Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A produtividade aumentou em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A produtividade aumentou em Portugal

    Trabalhadores sentem-se cada vez menos recompensados, diz estudo

    Os trabalhadores portugueses sentem-se cada vez menos recompensados e reconhecidos, revela um estudo, que regista uma degradação do envolvimento das pessoas no trabalho e identifica riscos graves ou moderados de falta de energia, sobrecarga e exaustão.

    O estudo, promovido pela Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional (APPSO) e que analisou quase 33.900 casos entre 2010 e 2013, concluiu ainda que o trabalho é cada vez mais encarado apenas como forma de obter um rendimento no final do mês.


    Segundo dados de 2012 do estudo, que avalia os riscos psicossociais em empresas portuguesas, 73 por cento dos trabalhadores sentiam que o seu esforço não era recompensado pelo salário, nem reconhecido pelas chefias e colegas.


    86 por cento dos trabalhadores apresentavam risco elevado de perda de energia, 79 por cento de falta de vigor e 71 por cento tinham um fraco sentimento de justiça social e laboral.


    "Há uma degradação do envolvimento das pessoas face ao trabalho. Cada vez mais as pessoas usam o trabalho numa perspectiva instrumental e esse objectivo mais instrumental, que muitas vezes é o ordenado ao fim do mês, começa a não ser suficiente para que as pessoas o considerem uma boa recompensa. As pessoas consideram que as recompensas que vão recebendo pela sua actividade laboral não equilibram o esforço que têm feito", disse à agência Lusa João Paulo Pereira, presidente da APPSO.


    Por tudo isto, segundo João Paulo Pereira, os trabalhadores apresentam elevados riscos de fadiga, exaustão e complicações emocionais como o esgotamento (burnout).


    Segundo o estudo, 63 por cento dos trabalhadores (62,5 no caso das mulheres e 76,3 no caso dos homens) apresentavam risco de sobrecarga, 62 por cento de exaustão (84,1 no caso das mulheres e 82,7 no caso dos homens) e 38 por cento de burnout (12,7 por cento nas mulheres e 31,6 por cento nos homens).


    Por sectores, João Paulo Pereira destaca os riscos acrescidos entre os profissionais da saúde e da educação.


    Na saúde, o estudo analisou 12.725 casos e concluiu que 92 por cento destes evidenciam falta de energia, 88 por cento correm risco grave de exaustão e 61 por cento risco moderado de burnout. 78 por cento não se sentem recompensados.


    Na educação, foram estudados 10.249 casos e 91 por cento destes profissionais revelam risco grave de sobrecarga, 82 por cento risco moderado de exaustão e 79 por cento risco moderado de esgotamento.


    Entre os profissionais do comércio, serviços e distribuição, o risco grave de sobrecarga atinge 94 por cento dos 10.917 trabalhadores avaliados, enquanto o risco de esgotamento abrangia 64 por cento.


    97 por cento dos trabalhadores deste sector não se sentiam recompensados pelo seu trabalho e 73 por cento tinham um fraco sentimento de justiça laboral.


    A mudança da filosofia e das normas tradicionais do mercado de trabalho, a menor estabilidade social e a pressões como o aumento do horário laboral são apontadas como algumas das causas que influenciam o envolvimento das pessoas no trabalho.


    "A pressão sobre o cumprimento de mais horas de trabalho em que a recompensa não vai progredir na mesma percentagem tem uma influência determinante em termos emocionais", sublinhou.


    João Paulo Pereira destacou ainda que o estudo revela que, apesar destes resultados, os trabalhadores evidenciam "forte capacidade" para dar a volta aos momentos menos bons.


    "As pessoas continuam a ter um sentimento de realização (68 por cento dos trabalhadores sentia-se realizados) que os protege da chegada a estados limite. Não evita o aumento [do consumo] de antidepressivos e ansiolíticos, de substâncias como o álcool, tabaco e outras, mas dá um potencial grande de intervenção e de alertar a sociedade para que existem condições para inverter esta tendência mais negativista em relação ao trabalho", disse.


    O estudo completo será apresentado durante o Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional, que decorre quinta e sexta-feira em Lisboa, subordinado ao tema "Felicidade e sentido de vida no trabalho".


    Lusa/SOL

    Trabalhadores sentem-se cada vez menos recompensados, diz estudo - Sociedade - Sol

    Estamos no bom caminho, não estamos ?!

    cortes nos salários, e etc, estamos bem e as pessoas sentem alegria em trabalhar e dar o litro

    #2
    A grande chatice é porem economistas a falar e a mexer em produtividade. Uma vez que não têm conhecimentos técnicos nem nunca estiveram ou estarão no chão de fábrica (por exemplo), só sabem ajustar um lado da equação que são os salários. Tudo o que envolva valor acrescentado e I&D, automação, produção em escala, produtos de nicho, etc. nunca se consegue meter ao barulho porque pura e simplesmente estas pessoas não têm sensibilidade para tal.

    Por outro lado, e ao contrário do que nos habituamos a pensar, os salários no privado são fruto da oferta e da procura. Ora se eu tenho um país fustigado pelo desemprego, cuja produção requer indiferenciados, de que é que estão à espera? Vão perguntar a especialistas na área dos moldes, na metalomecânica (soldadores, tubistas, etc.), aeroespacial e por aí fora se se queixam dos salários ou da falta de emprego...

    Comentário


      #3
      Eu farto-me de ouvir a treta de que a produtividade dos trabalhadores portugueses é baixa e que por isso devem baixar os salários.

      O que é verdade é que os trabalhadores portugueses são altamente produtivos quando estão fora do país.

      Significa isto que o problema não está nos trabalhadores mas na gestão das empresas, que são quem decide o que deve ser produzido a cada momento.

      Outra limitação produtiva prende-se com o estado de espírito que está presente em todos os recursos humanos que compõem uma empresa, quer sejam gestores ou operários.

      Isto leva-me a concluir que o problema não está nem nunca esteve nos trabalhadores e sim em quem dirige as empresas. Estes dirigentes, por sua vez, estão subjugados às directivas dos governantes, em especial no que se refere a impostos.

      Por fim, aqueles que não têm qualquer responsabilidade na produção e que, dadas as circunstâncias, são os que mais produzem, são exactamente os que acabam por pagar a factura com penalizações salariais! Não se pode esperar que um trabalhador seja altamente produtivo quando não é recompensado pelo trabalho que executa. Assim, temos a maioria a trabalhar única e exclusivamente para ver chegar o "payday". Só fico curioso com a bestialidade dos governantes e empresários em tardarem tanto a entender um processo tão simples...

      Comentário


        #4
        Os portugueses fora do país são produtivos porque sinceramente não tem outra opção tal como um indivíduo de outra nacionalidade qualquer fora do país , a impressão que tenho é que alta produtividade com as condições actuais em Portugal simplesmente não é possível e nem sequer condições tem de momento para se tornar possível, nem sequer confiança fiável em Portugal existe isto é uma dura realidade, muitos ainda não se aperceberam no buraco em que se meteram ou a que foram conduzidos.

        Comentário


          #5
          O problema é que a moda pegou de obrigar a trabalhar e não pagar a ninguém porque sabem que muitos não tendo alternativa aceitarão tudo até trabalhar à borla e com resultados positivos no final de cada mês pode até ser escravidão do novo século.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sylva Ver Post
            O problema é que a moda pegou de obrigar a trabalhar e não pagar a ninguém porque sabem que muitos não tendo alternativa aceitarão tudo até trabalhar à borla e com resultados positivos no final de cada mês pode até ser escravidão do novo século.
            Não pode, é mesmo a escravidão moderna.

            Enquanto 1/2 duzia enriquece à custa dos escravos!

            Encontrei este comentário, que explica o que está a acontecer:

            «You know you don't need guns and violence to genocide a people?
            United Nations Law specifies that ANY action / condition that destroys an identifiable group in whole or in part IS genocide.»

            Não são precisas armas para matar pessoas.
            As nações unidades, especificam claramente que qualquer tipo de acção/condição que destroi a identidade de um conjunto ou parte deste é considerado um genocidio.

            Traduzi bem?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sylva Ver Post
              O problema é que a moda pegou de obrigar a trabalhar e não pagar a ninguém porque sabem que muitos não tendo alternativa aceitarão tudo até trabalhar à borla e com resultados positivos no final de cada mês pode até ser escravidão do novo século.

              A parte dos que não pagam o estipulado por lei esses nem merecem comentários a não ser de criminosos.

              mas está a vida para os empresários portugueses (dentro da legalidade) assim tão boa e ainda por cima com esses impostos para aumentar salários?
              Editado pela última vez por paulo3ooo; 03 December 2013, 14:36.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                Não pode, é mesmo a escravidão moderna.

                Enquanto 1/2 duzia enriquece à custa dos escravos!

                Encontrei este comentário, que explica o que está a acontecer:

                «You know you don't need guns and violence to genocide a people?
                United Nations Law specifies that ANY action / condition that destroys an identifiable group in whole or in part IS genocide.»

                Não são precisas armas para matar pessoas.
                As nações unidades, especificam claramente que qualquer tipo de acção/condição que destroi a identidade de um conjunto ou parte deste é considerado um genocidio.

                Traduzi bem?

                Miguel não achas essa declaração um pouco radical em relação ao tópico ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                  Não pode, é mesmo a escravidão moderna.

                  Enquanto 1/2 duzia enriquece à custa dos escravos!

                  Encontrei este comentário, que explica o que está a acontecer:

                  «You know you don't need guns and violence to genocide a people?
                  United Nations Law specifies that ANY action / condition that destroys an identifiable group in whole or in part IS genocide.»

                  Não são precisas armas para matar pessoas.
                  As nações unidades, especificam claramente que qualquer tipo de acção/condição que destroi a identidade de um conjunto ou parte deste é considerado um genocidio.

                  Traduzi bem?
                  E será que isso adiante alguma coisa? As Nações Unidas só avançam quando beliscam os Estados Unidos e nada mais!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                    E será que isso adiante alguma coisa? As Nações Unidas só avançam quando beliscam os Estados Unidos e nada mais!
                    Mas serve para se perceber, que estamos a sofrer um genocidio!

                    Portugal, Grecia e Irlanda!

                    Comentário


                      #11
                      O mal está na Europa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                        O mal está na Europa
                        Também está na Europa.

                        Mas em Portugal também e é o que mais nos afeta.
                        A corrupção chegou a um ponto que está a destruir o país.

                        Estamos a pagar o que os corruptos roubaram e continuam a roubar.

                        Só nas PPP's e BPN deve passar os 100 mil milhoes !

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                          Também está na Europa.

                          Mas em Portugal também e é o que mais nos afeta.
                          A corrupção chegou a um ponto que está a destruir o país.

                          Estamos a pagar o que os corruptos roubaram e continuam a roubar.

                          Só nas PPP's e BPN deve passar os 100 mil milhoes !

                          Não podemos esquecer que não nos tornamos competitivos por nossa própria culpa, por tudo ser tão fortemente inflexível, por se continuar a ter uma abordagem à la sec. XX...
                          Culpabilizar unicamente a corrupção, que é de facto uma das culpadas da situação onde chegamos, é algo demagógico/habitual/transversal aos Portugueses. A culpa é sempre de alguém, nunca é nossa e o Estado é a N. Sra. Fátima que vem em nossa salvação - até ficar sem dinheiro!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                            Eu farto-me de ouvir a treta de que a produtividade dos trabalhadores portugueses é baixa e que por isso devem baixar os salários.
                            Já somos dois.

                            A grande verdade é a seguinte: a produtividade é uma medida geral da eficiência económica, que não mede a produtividade dos trabalhadores. Mede sim, a capacidade de gestão e o próprio valor acrescentado da operação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                              Não podemos esquecer que não nos tornamos competitivos por nossa própria culpa, por tudo ser tão fortemente inflexível, por se continuar a ter uma abordagem à la sec. XX...
                              Culpabilizar unicamente a corrupção, que é de facto uma das culpadas da situação onde chegamos, é algo demagógico/habitual/transversal aos Portugueses. A culpa é sempre de alguém, nunca é nossa e o Estado é a N. Sra. Fátima que vem em nossa salvação - até ficar sem dinheiro!!!
                              Então a culpa é tua porque és inflexivel

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                Eu farto-me de ouvir a treta de que a produtividade dos trabalhadores portugueses é baixa e que por isso devem baixar os salários.

                                O que é verdade é que os trabalhadores portugueses são altamente produtivos quando estão fora do país.

                                Significa isto que o problema não está nos trabalhadores mas na gestão das empresas, que são quem decide o que deve ser produzido a cada momento.

                                Outra limitação produtiva prende-se com o estado de espírito que está presente em todos os recursos humanos que compõem uma empresa, quer sejam gestores ou operários.

                                Isto leva-me a concluir que o problema não está nem nunca esteve nos trabalhadores e sim em quem dirige as empresas. Estes dirigentes, por sua vez, estão subjugados às directivas dos governantes, em especial no que se refere a impostos.

                                Por fim, aqueles que não têm qualquer responsabilidade na produção e que, dadas as circunstâncias, são os que mais produzem, são exactamente os que acabam por pagar a factura com penalizações salariais! Não se pode esperar que um trabalhador seja altamente produtivo quando não é recompensado pelo trabalho que executa. Assim, temos a maioria a trabalhar única e exclusivamente para ver chegar o "payday". Só fico curioso com a bestialidade dos governantes e empresários em tardarem tanto a entender um processo tão simples...
                                Quer sejam operários quer sejam gestores são sempre trabalhadores. Será mais fácil e realista dizer q a falta de produtividade é algo sistémico e não culpa de x ou y concretamente.

                                As coisas não funcionam por n factores e não devido especificamente aos "recursos humanos", isso não tem lógica.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  Quer sejam operários quer sejam gestores são sempre trabalhadores. Será mais fácil e realista dizer q a falta de produtividade é algo sistémico e não culpa de x ou y concretamente.

                                  As coisas não funcionam por n factores e não devido especificamente aos "recursos humanos", isso não tem lógica.
                                  Distingui os trabalhadores porque os operários são aqueles que menos responsabilidade têm pela produtividade Claro que todos são trabalhadores.

                                  Quando à falta de produtividade ser algo sistémico, podemos avaliar... mas não me parece tão linear quanto isso. Em última análise, podemos considerar sistémico pela conjuntura, embora não sirva de desculpa!

                                  Quanto ao teu último parágrafo, são de facto n factores, mas os recursos humanos dirigentes são os que encabeçam a lista dos responsáveis!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                    Os portugueses fora do país são produtivos porque sinceramente não tem outra opção tal como um indivíduo de outra nacionalidade qualquer fora do país , a impressão que tenho é que alta produtividade com as condições actuais em Portugal simplesmente não é possível e nem sequer condições tem de momento para se tornar possível, nem sequer confiança fiável em Portugal existe isto é uma dura realidade, muitos ainda não se aperceberam no buraco em que se meteram ou a que foram conduzidos.
                                    Falando por mim não percebo como alguém pode ser mais produtivo exclusivamente por estar fora de Portugal, não faz i mínimo sentido.

                                    Existem certamente um elevado número de razões para serem considerados produtivos, para além de não trabalharem sozinhos, ou seja, em equipa pode não se notar as lacunas e o esforço pode compensar a falta de produtividade.
                                    Por outro lado poderá haver o sentimento de recompensa ou o estímulo de regresso rápido ao país de origem.

                                    Pessoalmente acho que não se pode fazer comparações até porque julgo ser muito difícil estudar o trabalhador português quando este está for do contexto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                      Por outro lado poderá haver o sentimento de recompensa ou o estímulo de regresso rápido ao país de origem.
                                      Pelo menos comigo isso faz toda a diferença. Quando tive um trabalho de 9h por dia a ganhar 600 euros pus-me a pensar:

                                      "Se me dessem mil euros eu já fazia um esforço por gostar disto... "

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                        Falando por mim não percebo como alguém pode ser mais produtivo exclusivamente por estar fora de Portugal, não faz i mínimo sentido.

                                        Existem certamente um elevado número de razões para serem considerados produtivos, para além de não trabalharem sozinhos, ou seja, em equipa pode não se notar as lacunas e o esforço pode compensar a falta de produtividade.
                                        Por outro lado poderá haver o sentimento de recompensa ou o estímulo de regresso rápido ao país de origem.

                                        Pessoalmente acho que não se pode fazer comparações até porque julgo ser muito difícil estudar o trabalhador português quando este está for do contexto.
                                        Amigo eu apenas te posso dizer que no país onde estou inserido o trabalho e olhado de maneira diferente que em Portugal, não te iludas com o salário pois ele é apenas suficiente e sem luxos. Não é por causa de isso que são produtivos nas sim porque tem que ser assim como todos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                          Amigo eu apenas te posso dizer que no país onde estou inserido o trabalho e olhado de maneira diferente que em Portugal, não te iludas com o salário pois ele é apenas suficiente e sem luxos. Não é por causa de isso que são produtivos nas sim porque tem que ser assim como todos.
                                          Mas és mais produtivo pelo simples facto de trabalhares fora do país?

                                          Não, és mais produtivo porque estás inserido numa máquina mais bem oleada, apenas isso!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            Mas és mais produtivo pelo simples facto de trabalhares fora do país?

                                            Não, és mais produtivo porque estás inserido numa máquina mais bem oleada, apenas isso!
                                            Ok creio que já te compreendi
                                            és mais produtivo porque estás em uma máquina mais oleada mas também tens a função de a manter oleada caso contrário , rua, no entanto não é apenas a gerência que mantém o bom funcionamento o próprio governo e a lei essa é respeitada porque se não o for a lei será aplicada 100% garantido e sem demoras, o país que resido da uma maior vantagem ao empregador que ao empregado quanto ao salário é relativo aqui recebes o suficiente sem luxos mas garanto o trabalho é bem mais exigente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                              Então a culpa é tua porque és inflexivel
                                              Bem pelo contrário, eu sou dos mais flexíveis que existem. Mas a flexibilidade a que eu me referia era outra...
                                              Hoje fui a uma entrevista de emprego e lá no sítio tinham um tubo a vir pelo tecto para passar documentos. Acontece que o tubo ficou entupido e estiveram 5 trabalhadores a tentar desbloquear aquilo durante 5 minutos. Pelos vistos é recorrente e acontece meia dúzia de vezes por dia.
                                              Ora eu comecei a fazer contas:

                                              5 trabalhadores * 10€/hora / 12 * 22 dias úteis/mês * 12 meses = 1100€

                                              Por muito pouco dinheiro eu arranjava uma solução para aquilo, com um payback relativamente curto. Se somarmos estas pequenas coisas estamos a falar de muito dinheiro. E reparem que do pouco tempo que lá estive achei o funcionamento caótico e descordenado...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu não conheço completamente bem a realidade portuguesa, mas sei que Portugal tem um problema sério com a Europa e consigo mesmo, a recuperação não é fácil com um governo corrupto ou não corrupto, acho que ninguém de bom senso se atreveria ocupar o lugar de primeiro ministro dada a situação .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                  Mas és mais produtivo pelo simples facto de trabalhares fora do país?

                                                  Não, és mais produtivo porque estás inserido numa máquina mais bem oleada, apenas isso!
                                                  Quando estás num sitio onde:
                                                  . Ninguém tira os primeiros 20 minutos para ir tomar o pequeno almoço e ler os jornais online
                                                  . Ninguém faz pequenas pausas para ir ao Facebook ou a outro site inutil para queimar tempo.
                                                  . Idas à cozinha são mesmo para buscar o café e voltar, nada de fazer conversa.
                                                  . Cada um tem um conjunto especifico de responsabilidades, ninguém anda a desenrascar, mas cada um tem de ser bom na sua parte.
                                                  . Salários dignos desse nome.
                                                  . Atrasos ou são culpa tua, no sentido que falhaste e podes ser despedido a prazo, ou são problema da gestão, ninguém espera horas extras, e muito menos não pagas, para se resolver um problema que a chefia é que criou por uma falha de planeamento.
                                                  . Férias depois de marcadas são sagradas, tem de acontecer algo bastante imprevisto para ser cancelado.
                                                  . Onde tens reconhecimento da chefia pelo bom trabalho, que muita vezes além das palavras vem acompanhado de bonus no salario.

                                                  E normalmente "estes sitios" ficam na europa central e não em Portugal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É pena que tenhas sempre trabalhado em sitios maus em Portugal.
                                                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                    Quando estás num sitio onde:
                                                    . Ninguém tira os primeiros 20 minutos para ir tomar o pequeno almoço e ler os jornais online
                                                    . Ninguém faz pequenas pausas para ir ao Facebook ou a outro site inutil para queimar tempo.
                                                    . Idas à cozinha são mesmo para buscar o café e voltar, nada de fazer conversa.
                                                    . Cada um tem um conjunto especifico de responsabilidades, ninguém anda a desenrascar, mas cada um tem de ser bom na sua parte.
                                                    . Salários dignos desse nome.
                                                    . Atrasos ou são culpa tua, no sentido que falhaste e podes ser despedido a prazo, ou são problema da gestão, ninguém espera horas extras, e muito menos não pagas, para se resolver um problema que a chefia é que criou por uma falha de planeamento.
                                                    . Férias depois de marcadas são sagradas, tem de acontecer algo bastante imprevisto para ser cancelado.
                                                    . Onde tens reconhecimento da chefia pelo bom trabalho, que muita vezes além das palavras vem acompanhado de bonus no salario.

                                                    E normalmente "estes sitios" ficam na europa central e não em Portugal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      É pena que tenhas sempre trabalhado em sitios maus em Portugal.

                                                      Claro que existem, mas não são a maioria. Alias, mesmo em algumas multinacionais vês uma diferença muita grande no modo de operar e de lidar com os recursos humanos entre a europa central e os escritórios portugueses ( e de outros paises!)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma vez no cônsul português em Bern com hora marcada e confirmada tive que esperar 45m para lá da hora marcada porque a pessoa que não me lembro do nome tomou liberdade de tomar a sua pausa do café, fiquei parvo da minha vida.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                          Quando estás num sitio onde:
                                                          . Ninguém tira os primeiros 20 minutos para ir tomar o pequeno almoço e ler os jornais online
                                                          . Ninguém faz pequenas pausas para ir ao Facebook ou a outro site inutil para queimar tempo.
                                                          . Idas à cozinha são mesmo para buscar o café e voltar, nada de fazer conversa.
                                                          . Cada um tem um conjunto especifico de responsabilidades, ninguém anda a desenrascar, mas cada um tem de ser bom na sua parte.
                                                          . Salários dignos desse nome.
                                                          . Atrasos ou são culpa tua, no sentido que falhaste e podes ser despedido a prazo, ou são problema da gestão, ninguém espera horas extras, e muito menos não pagas, para se resolver um problema que a chefia é que criou por uma falha de planeamento.
                                                          . Férias depois de marcadas são sagradas, tem de acontecer algo bastante imprevisto para ser cancelado.
                                                          . Onde tens reconhecimento da chefia pelo bom trabalho, que muita vezes além das palavras vem acompanhado de bonus no salario.

                                                          E normalmente "estes sitios" ficam na europa central e não em Portugal.
                                                          Tenho ideia de que cá é ao contrário. Entres jornais online e redes sociais, fazem-se pequenas pausas para trabalhar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                            Quando estás num sitio onde:
                                                            . Ninguém tira os primeiros 20 minutos para ir tomar o pequeno almoço e ler os jornais online
                                                            . Ninguém faz pequenas pausas para ir ao Facebook ou a outro site inutil para queimar tempo.
                                                            . Idas à cozinha são mesmo para buscar o café e voltar, nada de fazer conversa.
                                                            . Cada um tem um conjunto especifico de responsabilidades, ninguém anda a desenrascar, mas cada um tem de ser bom na sua parte.
                                                            . Salários dignos desse nome.
                                                            . Atrasos ou são culpa tua, no sentido que falhaste e podes ser despedido a prazo, ou são problema da gestão, ninguém espera horas extras, e muito menos não pagas, para se resolver um problema que a chefia é que criou por uma falha de planeamento.
                                                            . Férias depois de marcadas são sagradas, tem de acontecer algo bastante imprevisto para ser cancelado.
                                                            . Onde tens reconhecimento da chefia pelo bom trabalho, que muita vezes além das palavras vem acompanhado de bonus no salario.

                                                            E normalmente "estes sitios" ficam na europa central e não em Portugal.
                                                            eu não arrisco esse comentário porque apenas conheço o norte e litoral norte de Portugal mas fazendo uma avaliação pelo que conheço aqui e lá concordo em absoluto com teu comentário.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X