Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Colégio privado, Sim ou Não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Colégio privado, Sim ou Não?

    Bom dia amigos:

    A minha filha está neste momento no 4º ano do ensino básico numa escola pública. Naturalmente transitará para o 5º e terá que ingressar numa C+S da zona. Tenho assim duas preocupações neste momento:

    .As escolas públicas da área de referência "não são referênciais", e além de serem longe (uma menina de 9 anos a ir sozinha de autocarro!?), estão também muito expostas a comportamentos desviantes.

    .Proporcionar-lhe tudo o que estiver ao meu alcance para que o seu percurso escolar tenha sucesso.



    Devo optar por inscrevê-la num colégio privado até ao 12º ano? Se sim, quais as melhores opções na zona de Lisboa\Sintra ((confesso que só me ocorre o Vasco da Gama pois li uma entrevista do João Pina)? E já agora, quais as diferenças entre os colégios com contrato com o Estado e os outros?

    O que é que voçês fariam?

    #2
    O que nao falta sao escolas privadas nessas zonas. É feito um ranking de escolas todos os anos, é escolher uma.

    Comentário


      #3
      A melhor opção seria colocá-la desde o 1º ciclo porque é neste nível de ensino em que se adoptam grande parte dos comportamentos que nos seguirão durante um percurso escolar normal, como seja a responsabilidade, o esforço, a dedicação, etc. Contudo, se a escola pública foi boa, e a turma não foi má, estas questões nem se colocam.

      Nas escolas com contrato de associação entram praticamente os mesmos alunos que nas públicas, pelo que pode ser que as turmas sejam também heterogéneas. Nas escolas verdadeiramente privadas, onde os pais pagam a mensalidade, a nível socioeconómico é superior, por regra, as turmas melhores e os alunos acabam por ter uma competição que os faz melhorar. No entanto, por vezes, existe pressão das direções para fazer muito a papinha aos alunos e depois espalham-se nos exames e na transição para a Universidade.

      Sinceramente, acho que no público é uma questão de sorte. Por regra, os melhores professores estão no ensino público e muitas escolas estão muitíssimo bem nos rankings mm tendo turmas com alunos muito problemáticos. O problema é encontrar vaga nas melhores escolas públicas.

      Só tu é que podes avaliar bem a situação.

      Comentário


        #4
        Companheiro

        Andei no Vasco da Gama durante 5 anos (do antigo primeiro ao nono).

        Pelo que passei antes (primária) e depois (secundário), nem de perto nem de longe se equipara à qualidade/meios de ensino que encontras no público.

        Podes até ter professores muito bom "cá fora", mas habitualmente faltam-lhes os meios.

        Se eu tivesse possibilidade, era para o Vasco da Gama que as minhas filhas iam.

        Estou a dar-te um testemunho com 25 anos de atraso, desta forma, o que te escrevo deverá ser devidamente enquadrado no tempo.

        Um abraço

        ny12xx

        Comentário


          #5
          O que é que faria? Depende do orçamento, mas se desse para isso, optava pelo privado.. até onde fosse possível pagar e partindo do principio que poderia ser possível não poder pagar o colégio até ao 12º... (construção frásica um pouco estranha, mas isto dos ses...)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
            Companheiro

            Andei no Vasco da Gama durante 5 anos (do antigo primeiro ao nono).

            Pelo que passei antes (primária) e depois (secundário), nem de perto nem de longe se equipara à qualidade/meios de ensino que encontras no público.

            Podes até ter professores muito bom "cá fora", mas habitualmente faltam-lhes os meios.

            Se eu tivesse possibilidade, era para o Vasco da Gama que as minhas filhas iam.

            Estou a dar-te um testemunho com 25 anos de atraso, desta forma, o que te escrevo deverá ser devidamente enquadrado no tempo.

            Um abraço

            ny12xx

            É isso mesmo amigo,

            E há ainda a questão da motivação dos professores do sector público. Com os cortes, alguns menos escrupolosos e zelosos, devem-se estar a "marimbar" para os alunos de tão revoltados que estão!

            É claro que irei fazer um tremendo esforço financeiro, tendo mesmo que recorrer às poupanças! Só espero que valha a pena...


            O Vasco era 100% privado não é? Que outras opções existirão?


            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
              O que é que faria? Depende do orçamento, mas se desse para isso, optava pelo privado.. até onde fosse possível pagar e partindo do principio que poderia ser possível não poder pagar o colégio até ao 12º... (construção frásica um pouco estranha, mas isto dos ses...)
              Olá amiga,

              De facto, não pagar um colégio até ao 12º era "ouro sobre azul", e isso efectivamente acontece nos colégios que têm acordo com o Estado!

              Contudo, quem viu ontem a reportagem da TVI no Jornal da Noite sobre o assunto, deverá ter ficado com um sentimento de injustiça...porque é lógico que qualquer pai quer o melhor para o seu filho mas esses colégios não têm vagas para todos!

              Assim , o que fazer?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                É isso mesmo amigo,

                E há ainda a questão da motivação dos professores do sector público. Com os cortes, alguns menos escrupolosos e zelosos, devem-se estar a "marimbar" para os alunos de tão revoltados que estão!

                É claro que irei fazer um tremendo esforço financeiro, tendo mesmo que recorrer às poupanças! Só espero que valha a pena...


                O Vasco era 100% privado não é? Que outras opções existirão?


                Cumprimentos
                Eu optei pelo privado (ainda agora começou o primeiro ciclo), mas espero bem que este tenha sido o melhor investimento que faça. São alguns milhares no final de cada ano. Daria para lhe dar um carro ou ajudar numa casa quando ele fosse mais velho, mas prefiro tentar dar a cana do que o peixe.

                Até agora estou satisfeito. Vários colegas do meu filho (mesma idade e mesma escola até aos 5 anos) foram para diferentes escolas públicas. Alguns estão menos mal, mas há casos de miúdos que em poucos meses mudaram completamente o comportamento (para pior, claro). Além disso, as regras de ensino são muito melhores, têm respeito pela professora, já está a criar um bom método de trabalho e ter a noção de responsabilidade (ninguém lhe faz a papinha, como pode acontecer nalguns privados)

                Edit: Ah, e estou em Leiria, onde não há grandes problemas sociais (tirando alguns focos muito pontuais) que degradem em excesso a escola pública. Mas mesmo assim, privado, caso haja disponibilidade financeira.
                Editado pela última vez por AdolfoSDias; 05 November 2013, 11:04.

                Comentário


                  #9
                  A minha filha entrou num colégio privado no ano passado para o 5º ano, após 6 anos em lista de espera (em alguns desses colégios privados a lista de espera é beeeeeeeeeeeeeeeeeem demorada...) e muitas vezes só com recurso ao já mui famoso "factor C" se consegue vaga.
                  No colégio dela só há aulas até ao 9º ano, mas creio que o percurso do 5º ao 9º no atcual estabelecimento de ensino privado já vai ser muito bom para o percurso escolar dela (se bem que ela antes também estava no privado mas noutro colégio enquanto aguardava vaga onde ela está actualmente).

                  Comentário


                    #10
                    Para os meus filhos optei por uma solução mista, privado até ao 9º, publico daí em diante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                      A minha filha entrou num colégio privado no ano passado para o 5º ano, após 6 anos em lista de espera (em alguns desses colégios privados a lista de espera é beeeeeeeeeeeeeeeeeem demorada...) e muitas vezes só com recurso ao já mui famoso "factor C" se consegue vaga.
                      No colégio dela só há aulas até ao 9º ano, mas creio que o percurso do 5º ao 9º no atcual estabelecimento de ensino privado já vai ser muito bom para o percurso escolar dela (se bem que ela antes também estava no privado mas noutro colégio enquanto aguardava vaga onde ela está actualmente).
                      Fogo, não me digas que tenho que começar a pensar a inscrevê-la já!

                      Como não tenho qualquer noção de preços (algures entre 400 e 600€\mês?), podes-me dar mais alguns dados sobre a tua situação específica? É claro que não quero nada de pessoal, mas, por exemplo, a zona do colégio, preços (transporte, alimentação, material escolar, actividades extras, etc)?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                        Bom dia amigos:

                        A minha filha está neste momento no 4º ano do ensino básico numa escola pública. Naturalmente transitará para o 5º e terá que ingressar numa C+S da zona. Tenho assim duas preocupações neste momento:

                        .As escolas públicas da área de referência "não são referênciais", e além de serem longe (uma menina de 9 anos a ir sozinha de autocarro!?), estão também muito expostas a comportamentos desviantes.

                        .Proporcionar-lhe tudo o que estiver ao meu alcance para que o seu percurso escolar tenha sucesso.



                        Devo optar por inscrevê-la num colégio privado até ao 12º ano? Se sim, quais as melhores opções na zona de Lisboa\Sintra ((confesso que só me ocorre o Vasco da Gama pois li uma entrevista do João Pina)? E já agora, quais as diferenças entre os colégios com contrato com o Estado e os outros?


                        O que é que voçês fariam?
                        Respondeste a ti próprio.

                        Tens em Sintra o Colégio do Ramalhão, o CASEL-Escola Americana (muito Caro), Colégio Marista de Carcavelos ou Salesianos na linha, em Lisboa tens o Sagrado Coração de Maria, Maristas, S.João de Brito entre outros também muito bons.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                          Eu optei pelo privado (ainda agora começou o primeiro ciclo), mas espero bem que este tenha sido o melhor investimento que faça. São alguns milhares no final de cada ano. Daria para lhe dar um carro ou ajudar numa casa quando ele fosse mais velho, mas prefiro tentar dar a cana do que o peixe.

                          Até agora estou satisfeito. Vários colegas do meu filho (mesma idade e mesma escola até aos 5 anos) foram para diferentes escolas públicas. Alguns estão menos mal, mas há casos de miúdos que em poucos meses mudaram completamente o comportamento (para pior, claro). Além disso, as regras de ensino são muito melhores, têm respeito pela professora, já está a criar um bom método de trabalho e ter a noção de responsabilidade (ninguém lhe faz a papinha, como pode acontecer nalguns privados)

                          Edit: Ah, e estou em Leiria, onde não há grandes problemas sociais (tirando alguns focos muito pontuais) que degradem em excesso a escola pública. Mas mesmo assim, privado, caso haja disponibilidade financeira.
                          O meu pensamento é o seguinte:

                          Quero que ela tenha as melhores bases (e média...) para escolher o curso que quizer numa Universidade Pública; pois de que me vale "poupar" agora se depois no futuro ela tiver uma média de m...que só dê para optar por uma Universidade Privada? Aí terei que pagar também um balúrdio com a agravante de que provalvelmente, o curso ter menos valor para o mercado de trabalho que um duma Pública!

                          Leiria deve ser um óptimo sítio para se viver, ou sou um suburbano da Linha de Sintra...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                            Olá amiga,

                            De facto, não pagar um colégio até ao 12º era "ouro sobre azul", e isso efectivamente acontece nos colégios que têm acordo com o Estado!

                            Contudo, quem viu ontem a reportagem da TVI no Jornal da Noite sobre o assunto, deverá ter ficado com um sentimento de injustiça...porque é lógico que qualquer pai quer o melhor para o seu filho mas esses colégios não têm vagas para todos!

                            Assim , o que fazer?
                            Se puderes pagar, e não tiveres alternativas viáveis, privado... caso contrário, não é possível procurar uma escola perto por exemplo do trabalho de um dos pais? (pergunto eu, não faço ideia...)

                            Daqui a trÊs anos estes tópicos vão ser meus, e estas preocupações vão ser minhas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                              Respondeste a ti próprio.

                              Tens em Sintra o Colégio do Ramalhão, o CASEL-Escola Americana (muito Caro), Colégio Marista de Carcavelos ou Salesianos na linha, em Lisboa tens o Sagrado Coração de Maria, Maristas, S.João de Brito entre outros também muito bons.
                              São todos 100% privados e sem contrato de associação?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                Se puderes pagar, e não tiveres alternativas viáveis, privado... caso contrário, não é possível procurar uma escola perto por exemplo do trabalho de um dos pais? (pergunto eu, não faço ideia...)

                                Daqui a trÊs anos estes tópicos vão ser meus, e estas preocupações vão ser minhas...
                                Digo, sem qualquer presunção, que actualmente posso pagar esse investimento. É claro que desde que casei nos privámos de muita coisa e, se só temos uma filha, não há que fugir das responsabilidades como pais. Já basta a miséria que os meus avós e pais passaram!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                  O meu pensamento é o seguinte:

                                  Quero que ela tenha as melhores bases (e média...) para escolher o curso que quizer numa Universidade Pública....
                                  Também era o meu, mas...
                                  Frequentar um colégio particular não chega, vai-te preparando para gastares uma boa «maquia» em explicações nas disciplinas...«nucleares».
                                  Já agora, permite-me um conselho, comecem as explicações mal vejas sinais de dificuldades....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                    Também era o meu, mas...
                                    Frequentar um colégio particular não chega, vai-te preparando para gastares uma boa «maquia» em explicações nas disciplinas...«nucleares».
                                    Já agora, permite-me um conselho, comecem as explicações mal vejas sinais de dificuldades....

                                    OK my friend, registado! E, já agora, podes falar da experiência como aluno ou pai de aluno numa instituição deste tipo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                      Como não tenho qualquer noção de preços (algures entre 400 e 600€\mês?), podes-me dar mais alguns dados sobre a tua situação específica? É claro que não quero nada de pessoal, mas, por exemplo, a zona do colégio, preços (transporte, alimentação, material escolar, actividades extras, etc)?
                                      Companheiro

                                      Tem em atenção, que no caso do Vasco da Gama, deves pagar bem mais que numa faculdade privada de topo.

                                      Já estou muito desfasado dos valores, mas eram muito altos.

                                      Sou da opinião, que caso não possas levá-la até ao fim (9º ano/12º ano), não a deves fazer passar por essa experiência.

                                      Quando saí do Vasco da Gama, sofri um choque brutal!

                                      Passei de um "local" onde tudo e todos estavam vocacionados/apontados para o teu bem estar e aperfeiçoamento dos teus conhecimentos, para um local onde não era bem assim.

                                      Não dês um passo maior que a perna, porque depois, quem fica a arder é a tua filha.

                                      Na zona também existe (ou existia) o D. Afonso 5º. O meu irmão andou lá e passou para o Vasco da Gama.

                                      Na altura, eu chamava-o de "Campo de Concentração de Meleças", agora, caso pudesse, colocava lá as minhas filhas.

                                      Esta é a minha experiência, devem existir outras.

                                      Um abraço

                                      ny12xx
                                      Editado pela última vez por ny12xx; 05 November 2013, 11:26. Razão: gralha

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                        São todos 100% privados e sem contrato de associação?
                                        Sim.Infelizmente existem muito poucos colégios privados com comparticipações estatais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                          OK my friend, registado! E, já agora, podes falar da experiência como aluno ou pai de aluno numa instituição deste tipo?
                                          Claro que posso...na condição de pai de aluno.
                                          É-me mais fácil responder ás tuas dúvidas, uma vez que não tenho termo de comparação Público/Privado.

                                          Estou a lembrar-me da questão disciplina......é...também há alunos indisciplinados no privado....alunos que podem ser fonte de contágio, por isso....Ensino Privado não é sinónimo de «descanso absoluto».

                                          Mas venham daí as tuas questões.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu no máximo optaria por privado/PPP até ao 9º ano.
                                            Mas dou-te o meu caso, desde o 5º ano fui para a escola sozinho de autocarro, daqui da zona éramos 5/6, e apesar do percurso ser curto ~10km o autocarro era velho e tinha de dar umas voltas que fazia 45min de viagem, e para ajudar havia prai de hora a hora nas horas de ponta e a meio era quase de 2 em 2 horas, muitas vezes avariava, connosco lá dentro ou no caminho, a escola era/é das piores da zona, fui roubado na sala(uma camisola uma vez durante o intervalo e uma carteira em plena aula numa outra, esta ultima bastou-me ir á casa de banho) por vezes saía já de noite, até os pais irem pedir alteração de horários pois éramos novos para andar a sair ás 18.25h, andei á porrada, dei e levei e ando por aqui, e sim, tinha raparigas no mesmo caso, penso que 2 iam daqui, mais uns quantos que se juntavam a meio, havia dias em que chovia e bem, algumas molhas, uma vez fui atropelado, por culpa minha passei fora da estrada nem olhei(estava a pensar que aquele era o meu autocarro e tão cedo não tinha outro)
                                            Depois no 7º ano mudei/mudamos de escola, o percurso era o mesmo, menos 5min, mas a escola bem melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              Já agora, permite-me um conselho, comecem as explicações mal vejas sinais de dificuldades....
                                              Gostei do conselho!! independentemente de ser no público ou no privado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nessas condições, se puderes, privado. O envio público mesmo o razoável, pelo que vejo roça a selvajaria.

                                                As crianças já mesmo no 2º ciclo, insultam-se do piorio, têm diarreia verbal... e isso é o mínimo... quer se queira quer não o nível de educação é outro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Privado Sim, Sempre!

                                                  Na Zona de Sintra tens:

                                                  Colégio dos Plátanos (1º Lugar do Ranking Nacional do 9ºano das Escolas com 50 ou mais exames)
                                                  Colégio Vasco da Gama (76º Lugar)
                                                  Colégio de S. José - Ramalhão (39º Lugar)

                                                  São os 3 melhores da Zona de Sintra, as Escolas Públicas são para esquecer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                    Nessas condições, se puderes, privado. O envio público mesmo o razoável, pelo que vejo roça a selvajaria.

                                                    As crianças já mesmo no 2º ciclo, insultam-se do piorio, têm diarreia verbal... e isso é o mínimo... quer se queira quer não o nível de educação é outro.
                                                    É um pouco de exagero, no entanto achas que no privado as criancinhas não dizem asneiras?
                                                    Ficam numa "redoma de vidro" chegam aos 18 anos sem saber o que é uma asneira?
                                                    Se é assim depois não sabem o que é defenderem-se verbalmente e fisicamente, desculpem-me mas assim também não é uma infância/adolescência para ninguém.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                      Claro que posso...na condição de pai de aluno.
                                                      É-me mais fácil responder ás tuas dúvidas, uma vez que não tenho termo de comparação Público/Privado.

                                                      Estou a lembrar-me da questão disciplina......é...também há alunos indisciplinados no privado....alunos que podem ser fonte de contágio, por isso....Ensino Privado não é sinónimo de «descanso absoluto».

                                                      Mas venham daí as tuas questões.
                                                      A sensação que tenho é que num colégio o laxismo e o "deixa andar" não existem! Quanto à disciplina, acho que ela advém do próprio ambiente, não será? É que comportamento gera comportamento, e há coisas que acho que não se vêm dentro dos colégios: tabaco ou estupefacientes, linguagem marcada e maioritariemente em calão e brejeira (os tipo isto, tipo aquilo, etc), baldas, calças debaixo do rabo juntamente com indumentárias alternativas, música de gosto duvidoso em altos berros, graffitis, material e instalações degradadas, etc...

                                                      É assim no estabelecimento de ensino do teu filhote?

                                                      É obrigatório o uso de farda?

                                                      Como é que é a estrutura de custos? Foi "negociada"? A mensalidade é fixa, ou todos os meses existem surpresas? O que é que inclue?

                                                      Cumprimentos
                                                      Editado pela última vez por cloverleaf; 05 November 2013, 12:04.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                        Privado Sim, Sempre!

                                                        Na Zona de Sintra tens:

                                                        Colégio dos Plátanos (1º Lugar do Ranking Nacional do 9ºano das Escolas com 50 ou mais exames)
                                                        Colégio Vasco da Gama (76º Lugar)
                                                        Colégio de S. José - Ramalhão (39º Lugar)

                                                        São os 3 melhores da Zona de Sintra, as Escolas Públicas são para esquecer
                                                        OK, obrigado.

                                                        Por acaso vejo regularmente os Bus dos 2 primeiros, do S. José é que não...

                                                        Algum deles tem tendência "católica"? Dá-me a impressão que o do Ramalhão é de um catolicismo latente e exacerbado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                                          A sensação que tenho é que num colégio o laxismo e o "deixa andar" não existem!

                                                          Verdade.

                                                          Quanto à disciplina, acho que ela advém do próprio ambiente, não será?

                                                          A impunidade também existe nas casas ditas da «classe alta». Daí que se uma criança for indisciplinada em casa, se-lo-à no Colégio....mesmo que os pais lá «sejam chamados».

                                                          É que comportamento gera comportamento, e há coisas que acho que não se vêm dentro dos colégios: tabaco ou estupefacientes, linguagem marcada e maioritariemente em calão e brejeira (os tipo isto, tipo aquilo, etc), baldas, calças debaixo do rabo juntamente com indumentárias alternativas,

                                                          Sim vê-se.
                                                          música de gosto duvidoso em altos berros,

                                                          Cada um ouve o que quer...com phones.

                                                          graffitis, material e instalações degradadas, etc...

                                                          Não vês.


                                                          É assim no estabelecimento de ensino do teu filhote?

                                                          Fui respondendo pelo meio....de acordo com a minha experiência.

                                                          É obrigatório o uso de farda?

                                                          Sim....excepto calças e sapatos.

                                                          Como é que é a estrutura de custos? Foi "negociada"? A mensalidade é fixa, ou todos os meses existem surpresas?

                                                          Pago de acordo com a tabela de peços....sem «direito» a negociar.

                                                          O que é que inclue?

                                                          Frequência do ensino, e exclui as refeições ( cerca de / Euros por refeição) e material escolar. Para além da «propina» mensal, todos os anos, no início pagas a inscrição que andará creio que pelos 150 Euros.

                                                          Já agora, o mu filho frequenta o 12º Ano e a factura que ontem chegou a casa para pagar é de quatrocentos e alguns Euros.

                                                          Cumprimentos
                                                          Mais alguma dúvida, dispõe.....mas olha que um Colégio Privado não é um paraíso e os pais e a «casa» de cada aluno, são o factor mais importante para o sucesso....também a nível escolar.

                                                          Cumprs

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                                            OK, obrigado.

                                                            Por acaso vejo regularmente os Bus dos 2 primeiros, do S. José é que não...

                                                            Algum deles tem tendência "católica"? Dá-me a impressão que o do Ramalhão é de um catolicismo latente e exacerbado...
                                                            O Colégio de S. José é gerido por freiras... eu estudei nos padres(Salesianos) e tive a minha dose...

                                                            As mensalidades/matricula são tabeladas(fixas), pagas 11 meses por ano, pagas o material fornecido pela escola(1 ou 2 prestações por ano), pagas o almoço/lanche, visitas de estudo, uniforme, equipamento de ginástica, etc. pagas tudo e mais alguma coisa...

                                                            Um pormenor importante, para entrar no colégio a criança tem que fazer testes(nada simpáticos), caso não tenha o resultado desejado, não entra(não basta pagar...), só assim se consegue escolher os melhores e assim atingir os lugares de topo do Ranking...

                                                            É o melhor investimento que podes fazer, dá uma boa educação à tua filha(deveria ter começado logo no Pré-Escolar), num bom ambiente... nas escolas públicas da zona de Sintra é coisa que escasseia...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X