathlon e a SportZone. Como forma de agradecimento aos diferentes contribuidores vou sair de Portugal com uma tshirt com o meu logotipo na parte da frente e o nome dos doadores na parte de trâs.

    A viagem tem começo previsto para Fevereiro, Março ou Abril.

    Website: home
    FB Page: www.facebook.com/bascheuropetour

    #2
    Força, estamos contigo !

    E uma coisa te garanto, tal como os T&T, a malta ao final do dia , quando vem ao tópico e vê os updates da viagem, fica logo mais animada e esquece rapidamente o dia monótono e stressante que passou !

    Comentário


      #3
      Boa viagem e excelente iniciativa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Força, estamos contigo !

        E uma coisa te garanto, tal como os T&T, a malta ao final do dia , quando vem ao tópico e vê os updates da viagem, fica logo mais animada e esquece rapidamente o dia monótono e stressante que passou !
        Eu vou tentar postar fotografias todos os dias, torna-se bastante fácil com a Internet por Wireless grátis que muitos cafés e bares proporcionam!

        Comentário


          #5
          Desculpa desanimar-te, mas 3€/dia? Acho que deves programar melhor as despesas que irás ter na viagem. Ás tantas isso não dá para os pneus.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            Desculpa desanimar-te, mas 3€/dia? Acho que deves programar melhor as despesas que irás ter na viagem. Ás tantas isso não dá para os pneus.
            Vou sair de Portugal já com um set de pneus extra.

            Comentário


              #7
              Não quero parecer pessimista mas tal como o air disse, acho que não te deves meter numa viagem dessas com o dinheiro contado. É uma aventura, e como qualquer aventura terá os seus imprevistos.

              Aos "T&T" até o quadro da bicicleta calhou partir, vê lá tu!

              Mesmo contando que na Suíça te reabastecesses com o que precisares, são apenas 2500km em 8000 do total...


              De qualquer forma será interessante acompanhar o tópico, força!

              Comentário


                #8
                Para teres sucesso, tens que conseguir definir muito melhor o que vais fazer.
                Originalmente Colocado por air Ver Post
                Desculpa desanimar-te, mas 3€/dia? Acho que deves programar melhor as despesas que irás ter na viagem. Ás tantas isso não dá para os pneus.
                Pela descrição da viagem, acho que o Basch ainda está muito pouco preparado e pouco ciente do que é andar pela Europa fora.


                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                  Para teres sucesso, tens que conseguir definir muito melhor o que vais fazer.

                  Pela descrição da viagem, acho que o Basch ainda está muito pouco preparado e pouco ciente do que é andar pela Europa fora.

                  Pelo histórico das participações dele eu diria que ele está muito pouco preparado para muita coisa e com pouca noção da realidade!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                    Para teres sucesso, tens que conseguir definir muito melhor o que vais fazer.

                    Pela descrição da viagem, acho que o Basch ainda está muito pouco preparado e pouco ciente do que é andar pela Europa fora.


                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Pelo histórico das participações dele eu diria que ele está muito pouco preparado para muita coisa e com pouca noção da realidade!!
                    Concordo e discordo.

                    Há pormenores nas descrições que mostram essa falta de preparação mas, ainda assim, se for algo que o Basch queira mesmo fazer, tudo isso fica em 2º plano.

                    O mais importante é arrancar.
                    Tudo o resto vai-se resolvendo e vai-se aprendendo.
                    E, talvez, seja esse um dos motes da viagem.
                    Aprender, ganhar experiência, adquirir "competências" que são muito úteis até no dia-a-dia.

                    Um orçamento curto pode complicar a coisa mas tb pode "forçar" a encontrar outras alternativas para contornar isso.
                    Pedir apoios, patrocínios, fazer uma gestão muito minuciosa dos €€€, etc.

                    Ainda em relação ao orçamento, vendo bem a questão, o que é o pior que pode acontecer?
                    Ter de largar a bicicleta debaixo de uma árvore e regressar à boleia para casa?
                    E é mau?

                    Julgo que todos nós, quando definimos um objectivo, queremos cumpri-lo.
                    O Basch não será excepção mas tudo depende da perspectiva.


                    Basch, acredito que, se estiveres mesmo determinado a levar esta ideia em frente, não há nada que impeça o sucesso deste projecto.
                    E, para mim, sucesso não significa ir e voltar tal como planeado.
                    Sucesso significa chegares ao fim e sentires-te satisfeito e realizado com a vivência que tiveste independentemente dos planos traçados.

                    Muita sorte e fico por cá a roer-me de inveja.

                    Comentário


                      #11
                      volta a europa de bike?

                      3€ por dia?

                      e a ambulancia para levar ao hospital ao fim da primeira semana quem paga?

                      nao passes por Sines, houve um chines que veio da china de bike e quando chegou a sines roubaram-lhe a bike




                      ja agora, nao arranjas patrocínios para isso?
                      Editado pela última vez por trovial; 17 October 2013, 11:48.

                      Comentário


                        #12
                        Vou tentar responder a todos sem fazer doublepost, ora bem, a ideia é mesmo uma de quase autonomia total, maluco não sou para fazer tal viagem sem dinheiro nenhum, pois viver do que a natureza nos dá é mesmo bastante complicado e não sei como há pessoas que o conseguem fazer. 3€ por dia é a média de dinheiro que vou tentar gastar, óbvio que pode correr mal e posso ter de recorrer a ajudas de pessoas, mas tou determinado a não o fazer.

                        Preparação é certo, tenho pouca, o máximo de kilómetros que fiz numa semana foi cerca de 300, com amigos e na desportiva, sendo que 80km foram feitos numa só manhã em que fiz de Santa Iria de Azóia a Oeiras, ida e volta. Vou começar uns bons treinos em breve e tenho ainda uns meses para treinar, sendo que como preparação vou fazer uns bons kilómetros.

                        Sei que falar é fácil, e uma viagem destas não é fácil, mas vou dar o meu melhor. Em relação à parte do Chinês que ficou sem bicicleta, só espero bem que esse não seja o meu destino, é o meu maior medo durante esta viagem, para além de adoecer, mas vou levar medicamentos para umas gripes e febres.

                        No próximo sábado tenho o Night Run, depois disto vou dar um descanso às minhas pernas porque nos últimos meses têm tido 0 descanso.

                        Comentário


                          #13
                          estou curioso

                          onde vais dormir?
                          3 € nao te da para dormir num parque de campismo.
                          vais dormir em casa de amigos pelo caminho? vais usar couchsurfing ou alguma coisa do genero?vais fazer campismo selvagem?


                          que vais comer?
                          3€ nao dá para uma refeiçao no macdonalds, nao vais andar a conservas o tempo inteiro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por trovial Ver Post
                            estou curioso

                            onde vais dormir?
                            3 € nao te da para dormir num parque de campismo.
                            vais dormir em casa de amigos pelo caminho? vais usar couchsurfing ou alguma coisa do genero?vais fazer campismo selvagem?


                            que vais comer?
                            3€ nao dá para uma refeiçao no macdonalds, nao vais andar a conservas o tempo inteiro...
                            Dormir sim, vai ser couchsurfing, nos últimos meses tenho ido a vários meetings de couchsurfing, já conheci bastante gente, tenho eu também feito eventos com outros couchsurfers que cá têm vindo de férias, portanto estou bem a par da facilidade que é encontrar hosts em países como a França, Alemanha e Holanda. Noutros locais que se torne mais complicado, que ninguém me de abrigo, vou perguntar se alguém me deixar acampar dentro do seu espaço territorial (refiro-me em relação a vivendas com jardim, quintais, etc)

                            Em relação ao comer, isso vai ser um dos grandes desafios que vou enfrentar durante esta aventura, nem eu mesmo ainda sei o que comer com esse dinheiro.

                            Comentário


                              #15
                              se tens sitio onde ficar.. provavelmente tens tambem sitio onde preparar comida.
                              Podes comer refeiçoes de carne, arroz, etc regularmente e uma latinha de conserva de vez em quando nunca fez mal a ninguem.

                              Comentário


                                #16
                                Tu com esse dinheiro não fazes nada, nada de nada. Ou encontras uma forma de arranjar dinheiro extra, ou a bem da tua saúde recomendo-te repensares essa ideia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                  Em relação ao comer, isso vai ser um dos grandes desafios que vou enfrentar durante esta aventura, nem eu mesmo ainda sei o que comer com esse dinheiro.
                                  Qual é a tua idade?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Peço desculpa ao OP mas penso que isto é um sonho com muitas falhas no planeamento para que seja possível ser realizado com 3e por dia.

                                    Para já são muitos KM´s nas pernas que duvido que faças em 6 meses, precisas de estar em muita boa forma e muito bem preparado, saber escolher bem a bicicleta pois vai-te doer muito o rabo acredita.

                                    Depois existem as condições atmosféricas, irão haver dias completos a chover, vais ter de levar comida, meios tecnológicos que terão de eventualmente ser recarregados, roupa, equipamento de campismo, algumas ferramentas e material para a manutenção da bike.

                                    Existe a manutenção básica, pneus, pastilhas e pouco mais, mas se eventualmente tiveres uma queda ou azar e comeces a ter problemas na pedaleira, eixo torto, cabos, etc, enfim, uma serie de problemas que te poderão custar umas boas dezenas de euros, tem de ser uma boa bike de estrada mesmo!


                                    Fizeste 300KM´s numa semana e achas que aguentas assim na desportiva fazer a Europa inteira carregado de tralha e com 3e por dia?


                                    Se me dissesses que irias em grupo e sem problemas de dinheiro aí já era outra coisa, mas sendo assim penso que deves alterar o planamente da viagem.


                                    A mim também me dá na panca de fazer grandes viagens de Bike com pessoal amigo e tal mas sem exageros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens noção que o preço de uma garrafa de água de 1.5L, num café à beira da estrada, pode ser igual ou superior ao teu orçamento diário?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ó Basch, não sei se já te disseram mas 3 euros por dia não te vai dara para nada. Tu tem cuidado, olha que 3 euros é perigoso, repensa lá isso

                                        Avé

                                        Como deves calcular, a única coisa que te tenho a dizer é : força, estou contigo ! Esquece isso dos 3 euros.....tendo em conta que são 3 euros alem da comida e dormida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Qual é a tua idade?
                                          Deduzo eu que idade mais que suficiente para ter tanta coragem quanto pessimismo vocês têm.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Qual é a tua idade?
                                            Completo 19 em duas semanas;

                                            Pode ser que alguns dos hosts me deem dormida e comida em troca de eu fazer jantares etc, em Portugal resultou para alguns estrangeiros, pode ser que resulte para mim. Eu não quero pensar já de forma negativa, até porque é mesmo isso que leva muita gente a desistir dos seus sonhos e objetivos.

                                            De qualquer das formas pode ser que eu ainda suba um pouco o plafond, sebem que queria fazer isto com o mínimo possível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Antes de tudo, desejo-te boa sorte e que corra tudo pelo melhor!

                                              Acerca dos 3€, tens noção que esse valor não dá para quase nada? se em portugal o custo de vida é relativamente baixo, agora imagina noutros países. Deves conseguir compra meia dúzia de pães e água bebes da sanita das wc públicas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                                                Completo 19 em duas semanas;

                                                Pode ser que alguns dos hosts me deem dormida e comida em troca de eu fazer jantares etc, em Portugal resultou para alguns estrangeiros, pode ser que resulte para mim. Eu não quero pensar já de forma negativa, até porque é mesmo isso que leva muita gente a desistir dos seus sonhos e objetivos.

                                                De qualquer das formas pode ser que eu ainda suba um pouco o plafond, sebem que queria fazer isto com o mínimo possível.
                                                Uma coisa é fazeres com o mínimo de dinheiro possível, tudo bem e é perfeitamente aceitável, outra é ter um orçamento super limitado para a aventura, isto se queres que tudo corra da melhor maneira e que a cumpras.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mesmo o couchsurfing tens de repensar isso. Tu estás de bicicleta, vais ter problemas de comunicação (calculo que só vais ter um telemovel contigo que nem 3G vai ter, so wifi de vez em quando).

                                                  O couchsurfing tens um sofá (ou cama com sorte) à espera, mas tens de saber a noite em que lá chega e com antecedência. E além disso tens de efectivamente pepalar para lá chegar!

                                                  Se teres um sitio para ficar em berlin, não te vai servir de muito se estares a 30km de berlin, e não é com o telemovel que te vais desenrascar.

                                                  E não me parece que tenhas experiencia para planeares isto com este grau de detalhe. Além disso a bicicleta vai ter que andar bem carregada, só isso é um esforço enorme. tanto para ti como no limite para a bicicleta.

                                                  Substitui a bicicleta por um comboio. Compras um bilhete de interrail. Anda bem atento às promoções dos aviões ( p.e. eu consegui 25 euros Dusseldorf - Porto à pouco tempo ).

                                                  E pronto, ficas com um bilhete, e uma data de regresso de avião. E agora sim, começas a ver os hórarios dos comboios e planear muito bem onde ficar, cruzas isso com o
                                                  couchsurfing e começas a arranjar sitios para dormir.

                                                  E pronto, é um planeamento com mais pés e cabeça. e dependendo da duração 500 euros pode chegar.

                                                  Agora essa maluqueira da bicicleta esquece lá isso.


                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ou seja, o costume : boa parte das grandes ideias , inicialmente, seram tidas como absurdas. O tempo o dirá.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Deduzo eu que idade mais que suficiente para ter tanta coragem quanto pessimismo vocês têm.
                                                      Sempre achei muita piada a quem encorajava os outros a fazer alguma estupidez, mas ficava sempre a ver.

                                                      Mas tens razão, 3€/dia ou 500€ para andar 5 meses pela Europa é mais do que suficiente. Até leva comida à costas, um par de pneus e tem quem o reabasteça quando chegar à Suíça.

                                                      Força, tem tudo para correr bem!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                        Substitui a bicicleta por um comboio. Compras um bilhete de interrail. Anda bem atento às promoções dos aviões ( p.e. eu consegui 25 euros Dusseldorf - Porto à pouco tempo ).

                                                        E pronto, ficas com um bilhete, e uma data de regresso de avião. E agora sim, começas a ver os hórarios dos comboios e planear muito bem onde ficar, cruzas isso com o
                                                        couchsurfing e começas a arranjar sitios para dormir.

                                                        Não me importava de fazer um interrail, mas não é tanto o espirito de aventura que procuro.

                                                        Aceito todas a opiniões e tenho-as em conta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ora ora, se falhar falhou.

                                                          certamente nao vai morrer de fome nem de cansaço.

                                                          eu nao ia numa coisa dessas principalmente pelo factor segurança, relacionado principalmente com o facto de ir sozinho e sem apoios.

                                                          agora quantos euros vai gastar numa refeição.... senão gastar 3, gasta 6.
                                                          De certeza que quando a fomeca começar a apertar na barriga se esquece do orçamento

                                                          vai e traz fotos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Ou seja, o costume : boa parte das grandes ideias , inicialmente, seram tidas como absurdas. O tempo o dirá.
                                                            o tempo o dirá, mas quem se lixa é o rapaz, que só tem 19 anos e vê as coisas com um romantismo e simplicidade próprio da idade.

                                                            se fica apeado no meio da França ou Alemanha sem dinheiro, é ele que vai sofrer as consequências, não somos nós sentados no sofá ao computador a gritar para ir em frente.

                                                            por isso é que as pessoas mais velhas lhe estão a abrir os olhos e a mostrar que vontade e coragem não resolvem tudo nem trazem comida.

                                                            estas coisas são giras, mas têm de ser bem planeadas e acima de tudo realistas. o espírito irresponsável do "depois logo se vê" para uma coisa deste tamanho tem tudo para correr mal

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X