Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque motivo tirar uma Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos é má ideia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque motivo tirar uma Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos é má ideia?

    Olá.

    Tenho andado a pesquisar por opiniões acerca deste curso e, a grande maioria, não é favorável! Não me perguntem se as opiniões vêm de excelentíssimos senhores doutores ou se vêm de algum jovem que não percebe nada da coisa [confesso, seria o meu caso, mas eu não faço juízos desses], mas o que é certo é que a grande maioria diz que é tempo perdido.

    Mas agora, eu pergunto [até porque estou um tanto quanto interessado no curso]: Porque carga de água é este curso mau? Não ensina nada de valor? Não tem saída? E se não a tem, a que se deve? Não ter saída cá dentro invalida ter saída lá fora [Brasil, entre outros países que falem a língua portuguesa]?

    A verdade é que só encontro postas de pescada sem fundamento nenhum, e atendendo ao Tópico de ontem, em que o utilizador André Pinto fez questão de comentar acerca do assunto, pergunto-me se, de facto, este curso é apenas outro para encher chouriços!

    Aguardo as vossas respostas! A menos que sejam respostas fundadas, evitem escrever sobre o assunto, por favor!

    #2
    vai pela opinião do andrepinto que acabas como ele

    e respondendo à questão do tópico, os departamentos de RH são importantíssimos para as organizações. além disso, também dá para ir para agências de recrutamento, o que não é tão bom, mas vai-se fazendo currículo. no estrangeiro então há centenas destas agências onde dá para trabalhar permanente, a contrato, profissional liberal (tipo REMAX), muitas possibilidades.

    eu não trabalho em RH, mas conheço muita gente que o faz
    Editado pela última vez por jimbo; 04 December 2013, 11:01.

    Comentário


      #3
      Vai por mim.Não tires RH.Tira outra

      Alias até podes tirar e se ficares empregue,dás o toque ao patrão

      Comentário


        #4
        Nada vale mais que um Professional com conhecimento da sua área. A preparação e certificação são importantes quando avaliadas num processo de recrutamento mas o saber fazer é sempre mais valioso que o saber saber.

        Eu conheço um curso relativamente novo com essa designação e, como tal, não é ainda possível apurar a sua empregabilidade, pelo que este tipo de exercícios de futurologia têm pouco cabimento.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
          Nada vale mais que um Professional com conhecimento da sua área. A preparação e certificação são importantes quando avaliadas num processo de recrutamento mas o saber fazer é sempre mais valioso que o saber saber.

          Eu conheço um curso relativamente novo com essa designação e, como tal, não é ainda possível apurar a sua empregabilidade, pelo que este tipo de exercícios de futurologia têm pouco cabimento.
          Eu estou a falar no curso de GRH do ISCTE. Apesar de ter visto o plano de estudos, é pouco clara a preparação que dá para a profissão a que se destina [que, também ela, é pouco clara]... Podias dar a tua opinião acerca do curso?

          No fundo, o que se acaba a fazer e quais os rendimentos que se auferem... a empregabilidade é boa? Má?

          Tudo isso e o que achares relevante interessa-me!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
            Vai por mim.Não tires RH.Tira outra

            Alias até podes tirar e se ficares empregue,dás o toque ao patrão
            André, tu tens o 9º ano! Admitia a tua opinião se, de facto, já tivesses tido a experiência de estudar no curso ou trabalhar na área! Como tal não se verifica, não consigo levar a tua opinião a sério, ainda para mais quando não apresentas argumentos válidos!

            Comentário


              #7
              Normalmente essas pessoas começam por trabahar em gestão de salários, gestão da formação, controlo de papeladas ligadas a HST, etc e muitas outras tarefas aborrecidas e burrocráticas reclacionadas os recursos humanos. Não é propriamente uma profissão empolgante no início de carreira.

              Com alguma sorte, conseguem trabalhar em seleção e recrutamento e , com mais sorte ainda chegam um dia a Directores de RH ( like boss).

              É uma área muito importante em qualquer empresa mas não garante grandes salário em início de carreira.

              A mim, parece-me uma boa opção. Se tens gosto por gestão documental, és uma pessoa organizada, comunicativa e paciente: não vejo motivos para não escolheres esse curso.

              E lembra-te dum coisa: as carreira vertiginosa acabaram. Hoje em dia, começas a trabalhar por pouco mais 600€ e tens de dar ao litro para subir. E quem se esforça: consegue evoluir. Já não exitem salários elevados gartantidos em lado nenhum.

              Parece-me perfeitamente possivel trabalhar em Pt nessa área.

              Comentário


                #8
                Tou com o Pastis.

                Eu poria as coisas da seguinte forma, nenhuma formação garante seja o que for, mas nenhuma é inútil (ou má ideia como dizes)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                  André, tu tens o 9º ano! Admitia a tua opinião se, de facto, já tivesses tido a experiência de estudar no curso ou trabalhar na área! Como tal não se verifica, não consigo levar a tua opinião a sério, ainda para mais quando não apresentas argumentos válidos!
                  Queres argumentos.Os RHs só servem para encher chouriços.Ou melhor.Os RHs servem para muita coisa.No que toca ao pessoal.

                  Mas quando toca ao recrutamento de funções de chacha.E nisto falo trabalhar na Ibersol/sonae/jumbo.Umas coisas que eu posso ter hipotese.Complicam demais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por OakTreePedro Ver Post
                    Eu estou a falar no curso de GRH do ISCTE. Apesar de ter visto o plano de estudos, é pouco clara a preparação que dá para a profissão a que se destina [que, também ela, é pouco clara]... Podias dar a tua opinião acerca do curso?

                    No fundo, o que se acaba a fazer e quais os rendimentos que se auferem... a empregabilidade é boa? Má?

                    Tudo isso e o que achares relevante interessa-me!
                    Eu conheço outro GRH mas não é o do ISCTE. O ISCTE tem óptimas taxas de empregabilidade.

                    Não te esqueças que uma licenciatura visa preparar-te para funções que quase nunca irão aproveitar a totalidade da tua formação, não esquecendo que a tua evolução como professional é um processo de aprendizagem constante.

                    Se gostas da área e se após veres o currículo das disciplinas sabes que é uma boa opção para ti, não vejo NENHUMA razão para seres mal sucedido.

                    Comentário


                      #11
                      E muitos RHs vão pelo CV apresentado no que toca habilitações é só esta a minha opinião.

                      È muito bonito ver um CV todo bonitinho e recrutar a pessoa desse CV,mas quando toca ao trabalho em si essa pessoa empanca.


                      Um caso verídico,eu já mandei fud... uma tipa dos RHs porque despediu um churrasqueiro(dos bons) do restaurante(onde trabalhava no Shopping) para meter um churrasqueiro(que bom era só no CV)porque no trabalho em si................................................ ............desterro da loiça

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                        Queres argumentos.Os RHs só servem para encher chouriços.Ou melhor.Os RHs servem para muita coisa.No que toca ao pessoal.

                        Mas quando toca ao recrutamento de funções de chacha.E nisto falo trabalhar na Ibersol/sonae/jumbo.Umas coisas que eu posso ter hipotese.Complicam demais.
                        Muitos RH estão efectivamente nas organizações porque se entende que acrescentam valor, não directamente, mas através do suporte que fornecem às áreas core

                        Já tu... Consigo perceber perfeitamente porque não estás numa empresa./organização. Aliás, até te diria para seguires a carreira de stand-up, mas talvez te assente melhor a carreira de sitting-down.

                        Comentário


                          #13
                          Creio que o problema desse curso é que sofre de dois males:
                          - muito do nosso mercado não tem uns RH digno desse nome, é o gerente, um dos "donos", a mulher, que trata do processamento salarial e mais uma ou outra coisa;
                          - sofre a concorrência no mercado de N outros licenciados (e não só), desde os próprios contabilistas, licenciados em direito, psicologia das organizações (ou algo que o valha), psicologos, etc.

                          O nosso mercado empresarial é dominado pelas PME (e micro), onde os RH são miragens . Parece-me que tem vindo a haver um maior cuidado com esta área e daí aparecerem estes cursos.

                          São relevantes, dão uma formação mais focada em vários pontos ligados à área, normalmente toca em direito laboral, administrativo, SS, alguma coisa de impostos, etc..

                          O canudo deve ser visto como uma ferramenta, depois há quem consiga construir palácios ou barracas com ele

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                            E muitos RHs vão pelo CV apresentado no que toca habilitações é só esta a minha opinião.

                            È muito bonito ver um CV todo bonitinho e recrutar a pessoa desse CV,mas quando toca ao trabalho em si essa pessoa empanca.


                            Um caso verídico,eu já mandei fud... uma tipa dos RHs porque despediu um churrasqueiro(dos bons) do restaurante(onde trabalhava no Shopping) para meter um churrasqueiro(que bom era só no CV)porque no trabalho em si................................................ ............desterro da loiça
                            tens de meter mais floreados no curriculo! mete que já jogaste futebol e que és bom no FM !

                            Comentário


                              #15
                              Além do mais que uma licenciatura como a de GRH parece-me uma resposta das Universidades às reais necessidades do mercado de trabalho.

                              Já passei também, como muitos de nós, por processos de recrutamento e/ou de selecção e, na minha opinião, deparamo-nos com muita impreparação do lado de quem estava a recrutar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                Vai por mim.Não tires RH.Tira outra

                                Alias até podes tirar e se ficares empregue,dás o toque ao patrão

                                Comentário


                                  #17
                                  Só um pormenor, para o autor do tópico....
                                  As Licenciaturas não se «tiram», frequentam-se e concluem-se.

                                  Um futuro gestor de pessoas, tem que começar, desde cedo, a ter cuidados na linguagm que empega.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                    Muitos RH estão efectivamente nas organizações porque se entende que acrescentam valor, não directamente, mas através do suporte que fornecem às áreas core

                                    Já tu... Consigo perceber perfeitamente porque não estás numa empresa./organização. Aliás, até te diria para seguires a carreira de stand-up, mas talvez te assente melhor a carreira de sitting-down.
                                    O unico valor que dão é para distribuir os ordenados.Porque trabalho em si no real.È para esquecer.

                                    Como é que um RHs de uma grande e até digo o exemplo da sonae.Como é que um RH tem visão que tipo perfil que precisa para tipo de função.Gostava que um RH passa-se por baixo e fosse subindo.E assim ter uma visão que cada função requer.

                                    Porque sair da Universidade e engatar logo em RH com a "peida"sentada na cadeira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                      As Licenciaturas não se «tiram», frequentam-se e concluem-se.
                                      Olha que algumas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Olha que algumas...
                                        Essas funcionam como moeda de troca... normalmente de favores pessoais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                          O unico valor que dão é para distribuir os ordenados.Porque trabalho em si no real.È para esquecer.

                                          Como é que um RHs de uma grande e até digo o exemplo da sonae.Como é que um RH tem visão que tipo perfil que precisa para tipo de função.Gostava que um RH passa-se por baixo e fosse subindo.E assim ter uma visão que cada função requer.

                                          Porque sair da Universidade e engatar logo em RH com a "peida"sentada na cadeira.

                                          Cada vez mais percebo porque os tais RH da sonaes e afins nao te chamam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                            Queres argumentos.Os RHs só servem para encher chouriços.Ou melhor.Os RHs servem para muita coisa.No que toca ao pessoal.

                                            Mas quando toca ao recrutamento de funções de chacha.E nisto falo trabalhar na Ibersol/sonae/jumbo.Umas coisas que eu posso ter hipotese.Complicam demais.


                                            Isso é tudo revolta tua contra tudo e contra todos,pára um bocadinho e fica lúcido,vais ver as coisas doutra forma.
                                            Boa sorte e tudo de bom para ti,tenho brincado contigo noutros tópicos mas não desejo mal a ninguém.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                              O unico valor que dão é para distribuir os ordenados.Porque trabalho em si no real.È para esquecer.

                                              Como é que um RHs de uma grande e até digo o exemplo da sonae.Como é que um RH tem visão que tipo perfil que precisa para tipo de função.Gostava que um RH passa-se por baixo e fosse subindo.E assim ter uma visão que cada função requer.

                                              Porque sair da Universidade e engatar logo em RH com a "peida"sentada na cadeira.

                                              pffffft eu até daqui consigo ver o teu perfil, quanto mais um RH numa entrevista contigo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                                pffffft eu até daqui consigo ver o teu perfil, quanto mais um RH numa entrevista contigo
                                                O meu perfil é igual em todo lado.Claro que as empresas o que querem é meninos e meninas bonitas.Eu não enquadro nesse lote.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se não fosse o facto de tu saberes escrever, até dizia que eras um clone

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                    Isso é tudo revolta tua contra tudo e contra todos,pára um bocadinho e fica lúcido,vais ver as coisas doutra forma.
                                                    Boa sorte e tudo de bom para ti,tenho brincado contigo noutros tópicos mas não desejo mal a ninguém.
                                                    Claro que é revolta,vejo certas empresas a recrutar.Eu tento candidatar,já meti floreados como o jimbo mas nada.Só devem querer é meninos bonitos.

                                                    Eu trabalho desde os 17 anos.Não sou como muitos que saíram agora da escolinha lá com o seu diploma de 12º e tiveram o "cu" virado para lua e que já estão empregue.Porque uma alma caridosa lhes achou que eles eram os indicados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                      Claro que é revolta,vejo certas empresas a recrutar.Eu tento candidatar,já meti floreados como o jimbo mas nada.Só devem querer é meninos bonitos.

                                                      Eu trabalho desde os 17 anos.Não sou como muitos que saíram agora da escolinha lá com o seu diploma de 12º e tiveram o "cu" virado para lua e que já estão empregue.Porque uma alma caridosa lhes achou que eles eram os indicados.
                                                      Isso, finge que o problema está nos outros...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                        Isso, finge que o problema está nos outros...
                                                        Olha que esta semana e semana passada tenho andar ai deixar CVs feito maluco.
                                                        Não é brinquedo.

                                                        Se o meu topico "Se o tuga levasse 1 € por CV deixado" já tinha lucrado um bom dinheiro

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                          Claro que é revolta,vejo certas empresas a recrutar.Eu tento candidatar,já meti floreados como o jimbo mas nada.Só devem querer é meninos bonitos.

                                                          Eu trabalho desde os 17 anos.Não sou como muitos que saíram agora da escolinha lá com o seu diploma de 12º e tiveram o "cu" virado para lua e que já estão empregue.Porque uma alma caridosa lhes achou que eles eram os indicados.

                                                          Agora estás tu com o 'cu' sentado na cadeira porque não queres ir acabar o 12º ano. Ou melhor, queres o 12º ano em meses. Os outros que tiveram anos para o concluir é que são preguiçosos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                            Claro que é revolta,vejo certas empresas a recrutar.Eu tento candidatar,já meti floreados como o jimbo mas nada.Só devem querer é meninos bonitos.

                                                            Eu trabalho desde os 17 anos.Não sou como muitos que saíram agora da escolinha lá com o seu diploma de 12º e tiveram o "cu" virado para lua e que já estão empregue.Porque uma alma caridosa lhes achou que eles eram os indicados.
                                                            Já o disse uma vez e volto a repetir, se sais-te da escola por motivos externos que não tu, ou seja precisavas de sair por problemas monetários ou familiares, é uma coisa, agora, se sais-te da escola por intuito teu, a culpa de tudo isso é tua! E não de quem quis estudar para conseguir algo mais na vida!
                                                            Já há muitos anos que se sabe que quanto mais habilitações melhor, se sais-te antes, problema teu, há os mais variados cursos para se fazer, agora andar ressabiado com quem faz o 12º não!
                                                            Essa imagem que tentas passar já cansa, qualquer gato pingado tirava/tira o 12º, desde que queira, ele não vai ter a casa, há que trabalhar, mas pelos vistos queres é que venham ter contigo, assim nunca sairás da cepa torta.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X