Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Emprego: estatuto de trabalhador estudante? Claro... mas não renovas contrato!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Emprego: estatuto de trabalhador estudante? Claro... mas não renovas contrato!

    Tenho uma familiar minha que trabalha na maior empresa nacional do respetivo sector, mas contrato com uma empresa de trabalho temporário no mercado.
    A verdade é que além de trabalhar mais horas e receber menos que os colegas que têm contrato directo com a empresa (sem passar pela empresa de trabalho temporário), não lhe permitem usufruir do estatuto de trabalhor estudante...

    Quando foi falar com o coordenador para informar que ia ter exames, com as datas em causa, este respondeu-lhe claramente que outras colegas no passado que tinham ido pedir os dias, no momento da renovação do contrato, não renovou... Além disso referiu que fica com falta injustificada...

    Já a incentivei a apresentar queixa, mas ela está muito reticente porque o mercado de trabalho não está famoso, e ainda por mais os pais passam por grandes dificuldades financeiras.

    É frustrante como isto é o dia-a-dia no nosso país... exploração à força, as pessoas não se mexem com medo de represálias. E fica tudo preso às decisões de empresas como é a empresa de trabalho temporário R*****D.

    Alguém conhece situações similares? Será apenas ameaça do coordenador?
    Editado pela última vez por Vegas; 29 January 2014, 01:45.

    #2
    Sim, é bastante comum. O mercado de trabalho via estas empresas-mercadoras-de-escravos é uma selva.

    Comentário


      #3
      Hoje em dia, com a enorme procura de trabalho e escassez dele, as empresas dão-se ao luxo de fazer o que querem, porque haverá sempre quem se sujeitará.

      Comentário


        #4
        Já vi acontecer e não é só em empresas de trabalho temporário. É realmente um direito mas de que muito já foi abusado. Nesse caso hoje em dia o patrão não facilita em nada, ou seja, metes o estatuto e vais para a rua para poderes estudar melhor.

        À parte tens ai realmente uma ilegalidade por parte do patrão, o dia, tendo o estatuto, é justificado e pago! A parte de não renovar não é ilegal, o patrão quer gente para trabalhar, é o ponto de vista dele.

        Tem sempre a solução de meter férias nos dias de exame que é o que muita gente faz ou tentar o regime part-time (se tiver possibilidade económica).

        Comentário


          #5
          Infelizmente é a realidade, já vi acontecer não renovarem porque o trabalhador meteu licença de paternidade

          Comentário


            #6
            Como disseram falta injustificada não poderá considerar, quanto ao resto, é uma questão de risco.

            Também diga-se que não faz muito sentido para uma contratação a termo - ainda para mais por trabalho temporário -, que supostamente é feita dentro de determinados requisitos, depois ter esse contratado igualmente a faltar.

            Comentário


              #7
              Há empresas e empresas, eu quando estudava, e não foi assim à muitos anos já estávamos em crise, arranjei um part-time e além do estatuto de trabalhador estudante que pedi ainda referi que gostava de ter os sábados livres para poder vir à minha terra para estar com a namorada, e eles assim me fizeram isso no contrato, 1 folga "móvel" e a outra sempre ao sábado! Quando tinha que faltar por exames, era sem problemas, desde que avisasse com tempo para me substituírem!

              Claro que depois na hora de trabalho era um trabalhador exemplar em que fazia muitas coisas que outros não faziam, ou pelo menos esforçava-me para o fazer mais rápido em vez de estar a mandriar! E também quando precisava de faltar eu próprio falava com os meus colegas para me substituírem e depois era só chegar aos patrões e informar da troca!
              Quando eu disse que não ia renovar contrato quase me pediram por favor para ficar!!

              Comentário


                #8
                Essa segunda parte é que falta a muita gente, pois para muitos, falta-se e continua tudo na mesma.

                Também usufrui do estatuto durante o meu curso e sempre fiz o meu trabalho de forma a não se "notar" as ausências, compensando com mais esforço e até mais algumas horas, após o período de exames onde faltava mais.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X