Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tax Free

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tax Free

    Agora tenho residência fora de Portugal e do Espaço Europeu, pelo que sei no aeroporto posso pedir o reembolso de uma parte do IVA que paguei em compras efectuadas em Portugal, desde que leve comigo os artigos, alguem sabe-me dizer se é preciso alguma factura especial ou basta a factura normal de compra? Pergunto isto porque um colega meu fez compras no ECI e foi a um gabinete para lhe passarem um documento, que ele depois apresento na Portela, mas ele tambem não percebeu bem o processo, a verdade é que lhe devolveram uma percentagem boa do IVA, não foram os 23% mas penso que cerca de 14%.
    Editado pela última vez por msantos; 13 December 2013, 08:39.

    #2
    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    Agora tenho residência fora de Portugal e do Espaço Europeu, pelo que sei no aeroporto posso pedir o reembolso de uma parte do IVA que paguei em compras efectuadas em Portugal, desde que leve comigo os artigos, alguem sabe-me dizer se é preciso alguma factura especial ou basta a factura normal de compra? Pergunto isto porque um colega meu fez compras no ECI e foi a um gabinete para lhe passarem um documento, que ele depois apresento na Portela, mas ele tambem não percebeu bem o processo, a verdade é que lhe devolveram uma percentagem boa do IVA, não foram os 23% mas penso que cerca de 14%.
    Tens de pedir nas lojas onde compras os itens. E depois ficas na fila na Portela... Vai com tempo.

    E nao é Duty Free é Tax Free:

    http://www.ana.pt/pt-PT/Aeroportos/P...so-de-IVA.aspx

    Tens aqui os passos: http://www.ana.pt/pt-PT/Aeroportos/P...Reembolso.aspx

    Tens de trazer da LOja o formulário de reembolso de iva.

    E como diz no 1º link eles n devolvem 23% do valor das compras.... Pq o IVA não são 23% do valor final...

    Eles devolvem o iva que corresponde a 18,7% do valor final.
    Editado pela última vez por SilverArrow; 13 December 2013, 08:35.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Tens de pedir nas lojas onde compras os itens. E depois ficas na fila na Portela... Vai com tempo.

      E nao é Duty Free é Tax Free:

      Porto > Compras e Lazer > Reembolso de IVA > Reembolso-de-IVA
      Obrigado pela ajuda, tens toda a razão é tax free, fiz confusão, então tem que ser mesmo um documento diferente da factura normal...fiz uma compra online e agora queria aproveitar este desconto mas já estou a ver que não vou ser capaz.
      Vou tentar mudar o titulo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

        E como diz no 1º link eles n devolvem 23% do valor das compras.... Pq o IVA não são 23% do valor final...

        Eles devolvem o iva que corresponde a 18,7% do valor final.

        É uma boa forma de ver as coisas. Se toda a gente pensasse um bocadinho, nem era preciso eles dizerem que o IVA corresponde a 18.7% do PVP. Bastava dividir o valor por 1.23 e bingo - preço sem IVA.
        Isto faz-me lembrar de um amigo que tinha um restaurante e dizia que se comprasse um vinho de 10 euros por 4, tinha um desconto de mais de 100%. E para conseguir convencê-lo que era impossível ter um desconto de mais de 100%, porque isso não existe?


        Quanto ao tópico, deixa-me só acrescentar que pelo menos no Porto recebes o dinheiro numa casa de câmbios, e ainda ficas a arder a comissão, que nem é assim tão insignificante. Ou seja, se fizeres este processo para um valor pequeno, quase nem compensa o trabalho. Qualquer coisa abaixo dos 100 Euros de PVP é esquecer, na minha opiniao.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          É uma boa forma de ver as coisas. Se toda a gente pensasse um bocadinho, nem era preciso eles dizerem que o IVA corresponde a 18.7% do PVP. Bastava dividir o valor por 1.23 e bingo - preço sem IVA.
          Isto faz-me lembrar de um amigo que tinha um restaurante e dizia que se comprasse um vinho de 10 euros por 4, tinha um desconto de mais de 100%. E para conseguir convencê-lo que era impossível ter um desconto de mais de 100%, porque isso não existe?


          Quanto ao tópico, deixa-me só acrescentar que pelo menos no Porto recebes o dinheiro numa casa de câmbios, e ainda ficas a arder a comissão, que nem é assim tão insignificante. Ou seja, se fizeres este processo para um valor pequeno, quase nem compensa o trabalho. Qualquer coisa abaixo dos 100 Euros de PVP é esquecer, na minha opiniao.
          Essas contas do IVA não me fazem confusão, eu até pensava que cobravam mais alguma taxa, pois o valor de desconto final que o meu colega me falou foi de 14%, mas talvez ele tenha feito mal as contas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
            Essas contas do IVA não me fazem confusão, eu até pensava que cobravam mais alguma taxa, pois o valor de desconto final que o meu colega me falou foi de 14%, mas talvez ele tenha feito mal as contas.

            Não, ele deve ter feito as contas com o valor que realmente recebeu, depois da comissão. É provável que sejam mesmo os tais 14%

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Não, ele deve ter feito as contas com o valor que realmente recebeu, depois da comissão. É provável que sejam mesmo os tais 14%
              Assim faz sentido! Já mandei um email à Worten para saber se numa loja passam a declaração do Tax free de uma compra feita on-line, vamos ver qual é a resposta.

              Comentário


                #8
                Como foi dito é preciso que a loja faça um formulário (onde são preenchidos os dados do cliente e os itens comprados) para ser entregue depois junto com a fatura nos aeroportos.

                Acho que depende da loja, mas normalmente são precisas compras num valor superior a 62€ para se ter direito ao Tax Free.

                O reembolso diz respeito a uma tabela que estipula o valor a receber no intervalo do valor das compras que fizeste, mas corresponde a +/- cerca de 12%. Podendo ser este recebido logo em dinheiro ou debitado no cartão.

                Normalmente há quem se queixe das imensas filas no aeroporto para este balcão, 109 em Lisboa, mas é uma questão de ver se compensa. Uns pedem para ver as compras, outros ao dizer que já vai na mala de porão, deixam passar assim..

                Comentário


                  #9
                  Nem todas as lojas têm acordo com o tax-free. E existem três empresas a trabalhar nisso, a global blue, a innova e a premier tax free. E as taxas variam com cada uma. No caso da Inova, a taxa de iva a devolver depende do valor da compra, ou seja, quando maior a compra mais iva devolvem. Mas atenção, eles não devolvem o iva todo, a empresa inova, global blue etc cobra uma taxa pelo serviço. E no caso da inova, a compra tem de ser superior a 61,35€.
                  Editado pela última vez por elbmurcs220; 13 December 2013, 10:51.

                  Comentário


                    #10
                    A compra foi superior a 400€, por isso compensa e ainda estou a pensar comprar mais umas coisas de electronica, mas se nem todas as empresas fazem isso do tax free é capaz de ser complicado, alguem sabe se a Worten faz?
                    Para as proximas compras estou a ver que tenho que ir ao El Corte Inglês.

                    Comentário


                      #11
                      Sei que a Fnac tem Tax Free, agora a Worten penso que não.. mas sem certezas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por acristina Ver Post
                        Sei que a Fnac tem Tax Free, agora a Worten penso que não.. mas sem certezas.
                        Obrigado pela informação

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X