Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viver no Algarve - Feedback.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viver no Algarve - Feedback.

    Boa Tarde a Todos.

    Como o FAHO é um fórum suficientemente abrangente, tenho a certeza que aqui me poderão ajudar.

    Sem entrar em muitos pormenores, surgiu-me uma possibilidade de trabalho no Algarve (Zona de Faro e arredores) que, apesar de não ser nada de especial em termos de valores, tem interesse para mim e parece-me que poderá trazer uma boa margem de evolução e oportunidades interessantes.

    O meu único receio é mesmo saber como é a "vida" por lá.

    Acontece que não tenho qualquer tipo de feedback sobre como é viver a tempo inteiro no Algarve, tenho ideia de como é viver no Alentejo, na zona de Lisboa e lá mais para cima, nomeadamente conhecimento a nível de custos, animação, qualidade de vida, segurança, etc... Mas no Algarve estou totalmente às cegas, nunca passei mais do que 15 dias seguidos por terras do Sul, e quando estive por bandas do Sul, foi sempre em zonas de praia e nunca em Faro/interior, e em alturas de movimento (Verão e alturas festivas)... Por isso estou totalmente às cegas de como é morar lá por baixo a tempo inteiro... Já obtive feedback positivo e negativo de amigos, mas queria mais.
    Sempre ouvi dizer que o Algarve era muito parado durante o Inverno, mas vivo no Alentejo, portanto não deverá ser muito diferente.
    E a nível de custos? Como é?

    Alguém me pode dar umas luzes sobre este tema? Fiz uma pesquisa no Fórum e só encontrei tópicos com a palavra "férias" pelo meio.

    Obrigado a todos,
    Cumprimentos,
    Gonçalo.

    #2
    O Algarve é 10x melhor no inverno que no verão (excepto em bifas em topless). Por isso já és capaz de ter uma ideia.

    Comentário


      #3
      É o meu sonho para daqui a uns anos: "reformar-me" (*) e ir viver para o Algarve

      (*) Não confundir com pensão de reforma

      Comentário


        #4
        É tranquilo ... na passa nada

        Os custos para um "local" são identicos ao resto do pais ... nao é por aí.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          É o meu sonho para daqui a uns anos: "reformar-me" (*) e ir viver para o Algarve

          (*) Não confundir com pensão de reforma
          Isso é o que muita gente diz durante as férias de Verão, "Eixxx quem me dera viver no Algarve o ano inteiro!", mas gostava de saber se não passa de uma óptica cor de rosa da coisa em que a vida é praia sol e bifas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            É tranquilo ... na passa nada

            Os custos para um "local" são identicos ao resto do pais ... nao é por aí.
            Estou à espera que venham alguns "locais" falar precisamente disso.

            Comentário


              #7
              Os meus pais tem lá casa, costumava ir lá muitas vezes quando estava em Portugal. Também lá morei (em Montenegro) durante os 3 meses das ferias do verao quando o meu pai esteve a trabalhar no aeroporto.

              Em época baixa/média é bastante bom, moras numa regiao feita para uma populacao 3x superior, portanto espaco nao te vai faltar. O clima é bastante bom (no litoral), frio a sério é muito raro. O Algarve tem sempre mais animacao do que o Alentejo, é uma zona turística sempre com acontecimentos durante todo o ano.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Estou à espera que venham alguns "locais" falar precisamente disso.
                Em relacao a precos depende de ondes compres as coisas. Mas Pingo Doces e Continentes há em todo o lado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Isso é o que muita gente diz durante as férias de Verão, "Eixxx quem me dera viver no Algarve o ano inteiro!", mas gostava de saber se não passa de uma óptica cor de rosa da coisa em que a vida é praia sol e bifas.
                  No meu caso, eu costumo passar lá uns fins de semana de Março a Maio, e é nessas alturas que mais gosto do Algarve. Detesto o verão Algarvio

                  Comentário


                    #10
                    Vou muitas a Albufeira durante a época baixa e fico sempre com a sensação de que é um belo sítio para se viver. O clima é bem melhor do que em Lisboa, as cidades são muito organizadas e há quase tudo o que há em Lisboa. A única coisa que me chateia é o comportamento de alguns algarvios, com pouca paciência para portugueses.

                    Tem outra desvantagem, mas que também se aplica ao Alentejo: os serviços funcionam muito mais devagar do que em Lisboa. Aliás, a simples tarefa de ir ao Continente exige paciência, pelo facto de tudo funcionar em câmara lenta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Vou muitas a Albufeira durante a época baixa e fico sempre com a sensação de que é um belo sítio para se viver. O clima é bem melhor do que em Lisboa, as cidades são muito organizadas e há quase tudo o que há em Lisboa. A única coisa que me chateia é o comportamento de alguns algarvios, com pouca paciência para portugueses.

                      Tem outra desvantagem, mas que também se aplica ao Alentejo: os serviços funcionam muito mais devagar do que em Lisboa. Aliás, a simples tarefa de ir ao Continente exige paciência, pelo facto de tudo funcionar em câmara lenta.
                      Boa!

                      Então têm razão quando dizem que um algarvio é um alentejano sem travões!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        as cidades são muito organizadas
                        WHAT !?!?!?

                        Discordo profundamente, reina a confusão, o lixo e a falta de ordenamento... mas o clima e as belezas naturais fazem esquecer tudo isso...

                        Comentário


                          #13
                          Tenho uma amiga que foi este ano morar para Faro, e a principal queixa dela é de que aquilo é muito parado, e com poucos sítios de entretenimento. De resto parece ser um sítio tranquilo e com boa qualidade de vida.

                          Comentário


                            #14
                            Minha ex tem o irmão a viver no Algarve e costumávamos ir lá muitas vezes durante o ano todo.
                            O maior problema que ele me relatava era mesmo com o trabalho. Contava que a falta de seriedade das pessoas era terrível. Era director de um hipermercado e no verão chegava a perder metade dos funcionários, que demitiam-se (muitas vezes simplesmente abandonavam o trabalho) para irem trabalhar em restaurantes e bares. A produtividade também não era o maior objectivo da maioria das pessoas.
                            O custo de vida era significativamente inferior (renda e infantário com maior fatia), clima ameno no inverno e ritmo de vida mais calmo são bastante convidativos.

                            Comentário


                              #15
                              Fora vilamoura ...as cidades sao bem feias e cinzentas , Faro , Portimão , VRST ... tenho de concordar. No verão entao , com o aumento da população é lixeira por todo lado.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso já tinha pensado nisso de viver no Algarve, parece-me uma opção porreira em termos de tranquilidade/clima/infra-estruturas/acessos.

                                Tens o AIA

                                Assim de repente como problemas diria que o facto de ter apenas dois hospitais é curto, nomeadamente e como é óbvio, durante os meses mais quentes.

                                Mas estando perto de um deles (Faro ou Portimão) é menos mau. Pior é para quem está mais longe deles...


                                Como sabes durante uns anos frequentava o Algarve mesmo de Inverno (fds e até mais que isso) e portanto dá para ter uma ideia. Quer por lá ir quer por feedback de pessoas que lá vivem.



                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                WHAT !?!?!?

                                Discordo profundamente, reina a confusão, o lixo e a falta de ordenamento... mas o clima e as belezas naturais fazem esquecer tudo isso...
                                Depende da zona do Algarve e depende do termo de comparação

                                O que conheces do Algarve ?

                                Além disso, fora a falta de ordenamento (verdade nalgumas zonas do Algarve), o resto deve-se sobretudo à altura do ano que falamos como me parece óbvio visto nos meses de verão a população do Algarve triplicar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Estes dias estive por Lagos e achei muito limpo e organizado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Boa Tarde a Todos.

                                    Como o FAHO é um fórum suficientemente abrangente, tenho a certeza que aqui me poderão ajudar.

                                    Sem entrar em muitos pormenores, surgiu-me uma possibilidade de trabalho no Algarve (Zona de Faro e arredores) que, apesar de não ser nada de especial em termos de valores, tem interesse para mim e parece-me que poderá trazer uma boa margem de evolução e oportunidades interessantes.

                                    O meu único receio é mesmo saber como é a "vida" por lá.

                                    Acontece que não tenho qualquer tipo de feedback sobre como é viver a tempo inteiro no Algarve, tenho ideia de como é viver no Alentejo, na zona de Lisboa e lá mais para cima, nomeadamente conhecimento a nível de custos, animação, qualidade de vida, segurança, etc... Mas no Algarve estou totalmente às cegas, nunca passei mais do que 15 dias seguidos por terras do Sul, e quando estive por bandas do Sul, foi sempre em zonas de praia e nunca em Faro/interior, e em alturas de movimento (Verão e alturas festivas)... Por isso estou totalmente às cegas de como é morar lá por baixo a tempo inteiro... Já obtive feedback positivo e negativo de amigos, mas queria mais.
                                    Sempre ouvi dizer que o Algarve era muito parado durante o Inverno, mas vivo no Alentejo, portanto não deverá ser muito diferente.
                                    E a nível de custos? Como é?

                                    Alguém me pode dar umas luzes sobre este tema? Fiz uma pesquisa no Fórum e só encontrei tópicos com a palavra "férias" pelo meio.

                                    Obrigado a todos,
                                    Cumprimentos,
                                    Gonçalo.


                                    So depende do sitio que estas a comparar.

                                    O verao é como se sabe, apesar de faro nao ser grande cidade de ferias mas nota-se o transito principalmente desde as portagens na via do infante.

                                    De inverno, sao cidades normais com meia duzia de gente a comparar com lisboa. Nao tem vida noctorna que se recomende .

                                    Em termos de casas, neste momento existem casas recentes baratas para comprar/alugar, por exemplo um T3 em condominio fechado de 2008 alugado por 480€ em Faro.

                                    Dependo do sitio do trabalho podes escolher outros sitios que nao Faro, apesar de ser "capital" não tem nada de especial, considero Albufeira mais activa todo o ano.

                                    Em termos de segurança, o unico problema é a quantidade de estrangeiros desempregados principalmente de leste mas em termos de roubos eles focam-se mais em moradias isoladas.

                                    O custo de vida ja disseram, tens os grandes hiper mercados preços como qualquer sitio e nao contes com transportes publicos.

                                    Para mim a grande vantagem é ter um aeroporto com ligaçoes low cost para toda a europa, mas isso depende do tipo de trabalho que tenhas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      WHAT !?!?!?

                                      Discordo profundamente, reina a confusão, o lixo e a falta de ordenamento... mas o clima e as belezas naturais fazem esquecer tudo isso...
                                      Refiro-me a Albufeira, que é a conheço melhor. O certo histórico tem zonas mal ordenadas, a fazer lembrar os bairros históricos de Lisboa. Mas já tens muita coisa bem feita e organizada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Encontro-me a viver no Algarve... neste momento o meu maior problema, é justamente não ter emprego. Estou no Algarve, pois a minha mulher que também é do Norte trabalha nesta região. Por aqui tens inegavelmente o melhor clima do pais, de resto tens de tudo conforme tens em qualquer região. A nivel de segurança não convem facilitar em parte alguma, e animação em Faro e Albufeira mesmo durante a epoca baixa ainda funciona. O Algarve é sitio de eleição para despedidas de solteira...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Estes dias estive por Lagos e achei muito limpo e organizado.
                                          Na minha opinião é a cidade mais bonita do Algarve.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Da época alta acho não há muito a dizer.


                                            Durante a época baixa vê-se muito pouca gente com tudo o que isso acarreta de bom e mau.

                                            Os algarvios não são a "espécie" mais acolhedora deste país como já foi dito.

                                            Também aumenta um pouco o risco de assaltos (principalmente se forem vivendas), devido à questão da afluência mas não é, de longe, um problema decisivo.

                                            O comércio mexe "devagar, devagarinho e pára", mas isso tanto é em época alta como baixa.

                                            O clima é bom.

                                            Para quem gosta de sossego, deve ser dos melhores sítios do país.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Algarve é bom para se viver, mas no verão é de fugir, se pudesse ia embora daqui em Julho e voltava em Setembro. Albufeira então é um horror, tudo é feito a passo de caracol no verão, é preciso muita paciência.

                                              A qualidade de vida piorou um pouco devido às portagens na A22, demora-se mais a ir a algum lado. A falta de trabalho também é um (grave) problema, mas como já vens com trabalho garantido, não se coloca a questão.

                                              Cumps.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, a questão dos assaltos...
                                                Inicialmente vivia numa vivenda em albufeira, durante a viagem de lua de mel assaltaram-lhe a casa. Ficou com medo e mudou-se para um apartamento.
                                                Há também muitos roubos de ocasião (carteiristas, assaltos a carros...), mas já estive em sítios piores...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas Gmigas!!


                                                  Posso dizer-te que antes de vir para o UK que as minhas últimas tentativas de emprego foram para Faro, mas não aparecia nada de jeito e optei por sair de PT. Apesar de não ser "local", os meus pais têm uma casa em Faro e por ano ia pelo menos de 2 em 2 meses, quando não era menos lá para baixo para fugir da rotina. Anos antes (desde 1999) que ia para Faro porque tinha um familiar próximo a estudar na Universidade (Gambelas) e desde essa altura para cá que sempre que podia que estava lá. Com mais de 10 anos lá passados, conheço bem o "ritmo" de Faro, seja no Verão ou Inverno e quem me dera ter arranjado emprego para lá. Em termos de qualidade de vida, não tem nada a ver com Lisboa. Menos, mas muito menos trânsito e muito menos confusões (tirando no Verão, para fazer compras por exemplo no Fórum fica um bocado lotado, mas faz-se e para entrar na cidade as coisas empancam um bocado na rotunda onde está o shopping). Ir à ilha de Faro ao fim de semana no Verão também é para evitar... Não concordo com o que o JGTB disse que as coisas se passam mais devagar nos espaços comerciais. Para mim é a mesma coisa... Lá no café onde costumava ir ver a bola conheci um conterrâneo de Lisboa, para aí 20 anos mais velho que eu e o próprio não troca Faro por nada, muito menos Lisboa. Diz que até vê a diferença para os colegas de trabalho, com os cabelos já todos grisalhos e ele com um ou outro cabelo branco.

                                                  Pessoalmente gosto porque é calmo, vais a qualquer lado arranjas sempre lugar e é uma cidade que apesar de não ser nada por aí além em termos de beleza, tem sítios bons seja para comer ou para passear. Qualidade de vida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigadíssimo pelos vossos comentários. Tou a ver que, à semelhança do que vejo na net, há entre o muito bom, bom e assim-assim.

                                                    Lanço aqui mais uma: Supondo que trabalham na zona de Loulé/Almancil e que se têm de deslocar ocasionalmente pelo Algarve todo e a Lisboa, que zona acham mais adequada para habitar? Loulé em si, Faro, Quarteira, Vilamoura? Falei em Faro pq é a capital e deverá ter as infra-estuturas adequadas.

                                                    Se pudesse ia para Albufeira que me parece o mais "animado" do Algarve, mas já fica um pouco longe do poiso de trabalho. Eu não suporto zonas MUITO calmas, daquelas que passa 1 carro de hora a hora(embora aqui no Alentejo more numa), gosto de sair de casa e ter tudo à mão sem precisar de fazer kms (o que acontece aqui no Alentejo), nesse tipo de coisas gostava mais da Margem Sul do que do Alentejo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem apesar de já terem passado alguns anos cheguei a morar 2 meses em Faro.

                                                      O contexto era um pouco diferente do teu (Universidade) e a cidade evoluiu bastante desde então (estamos a falar em 99).

                                                      Resumidamente:

                                                      Prós:
                                                      *Custo de vida mais baixo (lembro-me da renda ser mais baixa que em outras cidades "universitárias", obviamente com a desvantagem de te quererem fora do apartamento em Agosto).
                                                      *Transito inexistente (mas queixavam-se de apanhar um transito dos diabos por causa da rotunda de acesso a Universidade (algo como 5 minutos parado!!), o que para quem vinha habituada às manhãs da IC19 com 2 faixas era para rir. (isto dentro da cidade)
                                                      *Segurança a andar sozinho à noite (apesar de caso do sexo feminino não ser tão seguro).
                                                      *Comer em restaurantes era bastante acessível (lembro de jantar por 400$00 com sopa bebidas e sobremesa), mas obviamente também os havia caros.
                                                      *Clima mais ameno que em Lisboa.
                                                      *A noite durante a epoca universitária é animada q.b. e facilmente arranjas companhia .
                                                      *Desde que entres no espirito mais relaxado o pessoal até sabe receber bem, nada como o Alentejo, mas se tiveres sede dão te um copo de água, ao passo que no alentejo te dão o copo de agua, mais um copo de tinto e uma bocha com paio para não teres fome!
                                                      *O Papa24 www.facebook.com/pages/Papa-24-Faro/475072605857481, como o nome indica pitéu 24/7 sem aquele aspeto duvidoso das roulottes.
                                                      * Ilha de Faro para ir passear ao fim de semana.

                                                      Contras:
                                                      * Na época a Via do Infante era à borla, pelo que, ainda para mais em época baixa, a N125 não era problema e se estavas com mais pressa siga para a Via do Infante. Acredito que hoje isso possa ser um problema, principalmente em época alta.
                                                      * O emprego/trabalho, que é pouco e muito sazonal, mas que no teu caso não será problema.
                                                      * Habitação. Acredito que com a crise imobiliária existam mais casas para alugar, mas na época a grande maioria das casas que existiam para alugar eram de pessoal que vivia fora do Algarve e aproveitava para rentabilizar a época baixa com estudantes, logo de Junho a Agosto/Setembro queriam o pessoal fora de casa.
                                                      * Falta de oferta cultural / animação. Apesar de ser uma cidade universitária, tirando o que era organizado pela universidade não tinha grande oferta cultural durante a época baixa. Tinha apenas 2 salas de cinema (as do Modelo), que entretanto aumentaram com a abertura do Forum Algarve. Acho que neste campo a cidade evolui um pouco desde então (já há ciclo do cinema francês e algumas peças de teatro), mas claro que Lisboa e Porto continuam a ter uma oferta cultural bastante superior.
                                                      * Época alta onde tudo enche, não consegues estacionar em lugar algum e se não trabalhares no turismo pouco ou nenhum beneficio tiras disso (a não ser sacar umas bifas!)
                                                      * Ingleses a conduzirem do lado contrário da estrada!! Ainda uns valentes cagaços nos arredores do aeroporto!
                                                      * Hospitais, como já referiram, que são poucos, principalmente em época alta, e as alternativas privadas também não são tantas como isso. (Se tiveres filhos pequenos vias sofrer um pouco na pele).


                                                      Acredito que existam mais pontos positivos e igualmente negativos. Acredito igualmente que bastantes coisas certamente mudaram de há 14 anos! (porra que estou a ficar velho), desde a referida oferta cultural à segurança, acessibilidades e outros. Outras coisas não te posso ajudar (tipo serviços públicos ...), pois não passei/utilizei ao ponto de ter uma opinião formada.

                                                      Resumindo, gostei bastante de viver em Faro e se as condições se proporcionassem (uma proposta de trabalho com condições iguais as que tenho atualmente) certamente voltaria a viver no Algarve (em Faro principalmente), pois ganha-se qualidade de vida face a uma grande capital como Lisboa ou Porto, não se perdendo alguns benefícios que se perdem por exemplo em outras capitais como Castelo Branco ou Beja (sem desprimor para ambas).

                                                      Espero ter ajudado e boa sorte com a mudança se esta for para a frente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Excelente Auxer, era mesmo isso que procurava.

                                                        Ainda é apenas uma possibilidade, não é nada garantido. Mas se tivesses de sugerir uma zona para habitar com as premissas do post 26, o que sugerias?

                                                        O emprego não é sazonal, é na área das TI e é uma empresa com vários escritórios pelo país (e alguns pelo Mundo), mas a oportunidade é lá para baixo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se vais trabalhar em Faro, aconselho-te a ter casa em Faro. Albufeira fica a ~30km e Faro não é como o Alentejo. Tens tudo à mão (cafés e afins) ou a 5 minutos de carro. Para diversão Albufeira sem dúvida, mas fica para o fim de semana e poupas em combustível.

                                                          Eu procurava fora da cidade mesmo, tipo Montenegro, Gambelas, etc...

                                                          Lembrei-me agora que o Nyox é dessa zona, fala com ele.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                            Excelente Auxer, era mesmo isso que procurava.

                                                            Ainda é apenas uma possibilidade, não é nada garantido. Mas se tivesses de sugerir uma zona para habitar com as premissas do post 26, o que sugerias?

                                                            O emprego não é sazonal, é na área das TI e é uma empresa com vários escritórios pelo país (e alguns pelo Mundo), mas a oportunidade é lá para baixo...
                                                            Quarteira/Vilamoura tem bons acessos para Loulé e Almancil. Dali até Faro ou Albufeira é um instante.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X