Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das facas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico das facas

    Boa noite, estive aqui a ver e como este forum cheira muito a testosterona, porque não abrir um topico sobre facas? Falar sobre as vossas, as surpresas e desilusões, o que comprar, onde comprar etc etc
    Começo aqui com uma pergunta, ando à procura de uma faca para uso quotidiano (fácil abertura, sem serrilha -de preferência- pequena e discreta) tive a ver e gostei da rui pocket stealthman, alguém me sabe dizer algo sobre a faca? e sobre a marca também (tenho algum conhecimento sobre esta mas é muito pouco)
    cumps

    #2
    Quem é que planeias matar?

    Comentário


      #3
      Nao existe muito essa cultura de facas por Portugal. Ainda é visto como coisa para mitra, assaltante, e afins.

      Sei que ha umas para uso diario, com um formato mais rectangular, se encontrar logo ponho aqui.

      Comentário


        #4
        Façam lá Amnistia para o outro vir falar da Borboletas...

        Comentário


          #5
          Não quererias dizer antes navalhas? facas são para a cozinha.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AntonioC Ver Post
            Boa noite, estive aqui a ver e como este forum cheira muito a testosterona, porque não abrir um topico sobre facas? Falar sobre as vossas, as surpresas e desilusões, o que comprar, onde comprar etc etc
            Começo aqui com uma pergunta, ando à procura de uma faca para uso quotidiano (fácil abertura, sem serrilha -de preferência- pequena e discreta) tive a ver e gostei da rui pocket stealthman, alguém me sabe dizer algo sobre a faca? e sobre a marca também (tenho algum conhecimento sobre esta mas é muito pouco)
            cumps
            Se vais matar um porco tem cuidado, senão ainda te chamam de assassino

            Comentário


              #7
              ha uns tempos andei a procura de uma faca para sushi e foi dificil de achar.

              Outra coisa que tambem ainda nao achei foram boas pedras de amolar.

              Comentário


                #8
                Uma vez comprei uma faca Victorinox á minha mae. Cortou os dedos todos.

                Comentário


                  #9
                  apagar duplo post
                  Ficheiros anexados
                  Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 February 2014, 08:04.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                    Nao existe muito essa cultura de facas por Portugal. Ainda é visto como coisa para mitra, assaltante, e afins.

                    Sei que ha umas para uso diario, com um formato mais rectangular, se encontrar logo ponho aqui.
                    Não concordo, e desculpa, mas esse tipo de discurso é de quem vive na cidade ou territórios mais urbanizados e é sem qualquer sentido, sempre existiu cultura das facas e canivetes e essas coisas, o que acontece é que muita gente deixou de usar por medo de um dia ao ir usar um desses utensilios, ver o seu bem apreendido ou multado.
                    Se fores ao alentejo ou norte é raro o homem que não tenha uma navalha e ou faca.
                    Se olhares para anos mais distantes ninguem dispensava o uso desses utensilios.
                    Não sou mitra nem assaltante e sempre andei com facas, uso-as quando preciso e andam sempre comigo.
                    Estando dentro da lei, ninguem pode chatear quem quiser usar.

                    Esta é a que actualmente uso, 9,5 cm de lamina, anda sempre comigo na algibeira, presa pelo clip, tenho tambem dois canivetes suiços o modelo básico, um anda no carro o outro anda numa mochila de sobrevivencia.

                    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 February 2014, 08:04.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      Não quererias dizer antes navalhas? facas são para a cozinha.
                      Facas não são só de cozinha, existem facas de algibeira tanto de lamina fixa, como recolhivel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Não concordo, e desculpa, mas esse tipo de discurso é de quem vive na cidade ou territórios mais urbanizados e é sem qualquer sentido, sempre existiu cultura das facas e canivetes e essas coisas, o que acontece é que muita gente deixou de usar por medo de um dia ao ir usar um desses utensilios, ver o seu bem apreendido ou multado.
                        Se fores ao alentejo ou norte é raro o homem que não tenha uma navalha e ou faca.
                        Se olhares para anos mais distantes ninguem dispensava o uso desses utensilios.
                        Não sou mitra nem assaltante e sempre andei com facas, uso-as quando preciso e andam sempre comigo.
                        Estando dentro da lei, ninguem pode chatear quem quiser usar.

                        Esta é a que actualmente uso, 9,5 cm de lamina, anda sempre comigo na algibeira, presa pelo clip, tenho tambem dois canivetes suiços o modelo básico, um anda no carro o outro anda numa mochila de sobrevivencia.

                        quais sao as "directivas" que uma faca tem de respeitar para estar dentro da lei?

                        tem a ver com o comprimento da lamina?

                        Comentário


                          #13
                          10cm de lamina, sem abertura automatica, entre outras coisas.\
                          Agora o que tens são aqueles ferros na lateral da lamina como o m4nn1pul0 mostrou. E obvio que se deres um toque com o polegar e rodares o pulso rapidamente, abres ela depressa.


                          m4nn1pul0, eu percebo o que queres dizer, mas se fores uma pessoa que viva fora da cidade, mas vás para a cidade alguns dias, vai haver sempre estrilho por parte dos citadinos. Por isso é que acho que as facas com formatos utilitarios são mais razoáveis para o dia a dia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                            10cm de lamina, sem abertura automatica, entre outras coisas.\
                            Agora o que tens são aqueles ferros na lateral da lamina como o m4nn1pul0 mostrou. E obvio que se deres um toque com o polegar e rodares o pulso rapidamente, abres ela depressa.


                            m4nn1pul0, eu percebo o que queres dizer, mas se fores uma pessoa que viva fora da cidade, mas vás para a cidade alguns dias, vai haver sempre estrilho por parte dos citadinos. Por isso é que acho que as facas com formatos utilitarios são mais razoáveis para o dia a dia.

                            m) «
                            Arma branca», todo o objecto ou instrumento portátil dotado de uma lâmina ou outra superfície cortante, perfurante, ou corto contundente,de comprimento igual ou superiora 10 cm e, independentemente das suas dimensões, as facas borboleta, as facas de abertura automática ou de ponta e mola, as facas de arremesso, os estiletes com lâmina ou haste e todos os objectos destinados a lançar lâminas, flechas ou virotões;
                            Editado pela última vez por rucsantos; 03 February 2014, 09:39.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                              10cm de lamina, sem abertura automatica, entre outras coisas.\
                              Agora o que tens são aqueles ferros na lateral da lamina como o m4nn1pul0 mostrou. E obvio que se deres um toque com o polegar e rodares o pulso rapidamente, abres ela depressa.


                              m4nn1pul0, eu percebo o que queres dizer, mas se fores uma pessoa que viva fora da cidade, mas vás para a cidade alguns dias, vai haver sempre estrilho por parte dos citadinos. Por isso é que acho que as facas com formatos utilitarios são mais razoáveis para o dia a dia.

                              Eu não vivo fora da cidade, fui educado de outro modo, em certas familias quando se nasce recebem-se certos bens que o ajudarão a progredir na sua vida, eu recebi facas, navalhas etc, desde muito novo.
                              Mas de certa forma concordo contigo, as pessoas das cidades estão cada vez mais desligadas das tradições.

                              O artigo que o rucsantos referiu, descreve de modo simples as regras de uso ou proibição.
                              As laminas de abertura automática (ponta e mola), borboleta, virotões, são automaticamente consideradas armas brancas, independentemente de terem a lamina dentro ou não dos valores permitidos por lei.
                              Todas as outras só serão consideradas armas brancas se forem usadas em acções consideradas criminosas, de ataque ou mesmo defesa, ex, as laminas até 10cm, machados, várias laminas longas+ de 10 cm podendo chegar a 50 cm + cabo usadas em jardinagem se forem usadas como ferramentas e ou dentro do contexto para que foram criadas, ninguem pode confiscar essas laminas.
                              Facas e navalhas (max. 10cm lamina sem sistemas automaticos ou de abertura rápida) podem ser usadas no dia a dia sem qualquer problema.
                              Se um agente vos abordar, simplesmente digam que é uma ferramenta que usam no dia a dia, ou somente para descascar laranjas é perfeitamente legal.
                              O agente não pode confiscar essa ferramenta, se o fizer, peçam para registar a apreensão e mandem-no ler a lei melhor.
                              Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 February 2014, 12:34.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                Eu não vivo fora da cidade, fui educado de outro modo, em certas familias quando se nasce recebem-se certos bens que o ajudarão a progredir na sua vida, eu recebi facas, navalhas etc, desde muito novo.
                                Mas de certa forma concordo contigo, as pessoas das cidades estão cada vez mais desligadas das tradições.

                                O artigo que o rucsantos referiu, descreve de modo simples as regras de uso ou proibição.
                                As laminas de abertura automática (ponta e mola), borboleta, virotões, são automaticamente consideradas armas brancas, independentemente de terem a lamina dentro ou não dos valores permitidos por lei.
                                Todas as outras só serão consideradas armas brancas se forem usadas em acções consideradas criminosas, de ataque ou mesmo defesa, ex, as laminas até 10cm, machados, várias laminas longas+ de 10 cm podendo chegar a 50 cm + cabo usadas em jardinagem se forem usadas como ferramentas e ou dentro do contexto para que foram criadas, ninguem pode confiscar essas laminas.
                                Facas e navalhas (max. 10cm lamina sem sistemas automaticos ou de abertura rápida) podem ser usadas no dia a dia sem qualquer problema.
                                Se um agente vos abordar, simplesmente digam que é uma ferramenta que usam no dia a dia, ou somente para descascar laranjas é perfeitamente legal.
                                O agente não pode confiscar essa ferramenta, se o fizer, peçam o registo da apreensão e mandem-no ler a lei melhor.
                                E ainda bem que estão cada vez mais desligadas das tradições, quando a maior parte fazem lembrar a idade média.

                                Não consigo perceber o que te leva a andar diariamente com uma faca de quase 10 cm numa cidade.

                                Comentário


                                  #17


                                  Por aqui é isto que uso quando preciso de descascar uma frutinha no caminho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu gostava de ter uma navalha guardada no carro juntamente com uma serie de outras ferramentas mas tive sempre medo que fosse ilegal, agora ja sei que não é

                                    no dia a dia nao vejo utilidade para essas coisas, ate porque é pesada e eu gosto de caminhar leve

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por trovial Ver Post
                                      no dia a dia nao vejo utilidade para essas coisas, ate porque é pesada e eu gosto de caminhar leve
                                      Dependendo do que faças:
                                      -cortar fruta
                                      -abrir caixas/encomendas
                                      -abrir caixas
                                      -cortar corda
                                      -cortar pau/borracha/etc

                                      Depende do que faças no dia a dia, e de por onde andes. Ou então como prevenção caso precises.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                        E ainda bem que estão cada vez mais desligadas das tradições, quando a maior parte fazem lembrar a idade média.

                                        Não consigo perceber o que te leva a andar diariamente com uma faca de quase 10 cm numa cidade.
                                        Não andas com um pneu suplente na mala do teu carro, a utilidade é a mesma, se necessitar tenho como me desenrascar.
                                        Não tenho de justificar nada assim como tu nada tens de rotular quem quer que seja, por usar ou deixar de usar.
                                        E isto vai muito de onde se nasce, nada tem a ver com idade média ou lá o que quer que queiras insinuar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post


                                          Por aqui é isto que uso quando preciso de descascar uma frutinha no caminho.

                                          Onde comprás-te essa, foi muito cara?
                                          Essa tem trinco, parece que tem um botão, por baixo do guarda dedos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como Transmontano, tenho várias "Palaçoulas".

                                            É só escolher

                                            http://www.filmam.com/default.aspx

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sempre tive pancada por facas e navalhas e quando era mas novo coleccionava algumas. Como bom Alentejanos as navalhas eram um utensílio normal entre os homens.

                                              Tenho muitas em casa, mas normalmente ando com um canivete suíço com algumas coisas, e tenho no jipe uma Gilosa com bloqueio de lamina para trabalhos coisa mais exigentes.

                                              O meu suiço é este:



                                              Durante algum tempo andava com uma navalha de marinheiro, mas era muito assustadora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esta última é uma ferramenta quase obrigatória para alguns na marinha, em especial a espia, eu usei uma durante 2 anitos

                                                Actualmente não uso nenhuma diariamente, mas tenho uma no carro e já tem dado jeito nos piqueniques improvisados


                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como bom Alentejano que sou tenho varias navalhas e facas sendo que a maioria são mais artigos de coleção que outra coisa, incluidas nelas tenho uma igualzinha a essa que o SenhorVX ai postou mas castanha que trouxe da base naval de Alfeite quando lá estive a fazer um exercicio n os meus tempos no exercito, é a minha favorita mas nunca ando com ela no dia a dia pois é um grande "matacão". No dia a dia ando com uma Rui Titan que me foi oferecida...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ando sempre com esta no bolso.

                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                      Esta última é uma ferramenta quase obrigatória para alguns na marinha, em especial a espia, eu usei uma durante 2 anitos

                                                      Actualmente não uso nenhuma diariamente, mas tenho uma no carro e já tem dado jeito nos piqueniques improvisados


                                                      Cump.
                                                      O meu Pai foi oficial da marinha e esta que eu tenho veio de lá. Tem gravado Navio Escola Sagres.

                                                      Comentário


                                                        #28




                                                        Tenho uma desta marca Boker, similar a esta e dois canivetes suíços. Também tenho uma certa panca por navalhas e facas

                                                        Mas tenho a dizer que já me foram bastante úteis, nas mais variadas situações.

                                                        J

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Este tópico ainda me vai fazer gastar algum dinheiro em alguns modelos apresentados... lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu ando sempre com uma daquelas que é navalha de um lado e garfo do outro. Há que estar sempre prevenida para um petisco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X