Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os donos de Portugal. Agora em versão ecossistema interactivo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os donos de Portugal. Agora em versão ecossistema interactivo

    Pedro Cruz, designer de 28 anos, foi eleito em 2013 um dos embaixadores do novo mundo da informação no "Corriere della Sera": os sistemas de visualização de dados. A sua última ideia promete torná-lo conhecido cá dentro: transformou em animação a teia de relações entre governantes e empresas detalhada no livro e documentário "Donos de Portugal". Numa semana o ecossistema, que mais parece um insectário, teve 25 mil visualizações




    Alguns parecem formigas, a outros baratas.
    Mal se começa a explorar a animação, avançam para círculos e rodeiam-nos velozmente.
    Cada uma é um político que integrou o governo entre 1975 e 2013.
    Cada círculo é uma empresa e serve esta deambulação para mostrar quem passou por onde e em que companhia.


    Quanto mais políticos, maior é o círculo da empresa.
    Quanto mais empresas, mais cheio é o bicho. Pedro Cruz o autor da animação em que é possível interagir com 119 políticos e 350 empresas portuguesas, que dá um novo formato à investigação publicada em 2010 no livro “Donos de Portugal” – adaptada a documentário em 2012 –, rejeita uma classificação taxonómica, mas admite que a “forma abstracta” que escolheu como anatomia do político se presta a essa análise e a outras: já lhe falaram de vermes e chatos.


    Conheça aqui o site

    http://www.ionline.pt/artigos/portug...ma-interactivo


    Para os distraidos e para os que nao conhecem... o documentario que serve de referencia e este:




    Este e um documentario baseado num livro que revela factos veridicos, coisa que incomoda muita gente e muitos users que noutro topico optam por ignorar esses factos veridicos e muitos deles actuais... e facilmente comprovaveis... em funcao de quem relata isso.

    A verdade, para alguns... nao interessa, se for relatada por quem nao veste a mesma t-shirt politica!

    O que fica... e o que se pode observar no documentario e neste site interactivo, alem dos factos, e o que e inerente a tais relacoes... jogos de poder e de interesse.

    Engracado ver que muitos dos que agora estao em certas empresas estiveram em decisoes politicas que as beneficiaram. O premio veio depois. E muitos integraram comissoes de (pseudo) investigacao/averiguacoes as mesmas empresas, enquanto deputados... e tambem foram premiados.

    Factos...

    #2
    O site tá muito bonito, mas não explica a ausencia de "parasitas" vermelhos ou de outras cores partidárias, que tambem as há. Porque a haver parasitas há de todas as cores políticas. Facto que enviesa o que se está a tentar demonstrar, se formos de facto imparciais e sérios.

    Decidi vestir a carapuça de user, que não ignora o documentario, mas que compara os factos descritos pelo mesmo, comparando-o com outros países, nomeadamente mais desenvolvidos que Portugal, onde situações similares já aconteceram e continuam a acontecer e que tem menos impacto na economia. Não ignoro, mas não culpo sómente os factos do documentário "Donos de Portugal" como a causa do que Portugal tem atravessado nas últimas décadas, culminando na crise que atravessamos agora. E isso sim parece incomodar muita gente. Porque alegadamente se não fosse a corrupção (pelo menos para alguns aqui do forum), tudo em Portugal estaria às mil maravilhas. O que eu, ( não falando por outros users que duvidem do documentário ou pelo menos põem em questão a sua isenção), ponho sériamente em questão. A desorganização, ineficiência, pouca produtividade entre outros males que grassam Portugal não se devem apenas À corrupção e compadrio. Alias culpo mais depressa os pontos acima por serem responsaveis pela corrupção e compadrio, do que o contrário.

    Isso sim preocupa-me. Porque para Portugal deixar de ser tão corrupto, ineficiente, pouco produtivo e desorganizado, é preciso efectuar mudanças. Mudanças essas que a maioria dos apoiantes anti-capitalista/anti-reformista e pró-manutençao de direitos que não são sustentaveis ignoram/refutam. E isso é facto, pelo menos no que a este forum diz respeito.

    Comentário


      #3
      O doc já tem uns anos e chegou a passar na RTP 2 de madrugada.
      Se ao menos fosse isento, infelizmente não é, basta ver a ficha técnica: "Baseado no livro “Donos de Portugal” de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas". Fica tudo dito, todos eles pertencem ou pertenceram ao core do BE, a isenção onde está?

      Comentário


        #4
        Concorde-se ou não o site está muito engraçado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post

          Quanto mais políticos, maior é o círculo da empresa.
          Quanto mais empresas, mais cheio é o bicho. Pedro Cruz o autor da animação em que é possível interagir com 119 políticos e 350 empresas portuguesas, que dá um novo formato à investigação publicada em 2010 no livro “Donos de Portugal” – adaptada a documentário em 2012 –, rejeita umaclassificação taxonómica, mas admite que a “forma abstracta” que escolheu como anatomia do político se presta a essa análise e a outras: já lhe falaram de vermes e chatos.

          ...


          Este e um documentario baseado num livro que revela factos veridicos, coisa que incomoda muita gente e muitos users que noutro topico optam por ignorar esses factos veridicos e muitos deles actuais... e facilmente comprovaveis... em funcao de quem relata isso.

          A verdade, para alguns... nao interessa, se for relatada por quem nao veste a mesma t-shirt politica!

          O que fica... e o que se pode observar no documentario e neste site interactivo, alem dos factos, e o que e inerente a tais relacoes... jogos de poder e de interesse.

          Engracado ver que muitos dos que agora estao em certas empresas estiveram em decisoes politicas que as beneficiaram. O premio veio depois. E muitos integraram comissoes de (pseudo) investigacao/averiguacoes as mesmas empresas, enquanto deputados... e tambem foram premiados.

          Factos...
          Originalmente Colocado por neapo Ver Post
          O doc já tem uns anos e chegou a passar na RTP 2 de madrugada.
          Se ao menos fosse isento, infelizmente não é, basta ver a ficha técnica: "Baseado no livro “Donos de Portugal” de Jorge Costa, Cecília Honório, Luís Fazenda, Francisco Louçã e Fernando Rosas". Fica tudo dito, todos eles pertencem ou pertenceram ao core do BE, a isenção onde está?
          Obrigado por vires, logo... dar razao ao que eu disse.

          Nao podes, nem consegues desmentir o que la foi descrito e publicado. Nao podes nem consegues porque e um relato veridico e facilmente comprovado, alias... alguns desses factos ja foram noticia e ja aqui foram discutidos.

          Mas preferes ignorar a verdade factual em funcao de quem a emite. Ok... pelos vistos a verdade, para ti, varia nao dos factos acontecidos, mas de quem a publicita e descreve.



          La esta... existe quem nunca consiga despir a camisola partidaria.

          A mim nao me importa se quem diz que deputado x esteve numa comissao para averiguar empresa y e depois para la foi ganhar xxxxxxx,xx atraves de um tacho qualquer... nao me interessa se quem o diz e vermelho, azul e amarelo, rosa, laranja... preto ou branco. O que me preocupa e o facto disso se passar.

          Para ti... ja te preocupa quem o diz...

          Comentário


            #6
            Foram estes "donos de portugal" que votaram nos dirigentes politicos, incluindo os ditadorzecos locais, nos ultimos 39 anos?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
              Obrigado por vires, logo... dar razao ao que eu disse.

              Nao podes, nem consegues desmentir o que la foi descrito e publicado. Nao podes nem consegues porque e um relato veridico e facilmente comprovado, alias... alguns desses factos ja foram noticia e ja aqui foram discutidos.

              Mas preferes ignorar a verdade factual em funcao de quem a emite. Ok... pelos vistos a verdade, para ti, varia nao dos factos acontecidos, mas de quem a publicita e descreve.



              La esta... existe quem nunca consiga despir a camisola partidaria.

              A mim nao me importa se quem diz que deputado x esteve numa comissao para averiguar empresa y e depois para la foi ganhar xxxxxxx,xx atraves de um tacho qualquer... nao me interessa se quem o diz e vermelho, azul e amarelo, rosa, laranja... preto ou branco. O que me preocupa e o facto disso se passar.

              Para ti... ja te preocupa quem o diz...

              Toma juízo.
              Eu não sou de nenhum clube politico nem ando com a carteira do BE ou PCP ao peito, é sempre de colocar em causa a isenção de algo feito por personalidades conhecidas por serem anti-capitalistas, para mim o mais importante é a isenção, se vai afectar A ou B tanto me faz, desde que TODOS os factos sejam reportados, que não são. Eu não nego o que aí aparece, mas também não fecho os olhos ao que não aparece, isso não é a verdade absoluta, é a verdade que interessa para o BE e PCP obter votos, mas falta por exemplo abordarem o PREC, a manipulação de sindicatos, entre outras coisas mas isso já não interessou aos produtores do doc porque seria dar tiros nos seus próprios pés. Como digo, isenção/imparcialidade e verdade venham elas.

              Comentário


                #8
                Muito gostam alguns de tentar branquear e escamotear factos históricos profusamente documentados...:

                Povo: OS DONOS DE PORTUGAL
                Os Donos de Portugal - Documentários - RTP
                Donos de Portugal on Vimeo
                Os Donos de portugal 1 - YouTube
                Os Donos de portugal 2 - YouTube
                Os Donos de portugal 3 - YouTube
                Donos de Portugal 4 - YouTube
                Donos de Portugal 5 - YouTube
                Os Donos de Portugal, Vários, . Compre livros na Fnac.pt
                É por estas e por outras que mesmo perante uma parede branca muitos afirmam que nem parede há, quanto mais que tenha cor...

                Não havíamos de chegar onde chegámos!...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Muito gostam alguns de tentar branquear e escamotear factos históricos profusamente documentados...:

                  Povo: OS DONOS DE PORTUGAL
                  Os Donos de Portugal - Documentários - RTP
                  Donos de Portugal on Vimeo
                  Os Donos de portugal 1 - YouTube
                  Os Donos de portugal 2 - YouTube
                  Os Donos de portugal 3 - YouTube
                  Donos de Portugal 4 - YouTube
                  Donos de Portugal 5 - YouTube
                  Os Donos de Portugal, Vários, . Compre livros na Fnac.pt
                  É por estas e por outras que mesmo perante uma parede branca muitos afirmam que nem parede há, quanto mais que tenha cor...

                  Não havíamos de chegar onde chegámos!...
                  O que vejo é por em causa a isenção do documentário e dos resultados dos factos lá relatados. Apenas isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                    O que vejo é por em causa a isenção do documentário e dos resultados dos factos lá relatados. Apenas isso.
                    Mas, pergunto (e já que foste quem respondeu), o quadro interactivo tem alguma imprecisão? Não te parece, pergunto também, que parece existir uma certa "promiscuidade" entre o exercício de cargos políticos e o exercício em empresas que deveria, pura e simplesmente, ser proíbido por Lei, por ser, clara e inequivocamente, incompatível?...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      Mas, pergunto (e já que foste quem respondeu), o quadro interactivo tem alguma imprecisão? Não te parece, pergunto também, que parece existir uma certa "promiscuidade" entre o exercício de cargos políticos e o exercício em empresas que deveria, pura e simplesmente, ser proíbido por Lei, por ser, clara e inequivocamente, incompatível?...
                      Promiscuidade essa que acontece em vários outros países ditos de primeiro mundo, sem as consequências que alguns atribuem à mesma em Portugal. E que não apresentam os problemas que Portugal (entre outros países) apresentam. Se não deveria existir? Depende. Se houver margem legislativo e chico-espertismo para poder existir criminalidade como existe em Portugal, não deveria ser possivel. Em países em que a seriedade generalizada da população existe e a Justiça é eficiente e funciona, não vejo onde poderá haver problema (os nórdicos enquadram-se nesse cenário).

                      O quadro interactivo terá falta de informação, a falta de parasitas vermelhos. Daí por em causa a isenção e seriedade do mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                        Promiscuidade essa que acontece em vários outros países ditos de primeiro mundo, sem as consequências que alguns atribuem à mesma em Portugal. E que não apresentam os problemas que Portugal (entre outros países) apresentam. Se não deveria existir? Depende. Se houver margem legislativo e chico-espertismo para poder existir criminalidade como existe em Portugal, não deveria ser possivel. Em países em que a seriedade generalizada da população existe e a Justiça é eficiente e funciona, não vejo onde poderá haver problema (os nórdicos enquadram-se nesse cenário).

                        O quadro interactivo terá falta de informação, a falta de parasitas vermelhos. Daí por em causa a isenção e seriedade do mesmo.
                        Quais são, então, os "parasitas vermelhos" que ali faltam e relacionados com as administrações ou interesses financeiros nas diversas empresas?...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          Quais são, então, os "parasitas vermelhos" que ali faltam e relacionados com as administrações ou interesses financeiros nas diversas empresas?...
                          Devido à sua ideologia provavelmente são muito poucos. Mas dentro da esfera do Estado existem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                            Toma juízo.
                            Eu não sou de nenhum clube politico nem ando com a carteira do BE ou PCP ao peito, é sempre de colocar em causa a isenção de algo feito por personalidades conhecidas por serem anti-capitalistas, para mim o mais importante é a isenção, se vai afectar A ou B tanto me faz, desde que TODOS os factos sejam reportados, que não são. Eu não nego o que aí aparece, mas também não fecho os olhos ao que não aparece, isso não é a verdade absoluta, é a verdade que interessa para o BE e PCP obter votos, mas falta por exemplo abordarem o PREC, a manipulação de sindicatos, entre outras coisas mas isso já não interessou aos produtores do doc porque seria dar tiros nos seus próprios pés. Como digo, isenção/imparcialidade e verdade venham elas.
                            Sabes que o documentario, neste topico... vem a reboque, ou estas a fazer demagogia? O topico serve para mostrar e discutir os factos acerca do que mostrado no site.

                            Nao me parece que existam assim deputados do PCP, BE ou afins por ai espalhados nessas empresas. Com isto nao escamoteio a possibilidade de haver um ou outro, mas todos tem a nocao que os de peso sao de outras cores... alias, muitos foram ministros, adjuntos, secretarios de estado, etc.

                            Mas entendo que estejas a desviar a conversa... e a mandar os outros tomar juizo.

                            E o teu discuso contradiz... o que no fundo queres transparecer. Acho piada ja vires com o PREC, sindicatos, etc. O site refere-se a um contexto, mas da-te jeito desviar as atencoes. E escola... escola que te serve a ti e a outros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                              Devido à sua ideologia provavelmente são muito poucos. Mas dentro da esfera do Estado existem.
                              Não percebi... Mas, então, são suficientes para "inquinar" digamos assim, o "ecossistema interactivo", ao ponto do mesmo receber uma tão veemente e tão exacerbada crítica, mas, afinal, já não são assim tantos para ser elencados?... Quais são esses "dentro da esfera do Estado" que jogam nos "dois campeonatos"?...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Quais são, então, os "parasitas vermelhos" que ali faltam e relacionados com as administrações ou interesses financeiros nas diversas empresas?...
                                Olhando para o quadro interactivo... vemos ministros, adjuntos, secretarios de estado... uma panoplia de gente que teve cargos em governos.

                                Pela logica e olhando a historia... podem ser laranjas, rosas, azuis e amarelos... vermelhos e muito dificil, mas a ansia, o odio destilado, a vontade de mal dizer e tanta... que nao concebem existir essa promiscuidade sem essa cor. O problema e que batem de frente com a verdade factual... e como nao a podem desmentir, optam por criticar a fonte da informacao.

                                Enfim...
                                Editado pela última vez por DarkVeill; 04 January 2014, 23:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                  Olhando para o quadro interactivo... vemos ministros, adjuntos, secretarios de estado... uma panoplia de gente que teve cargos em governos.

                                  Ple logica e olhando a historia... podem ser laranjas, rosas, azuis e amarelos... vermelhos e muito dificil, mas a ansia, o odio destilado, a vontade de mal dizer e tanta... que nao concebem existir essa promiscuidade sem essa cor. O problema e que batem de frente com a verdade factual... e como nao a podem desmentir, optam por criticar a fonte da informacao.

                                  Enfim...
                                  Eu acho que é mais isso, porque a resposta cabal e, pelo menos, satisfatória ainda não foi dada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Quais são, então, os "parasitas vermelhos" que ali faltam e relacionados com as administrações ou interesses financeiros nas diversas empresas?...
                                    Esses devem ocupar mais as cadeiras de certas empresas municipais. Sempre me fez confusão como certos deputados, ministros e afins, ao fim dos seus mandatos não voltam à sua prévia actividade profissional...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                      Foram estes "donos de portugal" que votaram nos dirigentes politicos, incluindo os ditadorzecos locais, nos ultimos 39 anos?
                                      População.
                                      Observar registo de diversa campanha politica na década de 80 e 90 é observar o principio de muito actual estado financeiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                        População.
                                        Observar registo de diversa campanha politica na década de 80 e 90 é observar o principio de muito actual estado financeiro.
                                        Não parece. Para quem lê este tópico parece que os "donos de portugal" são o bode expiatório de todas as culpas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hiato em muito eleitor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                            Sabes que o documentario, neste topico... vem a reboque, ou estas a fazer demagogia? O topico serve para mostrar e discutir os factos acerca do que mostrado no site.

                                            Nao me parece que existam assim deputados do PCP, BE ou afins por ai espalhados nessas empresas. Com isto nao escamoteio a possibilidade de haver um ou outro, mas todos tem a nocao que os de peso sao de outras cores... alias, muitos foram ministros, adjuntos, secretarios de estado, etc.

                                            Mas entendo que estejas a desviar a conversa... e a mandar os outros tomar juizo.

                                            E o teu discuso contradiz... o que no fundo queres transparecer. Acho piada ja vires com o PREC, sindicatos, etc. O site refere-se a um contexto, mas da-te jeito desviar as atencoes. E escola... escola que te serve a ti e a outros.
                                            LOL na minha escola tive os mesmos conteudos que tu, só que eu prefiro que um anónimo e isento apareça e diga, foi X, Y e Z, tu preferes que alguns dos teus idolos definam o que é a realidade e ocultem o resto o que não lhes convier. Será que é assim tão dificil ver que o painel de anticapitalistas estão a defender a sua sardinha, ainda que digam uma verdade (imparcial)?
                                            Como disse eu não nego o que aparece no video, a ligações entre politica e grandes interesses, é sim senhora um facto velho conhecido desde há muito, mas então e o resto? Porque não se abordam todas as ligações politicas? Ou até melhor, podiam ir partido a partido e falar de cada um dos deputados sem esquecer nenhum.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Eu acho que é mais isso, porque a resposta cabal e, pelo menos, satisfatória ainda não foi dada...
                                              Patacão Rodrigues, João Barros Duarte, Carlos Sousa... e mais nomes ligados ao PCP e BE haverá...Afinal existe promiscuidade com essas cores, não a um nivel alto que possamos dizer alto, mas existe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Arnaut na Goldman Sachs - Politica - DN

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                                  LOL na minha escola tive os mesmos conteudos que tu, só que eu prefiro que um anónimo e isento apareça e diga, foi X, Y e Z, tu preferes que alguns dos teus idolos definam o que é a realidade e ocultem o resto o que não lhes convier. Será que é assim tão dificil ver que o painel de anticapitalistas estão a defender a sua sardinha, ainda que digam uma verdade (imparcial)?
                                                  Como disse eu não nego o que aparece no video, a ligações entre politica e grandes interesses, é sim senhora um facto velho conhecido desde há muito, mas então e o resto? Porque não se abordam todas as ligações politicas? Ou até melhor, podiam ir partido a partido e falar de cada um dos deputados sem esquecer nenhum.
                                                  Já aqui afirmei, montes de vezes, ser apartidário. Não tenho qualquer pendor político, ao contrário dos que aqui andam a etiquetar terceiros, e até já disse que o BE (e quem o integra) é um partido que na sua generalidade usufrui da minha indiferença.

                                                  Mas há sempre quem insista. Refiro o BE pois os autores da obra que deu origem a este documentário pertencem a esse partido... logo, estás a dizer que são os meus ídolos. Mentes!

                                                  Além de mentires... fazes demagogia. Eu cinjo-me ao contexto do documentário que remete para o site. As ligações e a promiscuidade entre o poder político e o poder económico. O resto... conta como em qualquer discussão contextual aqui no fórum. É evidente que ninguém vai estar a discutir "milhentos" assuntos/contextos ao mesmo tempo.

                                                  Depois... já deu para reparar que a comichão que sentes é provocada pelo teu partidismo. Apesar de reconheceres a verdade... doí-te que venha de onde vem. E para te coçares, acusas os autores de não referirem outras coisas. Lamento, mas a isso eles, nem niguém é obrigado.

                                                  Mas estás sempre a tempo de contribuir com informação. Conheces algum deputado, ex-ministro, ex-secretário de estado, ex-isto e ex-aquilo... do PCP, do BE, dos Verdes, etc, que tenha o percurso dos citados no documentário e no site?

                                                  Contribui...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                    Patacão Rodrigues, João Barros Duarte, Carlos Sousa... e mais nomes ligados ao PCP e BE haverá...Afinal existe promiscuidade com essas cores, não a um nivel alto que possamos dizer alto, mas existe.
                                                    Confirma-se. Não há dados numéricos que contestem o que o "Ecossistema Interactivo" denuncia!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                      Lá está mais um exemplo do que deveria ser terminantemente proibido!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        "O antigo ministro Adjunto de Durão Barroso,(...)"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          "(...) José Luís Arnaut é o primeiro português a assumir este cargo e substitui o ex-primeiro-ministro italiano Mario Monti.(...)"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                            Confirma-se. Não há dados numéricos que contestem o que o "Ecossistema Interactivo" denuncia!
                                                            Mas o que interessa aqui são os dados numéricos ou o facto de haver corrupção e que é uma das causas para a situação actual do País? O que interessa aqui é provar-se que "se tem razão", ou o que de facto interessa para o bem do País?

                                                            Engraçado que o próprio narrador, para "enterrar" alguns, tem que ir contra a corrente ideológica que defende, nalgumas situações(o que sempre deu pra rir)...Mas isso não interessa. O que interessa é tentar demonstrar que há uma especie de conspiração que vem de tempos imememoriais ( ou quase), qual teoria dos Illuminati, que veio se formando ao longo dos tempos e que culminou na situação que Portugal vive actualmente...A teoria é muito bonita, e já deu pra "filme", mas continua a não explicar tudo. Nem o porque de outros países não estarem na situação em que está Portugal actualmente, tendo familias ricas que tiveram promiscuidade politica nos seus respectivos países, há muitos mais anos que as relatadas neste documentário.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X