Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cartão Lyoness

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cartão Lyoness

    Boas,

    Já ouviram falar deste cartão? Tenho colegas meus que têm e dizem que conseguem obter dinheiro de compras que fazem em empresas aderentes, sendo este mesmo dinheiro depositado no cartão, e que é creditado na conta bancária todas as terças-feiras..

    O dinheiro que vai para o cartão corresponde a 5% do valor da compra.

    Já vi que há empresas aderentes como a Repsol e um bar onde fui a semana passada também tinha este serviço.

    Além deste 5%, pode-se ganhar muito mais se recrutarmos pessoas para aderir ao cartão. Quantas mais pessoas aderirem recrutadas por mim por exemplo, cada compra que elas façam eu ganho cada vez mais...

    Já me disseram para eu aderir mas eu acho muito estranho este "esquema"...não se ouve falar em lado nenhum, mas já há cada vez mais empresas em Portugal a aderir a isto...e vocês o que acham? É realmente aliciante, mas como ninguém dá nada a ninguém fico de pé atrás..

    O site é este:

    http://www.lyoness.net/pt/

    Espero não estar a infringir nenhuma regra do fórum...é apenas um tópico par debater este assunto e não de promoção a este serviço.

    Cumprimentos.

    #2
    É pena o site estar em baixo.

    Comentário


      #3
      Isso é pirâmide. Já ouvi falar do cartão e das condições maravilhas...
      Pagas 2k para entrar, tens de arranjar outros 3 otários que paguem 2k e tens de garantir que cada um deles também arranja outros 3. Força nisso :|

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
        Isso é pirâmide. Já ouvi falar do cartão e das condições maravilhas...
        Pagas 2k para entrar, tens de arranjar outros 3 otários que paguem 2k e tens de garantir que cada um deles também arranja outros 3. Força nisso :|
        Ah bom não me falaram dessa parte....já estava achar fruta a mais ...Ganso eu consigo abrir o site agora

        Comentário


          #5
          quer dizer, não tens de pagar, tens de "comprar" 2k cartões a 1€ cada ou qualquer coisa do genero...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
            quer dizer, não tens de pagar, tens de "comprar" 2k cartões a 1€ cada ou qualquer coisa do genero...
            De qualquer maneira não me agrada..este tipo de dinheiro fácil deixa muito a duvidar..os meus colegas lá dizem que vão ficar ricos com aquilo

            Secalhar com a adesão de super e hipermercados acaba por compensar alguma coisa.

            Comentário


              #7
              Isto é uma pirâmide "soft". Tecnicamente não é pirâmide porque não é obrigatório trazer mais membros para o esquema, mas está visto que o "alimento" financeiro da empresa é a aquisição de novos membros. Qualquer sistema de descontos em que tens de pagar para depois ter desconto é sempre de desconfiar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                Isto é uma pirâmide "soft". Tecnicamente não é pirâmide porque não é obrigatório trazer mais membros para o esquema, mas está visto que o "alimento" financeiro da empresa é a aquisição de novos membros. Qualquer sistema de descontos em que tens de pagar para depois ter desconto é sempre de desconfiar.
                Olha que esse não é obrigatório não é bem assim...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                  Olha que esse não é obrigatório não é bem assim...

                  eu não li tudo, estive a ver as FAQs e pareceu-me que não, mas também posso estar enganado

                  Comentário


                    #10
                    Já me foi apresentado.

                    Fiquei plenamente convencido que teoricamente não era obrigatório angariar novos membros mas na prática era o famoso "ah e tal mas se angariares".

                    Não gosto de esquemas piramidais. Não fiquei minimamente interessado.

                    Comentário


                      #11
                      Encontrei este video de apresentação:

                      Comentário


                        #12
                        O projecto são 2500€ de entrada, e tens de arranjar mais 3 membros (a 2500€ cada), apresentaram-me há pouco tempo.

                        Piramide ou não, isso já não sei.

                        Comentário


                          #13
                          Isto qualquer dia vira o forum das pirâmides. Na primeira página já são 3 ou 4 tópicos a falar do mesmo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por daveed Ver Post
                            O projecto são 2500€ de entrada, e tens de arranjar mais 3 membros (a 2500€ cada), apresentaram-me há pouco tempo.

                            Piramide ou não, isso já não sei.

                            Pirâmide, isso?

                            Não, claro que não, que ideia.

                            Comentário


                              #15

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                Isto é uma pirâmide "soft". Tecnicamente não é pirâmide porque não é obrigatório trazer mais membros para o esquema, mas está visto que o "alimento" financeiro da empresa é a aquisição de novos membros. Qualquer sistema de descontos em que tens de pagar para depois ter desconto é sempre de desconfiar.
                                Cartao jovem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NSV Ver Post
                                  Encontrei este video de apresentação:
                                  Este tipo de empresa diz sempre que é a maior no mundo... mas nunca ninguém ouviu falar de nada até agora.

                                  Comentário


                                    #18
                                    In the same article, Mathias Vorbach, spokesman of Lyoness, admits that Lyoness may have had some trouble before, but that those days are behind us – Lyoness has learned from itsmistakes.[38] He asserts the message that legal problems have only appeared in Austria (a contested claim) and that 95% of the Lyoness members just shop and do not participate in the earning models offered by Lyoness.[38] However, the Beobachter, after reportedly considering internal Lyoness documents, published an article[44] suggesting that 99.7% of the Lyonessturnover derives from down-payments on future purchases, not from actual shopping or (saved up) discounts.
                                    Lyoness contests that it operates a pyramid scheme, as well as that it violated the relevant capital markets regulations when offering investments without issuing a prospectus.[45]
                                    Legality[edit]



                                    a parte a bold é bastante esclarecedora

                                    Lyoness - Wikipedia, the free encyclopedia

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                      Este tipo de empresa diz sempre que é a maior no mundo... mas nunca ninguém ouviu falar de nada até agora.

                                      Esta é a parte que mais me intriga também...não se ouve em lado nenhum..nem vejo empresas a aderirem. Os meus colegas que diziam que iam ganhar muito dinheiro com isto nunca mais falaram e continuam-se a queixar da vida em termos de €€... ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por golfeiro
                                        Sobre a Lyoness:
                                        A Lyoness é uma Multinacional Austriaca que conta com 3 certificações (ISO9001, IQnet e TUV Rheinland. É uma empresa de intermediação de serviços. A adesão é gratuita, sem compromissos, anuidades, consumos minimos etc. Os membros simplesmente beneficiam de dinheiro de volta das suas compras. Poderão ainda, se quiserem, beneficiar de um maior retorno se recomendarem a Lyoness a outras pessoas.
                                        Depois temos os membros premium (os distribuidores), são membros que querem desenvolver a Lyoness e construir o seu próprio negócio dentro da empresa. Como? muito simples: recomendam empresas para a Lyoness, consumidores e outros membros premium que queiram aproveitar esta oportunidade. Existem principalmente duas maneiras de um membro se tornar Premium: Fazer compras acumuladas de 20.000€ durante um ano ou fazer um pré-pagamento para compras futuras no valor de 2.000€ (não há investimento).
                                        Ao contrário do que foi dito atrás, a Lyoness está em franca expansão. A adesão de empresas tem sido ao ritmo de 2 a 3 por semana e cerca de 500 membros semanalmente.
                                        As promessas que são feitas pelas pessoas que fazem as apresentações da Lyoness, são da responsabilidade das mesmas. Sim há possibilidade de se ganhar bom dinheiro, mas quem diz que é dinheiro fácil, está enganado. Exige trabalho e dedicação como qualquer outro negócio.
                                        Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas.

                                        Pois, deve ser por ser uma empresa tão séria e com tantos certificados que tem tantas ações em tribunal e pedidos de suspensão de actividade. Ora vamos lá ver:

                                        "One year after Lyoness was founded, in 2004, the Austrian criminal police (Kriminalpolizei) published an article[26] in the December issue of its organisation’s magazine, in which it warned for the resurfacing of Ponzi schemes and pyramid schemes in Austria. Lyoness was explicitly mentioned in this article. Lyoness contested the allegations publicly.[27] In 2005, Austrian Parliament member, Johann Maier (SPÖ) asked the then-incumbent Austrian Minister of Justice (Karin Miklautsch, BZÖ) parliamentary questions about the reports filed against alleged pyramid schemes in Austria in 2004.[28] Lyoness was one of the organisations complaints were filed against.[28]In 2008, the Austrian Chamber of Labour (‘Arbeiterkammer’) of Steiermark issued a warning against Lyoness, listing its allegedprivacy violations, misleading advertising, deceptive information and unrealistic and negligible benefits as red flags for doing business with Lyoness.[29]
                                        In March 2010, the Swiss medium Beobachter published an article[30] by Pascale Hofmeier entitled ‘ Lyoness: Hands off’. In the article, Sara Stalder of the Swiss Consumer Union and Manuel Richard of the Swiss Gambling Commission warn consumers not to do business with Lyoness. In the beginning of 2012, Kleine Zeitung published an article[31] suggesting that Lyoness has deceived the masses by operating an irrelevant shopping community. L’Hebdo, a Swiss medium, reproduced a story about how Lyoness members are told that an investment of 3,000 CHF will eventually lead to 25,000 CHF in return, if enough new, down-paying members are recruited.[32]
                                        In February 2012, the Beobachter published an article[33] stating that, based on consideration of internal Lyoness communication, members are offered ‘bounties’ up to 45,000 CHF to provide ‘relevant information’ on Lyoness’ critics. A critic from Zurich was reported to have been sued for over 1 million CHF for ‘defamation’ after he contacted Lyoness’ partner companies in Switzerland in an attempt to explain the business model of Lyoness to them. The article also reported that the Lyoness business model seems to revolve around recruiting activities instead of discounts and that Lyoness is internationally charged with forgery, fraud and hosting a pyramid scheme.
                                        Der Standard reported in July 2012 that the Austrian Economic and Corruption Prosecutor (‘WKStA’) has been granted jurisdiction to investigate and prosecute Lyoness in Austria.[34] The Swiss Handelszeitung mentioned a court case Lyoness lost, which revolved around the question as to whether Lyoness should have issued a financial prospectus before asking investors to finance their foreign-markets advertising campaigns.[35] In September 2012, the same newspaper reported[36] that major, alleged Lyoness partners in Switzerland (Microsoft and Kuoni Travel) were announcing not to continue the partnerships, if there were any to begin with. The Wiener Zeitung reported[37] about a pending lawsuit initiated by the Austrian Consumer Organisation ‘VKI’ in March 2013. The VKI contests 61 clauses of Lyoness’ ‘General Terms and Conditions’, which it called opaque, uncertain, and/or meaningless.[37][38][39] Eric Breiteneder, hired as a legal representative by the organisation, also referred to the concepts used to distinguish various parts of – and benefits within the Lyoness business model as vague and/or undefined elsewhere.[40][41]
                                        The Handelszeitung reported about suspicions that high-level Lyoness members were earlier involved in (other) pyramid schemes, like the ‘Spirit of Independence’.[42] It also mentioned a system called ‘GTS’ (Global Trade System), operated by Erin Trade SA, as a former organisation tied to Hubert Freidl.[42] Like Lyoness, this company has been called a pyramid scheme in the public debate.[42]The Kleine Zeitung reported that various experts were looking at the investment schemes for advertising campaigns organised by Lyoness, and whether a prospectus was required before attracting capital from investors.[38] Lyoness-hired[43] professor Susanne Kalls concluded that no capital market regulations were violated by not issuing a prospectus; attorney Karl Hengstberger came to theopposite conclusion[38] but agreed with Professor Susanne Kalls that the Lyoness business package does not constitute an investment.[38] In the same article, Mathias Vorbach, spokesman of Lyoness, admits that Lyoness may have had some trouble before, but that those days are behind us – Lyoness has learned from its mistakes.[38] He asserts the message that legal problems have only appeared in Austria (a contested claim) and that 95% of the Lyoness members just shop and do not participate in the earning models offered by Lyoness.[38] However, the Beobachter, after reportedly considering internal Lyoness documents, published an article[44]suggesting that 99.7% of the Lyoness turnover derives from down-payments on future purchases, not from actual shopping or (saved up) discounts.
                                        Lyoness contests that it operates a pyramid scheme, as well as that it violated the relevant capital markets regulations when offeringinvestments without issuing a prospectus.[45]
                                        Legality[edit]

                                        In the meantime, Austrian authorities have started investigations of the Lyoness business model and the related allegations that the company is running an illegal pyramid scheme.[34] Reportedly, similar investigations were started in Hungary;[46] Norway;[47][48] and Poland.[49][50][51][52] Also, it was reported that the Austrian Consumers Union has filed suit against Lyoness for providing participants with unclear and deceptive terms and conditions.[37] VKI is representing clients who contend they invested money in the advertising campaigns organised by Lyoness, and several option trading packages offered by Lyoness, but were not provided with a prospectus. In September 2009, Lyoness hired criminal law expert Professor Peter Lewisch to assess whether the company's business model violated the Austrian law concerning illegal pyramid schemes.[53] The study, conducted by Lewisch in September 2013 provided the legal opinion that Lyoness is not a pyramid scheme. Lewisch states that in his legal opinion: “The Lyoness shopping community is not a pyramid scheme within the meaning of §168a StGB (Austrian criminal code): It is not a speculation system…members neither need to make deposits, nor are they committed to recruiting new members or to behaving in a certain way. The result is that the Lyoness shopping community is not at all against §168a StGB.” [53] The judges of the regional court in Krems,[54] Austria however concluded that the business model of Lyoness is so "Ponzi-Scheme-like", that contracts between Lyoness an its business partners are not valid. Lyoness have not appointed this statement.[55]
                                        In December 2013, Norwegian authorities have announced a full investigation of Lyoness on the suspicion of it operating an illegal pyramid scheme.[47][48] Lyoness received 3 weeks to respond to the announcement.[56] Lyoness have announced to repay all unhappy (ex) members, which aren't many according to the company.[57] The Austrian Platform for unhappy (ex) members of Lyoness say that it is difficult to get money back from Lyoness.[58] Lyoness pay back 75% of the value of any acquired accounting units.[57] The entrepreneurial (accounting units) part of Lyoness is now named "Lyconet".[59] Polish government authorities started an investigation of Lyoness and request information from public sources.[49][50][51][52] Last year such an investigation by the country's public prosecutors was cancelled due to insufficient evidence against the organization.[49] Lyoness denied doing anything illegal in Poland.[50] In Sweden the authorities have also decided to pursue Lyoness; the national Lottery Authorities (Lotteriinspektionen), responsible for investigating pyramid games, have reported Lyoness to the Stockholm police for pyramid game and chain letter fraud.[60]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Parecem cogumelos... O cheiro muda mas a m€rd@ é a mesma.

                                          Estes não recorreram á RTP, para divulgação, mas têm empresas conhecidas de todos nós inseridas no negócio.

                                          E as autoridades pactuam com este tipo de negócios...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A American Express devolve 5% do valor mensal das compras (já foi 10% há um ano) e pelo menos não é um esquema de pirâmide

                                            Comentário


                                              #23
                                              Hoje vi um taxi com publicidade a esta lyoness...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já fui "abordado", digamos assim, para entrar, e tens a opção da típica pirâmide(2000 ou 2500 euros) ou o cartão que podes usar em compras e acumulas uns descontos e tal(até nem parecia muito mal esta última).

                                                Mas não quero nada com este tipo de empresas, a não ser distância.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas noites meus caros,

                                                  Sobre o que foi dito até agora, permitam-me apenas esclarecer sobre o seguinte:

                                                  - Sabendo que esquemas de pirâmide são ilegais, sugiro que tentem encontrar a Lyoness listada em sites governamentais, de qualquer país, que alertem para esquemas pirâmide, ponzi, fraude, etc.

                                                  - Sim, já existiram processos, investigações, como qualquer outra empresa com um negócio que gera biliões tem. Em nenhum momento o funcionamento da Lyoness foi interrompido.

                                                  - Ninguém ouviu falar da Lyoness em Portugal porque ela instalou-se cá apenas há 2 anos, estando sensivelmente em franco crescimento há cerca de 1 ano. No entanto, em Itália, por exemplo são mais de 5000 lojas aderentes. E é uma empresa que já tem mais de 11 anos.

                                                  - Se se tratasse de algo ilegal, como é que empresas como a Apple, Carrefour, McDonalds, etc. com batalhões de advogados, iriam assinar contratos sem serem legítimos? E as mais de 40.000 empresas aderentes, também estarão erradas?

                                                  - Se fosse uma empresa de esquema ilegal, porque iria gastar milhões de euros em publicidade na TV, em escritórios por todo o mundo, em 2 fundações (solidariedade e meio ambiente), etc.?

                                                  E a lista poderia continuar, no fundo são factos, e não "boatos" ou "diz que disse".

                                                  A verdade é que nos próximos 2 anos, toda a gente vai ter um cartão Lyoness, e nessa altura vai haver poupança para todos porque em cada esquina existirá um aderente e já será óbvio, normal, sem ninguém saber de onde veio.
                                                  Até lá, quem for inteligente e pro-activo o suficiente para aproveitar a oportunidade de negócio, daqui a 2 anos poderá desligar o telemóvel e fazer o que quiser da sua vida.

                                                  Um abraço,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mantenham-se bem longe desses esquemas de pirâmides e de coisas que parecem ser só maravilhas e facilidades.

                                                    Para uns quantos ganharem, muitos têm de perder. Se fosse uma coisa boa não andavam por aí a publicitar e a tentar arranjar novos membros.

                                                    Infelizmente há gente pouco informada que acaba por cair nessas armadilhas e quando se apercebem já é tarde demais.

                                                    Andem sempre muito atentos, não decidam coisas duvidosas sozinhos, peçam opinião a amigos verdadeiros e a familiares antes de tomarem certas decisões, em caso de dúvida não aceitem, não tomem decisões por impulso ou porque tem que ser naquele momento, alertem os vossos amigos e familiares sobre essas coisas.

                                                    Por vezes certa pessoa já se meteu em algo desse tipo e a única forma de se livrar daquilo é impingir a outra pessoa e acontece por vezes ser o colega de trabalho ou amigo/conhecido (pessoa que parece ser neutra e de alguma confiança) a informar disso e a falar maravilhas levando a pessoa a aceitar e depois lixa-se.

                                                    Todo o cuidado é pouco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TMSim Ver Post
                                                      Boas noites meus caros,

                                                      Sobre o que foi dito até agora, permitam-me apenas esclarecer sobre o seguinte:

                                                      - Sabendo que esquemas de pirâmide são ilegais, sugiro que tentem encontrar a Lyoness listada em sites governamentais, de qualquer país, que alertem para esquemas pirâmide, ponzi, fraude, etc.

                                                      - Sim, já existiram processos, investigações, como qualquer outra empresa com um negócio que gera biliões tem. Em nenhum momento o funcionamento da Lyoness foi interrompido.

                                                      - Ninguém ouviu falar da Lyoness em Portugal porque ela instalou-se cá apenas há 2 anos, estando sensivelmente em franco crescimento há cerca de 1 ano. No entanto, em Itália, por exemplo são mais de 5000 lojas aderentes. E é uma empresa que já tem mais de 11 anos.

                                                      - Se se tratasse de algo ilegal, como é que empresas como a Apple, Carrefour, McDonalds, etc. com batalhões de advogados, iriam assinar contratos sem serem legítimos? E as mais de 40.000 empresas aderentes, também estarão erradas?

                                                      - Se fosse uma empresa de esquema ilegal, porque iria gastar milhões de euros em publicidade na TV, em escritórios por todo o mundo, em 2 fundações (solidariedade e meio ambiente), etc.?

                                                      E a lista poderia continuar, no fundo são factos, e não "boatos" ou "diz que disse".

                                                      A verdade é que nos próximos 2 anos, toda a gente vai ter um cartão Lyoness, e nessa altura vai haver poupança para todos porque em cada esquina existirá um aderente e já será óbvio, normal, sem ninguém saber de onde veio.
                                                      Até lá, quem for inteligente e pro-activo o suficiente para aproveitar a oportunidade de negócio, daqui a 2 anos poderá desligar o telemóvel e fazer o que quiser da sua vida.

                                                      Um abraço,
                                                      Deixa-me advinhar... Pagaste 2.000€ para ter o cartão e agora andas à caça de otários, é isso?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pelo que percebi o pagamento é facultativo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TMSim Ver Post
                                                          Boas noites meus caros,

                                                          Sobre o que foi dito até agora, permitam-me apenas esclarecer sobre o seguinte:

                                                          - Sabendo que esquemas de pirâmide são ilegais, sugiro que tentem encontrar a Lyoness listada em sites governamentais, de qualquer país, que alertem para esquemas pirâmide, ponzi, fraude, etc.

                                                          - Sim, já existiram processos, investigações, como qualquer outra empresa com um negócio que gera biliões tem. Em nenhum momento o funcionamento da Lyoness foi interrompido.

                                                          - Ninguém ouviu falar da Lyoness em Portugal porque ela instalou-se cá apenas há 2 anos, estando sensivelmente em franco crescimento há cerca de 1 ano. No entanto, em Itália, por exemplo são mais de 5000 lojas aderentes. E é uma empresa que já tem mais de 11 anos.

                                                          - Se se tratasse de algo ilegal, como é que empresas como a Apple, Carrefour, McDonalds, etc. com batalhões de advogados, iriam assinar contratos sem serem legítimos? E as mais de 40.000 empresas aderentes, também estarão erradas?

                                                          - Se fosse uma empresa de esquema ilegal, porque iria gastar milhões de euros em publicidade na TV, em escritórios por todo o mundo, em 2 fundações (solidariedade e meio ambiente), etc.?

                                                          E a lista poderia continuar, no fundo são factos, e não "boatos" ou "diz que disse".

                                                          A verdade é que nos próximos 2 anos, toda a gente vai ter um cartão Lyoness, e nessa altura vai haver poupança para todos porque em cada esquina existirá um aderente e já será óbvio, normal, sem ninguém saber de onde veio.
                                                          Até lá, quem for inteligente e pro-activo o suficiente para aproveitar a oportunidade de negócio, daqui a 2 anos poderá desligar o telemóvel e fazer o que quiser da sua vida.

                                                          Um abraço,


                                                          eu como sou melhor em futurologia, tenho para ti uma boa e uma ma' noticia.

                                                          a ma' e' que daqui a 2 anos ainda vais estar a arder com os €2000 que pagaste. A boa e' que provavelmente aprendeste uma licao e nao voltas a cair noutro esquema parvo destes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TMSim Ver Post

                                                            Até lá, quem for inteligente e pro-activo o suficiente para aproveitar a oportunidade de negócio, daqui a 2 anos poderá desligar o telemóvel e fazer o que quiser da sua vida.
                                                            fail

                                                            Lyoness is suspected to be a pyramid scheme in several of the countries it operates in. In homeland Austria, Lyoness has been declared a pyramid scheme by four independent civil courts.[8] Criminal investigations, however, are still ongoing.[8] In Norway, Lyoness was found to have operated an illegal pyramid scheme in 2012 and 2013.[9] In Australia, Lyoness is under prosecution by the ACCC.[10][11] In Sweden, the responsible authority concluded that Lyoness is a pyramid scheme and reported Lyoness to the Stockholm police.[12] In Poland, a similar investigation is ongoing. Lyoness vehemently denies all allegations.

                                                            Lyoness - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X