Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manuel Forjaz - Uma inspiração [R.I.P.]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Manuel Forjaz - Uma inspiração [R.I.P.]

    Impressionante como algumas pessoas se conseguem superar e ajudar os outros, mesmo num momento de intenso sofrimento.



    Já agora, tenho acompanhado aqui:

    https://www.facebook.com/manuel.forjaz

    #2
    Conheço o Manuel há muito tempo. Também o tenho seguido pelo Facebook. Tem uma energia e "boa onda" contagiantes. A maneira como lida com uma doença que provavelmente lhe tirará a vida é incrível.

    Comentário


      #3
      Não sei se este já cá passou, mas deixo-o também:

      Comentário


        #4
        ...dia de molhanga hoje, e grande conversa com o meu médico (um dos que me segue) que adoro (síndrome de Estocolmo - ;.) )...

        ...falámos do prognóstico e de tempo de vida;
        ...eu nunca perguntei a nenhum médico quanto tempo de vida tenho; a razão é simples, sem bens nem rendimentos, não saberia o que fazer com essa informação, a não ser tirar fotocópias e arrumar papéis; coisa que nunca faria se tivesse duas semanas de vida;
        ...a ética/deontologia/ escola médicas obrigam o médico à verdade, conceito não absoluto, logo porque pode ser contar tudo ou não dizer mentiras; mas acho estranho que alguém faça a pergunta e mais estranho ainda que o médico dê essa informação por várias razões:
        => não acredito que seja a regra, mas não existirão alguns muito poucos médicos que baixam a esperança de vida para parecerem génios na gestão da doença?
        => além da classe modal, cujas estatísticas estão disponíveis online, só acontecem excepções; quantas vezes não ouvimos alguém que tinha 6 meses durar cinco anos? Na vastíssima maioria dos casos o doente ultrapassa o tempo comunicado;
        50% dos cancristas de pulmão morre no primeiro ano; porque normalmente este cancro é insidioso e uando o pciente chega ao hospital já está todo roto; eu já cá vou a caminho dos 5 anos....graças a Deus só soube desta estatística há pouco...
        => a fixação de um prazo de validade retira energia e motivação para o aproveitamento do tempo de vida; ou seja o tempo da morte é trabalho do médico e da medicina, o tempo da vida é do cancrista; eu não preciso de saber quanto tempo vou viver, porque alterarei a minha vida em função do meu prazo; à partida eu calculo que não viverei tanto como os outros, mas cada dia meu tem e deve ser igual a todos os outros, até ao último;
        => A teoria dos bucket lists, popularizada por um lindíssimo filme de Morgan Freeman e Jack Nicholson; tive a graça de viver o meu bucket list desde a minha adolescência, e da maioria das coisas que queria fazer na vida já as ter feito; além disso a maioria das coisas que agora me faz feliz e me energizam não custam dinheiro; mas não as aproveitarei da mesma maneira com um prazo;
        Se eu tivesse dinheiro e tivesse vivido uma outra vida, não quereria aproveitar o tempo que me sobra para subir o Himalaia ou uns gang bangs em Las Vegas? Dont think so; até porque não saberia como as poderia aproveitar com o cutelo em cima da cabeça; se alguém tem cancro, não faz a pergunta e se puder e tiver recursos, corra para o seu bucket list, seja essa a opção sem necessidade de saber que são 4 semanas ou 6 meses;

        => certo que certas coisas poderão ficar melhor arrumadas e não deixadas ao descuido, como a educação dos filhos, a questão patrimonial para quem o tenha, o testamento espiritual, os nossos objectos pessoais, etc etc; mas tudo isso pode ser tratado já, sem saberem esse errado prazo!

        Portantos:
        1 - Não perguntem nunca qual o vosso prazo de validade;
        2 - Peçam ao vosso médico para não o dizer;
        3 - Organizem-se e bucketizem o que quiserem, já; não como se tivesse medo de não viver para sempre, mas porque isso vos poderá tranquilizar e energizar;
        4 - Não leiam as estatísticas, por causa do frango;
        5 - Quando alguém vier dramaticamente vos dizer que têm x semanas ou meses, digam-lhes que é mentira, porque eu disse que era mentira e que o prazo será maior; acertarei em mais de 90% dos casos!! nos casos em que falhar faltará decidir para quem vai a cómoda da Tia Mariazinha, o que não é muito grave...

        Esqueçam este assunto. o segredo é sempre o mesmo, poderemos morrer da doença, mas a doença numa nos matará, porque viveremos todos os dias como se não a tivéssemos, como se ela não fosse um assunto! (minimizando a dor e desconforto, tentando todas as terapias, rodeando-nos de pessoas boa onda, replicando e repetindo os cassos de sucessos, etc etc etc...)
        Post original

        Comentário


          #5
          Não conhecia o senhor e realmente é uma inspiração. Dizer palavras é fácil, pensar nos "E se's..." também, mas viver a doença e ser efectivamente assim, isso sim, é de Campeão!!!!

          O meu pai faleceu de cancro do pulmão há quase 3 anos, teria feito 65 anos no passado dia 9 de janeiro, no caso dele, depois de ter sido diagnosticado, não chegou a 6 meses... mas sim é verdade, apesar do feitio do meu pai, tinha as suas coisas, como todos temos, o cancro não o matou.. continua bem presente na minha memória... e é isso que importa!

          Abraço e força a todos os que estejam nessa situação... e como diz o Manuel Forjaz, não se esqueçam de sorrir.

          Comentário


            #6
            «Posso morrer de cancro, mas ele nunca me matará» - Notícias Magazine - DN

            Comentário


              #7
              28 Minutos e 7 Segundos de Vida - TVI

              Manuel Forjaz, 50 anos, professor e empresário. Combate um cancro há mais de cinco anos e fala da doença como fala da vida: com paixão, destemor, um total pragmatismo. O que diz e escreve não deixa quase ninguém indiferente; seja numa sala de aulas, numa conferência ou na Internet. E, agora, na televisão. A TVI24 estreia, esta quarta-feira «28 minutos e 7 segundos de vida». Um programa semanal com Manuel Forjaz, conduzido por José Alberto Carvalho. Em cada semana... um tema: com ideias, vídeos, ferramentas para refletir e aproveitar cada aspeto da nossa vida. Cada momento. Cada gesto, sentimento ou afeição. Ou cada falhanço. Como diz Manuel Forjaz: «Posso acabar por morrer da doença; mas a doença não matará a minha vida». Não perca, esta 4ªfeira às 23h na TVI24, a conversa entre Manuel Forjaz e José Alberto Carvalho em «28 minutos e 07 segundos de vida» - \\\\\\\\\\\\\\\"O tempo pode ser igual para um relógio, mas não para um homem.
              Editado pela última vez por Walkmen; 29 January 2014, 12:21.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                Estou a ver agora. Excelente, como só podia ser vindo do Manel.
                Fazem falta mais programas destes na TV portuguesa. Ouvir gente que tem coisas para dizer. De preferência com ideias/experiências de vida diferentes das nossas. Conversas inteligentes que nos ponham a pensar. Que nos façam mudar algo no modo como encaramos os nossos problemas...
                Muito bom!

                Comentário


                  #9
                  Não conhecia, vi hoje e é top.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post

                    Daqui a pouco na TVI24 mais uma conversa com o Manel.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho alguns sentimentos contraditórios...se por um lado reconheço o valor e a coragem de se expôr, no que concerne à doença, por outro essa coragem não surge em situações da vida profissional, como por exemplo, a situação em que encerrou as empresas e deixou umas dezenas de colaboradores "a arder" e que, no dizer da advogada dele, não são dívidas mas sim pagamentos atrasados...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                        Tenho alguns sentimentos contraditórios...se por um lado reconheço o valor e a coragem de se expôr, no que concerne à doença, por outro essa coragem não surge em situações da vida profissional, como por exemplo, a situação em que encerrou as empresas e deixou umas dezenas de colaboradores "a arder" e que, no dizer da advogada dele, não são dívidas mas sim pagamentos atrasados...
                        Ninguém mais do que ele lamenta a situação das empresas e dos funcionários. Se fechou foi porque teve razões muito fortes para isso.
                        De qualquer forma, o que ele fez ou deixou de fazer não invalida que diga coisas muito acertadas e que valem a pena ouvir.

                        Comentário


                          #13
                          Manuel Forjaz perde batalha contra o cancro > TVI24

                          Comentário


                            #14
                            Paz à sua alma!

                            Uma verdadeira inspiração e um exemplo como devemos encarar a vida.

                            Comentário


                              #15
                              Morreu Manuel Forjaz

                              O professor, empresário e orador Manuel Forjaz morreu, este domingo, aos 50 anos vítima de cancro no pulmão na sua casa, em Lisboa, avança o site da 'TVI24'. O empresário tinha atualmente um programa semanal na ‘TVI24', '28 Minutos e Sete Segundos de Vida', conduzido pelo jornalista José Alberto Carvalho. No programa de televisão, Manuel Forjaz falava do País e da sua própria vida. O último episódio foi transmitido na quarta-feira à noite. No seu livro ‘Nunca Te Distraias da Vida', o professor abordou também a sua experiência de luta contra o cancro do pulmão, que lhe foi diagnosticada há cinco anos. Pergunta CMConhece percurso de Manuel Forjaz?SIMNÃOVer Resultados O orador tornou-se carismático pela frase "posso acabar por morrer da doença, mas a doença não matará a minha vida", que dizia várias vezes. Manuel Forjaz foi empresário, antigo dirigente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), administrador do jornal 'A Capital', professor, entre outras funções.


                              Cancro mata Manuel Forjaz - Sociedade - Correio da Manhã

                              Comentário


                                #16
                                apagar
                                Editado pela última vez por ZlatanIbra; 17 April 2014, 01:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  apagar

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                    Pois, até esse ca.brão do Borges se fo.deu. Adiantou-lhe muito os 250 mil euros por mês que recebia do FMI.


                                    O cancro é mesmo assim, afecta a qualquer um, até mesmo os mais poderosos. Contra o cancro, o dinheiro não vale nada!

                                    O meu médico de família já teve cancro e venceu-o com a ajuda de Deus. Hoje é um católico profundo, que aconselha a todos os seus doentes a acreditar em Deus. Recusou-se durante todo o tempo a fazer quimioterapia. Agarrou-se a Deus e colheu os frutos.

                                    Estou a falar do Dr. Costa Lima, que é médico de família no Centro de Saúde em Barcelinhos, em Barcelos.
                                    Quem for daqui da minha cidade de certeza que o conhece... é um médico espectacular!


                                    Deixo aqui uma música para ouvirem quando estão tristes: Pedro Abrunhosa - Se Eu Fosse Um Dia O teu Olhar - YouTube
                                    Deus só poupa os católicos "profundos" e ignora as outras religiões? E se não for "profundo", tem alguma hipótese de sobrevivência?

                                    Já agora, se fosse eu a pessoa a questão, dispensava ver a minha vida pessoal e o meu nome espalhados num forum.

                                    Para não fugir totalmente ao tópico, fica a minha solidariedade para a família do Manuel Forjaz.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso de se agarrar a Deus para passarem os males tem que se diga, quantos familiares e amigos meus já foram e eram bem agarrados a ele.

                                      Paz à alma de Manuel Forjaz, esse sim aproveitou bem o tempo que lhe restou e ainda deu o seu (bom) contributo para a sociedade. Um exemplo a seguir.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                        Pois, até esse ca.brão do Borges se fo.deu. Adiantou-lhe muito os 250 mil euros por mês que recebia do FMI.


                                        O cancro é mesmo assim, afecta a qualquer um, até mesmo os mais poderosos. Contra o cancro, o dinheiro não vale nada!

                                        O meu médico de família já teve cancro e venceu-o com a ajuda de Deus. Hoje é um católico profundo, que aconselha a todos os seus doentes a acreditar em Deus. Recusou-se durante todo o tempo a fazer quimioterapia. Agarrou-se a Deus e colheu os frutos.

                                        Estou a falar do Dr. Costa Lima, que é médico de família no Centro de Saúde em Barcelinhos, em Barcelos.
                                        Quem for daqui da minha cidade de certeza que o conhece... é um médico espectacular!


                                        Deixo aqui uma música para ouvirem quando estão tristes: Pedro Abrunhosa - Se Eu Fosse Um Dia O teu Olhar - YouTube
                                        E aquelas crianças que morrem todos os dias de cancro no IPO, o teu deus já não ajuda?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SCLight Ver Post
                                          Deus só poupa os católicos "profundos" e ignora as outras religiões? E se não for "profundo", tem alguma hipótese de sobrevivência?

                                          Já agora, se fosse eu a pessoa a questão, dispensava ver a minha vida pessoal e o meu nome espalhados num forum.

                                          Para não fugir totalmente ao tópico, fica a minha solidariedade para a família do Manuel Forjaz.
                                          Toda a gente aqui de Barcelos sabe o que se passou com o Dr. Costa Lima. Escrevi aqui só para informar deste caso.

                                          O médico em causa não se importa minimamente que contem o que se passou com ele. É o melhor médico com quem contactei na vida.

                                          Ele próprio faz questão de contar o seu drama pessoal aos seus doentes. Eu quando era adolescente ele já era meu médico de família e cheguei a ir a consultas com a minha mãe e ele já estava doente, via-se bem nele. Mesmo assim nunca deixou de trabalhar e dar consultas no centro. Penso que só tirou uns meses quando aquilo começou a complicar bastante, mas andava a fazer promessas, foi também a pé a Santiago de Compostela, com muita dificuldade porque tinha poucas forças.

                                          E depois aconteceu que o cancro começou a regredir muito rapidamente e acabou por ficar totalmente curado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            este é dos melhores personagens deste forum. Os meus parabéns senhor!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post


                                              O cancro é mesmo assim, afecta a qualquer um, até mesmo os mais poderosos. Contra o cancro, o dinheiro não vale nada!

                                              O meu médico de família já teve cancro e venceu-o com a ajuda de Deus. Hoje é um católico profundo, que aconselha a todos os seus doentes a acreditar em Deus. Recusou-se durante todo o tempo a fazer quimioterapia. Agarrou-se a Deus e colheu os frutos.

                                              Estou a falar do Dr. Costa Lima, que é médico de família no Centro de Saúde em Barcelinhos, em Barcelos.
                                              Quem for daqui da minha cidade de certeza que o conhece... é um médico espectacular!


                                              Deixo aqui uma música para ouvirem quando estão tristes: Pedro Abrunhosa - Se Eu Fosse Um Dia O teu Olhar - YouTube
                                              Um médico que se põe a discutir questões dessas e a impingir posições pessoais nunca mais me apanhava, de certeza!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                E aquelas crianças que morrem todos os dias de cancro no IPO, o teu deus já não ajuda?
                                                Os pais dessas crianças eram crentes ou são extremamente não-crentes como tu?

                                                É que isto de ser crente tem muito que se lhe diga, não é só fazer promessas e pedir missas ao padre da terra. Ser crente é muito mais do que isso, para se ser crente nem precisas de padre nenhum, tu próprio se acreditares a sério não precisas do apoio de padre nenhum nem precisas de ir à missa. Eu, por exemplo, já não vou à missa há anos! Porque não me revejo na actual estructura/organização da Igreja, e sou muito crítico dos padres.


                                                Mas garanto-te, a ti que és não-crente, que ainda antes de morreres (seja lá quando isso for), vais ter um período da tua vida em que vais acreditar que existe uma força exterior e superior, mesmo que seja por breves instantes, mas vais sentir isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  este é dos melhores personagens deste forum. Os meus parabéns senhor!
                                                  Tás a falar para mim?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há coisas que me custa muito a "engolir". Não digo que o facto de acreditar seja no que for seja prejudicial, muito pelo contrario já que a mente humana tem um poder muito grande. Agora quando uma pessoa sabe que tem um problema qualquer, tem que se mexer a procurar todos os tipos de tratamento possível, não é ir rezar e acreditar que vai ficar curado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                                      Pois, até esse ca.brão do Borges se fo.deu. Adiantou-lhe muito os 250 mil euros por mês que recebia do FMI.


                                                      O cancro é mesmo assim, afecta a qualquer um, até mesmo os mais poderosos. Contra o cancro, o dinheiro não vale nada!

                                                      O meu médico de família já teve cancro e venceu-o com a ajuda de Deus. Hoje é um católico profundo, que aconselha a todos os seus doentes a acreditar em Deus. Recusou-se durante todo o tempo a fazer quimioterapia. Agarrou-se a Deus e colheu os frutos.

                                                      Estou a falar do Dr. Costa Lima, que é médico de família no Centro de Saúde em Barcelinhos, em Barcelos.
                                                      Quem for daqui da minha cidade de certeza que o conhece... é um médico espectacular!


                                                      Deixo aqui uma música para ouvirem quando estão tristes: Pedro Abrunhosa - Se Eu Fosse Um Dia O teu Olhar - YouTube
                                                      Então e este? Adam Darski - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                      Rasga biblias em palco, teve cancro e curou-o sem intervençao divina? O teu Deus anda a dormir, devia ter limpo o sarampo ao gajo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                                        Os pais dessas crianças eram crentes ou são extremamente não-crentes como tu?

                                                        É que isto de ser crente tem muito que se lhe diga, não é só fazer promessas e pedir missas ao padre da terra. Ser crente é muito mais do que isso, para se ser crente nem precisas de padre nenhum, tu próprio se acreditares a sério não precisas do apoio de padre nenhum nem precisas de ir à missa. Eu, por exemplo, já não vou à missa há anos! Porque não me revejo na actual estructura/organização da Igreja, e sou muito crítico dos padres.


                                                        Mas garanto-te, a ti que és não-crente, que ainda antes de morreres (seja lá quando isso for), vais ter um período da tua vida em que vais acreditar que existe uma força exterior e superior, mesmo que seja por breves instantes, mas vais sentir isso.
                                                        Ainda bem que veneras um deus que mata crianças inocentes porque os pais não são crentes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                                          Tás a falar para mim?

                                                          Nao! Ele estava a falar de mim...

                                                          Obg display21

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ZlatanIbra Ver Post
                                                            Os pais dessas crianças eram crentes ou são extremamente não-crentes como tu?
                                                            Portanto queres dizer que Deus, aquela figura poderosa e justa, castiga uma criança inocente à nascença/juventude só porque os pais não são crentes?

                                                            Isso não cabe na minha cabeça, e eu que fui educado na religião cristã, todos os Domingos à missa com comunhões e crisma feito, mas talvez a minha cabeça seja "pequena" demais pra compreender isso...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X