Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As crianças não são hiperactivas, são mal-educadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As crianças não são hiperactivas, são mal-educadas

    As crianças não são hiperactivas, são mal-educadas


    É uma comédia que se acumula no dia-a-dia. Um sujeito vai ao café ler o jornal, e o café está inundado de crianças que não respeitam nada, nem os pardalitos e os pombos, e os pais "ai, desculpe, ele é hiperactivo", que é como quem diz "repare, ele não é mal-educado, ou seja, eu não falhei e não estou a falhar como pai neste preciso momento porque devia levantar o rabo da cadeira para o meter na ordem, mas a questão é que isto é uma questão médica, técnica, sabe?, uma questão que está acima da minha vontade e da vontade do meu menino, olhe, repare como ele aperta o pescoço àquele pombinho, é mais forte do que ele, está a ver?".

    E o pior é que a comédia já chegou aos jornais. Parece que entre 2007 e 2011 disparou o consumo de medicamentos para a hiperactividade. Parece que os médicos estão preocupados e os pais apreensivos com o efeito dos remédios na personalidade dos filhos. Quem diria?


    Como é óbvio, existem crianças realmente hiperactivas (que o Altíssimo dê amor e paciência aos pais), mas não me venham com histórias: este aumento massivo de crianças hiperactivas não resulta de uma epidemia repentina da doença mas da ausência de regras, da incapacidade que milhares e milhares de pais revelam na hora de impor uma educação moral aos filhos. Aliás, isto é o reflexo da sociedade que criámos. Se um pai der uma palmada na mão de um filho num sítio público (digamos, durante uma birra num café ou supermercado), as pessoas à volta olham para o dito pai como se ele fosse um leproso. Neste ambiente, é mais fácil dar umas gotinhas de medicamento do que dar uma palmada, do que fazer cara feia, do que ralhar a sério, do que pôr de castigo. Não se faz nada disto, não se diz não a uma criança, porque, ora essa, é feio, é do antigamente, é inconstitucional.


    Vivendo neste aquário de rosas e pozinhos da Sininho, as crianças acabam por se transformar em estafermos insuportáveis, em Peter Pan amorais sem respeito por ninguém. Levantam a mão aos avós, mas os pais ficam sentados. E, depois, os pais que recusam educá-los querem que umas gotinhas resolvam a ausência de uma educação moral. Sim, moral. Eu sei que palavra moral deixa logo os pedagogos pós-moderninhos de mãos no ar, ai, ai, que não podemos confrontar as crianças com o mal, mas fiquem lá com as gotinhas que eu fico com o mal.

    As crianças não são hiperactivas, são mal educadas - Expresso.pt



    Verdade factual... na minha perspectiva.

    Infelizmente conheco varios casos similares ao descrito. Alias... se ha coisa que nao admito e a passividade de muitos pais, meus amigos ou da minha esposa, quando vem a nossa casa. Sou obrigado e "disciplinar" os filhos deles, que vao alem da mais pura brincadeira infantil, normal e inerente a uma crianca... e ultrapassam os limites da mais pura ma educacao e abuso, e isto, perante a passividade dos pais, ou ate do sorriso envergonhado dos mesmos!

    Ninguem e perfeito, mas ha quem "tente" e ha os que nao o fazem e nao querem saber disso.

    A minha filha, tal como eu e a minha esposa... que nao somos perfeitos, tentamos ao maximo comportarmo-nos correctamente, e como tal, a minha filha, desde pequenina que nao deita um papel para o chao, entre outros exemplos. No entanto era "gozada", como eu o era, por um ex-amigo meu... que se orgulhava de "contribuir" para o emprego de muitos ao deitar lixo (papeis, restos, etc) para o chao. Mais... educou a filha nesse sentido, de tal maneira que a miuda mal acabasse de comer um gelado, por exemplo... perguntava ao pai se ja podia deitar o papel para o chao!

    Enfim...

    Isto e veridico... tal como a miuda entrar numa loja qualquer e mexer em tudo, nos manequins, nos lotes de roupa, no balcao... e ele nao dizer nada... apenas achar normal e que as funcionarias estao la para arrumar!

    Triste!

    E exemplos destes... vejo-os todos os dias!

    P.S.

    Nunca precisei de dar uma palmada a minha filha. Apenas foi educada com firmeza e disciplina. Tal como com compreensao, amor e carinho. Ja apresenta mais nocao de civismo do que muitos adultos que conheco.


    Editado pela última vez por DarkVeill; 15 December 2013, 15:53.

    #2
    Concordo, eu tive um primo que era super mal educado e andou em psicólogos, etc etc e pronto, foi dado como hiperactivo quando na verdade precisava era de umas bem dadas e de uns valentes castigos.

    Como ele há muitos.

    Comentário


      #3
      Todas as crianças gostam de traquinices, hoje ou há 50 anos atrás. A diferença é que quando eu criança, fazíamos pela calada porque sabíamos que havia consequências sérias ao sermos apanhados.

      Actualmente as crianças já sabem que não há consequências independentemente da asneira que tenham feito. Levantam a voz e os pais até tremem.

      Comentário


        #4
        Essa história só pega nas Américas e afins... e por lá nem querem saber, metem logo os miudos todos medicados que "acalmam" logo.

        Felizmente não vejo muito disso em Portugal, se há uma coisa que se pode louvar aos tugas é ainda saberem dar uns bons tabefes aos putos quando se armam em espertos (e sim, não vejo problema nenhum com isso).

        Comentário


          #5
          Sim, a hiperactividade infantil tornou-se uma moda na boca de muitos pais. Mas a verdadeira hiperactividade é um caso muito sério e felizmente raro. Uma pediatra contou-me uma vez que uma criança verdadeiramente hiperactiva destrói lares, causa depressões graves aos pais e divórcios, são crianças que até a dormir dão saltos e esticões na cama e para as quais não há ralhetes ou palmadas que acalmem.

          Mas actualmente qualquer pai ou mãe que tenha um miúdo mais vivaço diz logo que ele é hiperactivo, é apenas uma moda como tratar os filhos por você ou outra qualquer. O meu quando tinha 5 anos também tinha a "hiperactividade" de dar pontapés aos avós (e já aleijava), quando se lembrou de dar um a mim passou-lhe logo a hiperactividade, nunca mais deu um pontapé a ninguém até hoje (e nesse dia doeu-me mais a mim do que a ele).

          Comentário


            #6
            Pois é, a hiperactividade tem servido de desculpa para muita coisa! O resultado são adultos mal educados e criançolas convencidas, como vemos todos os dias, a quem ficou a faltar educação a sério e, em alguns casos, um bom e firme par de estalos... Depois vivem no mundo da lua, quando crescem, e nunca têm respeito pelos demais... A Coreia do norte tem lá um exemplo conhecido desses!...

            Comentário


              #7
              Conheço uma Srª que teve 4 filhos, e sempre ''criticou'' a educação dos filhos dos outros. Só quando teve o 4º filho, é que admitiu, que nunca soube o que era tomar conta de crianças. Com os outros 3 todos juntos, não deram tantas dores de cabeça como o último. Não quero com isto dizer que não tens razão, e sou o primeiro a admitir, que em certas coisas deixo o meu filho esticar a corda demais. Mas no fundo são crianças, e desde que não interfiram com o sossego das pessoas a volta, acho que se deve deixar andar a vontade, porque se não fizerem asneiras agora, nunca mais terão oportunidade disso.

              Comentário


                #8
                A questão é simples: como querem que as crianças sejam bem educadas e bem formadas, quando os pais não o são?

                Comentário


                  #9
                  Este é daqueles assuntos que toda a gente reconhece existir, e em que toda a gente censura os pais das criancinhas dos outros, que não são capazes de dar educação, que são muito passivos, que deixam os miúdos fazer tudo, etc. Mas se formos somar todas essas opiniões quase não sobram "outros".
                  Eu vou mais pela opinião do AdrianoCarreira. Infelizmente as actuais gerações de pais, que estão na casa dos 20s, 30s e 40s, já não tem um civismo exemplar, e isso passa para os filhos.

                  Comentário


                    #10
                    E muitas vezes, os pais tentam repreender os filhos, e vêem os avós repreender os filhos por estar a repreender o neto...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                      Todas as crianças gostam de traquinices, hoje ou há 50 anos atrás. A diferença é que quando eu criança, fazíamos pela calada porque sabíamos que havia consequências sérias ao sermos apanhados.

                      Actualmente as crianças já sabem que não há consequências independentemente da asneira que tenham feito. Levantam a voz e os pais até tremem.
                      Eu também sou pai e também tremo. .mas ė só na mao direita...

                      E ate nos filhos de terceiros já enxotei as moscas. Que abusem dos pais é lá com eles, na rua os pais que os controlem. Já tenho os meus para cuidar.

                      Mas onde percepciono mais abusos com indiferença dos pais é no supermercado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AdrianoCarreira Ver Post
                        A questão é simples: como querem que as crianças sejam bem educadas e bem formadas, quando os pais não o são?
                        Alguns pais mereciam "rédea" mais curta, no que à educação diz respeito...

                        Comentário


                          #13
                          Uma(s) palmada(s) na altura certa poupa imensa chatice no futuro.

                          Comentário


                            #14
                            Aconteceu uma situacao dessas ontem ao meu lado.
                            Fui jantar fora com a namorada a uma pizzaria com esplanada e a meio do jantar comecam 2 miudos a berrar e a correr de um lado para o outro e os pais na mesa a rir.
                            Uma senhora inglesa que ls estava tinha um cao e os putos comecaram a provocar o animal.
                            A senhora com muita calma chamou o empregado e disse que se os putos continuassem ela ia embora, pois os miudos estavam a estragar o jantar a muitas pessoas.
                            O empregado chamou a atencao aos pais e resultado ? Pediram o livro de reclamações e fizeram um escandalo. Agora quem e que merecia uns tabefes os pais ou os filhos ?

                            Comentário


                              #15
                              Um ponto de vista diferente: a maior parte das vezes as crianças não são mal educadas nem hiperactivas...são crianças!

                              Crianças que precisam do tempo e do espaço para brincar, para chafurdar, para fazer asneiras e porcaria na hora certa.

                              Quanto a situações de fitas em restaurantes e supermercados, aí já cabe aos pais terem bom senso. Aí, já entra a definição de liberdade de cada um. Para uns, a dos outros começa mais tarde do que para outros.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                Um ponto de vista diferente: a maior parte das vezes as crianças não são mal educadas nem hiperactivas...são crianças!

                                Crianças que precisam do tempo e do espaço para brincar, para chafurdar, para fazer asneiras e porcaria na hora certa.
                                Já estava a pensar que a minha Pedagogia estava toda errada, ufa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                  Quanto a situações de fitas em restaurantes e supermercados, aí já cabe aos pais terem bom senso. Aí, já entra a definição de liberdade de cada um. Para uns, a dos outros começa mais tarde do que para outros.
                                  Eu já tinha 10 ou 11 anos quando fui jantar fora pela primeira vez e não era de forma alguma uma criança mal comportada. Há sítios públicos que requerem bom comportamento e serenidade, como um restaurante.

                                  "Ai mas não se pode pedir a uma criança de 5 anos que fique tanto tempo sossegada!". Pois não, por isso é que deve ficar em casa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exactamente! Por isso é que existem avós, babysitters, decisões...



                                    Ah, muita gente ainda não percebeu que as crianças, regra geral, aprendem enquanto brincam. Não concordam? Vão ver os resultados conseguidos na Finlândia, que entre várias medidas aumentou o tempo de recreio nas escolas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho dois rapazes, um com 7 e outro quase com 5. Sempre que saímos estou atento e preocupo-me de modo a que eles não incomodem quem está a fazer a sua vida, principalmente em lugares públicos tipo restaurantes, cafés, paragens de autocarro, aeroportos, estações etc.

                                      É trabalhoso; por vezes tenho de transformar a irritação em calma (algo verdadeiramente difícil pois ficamos com cara de pau o tempo todo) e não ir pelo método mais fácil que é o de dar chapadas ou gritar. Falho? Sim, muitas vezes perco a calma, levanto a voz e perco as estribeiras. Admito-o publicamente. Evito "chapadaria" e violência física o que é ainda mais difícil. De todos os modos gritar é uma forma de agressão...

                                      O esforço e o trabalho é fazer-lhes ver o que é correcto em sociedade e o que é inaceitável. Por vezes as crianças estão "chatas" porque dormiram pouco ou estão cansadas e há que lhes dar o devido desconto mas tudo vai do trabalho e preocupação dos pais em formar/educar os seus filhos como cidadãos.

                                      Evito julgar os outros pais porque também falho mas há por aí muita gente que critica, julga e aponta os dedos a outros sem terem filhos ou sequer contacto com crianças. Esses podem ir passear...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                        Eu já tinha 10 ou 11 anos quando fui jantar fora pela primeira vez e não era de forma alguma uma criança mal comportada. Há sítios públicos que requerem bom comportamento e serenidade, como um restaurante.

                                        "Ai mas não se pode pedir a uma criança de 5 anos que fique tanto tempo sossegada!". Pois não, por isso é que deve ficar em casa.
                                        E se não tiver ninguém para tomar conta dela? Deixas-a fechada no carro?

                                        Cada tiro, cada melro...

                                        Comentário


                                          #21
                                          É óbvio que não se pode esperar que uma criança pequena tenha um comportamento exemplar ou que vá ficar quietinha só porque lhe dizem que sim. Eu compreendo isso perfeitamente. Mas não tenho nada a ver com isso nem tenho que ter o jantar estragado por birras de uma criança que nem me é nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                            E se não tiver ninguém para tomar conta dela? Deixas-a fechada no carro?
                                            Tivessem pensado nisso antes, lamento. São opções que têm de tomar. Os meus pais ou arranjavam alguém que ficasse connosco ou não saíam. Tão simples quanto isso. E não morreram por isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                              Tivessem pensado nisso antes, lamento. São opções que têm de tomar.
                                              Mas tu tens filhos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha mãe sempre me classificou de criança hiperactiva, mas nada que um olhar do meu pai, na altura certa não resolvesse.

                                                E nesta altura em que a maior parte dos meus/minhas amigas já constituiu família, a maioria seja por uma razão ou outra, não controla a canalha.

                                                E depois dá chatices. Eu nem me importo de falar com clareza com os pais, mas que ficam chateados, lá isso ficam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                  Exactamente! Por isso é que existem avós, babysitters, decisões...



                                                  Ah, muita gente ainda não percebeu que as crianças, regra geral, aprendem enquanto brincam. Não concordam? Vão ver os resultados conseguidos na Finlândia, que entre várias medidas aumentou o tempo de recreio nas escolas.

                                                  E colocam os miúdos a produzir telemóveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                    Mas tu tens filhos?
                                                    Não, mas o que é que isso interessa? Frequento sítios públicos como todas as pessoas e posso deparar-me com as situações mencionadas.

                                                    Só tenho pena que em Portugal seja tão raro encontrar restaurantes que noutros países são vulgaríssimos: restaurantes que têm o aviso à porta a proibir a entrada a menores de 12 anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                      Eu já tinha 10 ou 11 anos quando fui jantar fora pela primeira vez e não era de forma alguma uma criança mal comportada. Há sítios públicos que requerem bom comportamento e serenidade, como um restaurante.

                                                      "Ai mas não se pode pedir a uma criança de 5 anos que fique tanto tempo sossegada!". Pois não, por isso é que deve ficar em casa.
                                                      Ficar em casa ? Depende... Pontualmente talvez sim. Por regra claramente não!

                                                      As minhas sempre foram. Se estavam mais inquietas ou levavam um boneco para se entreter, ou um livro, ou outra coisa e a coisa passava. Pelo menos com a mais nova. Estavam entretido o almoço todo.

                                                      Já a mais velha era preciso ir dar uma volta com ela enquanto o resto da familia ficava a comer, pois não sossegava tão fácilmente. É chato? É! Mas faz parte da vida... Ninguém morreu por isso.

                                                      Até porque se queremos ter crianças socializadas temos que as integrar em ambientes socializados.

                                                      PS: Olha lá tu eras uma pestinha, não ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                        Não, mas o que é que isso interessa? Frequento sítios públicos como todas as pessoas e posso deparar-me com as situações mencionadas.

                                                        Só tenho pena que em Portugal seja tão raro encontrar restaurantes que noutros países são vulgaríssimos: restaurantes que têm o aviso à porta a proibir a entrada a menores de 12 anos.
                                                        Pois .... que países são esses ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                          Não, mas o que é que isso interessa? Frequento sítios públicos como todas as pessoas e posso deparar-me com as situações mencionadas.

                                                          Só tenho pena que em Portugal seja tão raro encontrar restaurantes que noutros países são vulgaríssimos: restaurantes que têm o aviso à porta a proibir a entrada a menores de 12 anos.
                                                          Interessa tudo, nem vale a pena continuar a "troca de impressões". Algum dia há-de chegar a tua vez de ser pai e vais sentir na pele os olhares de irritação, desprezo numa altura em que tu próprio já estás cansado e enervado com algo que o teu filho/a fizeram mesmo que tenha sido ocasional, naquele momento.

                                                          Não me leves a mal por favor mas julgar sem ter experiência efectiva e como aqueles comentários no Geral sobre o carro que foge de traseira ou de frente ou de quatro por gente que nunca sequer esteve em competição/pista ou sequer se atreveu a sacar de travão-de-mão para fazer uns piões.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                            Pois .... que países são esses ?
                                                            No Reino Unido e na Alemanha é aos magotes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X