Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar casa nos dias de Hoje [Resolvido]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comprar casa nos dias de Hoje [Resolvido]

    Boa tarde,

    Após ver a minha ida para a Suíça adiada e muito provavelmente impossível (dada a situação actual lá.) vou ficar ca por terras lusas, contudo, tenho o carro numa garagem emprestada e fui convidado a sair porque o dono tem falta de espaço, embora já tenha arranjado outra garagem emprestada, não posso andar sempre nisto, vou ter que me amanhar.

    Então é o seguinte, estive a ver o mercado de venda e aluguer de garagens aqui na minha zona, e fiquei totalmente parvo com o valor de venda (alugado não existe), 10.000€ por 26m2. é muito por tão pouco...

    Em conversa com a minha parceira e os meus pais, visto que a casa actual está a ficar pequena de acordo com as nossas necessidades, ponderamos em conjunto adquirir uma casa nova para os 4... Ou seja, o que inicialmente parece uma loucura, ao sermos 4 trabalhadores a contribuir para a casa, acreditamos que se seja suportável.

    Agora chegamos à parte do empréstimo. Dado o nosso património/rendimentos, acredito fortemente que não teremos problemas, mas é aqui também que se centra as maiores duvidas. Embora não entenda muito bem como funciona atualmente, reparo que a taxa eulibor (ou la como se chama) tem pregado partidas desagradáveis a quem compra casa.

    Posto isto, peço a vossa ajuda/ opinião qual a melhor modalidade de empréstimo que devo recorrer, bem como ao que devo ter atenção no dito empréstimo, pois assim por alto já percebi que existem muitos[*] aka armadilhas.


    Agradeço desde já a vossa atenção,
    Cumprimentos,

    #2
    Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
    taxa eulibor (ou la como se chama) tem pregado partidas desagradáveis a quem compra casa.

    Acredita que essa maldita taxa faz muito mais mossa a quem tem... dinheiro. E não tanto a que o pede.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Acredita que essa maldita taxa faz muito mais mossa a quem tem... dinheiro. E não tanto a que o pede.
      Como assim? eu vejo esta taxa quase sempre associada a quem tem empréstimo habitação...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
        Como assim? eu vejo esta taxa quase sempre associada a quem tem empréstimo habitação...
        Quanto mais baixa, menos os bancos dão de juros aos depositantes. É o efeito preverso.

        Comentário


          #5
          Tendo em conta que os juros estão nos mínimos históricos, um contrato com taxa fixa (se for com um spread aceitável) parece-me uma boa opção.

          NOTA: É "Euribor" e não "Eulibor"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
            Tendo em conta que os juros estão nos mínimos históricos, um contrato com taxa fixa (se for com um spread aceitável) parece-me uma boa opção.

            NOTA: É "Euribor" e não "Eulibor"
            Estou totalmente leigo nesta matéria, o que é o spread? Procurei no Google mas a explicação parece complexa de eu entender. :S

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
              Boa tarde,

              Após ver a minha ida para a Suíça adiada e muito provavelmente impossível (dada a situação actual lá.) vou ficar ca por terras lusas, contudo, tenho o carro numa garagem emprestada e fui convidado a sair porque o dono tem falta de espaço, embora já tenha arranjado outra garagem emprestada, não posso andar sempre nisto, vou ter que me amanhar.

              Então é o seguinte, estive a ver o mercado de venda e aluguer de garagens aqui na minha zona, e fiquei totalmente parvo com o valor de venda (alugado não existe), 10.000€ por 26m2. é muito por tão pouco...

              Em conversa com a minha parceira e os meus pais, visto que a casa actual está a ficar pequena de acordo com as nossas necessidades, ponderamos em conjunto adquirir uma casa nova para os 4... Ou seja, o que inicialmente parece uma loucura, ao sermos 4 trabalhadores a contribuir para a casa, acreditamos que se seja suportável.

              Agora chegamos à parte do empréstimo. Dado o nosso património/rendimentos, acredito fortemente que não teremos problemas, mas é aqui também que se centra as maiores duvidas. Embora não entenda muito bem como funciona atualmente, reparo que a taxa eulibor (ou la como se chama) tem pregado partidas desagradáveis a quem compra casa.

              Posto isto, peço a vossa ajuda/ opinião qual a melhor modalidade de empréstimo que devo recorrer, bem como ao que devo ter atenção no dito empréstimo, pois assim por alto já percebi que existem muitos[*] aka armadilhas.


              Agradeço desde já a vossa atenção,
              Cumprimentos,
              Parei de ler aqui... Ok ainda li até à palavra loucura e concordei até aí

              Comprar casa, sem ser do banco, a crédito agora é muito mal jogado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                Estou totalmente leigo nesta matéria, o que é o spread? Procurei no Google mas a explicação parece complexa de eu entender. :S
                É o diferencial entre a Euribor e a taxa que o Banco cobra.

                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Parei de ler aqui... Ok ainda li até à palavra loucura e concordei até aí

                Comprar casa, sem ser do banco, a crédito agora é muito mal jogado
                Se fosse hoje, possivelmente optaria pelo arrendamento.

                Esta treta de comprar casa acaba por dar mais despesas do que aquilo que parece à primeira vista. Se considerar só o IMI, a manutenção/condomínio, Seguros, as taxas autárquicas para os lixos, reciclados e afins, passagens de cabos e outros que tais, já quase dava para uma renda! E não ficava agarrado a um local!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                  Estou totalmente leigo nesta matéria, o que é o spread? Procurei no Google mas a explicação parece complexa de eu entender. :S
                  Spread é o "lucro" do banco. Em termos práticos, é como se fosse um juro adicional.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    Parei de ler aqui... Ok ainda li até à palavra loucura e concordei até aí

                    Comprar casa, sem ser do banco, a crédito agora é muito mal jogado
                    Qual é são as possíveis regalias de comprar uma casa ao banco? apos pesquisa na net vejo, so a vantagem (que não é importante para mim) do financiamento a 100%.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                      É o diferencial entre a Euribor e a taxa que o Banco cobra.



                      Se fosse hoje, possivelmente optaria pelo arrendamento.

                      Esta treta de comprar casa acaba por dar mais despesas do que aquilo que parece à primeira vista. Se considerar só o IMI, a manutenção/condomínio, Seguros, as taxas autárquicas para os lixos, reciclados e afins, passagens de cabos e outros que tais, já quase dava para uma renda! E não ficava agarrado a um local!
                      Eu comprei há 2 anos. Não estou arrependido porque entretanto o spread subiu para níveis estratosféricos, no entanto se a conjuntura se tivesse mantido, estaria arrependido.

                      De qualquer das formas há uma infinidade de possibilidades para não ficar "preso" a esta casa.

                      Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                      Qual é são as possíveis regalias de comprar uma casa ao banco? apos pesquisa na net vejo, so a vantagem (que não é importante para mim) do financiamento a 100%.
                      spread mais baixo, financiamento a 100%, rapidez no processo... Ou então mais importante ainda, o banco fazer-se muito difícil na concessão porque refere emprestar para as casas que tem em carteira.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                        Qual é são as possíveis regalias de comprar uma casa ao banco? apos pesquisa na net vejo, so a vantagem (que não é importante para mim) do financiamento a 100%.
                        Além dos 100% de financiamento, a principal vantagem é conseguir o empréstimo
                        Actualmente é muito difícil conseguir financiamento de imóveis que não sejam do banco e, se se conseguir, levas com spreads de 5~6%, enquanto no outro caso andam em 2~3%. Parece que estamos a falar de coisa pouca, mas para 100.000€ são mais 3000€ por ano só em juros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          Além dos 100% de financiamento, a principal vantagem é conseguir o empréstimo
                          Actualmente é muito difícil conseguir financiamento de imóveis que não sejam do banco e, se se conseguir, levas com spreads de 5~6%, enquanto no outro caso andam em 2~3%. Parece que estamos a falar de coisa pouca, mas para 100.000€ são mais 3000€ por ano só em juros.
                          O único senão é as casas dos bancos muitas vezes estarem muito acima do mercado, no meu prédio há uma que custa mais uns 60% do que a que um vizinho meu pede pela dele, e em muito melhor estado.

                          E cuidado porque os spreads dessas casas não costumam ser para toda a vida, são a 2-3% durante x anos, geralmente poucos, e depois bonificados a 1-2% no máximo.
                          É preciso fazer bem as contas, nem tudo o que parece à 1º vista é.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                            Além dos 100% de financiamento, a principal vantagem é conseguir o empréstimo
                            Actualmente é muito difícil conseguir financiamento de imóveis que não sejam do banco e, se se conseguir, levas com spreads de 5~6%, enquanto no outro caso andam em 2~3%. Parece que estamos a falar de coisa pouca, mas para 100.000€ são mais 3000€ por ano só em juros.
                            Ui, faz total diferença.. :O

                            Onde posso consultar as casas do "banco"?

                            estive a ver este site do BPI, Apartamentos, Arrendamento, Moradias, Comprar Casa | BPI Expresso Imobiliário | index:view:hp no entanto aparece como vendedor Remax's e afins...

                            Comentário


                              #15
                              Os sites dos próprios bancos penso que devem publicitar os próprios imóveis.

                              Quanto a possíveis créditos, o ideal será analisar a oferta de casas de cada banco e depois as condições de financiamento. Pode valer a pena uma certa casa, mesmo com pior financiamento, por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                E lê bem a parte de quantos anos são o spread que eles "oferecem", mas se fores lá pedir 100% do financiamento não esperes milagres..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                  O único senão é as casas dos bancos muitas vezes estarem muito acima do mercado, no meu prédio há uma que custa mais uns 60% do que a que um vizinho meu pede pela dele, e em muito melhor estado.

                                  E cuidado porque os spreads dessas casas não costumam ser para toda a vida, são a 2-3% durante x anos, geralmente poucos, e depois bonificados a 1-2% no máximo.
                                  É preciso fazer bem as contas, nem tudo o que parece à 1º vista é.
                                  Depende muito de caso para caso. A minha casa era de banco (estava em bom estado, levou apenas um pintura e pequenas picuinhices) e comprei-a cerca de 35% abaixo do que era pedido no mercado. E o spread "especial de corrida" é para toda a vida. Outras vantagens... oferta da avaliação e comissão de abertura de dossier (também mau seria se não o oferecessem! ).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Comprar seja o que for com recurso a credito nos dias de hoje não é a melhor opção,mas Boa sorte...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sou só eu que acho uma péssima ideia comprar uma casa a 4?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Comprar casa a 2 também pode ser uma péssima ideia. Dependerá sempre das relações entre todos, mas seguramente que ganham na sinergia e optimização de recursos em habitar todos na mesma casa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          em Out 2012 foi o pior pois os bancos emprestavam zero, agora as coisas estão a voltar ao normal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Sou só eu que acho uma péssima ideia comprar uma casa a 4?
                                            Estando a falar dos meus pais comigo não acho mau negocio...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O problema de comprar casa nos dias de hoje é que se fica agarrado a um spread altíssimo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Hoje fui ao banco ver umas casas e garagens... E fiquei parvo/estupido/incrédulo/ outras coisas com as condições que eles definem de excelentes...

                                                Entao é o seguinte, garagem que ficou agarrada por conta da divida, eles dizem que é uma loja (espaço comercial) porque dispõe de WC com ~35m2 no total pedem 70.000€ com financiamento a 100% com Euribor de 0.35% mais spread de 2.5%... Ok Euribor porreira e spread não é mau, mas... 70.000???

                                                Em contra partida, mostraram uma casa no valor de 150.000€ (acredito que seja o valor justo dela se fosse comprada à REMAX) o dobro da garagem, perdão, espaço comercial. com as mesmas condições 2.5% de spread + 0.35 de Euribor. financiamento a 50anos com mensalidade de ~425€ total de juros 110 mil €... Ok ok ok...

                                                Fiquei doente...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                  O problema de comprar casa nos dias de hoje é que se fica agarrado a um spread altíssimo.
                                                  Falaram em spread de 2.5% quando normalmente praticam spread de 4 e 5% normalmente... Mesmo assim em 150 mil pagar 110 mil de juros é muito...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                    Estando a falar dos meus pais comigo não acho mau negocio...
                                                    Agora, para ela, não se pode dizer o mesmo. Sujeita-se a pagar a totalidade e usufruir de 25%.... sem poder desamparar os sogros ad eternum pois serão ascendentes com habitação comum (caso não pagassem a parte deles)

                                                    Tenho dúvidas que o banco empreste nessas condições (4 titulares, não conjugues entre si, é estranho embora não seja impossível).
                                                    Será mais normal sugerirem a compra da casa pelo casal, mantendo os pais como fiadores (para garantia, e porque como proprietários serão mais velhos do que um empréstimo para compra de casa aconselha) e sugerirem o sub-arrendamento de um quarto e espaços comuns.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                      Hoje fui ao banco ver umas casas e garagens... E fiquei parvo/estupido/incrédulo/ outras coisas com as condições que eles definem de excelentes...

                                                      Entao é o seguinte, garagem que ficou agarrada por conta da divida, eles dizem que é uma loja (espaço comercial) porque dispõe de WC com ~35m2 no total pedem 70.000€ com financiamento a 100% com Euribor de 0.35% mais spread de 2.5%... Ok Euribor porreira e spread não é mau, mas... 70.000???

                                                      Em contra partida, mostraram uma casa no valor de 150.000€ (acredito que seja o valor justo dela se fosse comprada à REMAX) o dobro da garagem, perdão, espaço comercial. com as mesmas condições 2.5% de spread + 0.35 de Euribor. financiamento a 50anos com mensalidade de ~425€ total de juros 110 mil €... Ok ok ok...

                                                      Fiquei doente...


                                                      Nem mais. Ainda á 15 minutos criei um post no outro tópico das casas que anda por ai, a comentar isso mesmo. Anda tudo doido. Não têm noção da realidade em que o país se encontra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                        Falaram em spread de 2.5% quando normalmente praticam spread de 4 e 5% normalmente... Mesmo assim em 150 mil pagar 110 mil de juros é muito...
                                                        É pesado, mas não é anormal.
                                                        Quanto ao exemplo anterior, é lógico que o spread do banco aumenta à medida que o imóvel se torna mais interessante, e vice-versa.
                                                        Parecem-me ambos maus exemplos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                          Falaram em spread de 2.5% quando normalmente praticam spread de 4 e 5% normalmente... Mesmo assim em 150 mil pagar 110 mil de juros é muito...
                                                          Mas não te esqueças que esperar 50 anos pelo retorno do capital emprestado, também é muito...

                                                          Repara que dá uma média de pouco mais de 180€ por mês de juros, e há quem pague mais do que isso só em combustível, por exemplo. Se a casa ficar mais próximo de um local que permita poupar noutros gastos, também é algo que deva ser tido em conta.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Eu comprei há 2 anos. Não estou arrependido porque entretanto o spread subiu para níveis estratosféricos, no entanto se a conjuntura se tivesse mantido, estaria arrependido.

                                                            De qualquer das formas há uma infinidade de possibilidades para não ficar "preso" a esta casa.



                                                            spread mais baixo, financiamento a 100%, rapidez no processo... Ou então mais importante ainda, o banco fazer-se muito difícil na concessão porque refere emprestar para as casas que tem em carteira.
                                                            Então conseguiste negociar a taxa, o que nem sempre é fácil.

                                                            Se compraste há 2 anos nem IMI pagas, por agora. Com o tempo é provável que acabes por me dar razão

                                                            Originalmente Colocado por tomasJoao Ver Post
                                                            O único senão é as casas dos bancos muitas vezes estarem muito acima do mercado, no meu prédio há uma que custa mais uns 60% do que a que um vizinho meu pede pela dele, e em muito melhor estado.

                                                            E cuidado porque os spreads dessas casas não costumam ser para toda a vida, são a 2-3% durante x anos, geralmente poucos, e depois bonificados a 1-2% no máximo.
                                                            É preciso fazer bem as contas, nem tudo o que parece à 1º vista é.
                                                            Não diria que as casas dos Bancos estão acima dos valores do mercado; o mercado é que baixou substancialmente (pela falta de financiamento) e os particulares é que estão a vender abaixo do mercado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X