Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de curso superior

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Mudança de curso superior

    Pois bem, é o seguinte, estou a tirar Engenharia Informática na Universidade de Lisboa, 1º ano da licenciatura, mas tenho-me vindo a aperceber que não vou conseguir fazer isto o resto da minha vida, odeio programação, simplesmente não é para mim, mesmo gostando bastante das outras disciplinas como Sistemas Computacionais, sei que programação é o que eu vou fazer o resto da vida e não me consigo ver nesse papel.

    A minha questão é a seguinte, há possibilidade de mudar de curso no segundo semestre? Não tenciono andar a saltitar de curso em curso, mas cada vez me vejo mais numa área como Gestão ou Economia...

    #2
    Porque não?
    Antes agora que daqui a 3 anos, andar a deitar € fora para nada.
    Um conhecido mudou este ano de Civil no Técnico para Materiais na FCT, foi um pouco downgrade mas ele queria isto e transferências internas no Técnico é vê-las...

    PS: [Saúde] é que não encaixa bem aqui

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
      Porque não?
      Antes agora que daqui a 3 anos, andar a deitar € fora para nada.
      Um conhecido mudou este ano de Civil no Técnico para Materiais na FCT, foi um pouco downgrade mas ele queria isto e transferências internas no Técnico é vê-las...

      PS: [Saúde] é que não encaixa bem aqui
      Eu quero mudar de curso, mas não tenciono andar a saltitar para ver qual eu gosto realmente.


      Alguém sabe se há a possibilidade de fazer um pedido de transferência no segundo semestre?

      Comentário


        #4
        Eu percebi, é possível mudares, e como disse, é preferível no 1º ano do que no 3º, ainda para mais se não te sentes bem.
        Acho que em alguns que vi que foram para Eng. Inf. maior parte não gostou da programação, não é bem o que a malta pensa.

        Transferência no segundo semestre não sei, deve ser complicado.

        Comentário


          #5
          Existem escolas que fazem mudanca de curso no segundo semestre. Tens que te informar na secretaria da tua escola para verificar se tens direito a pedir essa mudanca, mas informa-te rapido pois pelo que me disseram qualquer tipo de transferencia, se for autorizada penso ser ate dia 16 de dezembro.

          ULISBOA | Mudança de Curso, Transferência e Reingresso

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
            Pois bem, é o seguinte, estou a tirar Engenharia Informática na Universidade de Lisboa, 1º ano da licenciatura, mas tenho-me vindo a aperceber que não vou conseguir fazer isto o resto da minha vida, odeio programação, simplesmente não é para mim, mesmo gostando bastante das outras disciplinas como Sistemas Computacionais, sei que programação é o que eu vou fazer o resto da vida e não me consigo ver nesse papel.

            A minha questão é a seguinte, há possibilidade de mudar de curso no segundo semestre? Não tenciono andar a saltitar de curso em curso, mas cada vez me vejo mais numa área como Gestão ou Economia...
            Se ainda não sabes bem o que preferes, tenta ver um curso como Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (U.Minho) ou Tecnologias e Sistemas de informação (Aveiro), que dito assim de uma forma muito muito geral, é uma mistura entre a informática e a gestão. Não te safas é de ter 3 ou 4 uc's de programação.

            Se quiseres mais informação é só perguntar.

            Quanto ao resto, sei que já existiram alguns cursos que permitiam isso, mas sinceramente pelo menos na UMinho, penso que tal não seja possivel. Seja como for, tenta fazer o máximo de uc's possivel, até porque isso conta como criterio de seleção para as transferências, penso eu

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
              Existem escolas que fazem mudanca de curso no segundo semestre. Tens que te informar na secretaria da tua escola para verificar se tens direito a pedir essa mudanca, mas informa-te rapido pois pelo que me disseram qualquer tipo de transferencia, se for autorizada penso ser ate dia 16 de dezembro.

              ULISBOA | Mudança de Curso, Transferência e Reingresso
              Vou-me informar amanhã disto.


              Não tenciono ir para uma faculdade fora da minha área de residência(Lisboa) sem ser Évora. A mudar seria para uma Gestão, Economia ou algo relacionado com Geografia...

              Comentário


                #8
                Antes de mais acho que estás a partir de um pressuposto que não está certo.Ou seja formares-te em eng informática não significa ficares a programar até à reforma.
                Segundo a informática é um mundo e embora a programação seja o core da coisa tens outras áreas interessantes como redes ( cisco etc) por exemplo.

                Eu defendo a ideia que a pessoa deve mudar de curso quando encontrou algo que realmente gosta noutro lado, não aconselho a mudar porque encontrou um obstáculo porque se fores para gestão ou economia vais também encontrar áreas que não gostas.

                O meu caso é parecido com o teu no que toca a programação, pois estou numa engenharia relacionada com informática com boas doses de programação e já percebi que embora esteja a aprender a gostar há outras áreas -nomeadamente a parte de electrotecnia do meu curso- que gosto mais.
                A solução que estou a ponderar é fazer tudo certinho mas no final da licenciatura fazer o mestrado numa área de electrotecnia.

                Posso-te dizer por experiência própria que quando tentamos conseguimos descobrir interesse em disciplinas que a principio pareciam detestáveis. Eu tive uma cadeira de algoritmos e estrutura de dados que era uma coisa intragável mas durante a fase de exames - para me livrar daquilo- tinha de estudar aquilo com força. Passei à cadeira e aprendi bastante com aquilo deixando de detestar aquilo.
                E acredita que aquilo era mesmo de cortar os pulsos.

                Por isso secalhar se fizeres um esforço para compreenderes a programação e tornares-te um tipo competente naquilo poderá ser uma boa opção.Se por outro lado descobriste que economia ou gestão é mesmo a tua cena então vai mas lembra-te que todos os cursos têm cadeiras que não gostamos.

                Toma a decisão com bom senso
                Editado pela última vez por Sandokan83; 01 December 2013, 19:51.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                  Porque não?
                  Antes agora que daqui a 3 anos, andar a deitar € fora para nada.
                  Um conhecido mudou este ano de Civil no Técnico para Materiais na FCT, foi um pouco downgrade mas ele queria isto e transferências internas no Técnico é vê-las...

                  PS: [Saúde] é que não encaixa bem aqui
                  Downgrade é relativo... Actualmente, arrisco-me a dizer que qualquer curso de eng tem com melhores perspectivas de futuro para trabalhar por cá...

                  A engenharia civil para trabalhar em Pt morreu e enterrou-se nos últimos 2-3 anos a esta parte...

                  Em relação ao user do tópico, eu acho que é prematura a decisão. No caso dele, concluiria lic em Inf e depois mestrado em Gestão em cima. Não tem nada que enganar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Downgrade é relativo... Actualmente, arrisco-me a dizer que qualquer curso de eng tem com melhores perspectivas de futuro para trabalhar por cá...

                    A engenharia civil para trabalhar em Pt morreu e enterrou-se nos últimos 2-3 anos a esta parte...

                    Em relação ao user do tópico, eu acho que é prematura a decisão. No caso dele, concluiria lic em Inf e depois mestrado em Gestão em cima. Não tem nada que enganar.
                    Nunca percebi como é que alguém com poucas nocoes de economia ou gestao se mete num mestrado dessas áreas. É como alguém de economia ou gestao fazer um mestrado de informática ou electrotecnia, simplesmente nao me cabe na cabeca como é que isso é possível e até que ponto aprende alguma coisa como deve ser visto que as cadeiras base sao dadas durante a licenciatura.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Nunca percebi como é que alguém com poucas nocoes de economia ou gestao se mete num mestrado dessas áreas. É como alguém de economia ou gestao fazer um mestrado de informática ou electrotecnia, simplesmente nao me cabe na cabeca como é que isso é possível e até que ponto aprende alguma coisa como deve ser visto que as cadeiras base sao dadas durante a licenciatura.
                      Porque são admitidos.
                      Um licenciado em engenharia que estude um pouco, facilmente é admitido em gestão.
                      O inverso é quase impossível em PT.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Porque são admitidos.
                        Um licenciado em engenharia que estude um pouco, facilmente é admitido em gestão.
                        O inverso é quase impossível em PT.
                        Mas o meu problema nem é ser admitido, é ter as bases para perceber e ter espírito crítico sobre aquilo que está a aprender.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Downgrade é relativo... Actualmente, arrisco-me a dizer que qualquer curso de eng tem com melhores perspectivas de futuro para trabalhar por cá...

                          A engenharia civil para trabalhar em Pt morreu e enterrou-se nos últimos 2-3 anos a esta parte...

                          Em relação ao user do tópico, eu acho que é prematura a decisão. No caso dele, concluiria lic em Inf e depois mestrado em Gestão em cima. Não tem nada que enganar.
                          Downgrade em Universidade, não no curso, Civil está mal, "no fundo" mesmo...
                          E eu meti-me "lá", CET de Contrução e O.P. vamos lá ver se para o ano mudo, entro numa Licenciatura em Mecânica ou assim, ou me mantenho e entro em Eng Civil e quando acabar poderá estar melhor(acredito pouco) vamos ver...

                          Comentário


                            #14
                            Informática não é só programação. Podes perfeitamente trabalhar na área de informática sem teres que programar, no sentido de criar código em JAVA ou C# ou outra linguagem para aplicações.

                            Se estás em Eng, Informática, estás num bom curso, não desistas à primeira contrariedade.

                            Comentário


                              #15
                              Eu fiz essa opção um anos antes, no 12º.

                              Ia todo porreiro a seguir Engª Informática quando 'alguém' amigo do meu pai, começa num dia a falar comigo sobre o que é a vida de um Engº informático em Portugal, e realmente deu para ver que aquilo não passaria de um vulgar programador.

                              Fui matricular-me em Gestão.

                              E não estou arrependido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                Eu fiz essa opção um anos antes, no 12º.

                                Ia todo porreiro a seguir Engª Informática quando 'alguém' amigo do meu pai, começa num dia a falar comigo sobre o que é a vida de um Engº informático em Portugal, e realmente deu para ver que aquilo não passaria de um vulgar programador.

                                Fui matricular-me em Gestão.

                                E não estou arrependido.
                                Bem vistas as coisas a vida de um engenheiro informático em Portugal, na Irlanda, na Suica ou nos EUA nao passa de um vulgar programador.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Bem vistas as coisas a vida de um engenheiro informático em Portugal, na Irlanda, na Suica ou nos EUA nao passa de um vulgar programador.
                                  Vocês estão no gozo, certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    claro que a vida de um eng. informático não é só programação, no entanto é onde existe maior oferta, logo arriscava-se a dizer que 70% dos eng. informáticos recem-licenciados tem como 1º emprego alguma coisa relacionada com a programação.

                                    não estou a par das mudanças de curso no 2º semestre, no entanto analisa o programa das cadeiras dos outros cursos nos quais estás interessado, se for outra engenharia terás provavelmente equivalência a algumas disciplinas, assim não perdes este ano por inteiro.

                                    no entanto o Sandokan83 foi muito assertivo no seu comentário. será que não gostas mesmo do curso ou estás a fugir à primeira dificuldade? Os cursos não são orientados apenas para uma área, são mais abrangentes, em todos os cursos vais ter disciplinas que gostas e outras que vais detestar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Vocês estão no gozo, certo?
                                      Há também o pessoal de redes.

                                      Mas se formos a ver a Google, Facebook, ebay, Yahoo, etc. quando contrata para áreas que envolvam desenvolvimento, normalmente contrata alguém com formacao em eng. informática.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aqui por Portugal é ver pessoal licenciado a fazer trabalho que alguém com o 12º pode fazer muito bem. E até deliram com aquilo.

                                        Agora, vamos ser práticos. Se para um lugar de um programador me aparecer um Engº que saiba programar bem (produzir código de acordo com as especificações), que me custe o mesmo, não vou voltar costas à oportunidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                          Aqui por Portugal é ver pessoal licenciado a fazer trabalho que alguém com o 12º pode fazer muito bem. E até deliram com aquilo.

                                          Agora, vamos ser práticos. Se para um lugar de um programador me aparecer um Engº que saiba programar bem (produzir código de acordo com as especificações), que me custe o mesmo, não vou voltar costas à oportunidade.
                                          Aí já entramos noutro patamar. Um gestor de uma empresa também pode ser uma pessoa com o 12o ano, o Sousa Cintra e o Rui Nabeiro tem menos do que isso e tantos como eles existem por esse país e com empresas de sucesso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu andei um ano em Eng Mecânica e mudei para Gestão/contabilidade. Se não é isso que queres para a tua vida muda enquanto não é tarde.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Há também o pessoal de redes.
                                              -Redes;
                                              -Conceção de sistemas;
                                              -Integração de sistemas;
                                              -Segurança;
                                              -Gestão de sistemas;
                                              -Gestão de projetos;
                                              -etc, etc, etc

                                              Pensar que um Eng. Informática só vai programar na sua carreira, é o mesmo que pensar que um Eng. Civil só vai assentar tijolo

                                              Aliás, ninguém se aguenta mais que 10 anos a programar sem perder a sanidade mental...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                -Redes;
                                                -Conceção de sistemas;
                                                -Integração de sistemas;
                                                -Segurança;
                                                -Gestão de sistemas;
                                                -Gestão de projetos;
                                                -etc, etc, etc

                                                Pensar que um Eng. Informática só vai programar na sua carreira, é o mesmo que pensar que um Eng. Civil só vai assentar tijolo

                                                Aliás, ninguém se aguenta mais que 10 anos a programar sem perder a sanidade mental...
                                                O que é concepcao de sistemas? Arquitectura? Boa sorte em conseguir fazer qualquer coisa como deve ser sem saber programar e/ou saber a teoria da programacao (e bem).
                                                Que conhecimentos do curso eng. informática aplicas em integracao de sistemas? Já trabalhei com Tibco, aquilo parece ser bom, mas nao é a minha praia.
                                                Que conhecimentos do curso de eng. informática usa um gestor de sistemas?
                                                Vou fazer de conta que nao vi gestao de projectos.

                                                Gente a programar há mais de 10 anos está o mundo cheio, entao no universo do Cobol deve ser mato.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Que conhecimentos do curso de eng. informática usa um gestor de sistemas?
                                                  E eu vou fazer de conta que não vi isto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    E eu vou fazer de conta que não vi isto.
                                                    Curiosidade, apenas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Gente a programar há mais de 10 anos está o mundo cheio, entao no universo do Cobol deve ser mato.
                                                      Não os invejo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não estou a ver um recém licenciado em Gestão , Engenharia , Finanças ou outra área orientada para as empresas fazer algo apaixonante no seu inicio de carreira. Vai provavelmente fazer aquilo que os seus colegas que estão noutro patamar não querem fazer.

                                                        Por exemplo uma das áreas que se pensa ser adrenalina e emoção desde que a pessoa se levanta da cama até que se deita é piloto da força aérea ( da academia). Quando na verdade a vida deles pode nos primeiros tempos ser atrás de uma secretária e quando vão voar a maior parte não vai propriamente para os super caças cheios de tecnologia de ponta e fazer aquilo que os "pilotos" faziam no filme Top Gun, vão sim pilotar latas com asas.

                                                        A pessoa tem de passar por uma fase mais chata em que tem de sujar as mãos até poder estar envolvida em projectos de relevo, e isto aplica-se aos eng informáticos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Aí já entramos noutro patamar. Um gestor de uma empresa também pode ser uma pessoa com o 12o ano, o Sousa Cintra e o Rui Nabeiro tem menos do que isso e tantos como eles existem por esse país e com empresas de sucesso.
                                                          Sem qualquer dúvida, mas mais pelo lado do Empreendedor. Infelizmente são poucos e alguns nem valham tanto como isso (Sousa Cintra). Bons Gestores, não precisam de o ser pois têm tido todo o dinheiro do mundo para os contratar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            -Redes;
                                                            -Conceção de sistemas;
                                                            -Integração de sistemas;
                                                            -Segurança;
                                                            -Gestão de sistemas;
                                                            -Gestão de projetos;
                                                            -etc, etc, etc

                                                            Pensar que um Eng. Informática só vai programar na sua carreira, é o mesmo que pensar que um Eng. Civil só vai assentar tijolo

                                                            Aliás, ninguém se aguenta mais que 10 anos a programar sem perder a sanidade mental...
                                                            Gostei muito do etc, etc, etc que é aquilo que um Engº Informático mais faz em Portugal.

                                                            Gostava que me pudesses explicar o que é a concepção/integração de Sistemas que se faz made in Portugal.

                                                            Conheces as empresas de IT que há no burgo? O que é que eles fazem fora da caixa? Não me leves a mal, mas gostava de saber.

                                                            E qual o papel de um Engº Informático dentro de uma Empresa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X