Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinestesia...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinestesia...

    O que sabem sobre ela? Alguém aqui, de algum modo, apresenta alguma das diversas características intrínsecas à sinestesia?...

    #2
    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
    O que sabem sobre ela? Alguém aqui, de algum modo, apresenta alguma das diversas características intrínsecas à sinestesia?...
    Sinestesia mesmo? Ou cinestesia?
    Editado pela última vez por eu; 07 January 2014, 18:17.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Sinestesia mesmo? Ou cinestesia?
      Sinestesia!

      Comentário


        #4
        Cheira-me que pouca gente se vai manifestar...

        Comentário


          #5
          É um recurso estilístico que consiste em misturar as sensações. Por exemplo: aquela moça tem uma voz (audição) muito doce (paladar); que luz (visão) tão suave (tacto)...

          Mas é claro que eu sei que não era a isto que te referias

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Cheira-me que pouca gente se vai manifestar...
            Porquê!?...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
              É um recurso estilístico que consiste em misturar as sensações. Por exemplo: aquela moça tem uma voz (audição) muito doce (paladar); que luz (visão) tão suave (tacto)...

              Mas é claro que eu sei que não era a isto que te referias
              Pessoalmente acho o tema interessante, até porque conheço, desde puto, pessoas com este tipo de características e das pesquisas que fiz parece que são até "raras", embora haja mais de sessenta tipos...

              Comentário


                #8
                Estou a ver que não é um tema "forte"!... É pena, algumas conclusões científicas sobre pessoas com este tipo de características são bem interessantes...

                E, não, não é nenhuma doença!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Estou a ver que não é um tema "forte"!... É pena, algumas conclusões científicas sobre pessoas com este tipo de características são bem interessantes...

                  E, não, não é nenhuma doença!
                  Não é forte porque além de poder não ser tão comum quanto isso, é algo que se relaciona profundamente com a maneira como percepcionas o que te envolve e nem sabes se/que há outras maneiras de isso acontecer. É um bocado como nasceres quase cegueta: se ninguém te meter uns óculos em cima do nariz tu vais viver toda a vida a pensar que ver tudo nublado é que normal (o que quer que «normal» signifique).

                  Posto isto, acho que tenho uma sinestesia ligeira (isso existe?! ). Desde sempre que alguns sons me sugerem fortemente sensações visuais e/ou "esquisitas" que não sei definir claramente pois não são puramente visuais, nem tão pouco tácteis, embora se aproximem delas.
                  Por exemplo, alguns sons com onda em sino criam-me fortes impressões de ondulação (previsível, eu sei ) e esfericidade. Enquanto adulto, e percebendo algumas coisas do assunto, poderia assumir que é sugestão e analogia por saber como se representam essas ondas sonoras; mas o certo é que eu sinto isto desde miúdo pequeno quando não fazia ideia do que era uma onda sonora. Há outras famílias de sons que me dão uma sensação de rasgar/sharpness/lâmina.
                  Não é nada de especial e são casos até bastante específicos, sendo que não se pode por de lado a sugestão ou a associação desses sons a alguma impressão visual quando era ainda muito criança.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                    Não é forte porque além de poder não ser tão comum quanto isso, é algo que se relaciona profundamente com a maneira como percepcionas o que te envolve e nem sabes se/que há outras maneiras de isso acontecer. É um bocado como nasceres quase cegueta: se ninguém te meter uns óculos em cima do nariz tu vais viver toda a vida a pensar que ver tudo nublado é que normal (o que quer que «normal» signifique).

                    Posto isto, acho que tenho uma sinestesia ligeira (isso existe?! ). Desde sempre que alguns sons me sugerem fortemente sensações visuais e/ou "esquisitas" que não sei definir claramente pois não são puramente visuais, nem tão pouco tácteis, embora se aproximem delas.
                    Por exemplo, alguns sons com onda em sino criam-me fortes impressões de ondulação (previsível, eu sei ) e esfericidade. Enquanto adulto, e percebendo algumas coisas do assunto, poderia assumir que é sugestão e analogia por saber como se representam essas ondas sonoras; mas o certo é que eu sinto isto desde miúdo pequeno quando não fazia ideia do que era uma onda sonora. Há outras famílias de sons que me dão uma sensação de rasgar/sharpness/lâmina.
                    Não é nada de especial e são casos até bastante específicos, sendo que não se pode por de lado a sugestão ou a associação desses sons a alguma impressão visual quando era ainda muito criança.
                    Sim, é comum as pessoas, por exemplo, associarem músicas a momentos da vida e a relações sentimentais, mas, por exemplo, já é menos comum associar-se sons ou músicas a pessoas, conhecidas (próximas ou nem por isso), ou a odores também acontece! Recordo que desde puto, entre algumas das anteriores associações, também associo as cores aos números (1 - branco, 2 - amarelo, 3 - vermelho, 4 - preto, 5 - laranja, 6 - castanho, 7 - verde, 8 - azul, 9 - violeta, 10 - cinzento...)... E conheço mais gente assim!...

                    Comentário


                      #11
                      Apenas conheço a sinestesia como sendo uma figura de estilo mas pelo que vi, por alto, reconheço algumas coisas que já senti.

                      Uma coisa que sempre aconteceu foi olhar para as letras de matrícula dos carros e achar que estão com sentimentos (QT parece alegre, FG já me parece triste, etc, etc...).
                      Ou então alguns carros fazerem lembrar animais (um caso flagrante é o Yaris mkII que desde sempre me fez lembrar um coelho), entre outras coisas.
                      Se calhar é panca minha, mas pronto.


                      Já me aconteceram também algumas coisas que não sei se terão explicação e passei por "maluco" cá em casa.

                      Uma delas foi estar a conduzir com a música um pouco mais alto, sentir um cheiro estranho e baixar o volume para cheirar melhor.

                      Outra acontece regulamente. Toco numa banda e, algumas vezes, estou com óculos de sol. Acontece que quando estou com os óculos sinto que não me ouço bem enquanto músico, nem ouço tão bem todos os outros instrumentos e acabo, muitas vezes, por tirá-los e ter de lidar com o sol sem protecção.
                      É uma sensação estranha mas parece ouço pior e que tenho uma má distinção do som.

                      Já agora, a quem perceba disto, será normal?

                      Comentário


                        #12
                        eu associo dias, meses e números a cores e conheço também quem o faça. Isto é sinestesia

                        Comentário


                          #13
                          Como músico sei de alguns casos assim. Por exemplo o lendário compositor Olivier Messiaen tinha essa condição física, associava sons a cores... Talvez por isso tenha desenvolvido a sua maneira muito própria de compor...

                          Exemplo:

                          Editado pela última vez por ; 07 January 2014, 20:38.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho uma neurocientista na família muito próxima e ainda há dias falou-se nisso. A Sinestesia é a percepção de estímulos sensoriais por mais de um canal sensorial ao mesmo tempo: o próprio e outro. Por exemplo, cheirar uma cor. A pessoa vê a cor e ao mesmo tempo sente um odor qualquer que associa àquela cor. A Sinestesia não é assim tão rara. Afecta quase 4% da população. Aliás, em bom rigor todos nós somos ou já fomos sinestetas em alguma situação. Parece que quase todos os bebés nascem com algum tipo de Sinestesia que depois vai passando com o crescimento. Há uma forma de Sinestesia com que quase todos nós nos identificamos muito, que é a associação entre paladar e o olfacto. Nunca vos aconteceu, ao sentir o odor de um cozinhado, sentir o seu sabor? Regra geral a Sinestesia não é um problema salvo nalguns casos, esses sim, raros, que podem interferir com a integração social da pessoa, que passa por freak.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                              Como músico sei de alguns casos assim. Por exemplo o lendário compositor Olivier Messiaen tinha essa condição física, associava sons a cores... Talvez por isso tenha desenvolvido a sua maneira muito própria de compor...

                              Exemplo:

                              Mas o Messiaen era passado, ia ouvir pássaros a cantar e depois escrevia as pautas do que ouvia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                Como músico sei de alguns casos assim. Por exemplo o lendário compositor Olivier Messiaen tinha essa condição física, associava sons a cores... Talvez por isso tenha desenvolvido a sua maneira muito própria de compor...

                                Exemplo:

                                Quem me dera ter essa capacidade, apesar de, também eu, associar sons a cores e, muitas vezes, a pessoas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                  Mas o Messiaen era passado, ia ouvir pássaros a cantar e depois escrevia as pautas do que ouvia.
                                  Não. Era um génio. Recolhia da Natureza os melhores sons melodiosos e "usava-os" para "fazer música"! Brilhante, eu diria!

                                  Comentário


                                    #18
                                    G1 > Ciência e Saúde - NOTÍCIAS - Identificada sinestesia onde pessoa 'ouve' imagens

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Sim, é comum as pessoas, por exemplo, associarem músicas a momentos da vida e a relações sentimentais, mas, por exemplo, já é menos comum associar-se sons ou músicas a pessoas, conhecidas (próximas ou nem por isso), ou a odores também acontece! Recordo que desde puto, entre algumas das anteriores associações, também associo as cores aos números (1 - branco, 2 - amarelo, 3 - vermelho, 4 - preto, 5 - laranja, 6 - castanho, 7 - verde, 8 - azul, 9 - violeta, 10 - cinzento...)... E conheço mais gente assim!...
                                      Deves procurar ajuda
                                      ACtualmente o azul, verde e vermelho equivalem ao nº 1 na tabela classificativa da 1ª liga.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                        Deves procurar ajuda
                                        ACtualmente o azul, verde e vermelho equivalem ao nº 1 na tabela classificativa da 1ª liga.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Creio que quase toda a gente dá cores a letras... Mas comigo essa sensação era mais intensa quando ainda era miúdo e andava na 1a ou 2a classe.

                                          As cores eram principalmente para:

                                          A verde ou branco (cor fraca)
                                          E azul esverdeado (cor fraca)
                                          I amarelo (cor forte)
                                          O castanho (cor forte)
                                          U preto (cor forte)

                                          Em relação a este tema lembrei-me de um livro interessante que fala sobre um indivíduo que vê formas coloridas ou desenhos quando pensa num determinado número.
                                          É algo muito mais elaborado e relativamente parecido ao que nós fazemos quando damos cores a números ou letras, mas ele ao contrário de nós, e porque vê formas complexas e únicas para cada numero, que se agrupam e se juntam uns nos outros dando o resultado de contas gigantes de forma quase imediata.

                                          O livro chama-se "Nascido num dia Azul" de Daniel Tammet. É provavelmente o único com Sindrome de Savant do mundo que consegue comunicar de forma natural com as pessoas que o rodeiam... fica a sugestão!
                                          Editado pela última vez por Jacare; 07 January 2014, 22:06.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No meu caso paladar e olfacto. Acontecia-me varias vezes determinada coisa saber-me a um cheiro. A sensação era exactamente a mesma.
                                            Mas já faz muito tempo que tal não me acontece.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Sim, é comum as pessoas, por exemplo, associarem músicas a momentos da vida e a relações sentimentais, mas, por exemplo, já é menos comum associar-se sons ou músicas a pessoas, conhecidas (próximas ou nem por isso), ou a odores também acontece! Recordo que desde puto, entre algumas das anteriores associações, também associo as cores aos números (1 - branco, 2 - amarelo, 3 - vermelho, 4 - preto, 5 - laranja, 6 - castanho, 7 - verde, 8 - azul, 9 - violeta, 10 - cinzento...)... E conheço mais gente assim!...
                                              1 - amarelo
                                              2 - azul
                                              3 - vermelho
                                              4 - roxo
                                              5 - laranja
                                              6 - verde
                                              7 - castanho
                                              8 - preto
                                              Do 9 ao 15 é igual ao do 1 ao 7 mas com lista...

                                              :D

                                              Edit : é ao 7 e não ao 8
                                              Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 07 January 2014, 22:22.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                1 - amarelo
                                                2 - azul
                                                3 - vermelho
                                                4 - roxo
                                                5 - laranja
                                                6 - verde
                                                7 - castanho
                                                8 - preto
                                                Do 9 ao 15 é igual ao do 1 ao 8 mas com lista...

                                                :D
                                                Não é muito diferente...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  1 - amarelo
                                                  2 - azul
                                                  3 - vermelho
                                                  4 - roxo
                                                  5 - laranja
                                                  6 - verde
                                                  7 - castanho
                                                  8 - preto
                                                  Do 9 ao 15 é igual ao do 1 ao 8 mas com lista...

                                                  :D
                                                  Tens aqui as cores Classificação Liga 2013/14 | Maisfutebol.iol.pt , azul sempre em 1º dos primeiros

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                    Tens aqui as cores Classificação Liga 2013/14 | Maisfutebol.iol.pt , azul sempre em 1º dos primeiros
                                                    ...

                                                    Deixa chegar ao fim, que logo falamos sobre essas cores...

                                                    Um abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu também associo cores a números e a letras. Mas é giro é que cada um de nós atribui cores diferentes aos mesmos números.
                                                      Para mim, por exemplo, claramente o 3 é cor de rosa, o 2 é verde, o 5 é encarnado, o 1 é preto, o 0 é cinzento claro/branco... E depois associo o 3 ao E, o 5 ao A, o dois ao I ... ao ponto de palavras com muitos A me "soam" a encarnado, e com E me "soam" a rosa, com muito I "soam" a verde. A nossa mente é uma coisa mesmo complexa!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        Não é muito diferente...
                                                        E além de cores, imagino bolas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Elle Ver Post
                                                          Eu também associo cores a números e a letras. Mas é giro é que cada um de nós atribui cores diferentes aos mesmos números.
                                                          Para mim, por exemplo, claramente o 3 é cor de rosa, o 2 é verde, o 5 é encarnado, o 1 é preto, o 0 é cinzento claro/branco...
                                                          Vê-se que não jogas bilhar...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim, não jogo. Mas as cores são mesmo sensações, n são associadas a nada palpável. Pelo menos conscientemente...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X