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FNAC - Troca por defeito de fabrico?!?

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    FNAC - Troca por defeito de fabrico?!?

    Antes de mais, bom ano para todos!

    A situação é a seguinte: Comprei um Tablet (Asus Memo Tab HD7) na Fnac do Gaia Shopping no dia 17 de Dezembro, para oferecer no Natal à filhota.

    Acontece que o tablet tem um defeito de fabrico, a camera frontal não funciona, nem sequer é detectada pelo sistema, mas o defeito só foi detectado após vários dias de uso nas mãos de uma criança.

    Quando tive oportunidade (dia 31/Dez) desloquei-me à Fnac para que me trocassem o tablet e qual não é o meu espanto, não mo trocaram por ter um risco numa lateral, que é quase impossível de ver na foto .

    Mesmo depois de chamar o responsável, de mostrar a minha indignação e de redigir uma queixa no Livro de Reclamações, as únicas opções em cima da mesa eram: ficar com o tablet assim com defeito ou deixar para reparar (30 dias sem o produto que tinha acabado de pagar), afirmando eles que é a lei.

    Como é possível uma empresa do nível da Fnac estar parada no tempo e sujeitar os clientes a este tipo de situações sem qualquer culpa?

    Obrigado desde já pela vossa opinião.

    #2
    eles de facto não são obrigados a fazê-lo, em especial por ter um risco, mesmo que pequeno.

    Depende também do fornecedor, neste caso o representante da Asus, que pode ter uma política de trocas DOA (Dead on Arrival) pouco flexível, e a FNAC simplesmente repassa ao cliente aquilo que recebe da marca. Não me espanta que seja este o caso, pois a Asus há muito deixou de ser referência em termos de assistência, pelo menos em Portugal.

    Comentário


      #3
      A situação é aborrecida para o teu lado, mas se o produto está danificado, ainda que algo mínimo, parece-me que a devolução/troca não possa ser possível. Se conseguirem colocar a câmera a funcionar, ainda que demore esses 30 dias, não vejo nada de errado aí.

      Comentário


        #4
        Compraste um produto, apresenta um defeito de origem, foi para a marca para reparação.
        Caso não tenha ou demore mais de 30 dias, recebes um novo.

        Se podiam trocar? Até podiam, mas depois de o receber de volta, teriam que o vender a alguém com esse risco, mesmo que mínimo. Compravas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dio Ver Post
          Antes de mais, bom ano para todos!

          A situação é a seguinte: Comprei um Tablet (Asus Memo Tab HD7) na Fnac do Gaia Shopping no dia 17 de Dezembro, para oferecer no Natal à filhota.

          Acontece que o tablet tem um defeito de fabrico, a camera frontal não funciona, nem sequer é detectada pelo sistema, mas o defeito só foi detectado após vários dias de uso nas mãos de uma criança.

          Quando tive oportunidade (dia 31/Dez) desloquei-me à Fnac para que me trocassem o tablet e qual não é o meu espanto, não mo trocaram por ter um risco numa lateral, que é quase impossível de ver na foto .

          Mesmo depois de chamar o responsável, de mostrar a minha indignação e de redigir uma queixa no Livro de Reclamações, as únicas opções em cima da mesa eram: ficar com o tablet assim com defeito ou deixar para reparar (30 dias sem o produto que tinha acabado de pagar), afirmando eles que é a lei.

          Como é possível uma empresa do nível da Fnac estar parada no tempo e sujeitar os clientes a este tipo de situações sem qualquer culpa?

          Obrigado desde já pela vossa opinião.
          Uma sugestão, já tentaste um hard reset?

          Comentário


            #6
            Manda para reparar ... se está riscado nao pode ser trocado por novo ... é procedimento normal.

            Se o recebesses com um risco certamente nao ias gostar.


            Fnac nesse aspecto até trabalha muitissimo bem.

            Comentário


              #7
              Sei que é chato mas como disseram, a FNAC não tem culpa nenhuma. E se respirares fundo e parares para pensar concluirás o mesmo.

              Boa sorte com isso e Feliz 2014!

              Comentário


                #8
                Quando compramos um artigo devemos ter em conta as condições de garantia do mesmo, em todas as Fnacs, MM e Worten's as mesmas são bem explícitas, se o artigo tiver alguma avaria trocam por novo nos 1ºs 15 dias (política da empresa, não obrigação legal), menos quando o artigo já apresenta sinais de uso, o que é o caso.

                a ASAE não vai ligar nenhuma a essa reclamação

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  A situação é aborrecida para o teu lado, mas se o produto está danificado, ainda que algo mínimo, parece-me que a devolução/troca não possa ser possível. Se conseguirem colocar a câmera a funcionar, ainda que demore esses 30 dias, não vejo nada de errado aí.
                  O tablet foi pago na totalidade, quase não chegou a ser usado e agora vou ficar 30 dias sem ele... não está errado?


                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Compraste um produto, apresenta um defeito de origem, foi para a marca para reparação.
                  Caso não tenha ou demore mais de 30 dias, recebes um novo.

                  Se podiam trocar? Até podiam, mas depois de o receber de volta, teriam que o vender a alguém com esse risco, mesmo que mínimo. Compravas?

                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                  Manda para reparar ... se está riscado nao pode ser trocado por novo ... é procedimento normal.

                  Se o recebesses com um risco certamente nao ias gostar.


                  Fnac nesse aspecto até trabalha muitissimo bem.
                  Um produto do género, quando com defeito de fabrico, tem de ser recondicionado e não apenas reparado.
                  Se isto é trabalhar bem, nem quero saber como será trabalhar mal... eheh

                  Originalmente Colocado por momenti Ver Post
                  Uma sugestão, já tentaste um hard reset?
                  Sim.

                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Sei que é chato mas como disseram, a FNAC não tem culpa nenhuma. E se respirares fundo e parares para pensar concluirás o mesmo.

                  Boa sorte com isso e Feliz 2014!
                  Obviamente que a Fnac não pode assumir o prejuízo, embora outras empresas o prefiram fazer, para manter o cliente satisfeito, mas pelo menos devia mover esforços junto dos fabricantes para que defeitos de fabrico fossem assumidos por eles.
                  Já respirei fundo várias vezes e não adianta... ... irrita-me solenemente pagar e não ter direito a usufruir de algo.

                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                  Quando compramos um artigo devemos ter em conta as condições de garantia do mesmo, em todas as Fnacs, MM e Worten's as mesmas são bem explícitas, se o artigo tiver alguma avaria trocam por novo nos 1ºs 15 dias (política da empresa, não obrigação legal), menos quando o artigo já apresenta sinais de uso, o que é o caso.

                  a ASAE não vai ligar nenhuma a essa reclamação
                  Já me aconteceu algo do género na MediaMarket e nem sequer questionaram nada, não está conforme, a loja pode não ter culpa, mas o cliente muito menos.

                  Obrigado pelos comentários. ;)

                  Comentário


                    #10
                    Uma pessoa conhecida minha, comprou um computador nessa cadeia, no valor de 1400 euros e tinha feito 31 dias após a compra, e eles assumiram o problema de fabrico mas não devolveram dinheiro, simplesmente foi para reparar e ficava sempre na mesma, foi " reparado" 3 vezes.

                    Foi para o lixo após um tempo.

                    Comentário


                      #11
                      2 Anos garantia,15 dias para detetar alguma anomalia(que é o caso) poderá ser trocado no caso de se apresentar como o compraste(se já tem um risco) é mandar arranjar.Prazo provável é de 30 dias,findo isso prazo poderás ser reembolsado ou receber um outro produto igual

                      Comprei um Portatil nessa cadeia de lojas(do Norteshopping) em 2008,os 2 anos de garantia foi para lá umas 5/6 vezes e nunca tive streses com eles.Esse tal PC ainda está a funcionar


                      E porque foste tão longe,se dizes que moras na Mais,tinhas a Fnac do Norte.
                      Editado pela última vez por andrepinto; 01 January 2014, 15:31.

                      Comentário


                        #12
                        na MM podem ter trocado, mas nem é política de empresa, foi a pessoa responsável que naquele dia resolveu trocar, no dia a seguir podia já não acontecer o mesmo

                        a questão é que o fabricante não assume nada dessas questões, o tal DOA que é falado acima apenas existe para telemóveis de operador e obriga a que o equipamento esteja perfeito.

                        o problema é que o cliente quer por um lado um equipamento novo embalado na altura da compra e na altura do pós venda, já não se importa de deixar um equipamento com sinais de uso... a questão é: que acham que acontece a esses equipamentos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dio Ver Post
                          Obviamente que a Fnac não pode assumir o prejuízo, embora outras empresas o prefiram fazer, para manter o cliente satisfeito

                          Já me aconteceu algo do género na MediaMarket e nem sequer questionaram nada, não está conforme, a loja pode não ter culpa, mas o cliente muito menos.
                          Há lojas que não questionam porque aceitam o artigo com defeito para não estarem a ouvir o xinfirm que o cliente está a fazer e depois enviam para reparação, o artigo é reparado e depois é colocado à venda.

                          Muitas vezes é vendido como modelo de exposição. É a forma mais fácil de disfarçar visto que a embalagem está aberta e já com sinais de ter andado a caminho da assistência técnica.

                          Comentário


                            #14
                            Também não vejo qualquer ma vontade da fnac. O produto apresentava defeitos imputados ao utilizador. Quem os deve pagar?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dio Ver Post
                              O tablet foi pago na totalidade, quase não chegou a ser usado e agora vou ficar 30 dias sem ele... não está errado?


                              Pagaste na totalidade como é a tua obrigação, ou tens mais direitos de quem paga às prestações?



                              Um produto do género, quando com defeito de fabrico, tem de ser recondicionado e não apenas reparado.
                              Se isto é trabalhar bem, nem quero saber como será trabalhar mal... eheh

                              O produto tem um risco, como tu disseste quem usou foi a tua filha, e se por ventura o Tablet mandou um grande tombo que tenha danificado a câmara o por conseguinte tenha feito um risco no Tablet?

                              Por acaso até não foi o que se sucedeu, mas eles não adivinham e pessoas manhosas existem em todo o lado...



                              Obviamente que a Fnac não pode assumir o prejuízo, embora outras empresas o prefiram fazer, para manter o cliente satisfeito, mas pelo menos devia mover esforços junto dos fabricantes para que defeitos de fabrico fossem assumidos por eles.
                              Já respirei fundo várias vezes e não adianta... ... irrita-me solenemente pagar e não ter direito a usufruir de algo.



                              Já me aconteceu algo do género na MediaMarket e nem sequer questionaram nada, não está conforme, a loja pode não ter culpa, mas o cliente muito menos.

                              Usas o produto, danificas o mesmo, a mínima coisa que seja, e depois vais à loja exigir que te dêem um novo...

                              Obrigado pelos comentários. ;)
                              (a azul)
                              Há casos e casos mas neste não tens razão.

                              Irão te dar um novo provavelmente se a avaria não compensar o custo da reparação, depende se o produto é low cost ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                Já me aconteceu algo do género na MediaMarket e nem sequer questionaram nada, não está conforme, a loja pode não ter culpa, mas o cliente muito menos.
                                Obrigado pelos comentários. ;)

                                É muito por causa desta política que eu já comprei uma série de produtos usados na MediaMarkt, alguns com sinais de uso bem visíveis. Já comprei por exemplo uma balança de casa de banho riscada e que não tinha a tampa do compartimento das pilhas, um telemóvel sem a película de protecção e com acessórios abertos, um fervedor com manchas no interior, e mais alguns artigos que não vale a pena mencionar. Serve de alerta, na MediaMarkt verifica sempre o que está dentro da embalagem, e se tens sinais de abertura dos selos..
                                tens toda a razão quando dizem que eles na MediaMarkt têm uma assistência espectacular. O problema é que normalmente são outros clientes a pagar pelo serviço

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                  (a azul)
                                  Há casos e casos mas neste não tens razão.

                                  Irão te dar um novo provavelmente se a avaria não compensar o custo da reparação, depende se o produto é low cost ou não.
                                  Não coloquei em questão quem paga a prestações, porque dizes isso?

                                  Só disse que paguei por algo que não estou a usufruir, por um defeito de fabrico pelo qual não tenho qualquer culpa, nem tinha qualquer forma de o detectar senão o usasse e qualquer coisa que se usa, obviamente, fica inevitavelmente com marcas de uso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                    Não coloquei em questão quem paga a prestações, porque dizes isso?

                                    Só disse que paguei por algo que não estou a usufruir, por um defeito de fabrico pelo qual não tenho qualquer culpa, nem tinha qualquer forma de o detectar senão o usasse e qualquer coisa que se usa, obviamente, fica inevitavelmente com marcas de uso.
                                    Nem a loja tem culpa. Tens direito a reparação conforme consta na lei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comparar o serviço ao cliente da MM com o da Fnac ... é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                        O tablet foi pago na totalidade, quase não chegou a ser usado e agora vou ficar 30 dias sem ele... não está errado?
                                        Errado? Chato é de certeza, mas errado não me parece. Tens lei do teu lado, no que à reparação diz respeito, mas no que respeita a te trocarem por outro, não me parece que seja o mesmo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                          Comparar o serviço ao cliente da MM com o da Fnac ... é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras ...
                                          Hoje em dia já nem por isso... já de algum tempo para cá que a Fnac tem feito grandes downgrades à qualidade de serviço. A crise toca a todos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Comparar o serviço ao cliente da MM com o da Fnac ... é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras ...
                                            Sério? Power by PC Clinic?

                                            Se calhar tive muito azar num e sorte no outro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                              Sério? Power by PC Clinic?

                                              Se calhar tive muito azar num e sorte no outro.
                                              Neste caso a pc clinic nem toca no equipamento ... Esta em garantia é reparado pelo fabricante .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                Comparar o serviço ao cliente da MM com o da Fnac ... é como comparar a obra prima do mestre com a prima do mestre de obras ...
                                                já agora, porquê?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                  já agora, porquê?

                                                  O modelo de negocio de uma e outra empresa são distintos ... a MM é uma empresa que aposta nos preços como faz a Worten ou a Radio Popular ... qualidade , formação dos seus funcionarios que se lixe ... o mesmo gajo que te está a vender um Mac Book Pro a seguir vai vender uma torradeira sem problemas.

                                                  A Fnac basta visitar uma loja para perceber logo a excelente formação dos funcionários , serviço sempre exemplar ... é uma loja premium , onde o cliente nao vai procurar o melhor preço mas sim as melhores recomendações e um acompanhamento adequado.


                                                  Eu dou formação a ambos ... portanto estou a vontade para falar das diferenças entre eles. Sou capaz de estar 1 dia inteiro com funcionários da Fnac a demonstrar produtos, rever todas as linhas, experimentar tudo exaustivamente ... Mais ninguem liberta os funcionários dessa maneira ... Muito menos a MM , Staples e outros tantos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    O modelo de negocio de uma e outra empresa são distintos ... a MM é uma empresa que aposta nos preços como faz a Worten ou a Radio Popular ... qualidade , formação dos seus funcionarios que se lixe ... o mesmo gajo que te está a vender um Mac Book Pro a seguir vai vender uma torradeira sem problemas.

                                                    A Fnac basta visitar uma loja para perceber logo a excelente formação dos funcionários , serviço sempre exemplar ... é uma loja premium , onde o cliente nao vai procurar o melhor preço mas sim as melhores recomendações e um acompanhamento adequado.


                                                    Eu dou formação a ambos ... portanto estou a vontade para falar das diferenças entre eles. Sou capaz de estar 1 dia inteiro com funcionários da Fnac a demonstrar produtos, rever todas as linhas, experimentar tudo exaustivamente ... Mais ninguem liberta os funcionários dessa maneira ... Muito menos a MM , Staples e outros tantos.
                                                    por acaso estava mais a fazer a pergunta com foco no pós venda, onde neste dia 26 na Fnac do Colombo estava uma fila que dava a volta á parte central do piso 1, se aquilo é bom serviço ao cliente...

                                                    relativamente ao que dizes, posso concordar de forma generalizada, já encontrei valentes cromos na Fnac e tipos excelentes na MM e na Worten.

                                                    tudo depende de quem tens à tua frente e que pergunta lhe fazes

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                      Antes de mais, bom ano para todos!

                                                      A situação é a seguinte: Comprei um Tablet (Asus Memo Tab HD7) na Fnac do Gaia Shopping no dia 17 de Dezembro, para oferecer no Natal à filhota.

                                                      Acontece que o tablet tem um defeito de fabrico, a camera frontal não funciona, nem sequer é detectada pelo sistema, mas o defeito só foi detectado após vários dias de uso nas mãos de uma criança.

                                                      Quando tive oportunidade (dia 31/Dez) desloquei-me à Fnac para que me trocassem o tablet e qual não é o meu espanto, não mo trocaram por ter um risco numa lateral, que é quase impossível de ver na foto .

                                                      Mesmo depois de chamar o responsável, de mostrar a minha indignação e de redigir uma queixa no Livro de Reclamações, as únicas opções em cima da mesa eram: ficar com o tablet assim com defeito ou deixar para reparar (30 dias sem o produto que tinha acabado de pagar), afirmando eles que é a lei.

                                                      Como é possível uma empresa do nível da Fnac estar parada no tempo e sujeitar os clientes a este tipo de situações sem qualquer culpa?

                                                      Obrigado desde já pela vossa opinião.

                                                      Ninguem é obrigado a trocar, se está com defeito deixa para reparação, como te disseram.
                                                      Se depois da reparação o aparelho continuar com problemas, aí sim podem avançar para troca ou devolução do dinheiro.
                                                      Antes é que se comprava num dia e no seguinte ia-se devolver, essas politicas estão cada vez mais a terminar, aliás nunca deviam ter existido.
                                                      A politica de periodo de experimentação por compras online ainda se aceita, agora compras presenciais, há muito deviam ter sido abandonadas.
                                                      Editado pela última vez por m4nn1pul0; 02 January 2014, 07:42.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                        por acaso estava mais a fazer a pergunta com foco no pós venda, onde neste dia 26 na Fnac do Colombo estava uma fila que dava a volta á parte central do piso 1, se aquilo é bom serviço ao cliente...

                                                        relativamente ao que dizes, posso concordar de forma generalizada, já encontrei valentes cromos na Fnac e tipos excelentes na MM e na Worten.

                                                        tudo depende de quem tens à tua frente e que pergunta lhe fazes

                                                        Anda ai um user que diz que isso é por causa das "Cunhas".Algum pessoal daqui sabe quem è esse user.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          O modelo de negocio de uma e outra empresa são distintos ... a MM é uma empresa que aposta nos preços como faz a Worten ou a Radio Popular ... qualidade , formação dos seus funcionarios que se lixe ... o mesmo gajo que te está a vender um Mac Book Pro a seguir vai vender uma torradeira sem problemas.

                                                          A Fnac basta visitar uma loja para perceber logo a excelente formação dos funcionários , serviço sempre exemplar ... é uma loja premium , onde o cliente nao vai procurar o melhor preço mas sim as melhores recomendações e um acompanhamento adequado.


                                                          Eu dou formação a ambos ... portanto estou a vontade para falar das diferenças entre eles. Sou capaz de estar 1 dia inteiro com funcionários da Fnac a demonstrar produtos, rever todas as linhas, experimentar tudo exaustivamente ... Mais ninguem liberta os funcionários dessa maneira ... Muito menos a MM , Staples e outros tantos.
                                                          Premium? Há algo que não está a funcionar bem, então...

                                                          Se calhar devem ter um atendimento especial para tipos engravatados, porque das vezes que comprei lá algo, nem se destacaram em termos técnicos nem tão pouco na simpatia de atendimento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                            por acaso estava mais a fazer a pergunta com foco no pós venda, onde neste dia 26 na Fnac do Colombo estava uma fila que dava a volta á parte central do piso 1, se aquilo é bom serviço ao cliente...

                                                            relativamente ao que dizes, posso concordar de forma generalizada, já encontrei valentes cromos na Fnac e tipos excelentes na MM e na Worten.

                                                            tudo depende de quem tens à tua frente e que pergunta lhe fazes
                                                            no dia 26 é normal haver longas filas, e isso nada tem a ver com bom ou mau serviço ao cliente.

                                                            Comentário

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