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    Duvida legal worten

    Boas, tenho uma duvida nao sei se me podem tirar.
    pus o meu macbook pro a arranjar na worten sitio onde o comprei a 7 meses por aparecer no ecra que tinha um disco danificado(o portatil nunca caiu nem 1risco tem), na altura que entreguei a funcionario preencheu a folha com estado fisica como : em muito bom estado e disse que se dentro de 30 dias o portatil nao estivesse na loja que tinha direito a resolucao do contracto ou substituicao do bem.
    pois os 30 dias acabam na quarta e o portatil esta em Espanha ainda. Diriji-me a loja e disseram que por ter recusado o orcamento de reparação de 85€ para formatar o disco perdia o direito aqueles 30 dias.
    A empregada diz que e por ser um problema de software nao abrangia a garantia, isto segundo a funcionaria foi feito devido a actualizações. Ora bem as unicas actualizações que faco sao as que me aparecem para fazer na apple store.
    esta situação e legal ? O que posso fazer ?
    Ficheiros anexados

    #2
    Em relação a passagem dos 30 dias por orçamento eles tem razão, no resto não posso opinar.

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      #3
      Primeiro, já escreveste no Livro de Reclamações?

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        #4
        Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
        Boas, tenho uma duvida nao sei se me podem tirar.
        pus o meu macbook pro a arranjar na worten sitio onde o comprei a 7 meses por aparecer no ecra que tinha um disco danificado(o portatil nunca caiu nem 1risco tem), na altura que entreguei a funcionario preencheu a folha com estado fisica como : em muito bom estado e disse que se dentro de 30 dias o portatil nao estivesse na loja que tinha direito a resolucao do contracto ou substituicao do bem.
        pois os 30 dias acabam na quarta e o portatil esta em Espanha ainda. Diriji-me a loja e disseram que por ter recusado o orcamento de reparação de 85€ para formatar o disco perdia o direito aqueles 30 dias.
        A empregada diz que e por ser um problema de software nao abrangia a garantia, isto segundo a funcionaria foi feito devido a actualizações. Ora bem as unicas actualizações que faco sao as que me aparecem para fazer na apple store.
        esta situação e legal ? O que posso fazer ?
        Então se a garantia não cobre software,não cobre hardware,então o que cobre...................roubo.
        E 7 meses está dentro da garantia.No minimo ele podiam fazer a formatação.

        Mas vê o manual de instruções e vê se os mac têm o recovery system,e formatas tu em casa........................è 85e que metes ao bolso.
        Passado 30 dias podes escrever no livro,ou em caso extremos exigir um novo ou o dinheiro.

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          #5
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Primeiro, já escreveste no Livro de Reclamações?
          Nao, porque nao sei se tenho razao ou nao, sou pacovio no que toca a portateis. Pus fotos do que me apareceu no ecra.

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            #6
            Ainda está na garantia de 2 anos certo?
            Eu nunca levo nada à loja onde comprei, falo diretamente com o fabricante. Apple - Suporte - Centro de respostas de serviço
            Se estiver na garantia e tu não danificaste nada não caias em rasteiras, não existem cá orçamentos pagos por ti.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
              Então se a garantia não cobre software,não cobre hardware,então o que cobre...................roubo.
              E 7 meses está dentro da garantia.No minimo ele podiam fazer a formatação.

              Mas vê o manual de instruções e vê se os mac têm o recovery system,e formatas tu em casa........................è 85e que metes ao bolso.
              Eu liguei logo a Apple mal recebi o orcamento e eles disseram que ajudavam me por telefone a formatar o disco, por isso e que nao compreendo o porque de ter de pagar 85€ e o porque da garantia nao cobrir. E o porque de ter recusado um orcamento pornografico perco automaticamente os 30 dias. E que um funcionario que viu o meu processo disse que se ate quarta feira nao tiver o pc para ligar a linha de apoio para encontrarmos uma solução. A linha de apoio contradiz o que o funcionario disse e ja os pus a abrir uma auditoria a conversa gravada, entre mim e o funcionario que disse que eu tinha ate quarta feira.

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                #8
                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                Ainda está na garantia de 2 anos certo?
                Eu nunca levo nada à loja onde comprei, falo diretamente com o fabricante. Apple - Suporte - Centro de respostas de serviço
                Se estiver na garantia e tu não danificaste nada não caias em rasteiras, não existem cá orçamentos pagos por ti.
                O problema e que sou da Madeira e nao ha reparador autorizado apple ca. O portatil tem 7 meses e ja foi a reparar 2x uma pelo carregador com 4 meses se desfazer e os fios metalicos ficarem a mostra

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                  #9
                  Espera que vem já aí o nuno156 dizer que a culpa só pode ser tua porque os Macs não avariam

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                    Nao, porque nao sei se tenho razao ou nao, sou pacovio no que toca a portateis. Pus fotos do que me apareceu no ecra.
                    Ainda antes da razão na reparação ou não, explicaram-te tudo direitinho quando entregaste o portátil?

                    É que o teu texto está confuso e parece que te disseram coisas apenas na entrega... foi isso?


                    Depois, desconfio um pouco disso, porque num tópico aqui ao lado dizem que os Macs não avariam...

                    Comentário


                      #11
                      Errado, instou o Windows e automaticamente apanhou um virus que te deu cabo do sector 0 do disco!!

                      Comentário


                        #12
                        E so quando entreguei o portatil a arranjar e que me disseram isto. Depois disseram que eu ia receber uma sms a dizer o orcamento nunca me enviaram eu e que tive de andar a ligar para saber o estado da situação.

                        Comentário


                          #13
                          Espero que te tenhas explicado lá melhor do que aqui...

                          Comentário


                            #14
                            Tentar explicar melhor, eu entreguei o mac para arranjar e a funcionaria da worten disse que ao fim de 30 dias se o mac nao estivesse na loja devolviam-me o dinheiro ou entregavam me outro.

                            passado algum tempo estranhei que nao me diziam nada, resolvi ligar para a linha de apoio e disseram que eu ja devia ter recebido uma mensagem ou telefonema a informar do orcamento 85€, porque o mac precisava de ser formatado devido a uma actualização, recusei o orcamento porque nao fiz nada de mal. Responderam me que foi a apple que fez o orcamento.

                            Nisto liguei para a apple a explicar a situação e disseram me que não tinham registos do mac entrar para reparação la. Mas que se era so formatar o mac eles podiam me ajudar passo a passo na questao.

                            hoje liguei para a worten, para a linha de apoio, e disseram-me que nao sabiam se o mac ja estava na loja ca do funchal mas que se nao chegar ate 4ª feira para voltar a ligar para arranjar-mos uma solucao podia ser devolução do dinheiro ou substituição do bem.

                            resolvi ir ate a loja, a funcionaria disse que nao tinham o mac la que estava no reparador ainda e eu falei nos 30 dias. A funcionaria prontamente disse me que por ter recusado o orcamento ja nao tinha direito a esses 30 dias. Resolvi ligar a linha de apoio cujo atendedor diz me que a funcionaria da loja tinha razao e eu questionei-o porque de me terem dito uma coisa diferente durante a tarde. Nisto o atendedor diz que vao abrir uma auditoria a conversa gravada durante a tarde para averiguar o que foi dito.

                            Comentário


                              #15
                              Se assim foi,e não fico espantado que tenha sido como relatas,ficaste no meio do jogo do empurra tão típico da incompetência tradicional.

                              (agora tenho de brincar com alguém do tópico ao lado)
                              Se fosse o andrepinto a gerir os RH dessas empresas,os empregados eram top e já não tinhas essas cenas maradas.

                              Comentário


                                #16
                                Realmente nao sei se terao razao visto que é problema de software, é a mesma coisa que apagares ficheiros importantes do sistema e ires reclamar á garantia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                  Se assim foi,e não fico espantado que tenha sido como relatas,ficaste no meio do jogo do empurra tão típico da incompetência tradicional.

                                  (agora tenho de brincar com alguém do tópico ao lado)
                                  Se fosse o andrepinto a gerir os RH dessas empresas,os empregados eram top e já não tinhas essas cenas maradas.
                                  Quer me parecer que isto e uma incompetencia e um bando de aldraboes de lojas que ca temos. Se esta situacao nao for resolvida a bem, vou contar uma historia muito engracada sobre as vendas da worten.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NAmaral Ver Post
                                    Realmente nao sei se terao razao visto que é problema de software, é a mesma coisa que apagares ficheiros importantes do sistema e ires reclamar á garantia.
                                    mas que eu saiba o software e parte de um bem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Efectivamente se for um problema de software nao há garantia ... é apenas mau uso.

                                      Resta saber qual era realmente o problema.


                                      Se tiveres um PC que nao arranca , porque apanhou um virus ... e o mandares para a garantia ... é cobrada a reparação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O problema foi uma actualizacao segundo o reparador. Eu so faco as actualizações que aparecem na apple store

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só não percebi a parte de ter perdido o direito na questão dos trinta dias por recusar o orçamento. Se aceitasse o orçamento é que perderia direito, pois estaria a assumir que o problema nada tinha a ver com defeito de fabrico.

                                          ao não aceitar orçamento, terá de pedir à marca motivo da recusa de reparação em garantia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                            O problema foi uma actualizacao segundo o reparador. Eu so faco as actualizações que aparecem na apple store

                                            Se por ex uma actualização estava a correr e o computador foi desligado indevidamente , continua a ser problema de actualizações , mas por culpa do utilizador ...

                                            Não digo quem tem razao , só digo que em problemas de software é bastante comum ter de ser o cliente a pagar a reparação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              U
                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                              Se por ex uma actualização estava a correr e o computador foi desligado indevidamente , continua a ser problema de actualizações , mas por culpa do utilizador ...

                                              Não digo quem tem razao , só digo que em problemas de software é bastante comum ter de ser o cliente a pagar a reparação.
                                              Nop, desliguei o mac normalmente depois das actualizacoes acabarem. Quando voltei a ligar apareceu aquilo que estao nas imagens que pus no topico

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NAmaral Ver Post
                                                Realmente nao sei se terao razao visto que é problema de software, é a mesma coisa que apagares ficheiros importantes do sistema e ires reclamar á garantia.
                                                Apagar ficheiros é uma coisa, ter um problema de software alheio ao utilizador é outra. E nao vejo razao para a software nao ter garantia, vejamos o que diz o Artigo 208 do Codigo Civil sobre um bem consumivel:

                                                “cujo uso regular importa a sua destruição ou a sua alienação”.
                                                Nao me parece o software encaixe na descrisao de um bem consumivel, logo tem de ter a garantia de 2 anos, um bocado como as baterias, discos etc.




                                                Quanto ao caso, ja passei pelo algo parecido com a Worten:

                                                Tinha um telemovel Acer que avariou, a Worten enviou o aparelho para a HTC, que o devolveu, e passado 25 dias contactam-me, a dizer que tinham de voltar a enviar o aparelho para a Acer e que o prazo dos 30 dias so começava a contar a quando do novo envio da Acer. Resolvi de forma simples, email para o provedor da Sonae com o decreto de lei que regula os 30 dias de reparaçao, onde nao ha qualquer expecçao por erro de envio para o fabricante.

                                                2 dias depois, estavam a ligar para ir buscar um produto de valor equivalente ao telemovel.

                                                No teu caso, por teres recusado o orçamento, nao sei como as coisas se aplicam, mas novamente, nao ha qualquer excepçao para os 30 dias de reparaçao:

                                                http://www.ancp.gov.pt/PT/Legislacao...ei_84_2008.pdf

                                                Decreto 84/2008, começar a ler a partir do 4 paragrafo.

                                                O que aconselho fazeres é mandar um email para o provedor da Sonae a explicar a situaçao.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                  Espera que vem já aí o nuno156 dizer que a culpa só pode ser tua porque os Macs não avariam
                                                  1- Eu nunca disse que os Macs não avariam (antes pelo contrário).
                                                  2- O que eu disse (no outro tópico) é que o Windows dá infinitos mais problemas que o Linux e OS X.
                                                  3- Eu não sei o que se passou neste caso, pelo que tanto um lado como outro podem ter razão.

                                                  Uma coisa é certa: já vi toneladas de carregadores... uns duram muito, outros duram pouco. Mas a
                                                  duração depende mais do dono que da marca. Tenho dois colegas com portáteis iguais entregues no
                                                  mesmo dia. Um tem o carregador como novo, o outro tem o carregador (cabo) preso por fita isoladora.

                                                  Ora bem, pelo que vejo na imagem, o MacBook Pro será um 15" com disco normal (não SSD). Digo
                                                  isto tanto pelo modelo do disco como pelo facto de ter drive de DVD.
                                                  Sendo um disco normal, enquanto estiver a trabalhar o computador deverá estar uma posição fixa e
                                                  estável. Já tive vários colegas meus de trabalho a terem de substituir discos por terem a mania de
                                                  andarem com eles ligados de um lado para o outro. Isto danifica o disco.

                                                  Portanto, tanto podem ser maus sectores no disco (devido a movimentos com ele ligado), como pode
                                                  ter ocorrido um problema durante uma actualização (como dizem). Não faço a menor ideia de qual
                                                  tenha sido o problema. Como tal não posso dizer quem tem razão ou não. O que eu duvido seriamente
                                                  é que seja problema do OS X, porque se fosse deveriam existir aqui vários a queixarem-se do mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                                    U

                                                    Nop, desliguei o mac normalmente depois das actualizacoes acabarem. Quando voltei a ligar apareceu aquilo que estao nas imagens que pus no topico
                                                    Acabarem de descarregar ou de instalar?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      1- Eu nunca disse que os Macs não avariam (antes pelo contrário).
                                                      2- O que eu disse (no outro tópico) é que o Windows dá infinitos mais problemas que o Linux e OS X.
                                                      3- Eu não sei o que se passou neste caso, pelo que tanto um lado como outro podem ter razão.

                                                      Uma coisa é certa: já vi toneladas de carregadores... uns duram muito, outros duram pouco. Mas a
                                                      duração depende mais do dono que da marca. Tenho dois colegas com portáteis iguais entregues no
                                                      mesmo dia. Um tem o carregador como novo, o outro tem o carregador (cabo) preso por fita isoladora.

                                                      Ora bem, pelo que vejo na imagem, o MacBook Pro será um 15" com disco normal (não SSD). Digo
                                                      isto tanto pelo modelo do disco como pelo facto de ter drive de DVD.
                                                      Sendo um disco normal, enquanto estiver a trabalhar o computador deverá estar uma posição fixa e
                                                      estável. Já tive vários colegas meus de trabalho a terem de substituir discos por terem a mania de
                                                      andarem com eles ligados de um lado para o outro. Isto danifica o disco.

                                                      Portanto, tanto podem ser maus sectores no disco (devido a movimentos com ele ligado), como pode
                                                      ter ocorrido um problema durante uma actualização (como dizem). Não faço a menor ideia de qual
                                                      tenha sido o problema. Como tal não posso dizer quem tem razão ou não. O que eu duvido seriamente
                                                      é que seja problema do OS X, porque se fosse deveriam existir aqui vários a queixarem-se do mesmo.
                                                      Mas a ideia de um portátil não é andar com ele de um lado para o outro?

                                                      Comprei agora um aspirador portátil e já me estava a ver a ter que o desligar sempre que quisesse mudar de sítio...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Acabarem de descarregar ou de instalar?
                                                        Sim, tinham acabado de instalar ainda estive um pouco a ler na net e entao depois desliguei.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          1- Eu nunca disse que os Macs não avariam (antes pelo contrário).
                                                          2- O que eu disse (no outro tópico) é que o Windows dá infinitos mais problemas que o Linux e OS X.
                                                          3- Eu não sei o que se passou neste caso, pelo que tanto um lado como outro podem ter razão.

                                                          Uma coisa é certa: já vi toneladas de carregadores... uns duram muito, outros duram pouco. Mas a
                                                          duração depende mais do dono que da marca. Tenho dois colegas com portáteis iguais entregues no
                                                          mesmo dia. Um tem o carregador como novo, o outro tem o carregador (cabo) preso por fita isoladora.

                                                          Ora bem, pelo que vejo na imagem, o MacBook Pro será um 15" com disco normal (não SSD). Digo
                                                          isto tanto pelo modelo do disco como pelo facto de ter drive de DVD.
                                                          Sendo um disco normal, enquanto estiver a trabalhar o computador deverá estar uma posição fixa e
                                                          estável. Já tive vários colegas meus de trabalho a terem de substituir discos por terem a mania de
                                                          andarem com eles ligados de um lado para o outro. Isto danifica o disco.

                                                          Portanto, tanto podem ser maus sectores no disco (devido a movimentos com ele ligado), como pode
                                                          ter ocorrido um problema durante uma actualização (como dizem). Não faço a menor ideia de qual
                                                          tenha sido o problema. Como tal não posso dizer quem tem razão ou não. O que eu duvido seriamente
                                                          é que seja problema do OS X, porque se fosse deveriam existir aqui vários a queixarem-se do mesmo.
                                                          e um macbook pro 13 com disco de 500gb, não é SSD.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Apagar ficheiros é uma coisa, ter um problema de software alheio ao utilizador é outra. E nao vejo razao para a software nao ter garantia, vejamos o que diz o Artigo 208 do Codigo Civil sobre um bem consumivel:



                                                            Nao me parece o software encaixe na descrisao de um bem consumivel, logo tem de ter a garantia de 2 anos, um bocado como as baterias, discos etc.




                                                            Quanto ao caso, ja passei pelo algo parecido com a Worten:

                                                            Tinha um telemovel Acer que avariou, a Worten enviou o aparelho para a HTC, que o devolveu, e passado 25 dias contactam-me, a dizer que tinham de voltar a enviar o aparelho para a Acer e que o prazo dos 30 dias so começava a contar a quando do novo envio da Acer. Resolvi de forma simples, email para o provedor da Sonae com o decreto de lei que regula os 30 dias de reparaçao, onde nao ha qualquer expecçao por erro de envio para o fabricante.

                                                            2 dias depois, estavam a ligar para ir buscar um produto de valor equivalente ao telemovel.

                                                            No teu caso, por teres recusado o orçamento, nao sei como as coisas se aplicam, mas novamente, nao ha qualquer excepçao para os 30 dias de reparaçao:

                                                            http://www.ancp.gov.pt/PT/Legislacao...ei_84_2008.pdf

                                                            Decreto 84/2008, começar a ler a partir do 4 paragrafo.

                                                            O que aconselho fazeres é mandar um email para o provedor da Sonae a explicar a situaçao.
                                                            podes enviar me por mensagem o email do provedor da Sonae ?
                                                            disseram me a mesma coisa que a ti, que a partir do momento em que recusei o orcamento comecava a contar de novo os 30 dias para o mac chegar a loja isto foi o que me chamou a atencao. Eu perguntei com que base legal o funcionario tinha essa ideia e a resposta dele foi :" nao tenho acesso a questoes legais, so o que me e transmitido"
                                                            Editado pela última vez por PauloNobregaa; 14 December 2013, 01:01.

                                                            Comentário

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