Anúncio

Collapse
No announcement yet.

privatização ensino superior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    privatização ensino superior

    Hoje em Finanças publicas tivemos a discutir o OE e chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?

    #2
    Podem começar pela U. Coimbra...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
      Hoje em Finanças publicas tivemos a discutir o OE e chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?

      eu explico......os amigos do costume só querem coisas que dêem lucro.....ou, pelo menos, querem ter a GARANTIA que vão ter lucro....portanto, privatizar o que dá prejuízo está fora de questão.......porque é que acham que aparece esta febre toda por privatizar a educação?????....é que na área da saúde é difícil quantificar custos e assegurar lucros....na educação as variáveis são bem menores e, por isso, muito mais fácil de sacar o guito ao país.........viva a ditadura

      P.S.- será que também posso ser condenado judicialmente por este comentário?????...é que hoje em dia nunca se sabe, ele é processos por manifestações nas galerias da assembleia, processos aos policias que subiram as escadarias da bandalheira da república.......qualquer dia andamos todos a falar em surdina.........curioso, tenho a sensação de já ter visto isto em algum lado.....agora nem me lembro bem, mas estou certo de que não deve ser nada de importante!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
        chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?
        Não percebi... que discrepâncias são essas?

        Lucro? Prejuízo? Numa análise muito aprofundada, eu diria que qualquer tipo de ensino dá sempre lucro, pois o conhecimento é a base da civilização.

        Comentário


          #5
          A diferença de verbas provenientes do OE deve-se ao resultado de uma fórmula onde constam nº de alunos e o seu custo anual, ponderando-se as receitas próprias.

          Nem o IST dá lucro, quanto mais os Politécnicos do interior, pelo que as descrepências estão intimamente ligadas ao seu custo de funcionamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por augustus Ver Post
            Nem o IST dá lucro, quanto mais os Politécnicos do interior, pelo que as descrepências estão intimamente ligadas ao seu custo de funcionamento.
            Mas neste contexto, o que é "dar lucro" ? As receitas serem superiores às despesas? É que se o conceito de lucro for esse, todas as instituições do ensino superior "dão lucro", nenhum orçamento é deficitário. (se incluirmos as transferências do OE como receita).

            O que é de louvar, considerando que de 2006 para cá, as transferências do orçamento de estado foram reduzidas para cerca de metade.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
              Podem começar pela U. Coimbra...
              Só se for pela Fundação das Universidades Portuguesas.
              Que é daquelas Fundações que existem, mas ninguém conhece e ninguém sabe para que servem.

              No dia em que a UC for privatizada, ou os SASUC muita gente vai passar fome

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                A diferença de verbas provenientes do OE deve-se ao resultado de uma fórmula onde constam nº de alunos e o seu custo anual, ponderando-se as receitas próprias.

                Nem o IST dá lucro, quanto mais os Politécnicos do interior, pelo que as descrepências estão intimamente ligadas ao seu custo de funcionamento.
                mas o IST sempre tem custos altos devido a equipamentos e laboratórios, agora os cursos de papel e caneta fazem-me muita confusão não serem lucrativos

                Comentário


                  #9
                  Ora aí é que está, neste exemplo do IST, que tem sensivelmente 50% de receitas próprias (cerca de 50M), a despesa é de 100M.

                  https://tecnico.ulisboa.pt/files/sobre-IST/Orc_IST_2013_Aprovado_CE_Apos_Reforco_de_19_2_2013 _Data21_3_2013_as_16_44.pdf


                  EDIT: Receitas: página 13; Despesas: página 16
                  Editado pela última vez por augustus; 30 November 2013, 09:31. Razão: Nº das páginas de Despesas e de Receitas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                    mas o IST sempre tem custos altos devido a equipamentos e laboratórios, agora os cursos de papel e caneta fazem-me muita confusão não serem lucrativos
                    Só as universidades que estão mais viradas para as ciências sociais, direito, letras e outras do género é que têm custos mais baixos, é verdade, mas o OE contempla-os de forma diferente.

                    E não são só as Engenharias, são os de Medicina Humana, Veterinária, etc.

                    Além do mais que o IST tem uma capacidade formidável de gerar receitas próprias, conforme dá para confirmar no documento acima.

                    Comentário


                      #11
                      o IST não é a única universidade com esse racio de receitas próprias...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                        o IST não é a única universidade com esse racio de receitas próprias...
                        É verdade. Hoje em dia muitas das Universidades já têm uma percentagem considerável de receitas próprias, onde se incluem o montante proveniente do pagamento de propinas.

                        Comentário


                          #13
                          ... que rondam os 20%.
                          ou seja, o que um aluno paga de propinas cobre em média 20% do custo total.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                            ... que rondam os 20%.
                            ou seja, o que um aluno paga de propinas cobre em média 20% do custo total.
                            Se tanto, há universidades que têm só 1 ou 2 cursos, com turmas de 100 alunos que muito dificilmente chegam a essa percentagem.

                            Comentário


                              #15
                              Vão é fechar algumas....e as públicas (no geral) como andam (continuam) deviam ser levadas pela corrente da crise.

                              Comentário


                                #16
                                Não se pode tocar nas vacas sagradas deste país.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                                  Hoje em Finanças publicas tivemos a discutir o OE e chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?
                                  Como vais privatizar algo que não dá lucro? Achas que alguém quer pagar as dividas dos outros?

                                  As universidades têm autonomia para gestão das suas receitas, todo os anos recebem um orçamento e fazem o que bem entender com ele. O problema actualmente é que o ensino superior cresceu para lá do que a economia pode suportar, portanto o ideal é alienar instituições que foram criadas a pontapé com traços de qualidade questionáveis. É preferível ter 6 universidades muito boas, do que as dezenas que temos de vários níveis.
                                  Já nos politécnicos o problema é serem uma tentativa pior de copiar as universidades e nunca se convenceram que o seu lugar era estar ligado ao mercado de trabalho e às empresas, tendo assim menos saída que as próprias universidades para o mesmo curso... Chegamos ao ridículo de ter politécnicos frente a faculdades a oferecem ambos os mesmo curso (ver ISEP vs FEUP no Porto).
                                  O que fizeram as instituições para obter mais receita? Criar cursos da tanga e aumentar vagas anos a fio, nunca quiseram saber ou perceber que o segredo é a entrada no mercado de trabalho, se preparassem os alunos para isso e os cursos que leccionam realmente dessem resultados em menos de 6 meses, a procura subiria exponencialmente.
                                  Existe muito conservadorismo e lobbies no ensino superior, muito tachismo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                                    Hoje em Finanças publicas tivemos a discutir o OE e chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?
                                    Para privatizar algo, tens de ter alguém que esteja interessado em comprar. Por isso é que só consegues privatizar empresas que dao lucro, muitas delas nem nunca deviam ter sido públicas em primeiro lugar.

                                    Quanto às universidades, o que devia ser feito era fundir algumas delas, bem como alguns dos politecnicos (por distrito, por exemplo). E definir objectivos no que toca à investigação.

                                    Devia haver também incentivos às empresas para que apostassem na investigação e desenvolvimento, seja ela interna, ou em parceria com as universidades.

                                    Devia haver uma normalização dos diversos cursos entre as diversas universidades, bem como uma maior adequação e sintonia da oferta de cursos e vagas às necessidades do tecido empresarial/estado

                                    O esquema de bolsas também deve ser revisto. Ao invés de bolsas de estudo em número limitado e a fundo perdido, estas deviam ser em número ilimitado e encaradas como um empréstimo a longo prazo e sem juros. A devolução seria feita após o término da licenciatura, podendo ser atraves de uma taxa acrescida de SS ou IRS nos primeiros anos de trabalho ou de x anos de trabalho para o estado, caso houvesse necessidade, ou ...

                                    Por fim, acabar ou redefinir o papel das ordens. É ridiculo que uma entidade externa tenha poder para 'reconhecer' ou não cursos que foram aprovados pelas entidades competentes. Se o ministério da educação não tem a capacidade de garantir a qualidade dos programas curriculares das universidades, há que corrigir isso, não manter a existência de entidades externas com poder para se sobrepor ao ministério.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que as instituições publicas não têm que dar lucro. Também não podem dar prejuízo, mas lucro não acho que seja uma obrigatoriedade, dado que é para servir a população.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Haja alguém que concorde comigo!
                                        É que tenho um amigo meu, do BE que diz que deviam acabar com os Politécnicos todos do interior e com todas as Universidades. Dando o caso de Aveiro, diz que esta tinha mais a ganhar sendo um pólo de Coimbra


                                        Eu não penso assim. É preferível dar prejuízo, mas servir uma região despovoada podendo potenciar um cluster. É que a maior parte destes (clusters) estão só no Litoral, o que faz com que os spill over effects, ou externalidades se concentrem somente nas regiões litorais

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          Haja alguém que concorde comigo!
                                          É que tenho um amigo meu, do BE que diz que deviam acabar com os Politécnicos todos do interior e com todas as Universidades. Dando o caso de Aveiro, diz que esta tinha mais a ganhar sendo um pólo de Coimbra


                                          Eu não penso assim. É preferível dar prejuízo, mas servir uma região despovoada podendo potenciar um cluster. É que a maior parte destes (clusters) estão só no Litoral, o que faz com que os spill over effects, ou externalidades se concentrem somente nas regiões litorais
                                          Era o que mais faltava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                            Haja alguém que concorde comigo!
                                            É que tenho um amigo meu, do BE que diz que deviam acabar com os Politécnicos todos do interior e com todas as Universidades. Dando o caso de Aveiro, diz que esta tinha mais a ganhar sendo um pólo de Coimbra


                                            Eu não penso assim. É preferível dar prejuízo, mas servir uma região despovoada podendo potenciar um cluster. É que a maior parte destes (clusters) estão só no Litoral, o que faz com que os spill over effects, ou externalidades se concentrem somente nas regiões litorais
                                            Em que é que a Universidade de Aveiro deixa de servir a região se passar a ser um polo da Universidade de Coimbra??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em relação à UA, mais depressa seria um Polo da UP.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Foi o que lhe quis mostrar, mas ele continua na dele
                                                É do Bloco e basta

                                                E o Porto, lá está, seria melhor opção.
                                                Tudo, porque, segundo ele o Estado devia pagar deslocações dos estudantes do Interior para o Litoral e assim acabar com os "dinheiros deitados à rua" nas Universidades/Politécnicos do Interior.
                                                Porque segundo ele, alguém de Macedo de Cavaleiros que nunca saiu da terra não pode ter uma instituição de ensino superior à porta de casa. Porque isso trava o processo de aprendizagem e não deixa que se alarguem horizontes. Pois não vai para fora, nem nunca fará Erasmus (que também deve ser financiado pelo Estado).

                                                Ou seja. Ele quer que o Estado acabe com os Politécnicos e Universidades pequenas para todos irem para as grandes e assim o Estado ter que pagar as custas totais de um aluno lá inserido.
                                                Para completar. Diz que a UTAD e a UM não têm história, nem o nome de Coimbra (ora porra a UC serve-se de ser a mais antiga e ainda por cima tem desde edifícios da Idade Média; Estado Novo; Época Moderna.... Ora basta um chinês ir ao Museu da Ciência - Laboratório Chimico - para dar receitas à UC e potenciar esta. Claro que a UM; UA... não terão estas polivalências, mas devem ter outros atributos).

                                                A sério que não sei como alguém do Bloco consegue ter esta mentalidade
                                                O parêntesis é ideia minha

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                                                  Hoje em Finanças publicas tivemos a discutir o OE e chegamos à parte das faculdades/institutos em que existiam descrepancias brutais entre faculdades na ordem dos milhoes, nao seria melhor começar por privatizar o que dá prejuizo em vez de privatizar o que dá lucro ou tentar aumentar o IVA?
                                                  Quanto do teu dinheiro (em %) eras capaz de investir numa empresa que dá prejuízos sucessivos?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                                    eu explico......os amigos do costume só querem coisas que dêem lucro.....ou, pelo menos, querem ter a GARANTIA que vão ter lucro....portanto, privatizar o que dá prejuízo está fora de questão.......porque é que acham que aparece esta febre toda por privatizar a educação?????....é que na área da saúde é difícil quantificar custos e assegurar lucros....na educação as variáveis são bem menores e, por isso, muito mais fácil de sacar o guito ao país.........viva a ditadura

                                                    P.S.- será que também posso ser condenado judicialmente por este comentário?????...é que hoje em dia nunca se sabe, ele é processos por manifestações nas galerias da assembleia, processos aos policias que subiram as escadarias da bandalheira da república.......qualquer dia andamos todos a falar em surdina.........curioso, tenho a sensação de já ter visto isto em algum lado.....agora nem me lembro bem, mas estou certo de que não deve ser nada de importante!
                                                    Tanto no ensino como na saúde existem modelos de negócio rentáveis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                      o IST não é a única universidade com esse racio de receitas próprias...
                                                      Isso das receitas próprias é sempre algo duvidoso. Receber dinheiro do estado (a partir de institutos ou fundacoes) pode ser considerado como receita própria?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a que te referes? fct? mas a fct gere financiamento na sua enorme percentagem europeu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há por esse mundo fora muitos bons exemplos de estabelecimentos de ensino que conseguem existir e bem, sem apoios do Estado.

                                                          E em vez de se preocuparem de debitarem alunos a metro, se preocupassem em ser centros de excelência, o país ganhava muito mais.

                                                          O que na minha opinião, conduz a uma discussão sem sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                            a que te referes? fct? mas a fct gere financiamento na sua enorme percentagem europeu.
                                                            Não é só a FCT.
                                                            Também existe a FUP (Fundação das Universidades Portuguesas) e quanto a mim, não sei para que serve nem o que faz.
                                                            Mas deve fazer algo, já que é uma Fundação

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X