Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Internet não nos ajuda a fazer melhores escolhas - o engano dos sites de reviews

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Internet não nos ajuda a fazer melhores escolhas - o engano dos sites de reviews

    Queria partilhar com vcs essa teoria pessoal que já tenho vindo a desenvolver há algum tempo relativamente ao uso da Internet para a tomada de decisões (qualquer tipo de decisão).
    Refiro-me à chamada da Disonância cognitiva ( desculpem-me o termo que aprendi ontem ao ler o artigo mais abaixo) que significa , basicamente, "tendency to search only for information that confirms our hypothesis"

    O que é que isso quer dizer: quero comprar um Carro, por exemplo estou inclinado para o Renault Megane. Como é lógico, vou ler milhares de reviews e tópicos na net ( toda gente faz isso). Vou ler reviews a favor e reviews contra. Com a dimensão actual da "net" é extremamente dificil conseguir encontrar uma tendência real ( a dizer bem ou mal e mesmo que encontre, ng me garante que não seja manipulada, como em alguns sites que atribuem estrelas mediante recebimentos por fora.
    Vou portanto deixar-me levar pela tal "disonância cognitiva" acabando por me fixar nas reviews positivas e compro o caro.

    Se, pelo contrário, já tiver um opinião ligeiramente negativa, vou então fixar-me nas reviews negativas e desistir optando por ex por procurar um Golf. Começa tudo no zero e vou fixar-me nas reviews positivas comprando esse carro.

    Isso acontece em tudo o que compramos por uma razão simples: a net atingiu um dimensão tal que é muito fácil encontrar artigos a favor ou contra em relação a qualquer produto, serviço e, até, qualquer assunto ( questões de saúde por ex.).

    Isso levanta-me questões em relação ao futuro da internet e da forma como a devemos usar.
    Será que o excesso de informação é assim tão benéfico? Será que é humanamente possivel filtrar informação? Em quem devemos confiar?

    Fica aqui um artigo que aborda um pouco sobre este assunto.
    8 Things Your Brain Does Wrong Every Day

    #2
    Quando existe uma preferencia prévia, nao há muito a fazer, escolhe-se aquele que se prefere e c*ga-se nas review.

    Quando por exemplo estás a escolher um hotel para um sítio onde nunca foste e que nenhum dos teus contactos tem qualquer informacao, vais normalmente escolher aquele que tem melhores reviews e que se encontra dentro do preco que definiste.

    Comentário


      #3
      Também tens que saber pensar por ti e formar uma opinião base antes de efectivamente começares a pesquisar. Quando estou na dúvida sobre que equipamento compro, recorro à internet sim, mas só numa de tentar perceber se a minha opinião vai ao encontro daquilo que dizem e pensam sobre o equipamento em causa.

      Se vais para os motores de pesquisa sem antes teres opinião formada estás feito. Nunca vais chegar a um consenso. Tudo o que se discute tem opiniões a favor e opiniões contra.

      Comentário


        #4
        Para reviews continuo a comprar revistas da especialidade. Para noticias continuo a comprar um jornal diário, uma revista semanal e um jornal semanal. Para noticias "na hora" consulto jornais online.

        Realmente não uso muito a inetrnet para reviews... Geralmente encontro tantas opiniões pouca fundamentação que acabo por ficar baralhado, não conseguindo por essa via progredir grande coisa.

        No entanto sou utilizador de vários fóruns onde pela troca de informação se consegue obter informação útil. Apesar disso a decisão final é sempre por contacto direto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Para reviews continuo a comprar revistas da especialidade. Para noticias continuo a comprar um jornal diário, uma revista semanal e um jornal semanal. Para noticias "na hora" consulto jornais online.

          Realmente não uso muito a inetrnet para reviews... Geralmente encontro tantas opiniões pouca fundamentação que acabo por ficar baralhado, não conseguindo por essa via progredir grande coisa.

          No entanto sou utilizador de vários fóruns onde pela troca de informação se consegue obter informação útil. Apesar disso a decisão final é sempre por contacto direto.
          Partilho da mesma opinião. Ainda se fica mais baralhado

          Comentário


            #6
            Para uma pessoa minimamente inteligente, basta pensar o seguinte:

            Qual é o objectivo de um site? Em 99.99% dos casos, o objectivo é financeiro.
            Uma review nunca é 100% honesta, tem basicamente a ver com o retorno financeiro que aquela empresa proporciona.

            Exemplo concreto: imaginem que eu tenho um site de telemóveis. A Samsung paga-me 1 Euro por cada 100 cliques, a Apple paga 0.50 Euros. Ainda que eu considere os Apple melhores do que os Samsung, colocarei o Samsung com muito mais destaque e em melhor posição no site. É a lei do dinheiro. Esta lógica também vale para revistas e jornais, funcionam todos basicamente da mesma forma. E nem sempre é preciso mentir a respeito de um produto, basta apenas destacar as melhores características do que queremos promover ao mesmo tempo que omitimos as principais vantagens do concorrente

            Comentário


              #7
              Se já tens uma preferência à partida, de facto, vais tender a focar-te nas reviews positivas. A verdade é que tudo o que tu podes ler sobre um produto, à partida, também tu podes experimentar por ti (exemplo: revistas de automóveis). A mais valia das opiniões da internet é perceber se há algum defeito crónico ou mal conseguido num produto (ex: correias de transmissão que partem ou discos rígidos que avariam passados 1 ano) que só se percebe no médio/longo prazo, não no momento de experimentar/comprar.

              Comentário


                #8
                Discordo!!!

                Apesar de haver alguma relevância no que dizes está só a realçar os aspectos negativos da internet e de tudo o que é troca de ideias e comunicação com o objectivo de decidir o que comprar( revistas; conversas com amigos; programas de TV etc..)


                Talvez em coisas onde as diferenças entre produtos sejam pequenas, essa comunicação não seja relevante e acabe por se ir pelo gosto pessoal.
                Mas.... é mesmo suposto ser assim!!

                Há no entanto situações de produtos com pouca qualidade em que a peer review é muito útil.
                Há também situações em que a peer review te pode ajudar decidir com qual produto mais te identificas.

                Quanto ao facto de as "reviews"poderem estar inquinadas através de pagamentos por fora.. é verdade, mas se a inquinação for muito grande é logo descoberta.


                Compete-te a ti escolher as fontes mais fidedignas e filtrar a informação.

                Salientava ainda que nada do que falas é novidade com a internet!!!

                Por fim realçava a importância de pequenos e magníficos sítios como este fórum em todo o processo!

                Comentário


                  #9
                  As reviews online comparam-se às revistas que são vendidas. Cabe-nos a nós ter o discernimento necessário para avaliar as reviews tendenciosas pois normalmente isso não acontece numa review isolada mas num grupo grande. Noutros tempos já fui reviewer, e quando os reviewers são os próprios administradores dos sites / blogs há alguma tendência a favorecer as empresas mais simpáticas. Isto é, não há uma causalidade para um ligeiro comentário mais positivo, é simplesmente pela abertura e disponibilidade da empresa em colaborar com os reviewers que causa esta tendência. Não é algo imposto nem pago. É a dificuldade do distânciamento de alguém que os tratou "bem".


                  Em jeito de conclusão, se o fórum fosse uma revista, seriam claras as reviews tendenciosas em que o Octavia era o melhor carro do mundo...
















                  Fugi

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    Para uma pessoa minimamente inteligente, basta pensar o seguinte:

                    Qual é o objectivo de um site? Em 99.99% dos casos, o objectivo é financeiro.
                    Uma review nunca é 100% honesta, tem basicamente a ver com o retorno financeiro que aquela empresa proporciona.

                    Exemplo concreto: imaginem que eu tenho um site de telemóveis. A Samsung paga-me 1 Euro por cada 100 cliques, a Apple paga 0.50 Euros. Ainda que eu considere os Apple melhores do que os Samsung, colocarei o Samsung com muito mais destaque e em melhor posição no site. É a lei do dinheiro. Esta lógica também vale para revistas e jornais, funcionam todos basicamente da mesma forma. E nem sempre é preciso mentir a respeito de um produto, basta apenas destacar as melhores características do que queremos promover ao mesmo tempo que omitimos as principais vantagens do concorrente
                    Há reviews e reviews. E como é óbvio há sites mais isentos do que outros. Na era da informacao é preciso saber filtrá-la.

                    Comentário


                      #11
                      Outra coisa boa das reviews é salientarem este ou aquele detalhe que normalmente não nos passa pela cabeça de imediato.

                      Quando fui comprar um automóvel fiz uma folha A4 tipo formulário para ir preenchendo nos stands. Por cada automóvel preenchia uma. Assim, ao chegar a casa tinha a informação escrita sem estar toda uma amálgama baralhada na minha cabeça. A folha ia desde o vulgar Marca, Modelo, Motor, Km, Ano, preço até detalhes como fixação Isofix ou espaço disto e daquilo.

                      Para a elaboração de uma check-list destas são úteis as reviews on-line.

                      Comentário


                        #12
                        O que considero importante é ter uma ideia do que se pretende, o que se gosta, e então, entre duas ou três opções escolher.
                        Tópicos como se leem pelo FAHO, "Carro até 20mil€", nem vale a pena, pois irá ter milhentas opiniões sem qualquer validade prática.

                        E depois é preciso ter um filtro e não olhar apenas para as % ou números, p.e. nos sites tipo Booking, há pessoal que avalia tudo muito bom, outros negativo porque o quarto não era azul era rosa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Se já tens uma preferência à partida, de facto, vais tender a focar-te nas reviews positivas. A verdade é que tudo o que tu podes ler sobre um produto, à partida, também tu podes experimentar por ti (exemplo: revistas de automóveis). A mais valia das opiniões da internet é perceber se há algum defeito crónico ou mal conseguido num produto (ex: correias de transmissão que partem ou discos rígidos que avariam passados 1 ano) que só se percebe no médio/longo prazo, não no momento de experimentar/comprar.
                          Concordando acrescento que mesmo no caso das avarias temos de saber tratar a informação.

                          Uma avaria que ocorra sistematicamente irá ter uma enorme divulgação (e até empolamento) na internet se se tratar de um carro ou de uma mecânica populares (Atente-se o que acontece com as cabeças dos 2.0TDI de há uns anos ou com as correntes dos 2.0 da BMW). Pelo contrário uma avaria num carro (ou qualquer outro bem) de venda mais restrita passa despercebida ou quase despercebida.


                          edit:
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          O que considero importante é ter uma ideia do que se pretende, o que se gosta, e então, entre duas ou três opções escolher.
                          Tópicos como se leem pelo FAHO, "Carro até 20mil€", nem vale a pena, pois irá ter milhentas opiniões sem qualquer validade prática.

                          E depois é preciso ter um filtro e não olhar apenas para as % ou números, p.e. nos sites tipo Booking, há pessoal que avalia tudo muito bom, outros negativo porque o quarto não era azul era rosa.
                          Concordo, embora o orçamento seja essencial, para mim é o ponto de partida.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 30 January 2014, 12:01.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            ...
                            edit:Concordo, embora o orçamento seja essencial, o orçamento para mim é o ponto de partida.
                            Claro, mas dizer 20Mil, diesel, carrinha, gosto mais da X, Y, Z .
                            Agora 20Mil€ dá para segmento A a C, pequenos, médios, SUV, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Outra coisa boa das reviews é salientarem este ou aquele detalhe que normalmente não nos passa pela cabeça de imediato.
                              Esse aspecto é importante mas tb complica bastante a equação. É como quem anda a ver casas. Quantas mais visitas, mais detalhes importantes lhe saltam à vista e mais refinada fica a sua escolha o que por vezes, pode levar a pessoa a tomar decisões erradas com base em "pseudo necessidades".

                              Exemplo duma pessoa que vai comprar TV e percebe ( no ano passado era assim, agora já não tanto) que há TV com wifi e outras sem wifi. No momento da decisão define o Wifi como aspecto importante e compra um TV por mais 150€ do que o orçamento inicial.

                              Instala a TV, testa o Wifi, tudo maravilha, e nunca mais volta a usar o wifi.

                              Estás a apanhar o ponto ou não? Quem diz wifi diz outra característica absolutamente relevante nas reviews que depois não trás qualquer benefício.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Será que o excesso de informação é assim tão benéfico? Será que é humanamente possivel filtrar informação? Em quem devemos confiar?
                                É possível filtrar essa informação. Basta ser minimamente inteligente e ter alguma experiência na navegação.

                                Está fora questão confiar cegamente em reviews, diagnósticos, etc. Nem deverá ser essa a finalidade de uma pesquisa.

                                A finalidade da leitura das reviews é procurar características comuns em determinado produto. Se 10 reviews dizem que determinado hotel (que à partida eu queria muito ir e pensava que era fantástico) tem baratas na casa de banho, é muito provável que aquele hotel tenha baratas na casa de banho. Mas não chega. Tenho que tentar perceber a credibilidade de quem faz a reviews. Neste caso e estou a pensar no tripadvisor, basta ver quantas contribuições um user tem. E, se mesmo assim, ainda tiver dúvidas da sua credibilidade, ainda me dou ao trabalho de ler outras reviews do mesmo e perceber qual a sua coerência. Exemplo: leio uma má review ao ao Sheraton de Bora Bora. Vou ver algumas reviews do gajo que fez essa má review. E reparo que ele dá sempre nota máxima a hotéis do grupo Accor. Humm...

                                Resumindo, dá trabalho, mas é possível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em média a informação da net é menos fiável do que a informação publicada em papel (por exemplo).

                                  Não que a publicada em papel seja muito fidedigna, mas na net encontram-se coisas mirabolantes e muitos, muito, muitos erros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um exemplo que me lembro desde sempre da dissonância cognitiva: Um fumador sabe que fumar mata, mas fuma na mesma. Um estudante sabe que se não estudar tem más notas, mas mesmo assim não estuda.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                      É possível filtrar essa informação. Basta ser minimamente inteligente e ter alguma experiência na navegação.

                                      ...

                                      Resumindo, dá trabalho, mas é possível.
                                      Bom mas então não seria suposto a Internet simplificar-nos a vida?

                                      Comentário


                                        #20
                                        A internet como espaço publico que é, acaba por conter todo o tipo de informação.

                                        Com a massificação deste meio torna-se cada vez mais difícil filtrar seja o que for. Existem muitas opiniões e pontos de vista, parciais ou imparciais, com argumentos falaciosos ou que até fazem algum sentido, muitos tentam "vender" a sua ideia à melhor oferta, outros simplesmente querem expor aquilo que acreditam.

                                        Claro que com este choque, muitos acabam por não se adaptar a esta nova realidade, este excesso de informação que leva muitas vezes ao absolutismo e fundamentalismo. Lentamente as pessoas estão a aprender a desconfiar, a procurar por mais e diversas fontes de modo a formar um conteúdo mais sólido, mesmo sem garantias quanto à certeza e imparcialidade. Ganha quem o conseguir fazer melhor...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Esse aspecto é importante mas tb complica bastante a equação. É como quem anda a ver casas. Quantas mais visitas, mais detalhes importantes lhe saltam à vista e mais refinada fica a sua escolha o que por vezes, pode levar a pessoa a tomar decisões erradas com base em "pseudo necessidades".

                                          Exemplo duma pessoa que vai comprar TV e percebe ( no ano passado era assim, agora já não tanto) que há TV com wifi e outras sem wifi. No momento da decisão define o Wifi como aspecto importante e compra um TV por mais 150€ do que o orçamento inicial.

                                          Instala a TV, testa o Wifi, tudo maravilha, e nunca mais volta a usar o wifi.

                                          Estás a apanhar o ponto ou não? Quem diz wifi diz outra característica absolutamente relevante nas reviews que depois não trás qualquer benefício.
                                          Mas aí a pessoa tem de saber o que quer, é básico, se não sabe o que quer não há meio de informação que a ajude.

                                          Olha, eu detesto telemóveis grandes. Sempre que leio que o ecrã de um dado telemóvel é fantástico pelas suas cores, definição, dimensão, etc... Eu assimilo a informação, compreendo o seu valor mas sei que não o vou comprar porque não gosto de telemóveis enormes. Sou eu que tenho de estabelecer a hierarquia entre as várias características.

                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Em média a informação da net é menos fiável do que a informação publicada em papel (por exemplo).

                                          Não que a publicada em papel seja muito fidedigna, mas na net encontram-se coisas mirabolantes e muitos, muito, muitos erros.
                                          É isso.

                                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                          Um exemplo que me lembro desde sempre da dissonância cognitiva: Um fumador sabe que fumar mata, mas fuma na mesma. Um estudante sabe que se não estudar tem más notas, mas mesmo assim não estuda.
                                          lol! Tá boa.
                                          Editado pela última vez por Jbranco; 30 January 2014, 12:16.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo que haja uma tendência não para procurar "reviews" mas para confirmar a nossa opinião sobre um produto.

                                            Contudo, acho que muitas das vezes, e falo por mim, quando procuro opiniões na internet tenho que as saber filtrar, mas o principal objectivo é encontrar pormenores que não saiba da sua existência ou que não me tenha apercebido da sua importância.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se por um lado temos tendência a ver aquilo que nos convém (ou que nos interessa ou ainda que dê força à nossa vontade), temos também a capacidade, se assim o quisermos, de apreciar a informação de forma crítica.

                                              Ainda ontem recebi um email publicitário sobre um comando à distância que é simultaneamente um teclado e rato sem fios, permite ligar aos androids e aos PCs, tendo ainda um microfone e permitindo ligar uns fones... confesso que fiquei muito entusiasmado e com uma enorme vontade de comprar.

                                              Mas como fiquei reticente sobre a funcionalidade, fui procurar mais informações e li que havia diversas falhas, umas mais aborrecidas que outras conforme o destino a dar ao equipamento. Acabei por não comprar!

                                              Diria então que essa dissonância cognitiva pode ser evitada se formos honestos connosco, o que nem sempre acontece. Quando gostamos de algo, temos tendência a ver só a parte positiva.

                                              Como se costuma dizer, quem feio ama, bonito lhe parece.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Bom mas então não seria suposto a Internet simplificar-nos a vida?
                                                Sinceramente acho que fazer uma boa pesquisa (leia-se: interpretar correctamente a informação disponível) dá trabalho e não é simples. Mas eu defendo sempre que: mais informação = melhores decisões.

                                                Se mal utilizada (leia-se: lida na diagonal) pode dar barraca. Exemplo: tenho uma dor na dedo mindinho: Google -> "Dor no dedo mindinho" -> Search -> 500 pessoas a dizer que uma dor no dedo mindinho é o primeiro sintoma de um cancro fulminante....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Leio sempre montes de reviews antes de comprar produtos... funcionou assim para o meu Lumia 920 (demorei semanas a decidir que telemóvel comprar), acabei por comprar o que a maioria dos meus amigos dizia que "não valia nada" e que o que era bom era Android. Bem, agora tenho o Lumia e tou muito feliz. Este é só um exemplo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não concordo com o artigo.
                                                    Na pratica dou tanta ou mais importância às opiniões negativas que positivas, tento é saber se o produto tem defeitos em aspectos que valorizo mais ou menos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando procuro um produto, faço-o pelas specs que pretendo. As reviews só servirão para despistar problemas "graves" que possam incompatibilizar a compra.

                                                      Depois é só procurar o preço mais baixo...e nisso a internet é fenomenal...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Esse aspecto é importante mas tb complica bastante a equação. É como quem anda a ver casas. Quantas mais visitas, mais detalhes importantes lhe saltam à vista e mais refinada fica a sua escolha o que por vezes, pode levar a pessoa a tomar decisões erradas com base em "pseudo necessidades".

                                                        Exemplo duma pessoa que vai comprar TV e percebe ( no ano passado era assim, agora já não tanto) que há TV com wifi e outras sem wifi. No momento da decisão define o Wifi como aspecto importante e compra um TV por mais 150€ do que o orçamento inicial.

                                                        Instala a TV, testa o Wifi, tudo maravilha, e nunca mais volta a usar o wifi.

                                                        Estás a apanhar o ponto ou não? Quem diz wifi diz outra característica absolutamente relevante nas reviews que depois não trás qualquer benefício.

                                                        Percebo perfeitamente, mas aí vem aquilo que tu defines como sendo prioridades/necessidades ou não.

                                                        Às vezes esse tipo de pormenores pode servir de "desempate" entre dois produtos que em tudo o resto são ela-por-ela, mas não será um aspecto chave.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se eu já estiver inclinado para determinado produto, vou apenas certificar-me que ele tem as vantagens que eu procuro e vou tentar minimizar e dar menos importância aos defeitos apontados. Aqui no fórum presencia-se isso diariamente.

                                                          Mas também já vi muitas pessoas desistirem de determinado carro porque aqui "descobrem" defeitos graves que lhes eram desconhecidos, como por exemplo os famosos motores N47, entre muitas outras situações.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Excelente artigo, Pastis.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X