Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conforama: fogo posto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conforama: fogo posto?

    Conforama em Gaia foi destruída por fogo posto
    PEDRO SALES DIAS e MARIANA OLIVEIRA 14/02/2014 - 07:44

    Polícia Judiciária detectou indícios da presença de produtos acelerantes como a gasolina.


    O incêndio que destruiu quarta-feira o estabelecimento comercial da Conforama, em Vila Nova de Gaia, teve origem criminosa. Esta é a conclusão das perícias levadas a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) que já colocou de parte a possibilidade de a origem do fogo ser acidental. Durante a recolha de indícios, os inspectores detectaram a presença de produtos acelerantes, confirmou ao PÚBLICO fonte da PJ.

    Esse é o motivo, aliás, pelo qual os bombeiros optaram por um combate defensivo. Logo à chegada, os elementos da Companhia de Sapadores Bombeiros de Gaia (CSB) foram surpreendidos pela forma rápida como o fogo evoluiu, apesar da chuva forte que se verificava. “Em 20 minutos, o fogo evoluiu de uma forma muito rápida. Foi realmente estranho. Com 50 homens no combate e não conseguimos fazer nada. Foi uma situação surpreendente aquela com que me deparei”, disse ontem ao PÚBLICO o comandante da CSB, Salvador Almeida.

    Os bombeiros foram alertados para o fogo pelas 05h30 de terça-feira, tendo o mesmo sido extinto ao final da manhã. Contudo, Salvador Almeida confirmou que ainda quinta-feira mantinha uma equipa de cinco homens que foram apagando pequenos focos de incêndio na loja destruída.

    Fonte da PJ confirmou ainda a presença de bidões de gasolina nas instalações da Conforma. Já quinta-feira o PÚBLICO dava conta das referências de alguns moradores que alertaram para esses bidões na garagem situada na cave do armazém. Local, aliás, onde os inspectores estiveram a realizar perícias que vão continuar nos próximos dias.

    Os investigadores tiveram, porém, dificuldades em entrar no miolo do edifício, onde terá tido origem o incêndio, dado que a estrutura colapsou. A Judiciária continuará agora a investigar no sentido de apurar os autores do incêndio e as suas razões, não havendo ainda nenhum suspeito identificado.

    [... cortado...]

    in Conforama em Gaia foi destruída por fogo posto - PÚBLICO

    Quando vi a notícia lembrei-me logo do Retail Park de Portimão, onde vários pavilhões metálicos colapsaram num incêndio há dois anos.

    "Não se aprende nada? O que andam os sistemas de emergência (detectores de fumo, aspersores) a fazer?"

    Afinal parece que foi fogo posto, o que muda tudo.

    Mas quem raio iria querer deitar fogo à loja? Nem me parece que sejam os próprios para receber o dinheiro do seguro, porque se o trabalho foi tão mal feito assim as seguradoras descartam-se imediatamente.

    #2
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Quando vi a notícia lembrei-me logo do Retail Park de Portimão, onde vários pavilhões metálicos colapsaram num incêndio há dois anos.

    "Não se aprende nada? O que andam os sistemas de emergência (detectores de fumo, aspersores) a fazer?"

    Afinal parece que foi fogo posto, o que muda tudo.

    Mas quem raio iria querer deitar fogo à loja? Nem me parece que sejam os próprios para receber o dinheiro do seguro, porque se o trabalho foi tão mal feito assim as seguradoras descartam-se imediatamente.
    Lá vêm as teorias...



    Só se sabe uma coisa... a Conforama estava, está... em processo de investimento. Ia e vai investir cerca de 20 milhões de euros nas lojas e/ou em novas lojas.

    A Conforama já disse que iria reconstruir a loja e manter os postos de trabalho.

    As causas... a investigação que siga o seu caminho.

    Comentário


      #3
      Quando um negócio começa a correr mal, liquidar totalmente o stock através da seguradora é sempre uma ideia mirabolante...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
        Lá vêm as teorias...



        Só se sabe uma coisa... a Conforama estava, está... em processo de investimento. Ia e vai investir cerca de 20 milhões de euros nas lojas e/ou em novas lojas.

        A Conforama já disse que iria reconstruir a loja e manter os postos de trabalho.

        As causas... a investigação que siga o seu caminho.
        Andou a fechar lojas e agora decide avançar com investimento de 20 milhões? Tá bem...

        Comentário


          #5
          Queres ver que foi a Moviflor?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Quando um negócio começa a correr mal, liquidar totalmente o stock através da seguradora é sempre uma ideia mirabolante...
            Não sei se corria assim tão mal. No último ano acabei por ir a essa loja algumas vezes comprar algum artigo. Aquilo andava sempre cheio de gente. Se isso se traduzia de facto em vendas ou eram só mirones, isso não sei, mas pelo menos a casa parecia composta. Os vendedores andavam sempre ocupados, era complicado chegar à fala com um.

            Ainda assim, se a ideia era receber dinheiro do seguro, a coisa foi muito mal feita...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Andou a fechar lojas e agora decide avançar com investimento de 20 milhões? Tá bem...
              As lojas que fechou julgo que foram há alguns anos. Lembro-me de a loja de Aveiro ter fechado (mas aquilo estava de facto às moscas).
              Quantas/quais lojas fecharam?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                Queres ver que foi a Moviflor?
                Esses já nem teriam dinheiro para os bidões de gasolina...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                  Ainda assim, se a ideia era receber dinheiro do seguro, a coisa foi muito mal feita...

                  Comentário


                    #10
                    Ouvi hoje a notícia e fiquei estupefacto. Uma coisa seria haver uma investigação e surgirem suspeitas, uma outra é serem detectados indícios claros de que isso aconteceu.
                    Editado pela última vez por Ton; 14 February 2014, 16:06.

                    Comentário


                      #11
                      Uma pérola jornalística...

                      elementos da Companhia de Sapadores Bombeiros de Gaia (CSB) foram surpreendidos pela forma rápida como o fogo evoluiu, apesar da chuva forte que se verificava
                      O incêndio era no interior

                      Não percebo a surpresa da malta com a velocidade de propagação e consequente colapso da estrutura. São estruturas metálicas, normalmente dimensionadas para uma resistência de 30 minutos a um incêndio "normalizado" (ISO 500?). Não obedecem à actual legislação, nem é obrigatório obedecerem, mas obviamente tem os seus reflexos na resistência...

                      Mais palpites, só vendo o cenário e conhecendo a loja e respectiva tipologia.

                      Comentário


                        #12
                        se a loja era um franchising, a teoria de que podem ter sido os próprios responsáveis é mais ou menos aceitável. Se não foram, pode ser algum ex-funcionário ou cliente frustado, ou ainda um maníaco. Há várias hipóteses, mas parece que não restam muitas dúvidas de que o fogo foi criminoso. Aliás, eu sempre disse isso desde o primeiro minuto em que ouvi a notícia..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          se a loja era um franchising, a teoria de que podem ter sido os próprios responsáveis é mais ou menos aceitável. Se não foram, pode ser algum ex-funcionário ou cliente frustado, ou ainda um maníaco. Há várias hipóteses, mas parece que não restam muitas dúvidas de que o fogo foi criminoso. Aliás, eu sempre disse isso desde o primeiro minuto em que ouvi a notícia..
                          Mas aquilo não ardeu de madrugada? E ao que parece de dentro para fora...

                          Comentário


                            #14
                            Mas se o fogo começou no interior da loja foi necessário alguém entrar na loja para o deflagrar...entrou com bidões de gasolina?

                            Porque teria necessidade essa empresa de ter bidões de gasolina lá dentro? Se as carrinhas andam a gasoleo e ainda por cima têm em frente uma bomba de gasolina?

                            Alguém teria que ter lá entrado, à partida com chave e carregado e com os tais bidões...tem tudo para ser visto.

                            Depois a parte da loja está cheia de material electrónico, sofás e móveis...que ardem com facilidade...

                            O Armazem não faço ideia como possa estar!

                            Editado pela última vez por ManymilesR; 14 February 2014, 15:44.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Mas aquilo não ardeu de madrugada? E ao que parece de dentro para fora...
                              Segundo consta não tem vigilante nocturno. não seria impossível alguém atirar algo inflamável lá para dentro e acender..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Não percebo a surpresa da malta com a velocidade de propagação e consequente colapso da estrutura.
                                Uma coisa é o fogo propagar-se "x metros" em "y minutos" no interior de um edifício recheado de cartões e madeiras, outra coisa é propagar-se os mesmos "x metros" em "y/10 minutos" no mesmo cenário. Calculo que os bombeiros que foram combater o incêndio tenham alguma noção do que esperam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Uma coisa é o fogo propagar-se "x metros" em "y minutos" no interior de um edifício recheado de cartões e madeiras, outra coisa é propagar-se os mesmos "x metros" em "y/10 minutos" no mesmo cenário. Calculo que os bombeiros que foram combater o incêndio tenham alguma noção do que esperam.
                                  Eu não falava da surpresa dos bombeiros, falava dos jornalistas e de quem comenta. Mas agora que li melhor, não percebo a surpresa dos bombeiros também.

                                  Neste caso até se pensa que este esteve bastante tempo a arder sem ser detectado e apenas o foi por populares. Algo muito estranho e muito diferente do caso que referiste do Retail Park de Portimão.

                                  Mais que isto não te posso dizer

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cheira-me a praxe..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Eu não falava da surpresa dos bombeiros, falava dos jornalistas e de quem comenta. Mas agora que li melhor, não percebo a surpresa dos bombeiros também.

                                      Neste caso até se pensa que este esteve bastante tempo a arder sem ser detectado e apenas o foi por populares. Algo muito estranho e muito diferente do caso que referiste do Retail Park de Portimão.

                                      Mais que isto não te posso dizer
                                      Calculo que os jornalistas não tiveram nenhuma surpresa nem deixaram de ter, apenas veicularam a informação transmitida pelos bombeiros.

                                      Se alguém se deu ao trabalho de andar a regar a loja com gasolina, é natural que os bombeiros (desconhecedores desse facto) achem que o fogo se propagou demasiado depressa para uma loja de móveis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A conforama,em termos financeiros em nada tem a ver com a moviflor,a conforama tem um grupo fortíssimo por trás a dar apoio financeiro (o grupo conforama tem cerca de 250 lojas em toda a Europa e tem 12000 funcionários).
                                        Não vejo o porque de deitarem fogo,num momento que para eles até é bom para crescerem e preencherem o lugar que a moviflor mais cedo ao mais tarde vai deixar livre.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Calculo que os jornalistas não tiveram nenhuma surpresa nem deixaram de ter, apenas veicularam a informação transmitida pelos bombeiros.

                                          Se alguém se deu ao trabalho de andar a regar a loja com gasolina, é natural que os bombeiros (desconhecedores desse facto) achem que o fogo se propagou demasiado depressa para uma loja de móveis.
                                          A acreditar numa noticia que li por aí, que o incêndio já estaria a lavrar há cerca de 1h30, é normal essa velocidade de evolução, ainda para mais com o tipo de materiais armazenados. Isto porque o calor libertado pelo incêndio vai pré-aquecer (radiação, condução, convexão e projecção de matéria) os materiais adjacentes. E aí a gasolina, a menos que pré-posicionada em reservatórios, já não terá grande influência.

                                          O que acontece é que, acreditando mais uma vez na noticia que li, eles chegaram na fase de maior velocidade de propagação do incêndio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Não sei se corria assim tão mal. No último ano acabei por ir a essa loja algumas vezes comprar algum artigo. Aquilo andava sempre cheio de gente. Se isso se traduzia de facto em vendas ou eram só mirones, isso não sei, mas pelo menos a casa parecia composta. Os vendedores andavam sempre ocupados, era complicado chegar à fala com um.

                                            Ainda assim, se a ideia era receber dinheiro do seguro, a coisa foi muito mal feita...
                                            Fui lá meia dúzia de vezes e do que vi, a maioria eram só mirones (fim de semana).

                                            Idêntico ao movimento de várias lojas moviflor que visitei e que agora é o que se vê...

                                            Mas é apenas um palpite...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              As lojas que fechou julgo que foram há alguns anos. Lembro-me de a loja de Aveiro ter fechado (mas aquilo estava de facto às moscas).
                                              Quantas/quais lojas fecharam?
                                              Eles em PT têm apenas 4 lojas, não contando com a de Aveiro que realmente fechou há uns tempos.

                                              O que acontece é que têm vindo a fechar lojas na Europa, desde Portugal (Aveiro), a Espanha, Itália, etc, desde que iniciou a crise em 2008.

                                              Considerando que em PT já têm lojas na zona de Lisboa, Porto e Faro, estou um pouco céptico quanto a esses tais 20 milhões de investimento. Ainda para mais com a experiência de Aveiro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Por isso eu digo que nao acho nada descabido eles quererem apostar em abrir novas lojas e quase de certeza nos mesmos locais onde a moviflor fechou,ou esta para fechar.
                                                É do domínio publico que o edifício onde se situa a moviflor no Porto,esta a venda e até a um preço bem simpático,e a moviflor perante a situação em que esta ( PER ) vai ser obrigada a vender para realizar dinheiro,quem sabe se nao seria mais rentável a conforma adquirir as instalações...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                  Mas se o fogo começou no interior da loja foi necessário alguém entrar na loja para o deflagrar...entrou com bidões de gasolina?

                                                  Porque teria necessidade essa empresa de ter bidões de gasolina lá dentro? Se as carrinhas andam a gasoleo e ainda por cima têm em frente uma bomba de gasolina?
                                                  Bem visto. O que estava a gasolina a fazer lá?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver Post
                                                    Por isso eu digo que nao acho nada descabido eles quererem apostar em abrir novas lojas e quase de certeza nos mesmos locais onde a moviflor fechou,ou esta para fechar.
                                                    É do domínio publico que o edifício onde se situa a moviflor no Porto,esta a venda e até a um preço bem simpático,e a moviflor perante a situação em que esta ( PER ) vai ser obrigada a vender para realizar dinheiro,quem sabe se nao seria mais rentável a conforma adquirir as instalações...
                                                    também é outra boa possibilidade. Nos tempos de crise se fazem bons negócios.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu só acho estranho é como é que investigações, supostamente a decorrer, acabam, invariável e repetidamente, comentadas na comunicação social e ninguém é responsabilizado... Isto independentemente do que é comentado ser ou não correspondente à verdade!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E pumba!

                                                        http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/no...o-na-conforama

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A loja de Lisboa, apesar de encostada ao Continente da Amadora, é uma tristeza...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A loja de Gaia vai ser reconstruida e ha planos que visam a abertura de mais lojas.

                                                            Liquidez nao é um problema para esta empresa.

                                                            Um esquema primario com o seguro como alguns sanguinarios ja querem explorar é apenas e só aproveitamneto jornalistico e material fabuloso para as conspiracoes de café.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X