Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como obter energia pra fazer trabalhar uma bomba de agua de 750W?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como obter energia pra fazer trabalhar uma bomba de agua de 750W?

    Boas...
    Não entendo muito de baterias e de conversoes de potencias de baterias de carros para transformar em watts...

    Bom, o que eu pretendo é pegar no trator com um deposito 1000 litros de agua e levar para um terreno onde eu nao tenho eletricidade para regar as hortas... a bomba que tenho é de 12500 litros de aguas sujas e consome 750W.

    Será que com uma bateria ou levando a carrinha mercedes vito, que penso que a bateria seja de 24v, de tao grande que é... nao daria pra colocar a bomba a funcionar 5 minutos sem estragar nada?
    Tenho aqui um inverter de 24 pra 12v mas se a bateria for de 24 volts nao dá, não é?

    Obrigado a quem perceba disto.

    #2
    Precisas de algo deste género.

    1000W Car Battery Power Inverter Auto DC 12V To AC 220V Adapter Voltage Watt | eBay

    O ideal é mesmo na bateria do tractor logo directamente com ele a trabalhar claro.

    Comentário


      #3
      A Vito deve ser 12v...o tamanho da bateria é por causa dos amperes...

      Comentário


        #4
        existem uns geradores a gasolina , que praticamente dispensa até 850 W , há tempos vi no leroy merlim e eram menos de 100 euros

        Comentário


          #5
          Com tractor, porque não usas a tomada de força com uma bomba?

          Comentário


            #6
            Um inversor para aguentar esses 750W é gigantesco e tinha mesmo de ser para 12V. Vais gastar uma pipa de massa pois um inversor de onda pura é muito caro e os outros para dar 750W tens de ir para 4000 ou 5000 wats.

            Realmente mais depressa compras uma bomba com motor a gasolina e fazes a tua vida.

            Comentário


              #7
              Duas questões:

              - A bomba é de 750 W ou consome 750 W? É diferente, pois se está na chapa 750 W, isso é a potência útil e ela consome bem mais que isso.

              - A bomba é monofásica, certo? Ou é trifásica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Um inversor para aguentar esses 750W é gigantesco e tinha mesmo de ser para 12V. Vais gastar uma pipa de massa pois um inversor de onda pura é muito caro e os outros para dar 750W tens de ir para 4000 ou 5000 wats.

                Realmente mais depressa compras uma bomba com motor a gasolina e fazes a tua vida.
                Ou então uma destas:


                http://pontevel.olx.pt/bomba-de-tira...-iid-446479151

                Comentário


                  #9
                  A minha bomba é esta
                  Bomba de achique DW-2 750W STERWIN Ref. 15522766 - Leroy Merlin


                  Depois é que vi que o inverter que tenho aqui tem estampado 120w por cima.
                  Portanto a soluçao mais barata e eficaz deve ser comprar o inversor.
                  Depois acelera-se um bocado o trator e liga se os cabos do inversor à bateria. Trator é o Mitsubishi MT270D.

                  As bombas comuns não me satisfazem porque pretendo regar gota a gota, chego lá com o deposito, ja tenho a ponta do tubo de 16mm preparado pra chegar lá e ligar a esta bomba. E a bomba é silenciosa.

                  Obrigado a todos pela colaboração

                  Comentário


                    #10
                    Se a ideia é ficar por lá durante a rega, eu iria sempre para um pequeno gerador eléctrico a gasolina.

                    Estar a tirar tanta energia seguida de uma viatura não lhe deve dar saúde nenhuma, nem à bateria, nem ao alternador e gasta bastante combustível. Além disso um gerador é ainda versátil para várias utilizações.

                    Comentário


                      #11
                      Conforme eu disse acima, no primeiro post, trata se de uma rega de no maximo 5 minutos, mais pra 2-3 minutos...
                      Em alternativa levo um gerador que tenho ali que aguenta 2kw... só que pra metê-lo a funcionar é um pincel, e indo buscar energia ao trator era tudo mais pratico e rápido.

                      Comentário


                        #12
                        Se é apenas para regar as hortas e considerando que são apenas 1.000 litros, o que também não dará para muita rega (daí presumir que seja pouca coisa a regar). E já que o tanque de 1000l deve estar em cima do tractor, porque não usar simplesmente a gravidade para a rega?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Se é apenas para regar as hortas e considerando que são apenas 1.000 litros, o que também não dará para muita rega (daí presumir que seja pouca coisa a regar). E já que o tanque de 1000l deve estar em cima do tractor, porque não usar simplesmente a gravidade para a rega?
                          Também me parece o mais simples.

                          Comentário


                            #14
                            Ou em vez de tentar adaptar uma bomba ao tractor, ou ter de andar com geradores, porque não comprar logo uma bomba de 12v? Tipo esta...Caravanas Costa Azul - Bomba gua Comet dupla

                            E por 15-20€ há bombas de 15l/min.

                            Das duas uma, ou usas o gerador que tens, ou vais ter de investir, e neste caso preferia comprar uma bomba de 12v apropriado para uso deste género, do que um adaptador para 220v.

                            Além disso essa bomba que tens, tem um caudal máximo de 200l/min, isso é imenso. Ou vais usar uma mangueira com bom diâmetro e "despejar" a água, ou se usas mangueira mas estreita isso vai ter uma pressão gigantesca...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              Ou em vez de tentar adaptar uma bomba ao tractor, ou ter de andar com geradores, porque não comprar logo uma bomba de 12v? Tipo esta...Caravanas Costa Azul - Bomba gua Comet dupla

                              E por 15-20€ há bombas de 15l/min.

                              Das duas uma, ou usas o gerador que tens, ou vais ter de investir, e neste caso preferia comprar uma bomba de 12v apropriado para uso deste género, do que um adaptador para 220v.

                              Além disso essa bomba que tens, tem um caudal máximo de 200l/min, isso é imenso. Ou vais usar uma mangueira com bom diâmetro e "despejar" a água, ou se usas mangueira mas estreita isso vai ter uma pressão gigantesca...
                              A bomba é a terceira que comprei destas, e a unica que aguentou ja 5 meses a trabalhar sem problemas dentro de um deposito de 1000 litros... as primeiras duas avariaram em mes e meio de uso(pouco).
                              Os tubos sao de rega gota a gota de 16mm dos 2kgs e estao a 2mts de altura... no outro terreno quero fazer um sistema igual. Um sistema que tenha uns 300 saidas de 4mm não deve fazer assim tanta pressao...
                              Logo, por gravidade, tb não iria ser eficaz.

                              Já fiquei com umas luzes...
                              Obrigado a todos

                              Comentário


                                #16
                                Se é para gota a gota nem precisas de grande pressão, talvez uma das bombas de 12v resulte e é bem barata. Além disso até pode funcionar com autonomia de uma bateria de automóvel (depois é só recarregar)

                                Comentário


                                  #17
                                  Adaptar uma bicicleta também pode funcionar. Depois é só dar ao pedal.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X