Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Enterro/cremação sem funeral

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Enterro/cremação sem funeral

    O tópico é mórbido, eu sei, mas despertou-me a curiosidade. O avô de um amigo faleceu a semana passada e eu perguntei-lhe quando era o funeral. Para meu espanto, não havia funeral. De acordo com desejo do senhor, o corpo seria simplesmente cremado e as cinzas enterradas na sepultura da mulher que já faleceu. Não houve qualquer tipo de cerimónia.

    Sabia que ele era ateu mas ainda assim, já fui a funerais de alguns ateus. Porque, para efeitos práticos, os funerais são feitos para os vivos.

    Digam de vossa justiça os desejos post mortem.

    #2
    Não sou ateu e também quero ser cremado, não estou a ver onde está o problema....as minhas cinzas atirem-nas ao mar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
      Não sou ateu e também quero ser cremado, não estou a ver onde está o problema....as minhas cinzas atirem-nas ao mar.
      Partilho opinião contigo, por acaso já dei por mim a pensar neste tema e acho que prefiro que quando chegar a minha hora seja assim.

      Comentário


        #4
        Eu quero lá saber o que fazem comigo depois de morrer, até me podem ir largar num parque infantil, pode ser que assuste uns putos.

        Comentário


          #5
          Quando morrer façam o que quiserem, mas nao se esqueçam que estou a micar tudo do outro lado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
            Não sou ateu e também quero ser cremado, não estou a ver onde está o problema....as minhas cinzas atirem-nas ao mar.
            O "problema" é que não houve cerimónia fúnebre...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
              O "problema" é que não houve cerimónia fúnebre...
              Eu só vou a essas *****s quando tem mesmo de ser, porque se não for é aquele drama do socialmente aceite, e lá teria que me justificar a familiares o porquê de não querer estar num ambiente deprimente.

              Comentário


                #8
                Humor - Velório Alentejano-BRUTAL!
                ERA PARA RESPEITAR...

                Um Lisboeta, de passagem pelo Alentejo, foi surpreendido com a notícia
                de que um amigo tinha falecido e seria enterrado naquela tarde.

                Chateado com a situação, a perda de um amigo do peito, procurou saber
                onde seria o velório e foi para lá.

                Ao chegar, viu que no caixão estava o morto inteiramente nu e ao lado um
                grande pote cheio de creme, no qual cada um dos presentes metia a mão e
                após apanhar um pouco, passava sobre o defunto.
                Surpreendido pela cena, coisa inusitada para ele, aproximou-se da esposa
                e perguntou:
                - Desculpe-me a ignorância, mas o que lhe estão a fazer, é tradição por
                aqui?
                A esposa respondeu:
                - Não! É inédito! Nunca o fizemos. Ele é que pediu para ser cremado...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                  Não sou ateu e também quero ser cremado, não estou a ver onde está o problema....as minhas cinzas atirem-nas ao mar.
                  Tal como disseram, não é essa a questão. Nunca tinha visto era a inexistência de funeral, seja ele de que ordem for.

                  Comentário


                    #10
                    Eu também não quero um funeral religioso. Apesar de gostar da ideia do género de funerais americanos com música em memória, mas não gosto nada da ideia de proferirem palavras sobre coisas das quais não acredito. Gostava de ser cremado, e caso morra antes da minhã irmã, vou-lhe deixar a tarefa de atirar as minhas cinzas no Grand Canyon, ela também está lá a 500km de distância portanto não se deve importar E já disse, que como música dedicada à minha morte gostava da Dust in the Wind ;)

                    Comentário


                      #11
                      Apraz-me dizer duas coisas:

                      1) Também quero ser cremado.

                      2) Parabéns à família por respeitarem a vontade do falecido senhor, e não fazerem o funeral, como tu muito bem dizes "os funerais são feitos para os vivos" (e para as floristas).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                        Eu também não quero um funeral religioso. Apesar de gostar da ideia do género de funerais americanos com música em memória, mas não gosto nada da ideia de proferirem palavras sobre coisas das quais não acredito. Gostava de ser cremado, e caso morra antes da minhã irmã, vou-lhe deixar a tarefa de atirar as minhas cinzas no Grand Canyon, ela também está lá a 500km de distância portanto não se deve importar E já disse, que como música dedicada à minha morte gostava da Dust in the Wind ;)
                        Por acaso é curioso, pois é um bocado ambíguo. Por um lado o teu discurso é ateu, por outro o facto de quereres que as cinzas sejam atiradas num certo sítio é porque tens alguma espritualidade, porque se não acreditasses em nada tanto fazia que atirassem ao Grand Canyon ou ao contentor do lixo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          Por acaso é curioso, pois é um bocado ambíguo. Por um lado o teu discurso é ateu, por outro o facto de quereres que as cinzas sejam atiradas num certo sítio é porque tens alguma espritualidade, porque se não acreditasses em nada tanto fazia que atirassem ao Grand Canyon ou ao contentor do lixo
                          Um ateu pode ser uma pessoa espiritual sem acreditar no conceito de deus omnituttifrutti.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho em mente doar o meu corpito à ciencia.
                            Sou concerteza mais util à formação de profissionais de saude, por ex, e a familia ainda poupa uns trocos no enterro.

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso o caso que descrevi sempre foi uma opção que pensei para mim mesmo, como ateu, mas nunca tinha presenciado uma situação semelhante na vida real. Parece que o senhor deixou tudo muito bem explicado sobre como queria que procedessem.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um vizinho que é médico na casa dos 70`s anos, sem filhos e que nao se dá com a familia. O ano passado a esposa faleceu em casa, avisou o cemitério...chamou uma agência funerária e no mesmo dia enterrou a esposa sem funeral.
                                Nós vizinhos só passados uns dois meses é que ficamos a saber que a senhora tinha falecido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há funeral. É realizada a missa de corpo presente, após o que o corpo segue para o crematório.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ironsmith Ver Post
                                    Eu quero lá saber o que fazem comigo depois de morrer, até me podem ir largar num parque infantil, pode ser que assuste uns putos.
                                    essa era uma excelente ideia!!! ou então porem-me num rio e dar à costa, ou ser pescado numas redes de pesca, assim todo meio comido. mas...


                                    Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                    Eu tenho em mente doar o meu corpito à ciencia.
                                    Sou concerteza mais util à formação de profissionais de saude, por ex, e a familia ainda poupa uns trocos no enterro.
                                    jáescolhi esta opção há muito tempo, só não sei como fazê-lo, penso que trmos que preencher alguma coisa. como não tenho vícios nem sou obeso nem nada disso, seria uma maneira porreira. em vez de me enterrarem ou "assarem", sempre podiam ajudar outros com os meus órgãos ou se fosse muito veljo, pelo menos ajudar alguns estagiários.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                      Há funeral. É realizada a missa de corpo presente, após o que o corpo segue para o crematório.

                                      Não é preciso haver missa. Só faltava essa agora, sermos obrigados a ir à igreja depois de mortos! É caso para dizer, é que nem morto lá vou!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sem missa nao há céu

                                        Comentário


                                          #21
                                          Agrada-me esta ideia, acho muito espiritual. É um funeral tibetano. Não abram se forem sensíveis.

                                          Небесное погребение в Тибете фоторепортаж | Фотоштаб - интернет-журнал с фотографиями

                                          O corpo é considerado apenas uma casca vazia e portanto é devolvido à natureza. É um Lama que tem durante toda a sua vida a tarefa de dar o corpo aos abutres, esquartejando-o para facilitar a vida aos animais. Depois da primeira fase parte os ossos para que os animais possam comer tudo. A alma irá reencarnar com mais sabedoria, e carregando consigo a aprendizagem desta última vida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            essa era uma excelente ideia!!! ou então porem-me num rio e dar à costa, ou ser pescado numas redes de pesca, assim todo meio comido. mas...




                                            jáescolhi esta opção há muito tempo, só não sei como fazê-lo, penso que trmos que preencher alguma coisa. como não tenho vícios nem sou obeso nem nada disso, seria uma maneira porreira. em vez de me enterrarem ou "assarem", sempre podiam ajudar outros com os meus órgãos ou se fosse muito veljo, pelo menos ajudar alguns estagiários.

                                            Em Portugal não sei como funciona isso mas nos EUA quando se pede a carta de condução pode-se dar autorização para quando morrermos podermos doar os nossos orgãos directamente sem precisar de mais nenhuma autorização. Tudo o que estiver em bom estado é aproveitado, rins, coração, córnea dos olhos, etc.

                                            Obviamente dei autorização para me estropearem todo se houver alguma coisa que se aproveite para outra pessoa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pdcouto Ver Post
                                              agrada-me esta ideia, acho muito espiritual. é um funeral tibetano. Não abram se forem sensíveis.
                                              ...daaaaaaaaaaaaaaaaa-se !!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                Há funeral. É realizada a missa de corpo presente, após o que o corpo segue para o crematório.
                                                É a essa a questão, não há missa. Do caso que referi, o corpo foi cremado no dia seguinte e a urna sepultada no cemitério na presença dos familiares mais próximos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                  Há funeral. É realizada a missa de corpo presente, após o que o corpo segue para o crematório.
                                                  Mas não é a alma que interessa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                    Sem missa nao há céu
                                                    Vejo o céu todos os dias e nunca vou à missa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Agrada-me esta ideia, acho muito espiritual. É um funeral tibetano. Não abram se forem sensíveis.

                                                      Небесное погребение в Тибете фоторепортаж | Фотоштаб - интернет-журнал с фотографиями

                                                      O corpo é considerado apenas uma casca vazia e portanto é devolvido à natureza. É um Lama que tem durante toda a sua vida a tarefa de dar o corpo aos abutres, esquartejando-o para facilitar a vida aos animais. Depois da primeira fase parte os ossos para que os animais possam comer tudo. A alma irá reencarnar com mais sabedoria, e carregando consigo a aprendizagem desta última vida.
                                                      Isso é legal em Portugal? Parece interessante a ideia, mas é demasiado chocante com a nossa cultura.

                                                      tambem já dei instruções para ser cremado e as cinzas espalhadas, caso não tenha aproveitamento para a ciência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Isso é legal em Portugal? Parece interessante a ideia, mas é demasiado chocante com a nossa cultura.

                                                        tambem já dei instruções para ser cremado e as cinzas espalhadas, caso não tenha aproveitamento para a ciência.
                                                        Cá podiam usar os leoes no zoologico e nem era preciso retalhar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          Em Portugal não sei como funciona isso mas nos EUA quando se pede a carta de condução pode-se dar autorização para quando morrermos podermos doar os nossos orgãos directamente sem precisar de mais nenhuma autorização. Tudo o que estiver em bom estado é aproveitado, rins, coração, córnea dos olhos, etc.

                                                          Obviamente dei autorização para me estropearem todo se houver alguma coisa que se aproveite para outra pessoa.
                                                          Em Portugal pelo que sei todos somos dadores de órgãos a não ser que se deixe algo escrito legalmente a demonstrar o contrário. A família pode ser contra mas legalmente somos dadores e os órgãos serão mesmo doados, penso que é assim que funciona.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim, desde que a vontade seja essa é perfeitamente possível haver cremação sem cerimónia fúnebre/funeral/missa.

                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            Em Portugal não sei como funciona isso mas nos EUA quando se pede a carta de condução pode-se dar autorização para quando morrermos podermos doar os nossos orgãos directamente sem precisar de mais nenhuma autorização. Tudo o que estiver em bom estado é aproveitado, rins, coração, córnea dos olhos, etc.

                                                            Obviamente dei autorização para me estropearem todo se houver alguma coisa que se aproveite para outra pessoa.
                                                            Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                                            Em Portugal pelo que sei todos somos dadores de órgãos a não ser que se deixe algo escrito legalmente a demonstrar o contrário. A família pode ser contra mas legalmente somos dadores e os órgãos serão mesmo doados, penso que é assim que funciona.
                                                            Exacto. Por cá todos somos, à nascença, dadores. É a chamada doação presumida. Só no caso de não pretendermos sê-lo é que temos que fazer o registo do Registo Nacional de Não Dadores (nós ou um representante legal), e esta recusa pode ser tanto parcial, como total. Mas é um processo reversível, caso um dia se mude de ideias.

                                                            http://www.asst.min-saude.pt/SiteCol...sso_RENNDA.pdf

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X