Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos

    "Desculpem rapazes, foi melhor assim", escreveram Glenys e Royston Smith de 88 e 91 anos, na carta deixada aos filhos.

    Um casal britânico saltou para a morte da janela do seu apartamento em Bournemouth, Inglaterra, tendo deixado uma última mensagem aos filhos: “Desculpem rapazes, mas foi melhor assim”, lê-se na estarrecedora carta.

    Glenys e Royston Smith, de 88 e 91 anos, estavam casados há 67 anos e eram inseparáveis. Há quase 20 anos, após a reforma, mudaram-se para um apartamento à beira mar e costumavam dar longos passeios na praia, até serem proibidos pelo médico de o fazerem. Ela sofria de osteoporose, um problema grave na coluna e tinha bastante dificuldade em andar. O marido lutava com um cancro na próstata. Ambos tinham problemas de visão e estavam ao corrente dos planos dos filhos para os internar numa instituição de acolhimento para idosos, o que provavelmente os obrigaria a separar-se. Terá sido esse o motivo, segundo as conclusões da investigação das mortes levadas a cabo pelas autoridades de Dorset, que terá conduzido os dois idosos ao desesperado ato.

    Na carta, agora analisada, o casal explica que não queria tornar-se um “fardo” para os filhos e, por isso, a morte “foi a melhor solução”. Os corpos foram encontrados por uma enfermeira que prestava assistência aos idosos durante o dia no apartamento de Dorset.

    Quem não se conforma com as razões apresentadas pelos pais é Michael Smith, um dos dois filhos do casal britânico. Michael confirmou que a família andava à procura de uma solução para os pais mas que tudo estava a ser tratado consoante a vontade destes.

    “Inicialmente começámos a procurar um lar que pudesse acolher a minha mãe que já estava com grandes dificuldades em locomover-se. O meu pai disse logo que, se ela fosse, “atirava-se da janela”. Por isso, tínhamos encontrado um lar que podia acolher duas pessoas no mesmo quarto e eles estavam ambos cientes disso”. No interior do apartamento, porém, as autoridades nunca encontraram quaisquer evidências de que Royston tenha tentado saltar e que Glenys o estivesse a tentar impedir, o que ainda chegou a ser apontado como possível cenário.

    Por isso, só dois meses depois, e após encontrarem a carta de despedida de Glenys e Royston, as autoridades concluíram as investigações e deram como provado o suicídio como causa das duas mortes.

    Casal idoso suicida-se para não se tornar um "fardo" para os filhos - Mundo - Correio da Manhã

    #2
    Malta lúcida !

    Que acto de coragem !

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      Malta lúcida !

      Que acto de coragem !

      Que acto de egoísmo, diria eu...
      Pode ter sido até relativamente natural para eles, mas deixar os filhos e família mais próxima traumatizados para o resto da vida não é lá muito altruísta. Ao contrário do que diz o título do tópico, eles apenas pensaram neles próprios

      Comentário


        #4
        A culpa é da crise!

        Comentário


          #5
          A perda de qualidade de vida dos idosos e este tipo de tragédias lembram-me sempre este filme recente

          Comentário


            #6
            eu faria o mesmo sem hesitar, a minha mulher não.

            Comentário


              #7
              Estas situações são sempre complicadas de avaliar. Se por um lado percebo o lado deles, por outro não posso concordar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Malta lúcida !

                Que acto de coragem !
                O suicídio, quando refletido, é uma solução de coragem. É uma verdadeira solução irrevogável.

                Não confundir com o parasuicídio....

                Comentário


                  #9
                  A única coisa que eu sei é que em situações destas não vale a pena achar isto ou aquilo...só eles e os familiares é que eventualmente sabem avaliar o porquê de tal acto.

                  Comentário


                    #10
                    Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!
                      É mesmo isso. Acima de tudo é uma tristeza e é chocante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!
                        Ora nem mais!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Malta lúcida !

                          Que acto de coragem !
                          Desculpa lá, mas se fossem os teus pais, também pensavas assim?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            Desculpa lá, mas se fossem os teus pais, também pensavas assim?
                            Pensar como ?

                            Pensar como os filhos deles ? Não...


                            Parece que temos medo da morte ou do que isso causa aos outros. Afinal de contas, quem é que sabe o que é melhor para cada um de nós ? Se as pessoas desejam ver-se livres e sentirem-se assim, mesmo que seja acabando com a sua própria vida, porque raio deveremos nós, os que cá ficam, impedir isso ? Se calhar, somos mais egoístas que o casal aqui retratado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Pensar como ?

                              Pensar como os filhos deles ? Não...


                              Parece que temos medo da morte ou do que isso causa aos outros. Afinal de contas, quem é que sabe o que é melhor para cada um de nós ? Se as pessoas desejam ver-se livres e sentirem-se assim, mesmo que seja acabando com a sua própria vida, porque raio deveremos nós, os que cá ficam, impedir isso ? Se calhar, somos mais egoístas que o casal aqui retratado.
                              Se não queres responder, não respondas.
                              Ninguém te está a obrigar.

                              Comentário


                                #16
                                Há aqui um paradoxo: Por um lado, compreendo perfeitamente o lado deles, com o pensamento de "epá, estamos velhos, temos problemas de saúde, vamos estar dependentes dos nossos filhos para tudo, vamos ocupar-lhes bastante tempo e tirar-lhes qualidade de vida. Vamos pôr fim a isto de uma vez". Aí, ao contrário do que referem por aí, considero um acto de coragem e de consideração para com os descendentes, uma vez que o objectivo é livrar os filhos de eventuais problemas decorrentes da dependência dos pais. Eu se estivesse com sérios problemas, já não tivesse qualidade de vida, tivesse o sentimento de "já cá não ando a fazer nada", uma idade avançada e dependesse dos meus filhos para tudo, inclusive para a correcta satisfação das necessidades fisiológicas (por exemplo), não sei até que ponto não estaria de acordo com o sucedido

                                Por outro lado, em primeiro lugar, o suicídio é ilícito. Depois, este acto causou inevitavelmente sofrimento aos descendentes. Mas com a idade avançada, até que ponto é que a morte não iria ser apenas algo adiável por uns meses ou vá, anos? Tudo bem que morrer de causas naturais terá um impacto diferente para os que cá ficam, mas ainda assim não consigo considerar este acto como um acto de egoísmo. Considerava, sim, um acto de egoísmo se a notícia referisse "Casal de idosos suicida-se, deixando a sua herança a cargo da instituição X". E mesmo assim, nem sei se acredito no que acabei de escrever, porque neste caso já teria de se avaliar outras coisas, como a causa do suicídio e a relação com os descendentes.

                                Pesando os prós e os contras, acho que vou mais ao encontro do que escrevi no primeiro parágrafo. Compreendo a decisão, embora não concorde totalmente com ela, obviamente. Mas não acho um acto de egoísmo. E sim, coloquei-me no lugar dos filhos e percebo o sofrimento pelo qual passarão, no entanto, nada garante que a morte dos pais não fosse suceder a curto prazo, embora de forma diferente, dados os problemas que ambos apresentam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Se não queres responder, não respondas.
                                  Ninguém te está a obrigar.
                                  Não sei o que é pior. Ter uma morte agudizante, como ia acontecendo ao meu Pai, ou acabar de vez e sem mais chatices. Simples. Bendita Bélgica !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post

                                    Por outro lado, em primeiro lugar, o suicídio é ilícito.
                                    O suicídio é ilegal? Isso não impede as pessoas de o cometerem? - Sociedade Portuguesa de Suicidologia

                                    Comentário


                                      #19
                                      Incrível, ainda bem que é ilegal. Isso significa o quê, quando chegam às portas de S. Pedro ele manda os suicidas outra vez para a terra cumprir pena?

                                      De facto, muito importantíssimo esse pormenor para quem se quer ver morto asap.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É de facto uma situação complicada de avaliar.

                                        Mas pouca gente poderá dizer que viveu com quem ama durante 67 anos... morreu nos seus termos juntos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como diria o meu Professor de Ética e Deontologia profissional, "é a mania que nós temos de ser paternalistas". Ou seja, decidir pelos outros, consoante os nossos principios e ideologias.

                                          Cada um sabe o que faz da sua vida, desde que estejam suficientemente lúcidos para tal. E é isso que temos de aprender, de uma vez por todas.

                                          O suicídio é ilegal? Bom, não me parece que no fim de mortos, alguém os vá fazer prestar contas à justiça. Não sei, digo eu que não acredito na vida depois da morte.

                                          Ainda assim, não deixa de ser triste que um casal de idosos, chegue a estes pontos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                            Incrível, ainda bem que é ilegal. Isso significa o quê, quando chegam às portas de S. Pedro ele manda os suicidas outra vez para a terra cumprir pena?

                                            De facto, muito importantíssimo esse pormenor para quem se quer ver morto asap.
                                            Já sabia que iam pegar por aí, até por causa disso isolei essa frase para facilitar os quotes sobre o assunto

                                            De facto, o suicídio é ilícito. Ponto. Tal como o homicídio é ilícito, também toda a forma de suprimir a própria vida o é.

                                            No entanto, como o agente da "infracção" morre, não há nenhuma entidade que o possa responsabilizar, obviamente. Mas isso não invalida a sua ilicitude.

                                            Estou a falar do ponto de vista jurídico, que é o que conheço e estudei, e não à toa. Por vezes, é melhor pensar um pouco antes de dizer "piadinhas" como o facto de S. Pedro mandar cá para baixo os suicidas

                                            Como info. adicional, também aquele que incitar ou ajudar outrem a cometer o suicídio é punido. Está previsto na lei Portuguesa. Artigo 135º C.Penal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                              Já sabia que iam pegar por aí, até por causa disso isolei essa frase para facilitar os quotes sobre o assunto

                                              De facto, o suicídio é ilícito. Ponto. Tal como o homicídio é ilícito, também toda a forma de suprimir a própria vida o é.

                                              No entanto, como o agente da "infracção" morre, não há nenhuma entidade que o possa responsabilizar, obviamente. Mas isso não invalida a sua ilicitude.

                                              Estou a falar do ponto de vista jurídico, que é o que conheço e estudei, e não à toa. Por vezes, é melhor pensar um pouco antes de dizer "piadinhas" como o facto de S. Pedro mandar cá para baixo os suicidas

                                              Como info. adicional, também aquele que incitar ou ajudar outrem a cometer o suicídio é punido. Está previsto na lei Portuguesa. Artigo 135º C.Penal.
                                              Agora e sem brincadeiras:

                                              Então e a pessoa que atenta o suicídio mas, por sorte ou por azar, não tem sucesso no seu acto?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                Como diria o meu Professor de Ética e Deontologia profissional, "é a mania que nós temos de ser paternalistas". Ou seja, decidir pelos outros, consoante os nossos principios e ideologias.

                                                Cada um sabe o que faz da sua vida, desde que estejam suficientemente lúcidos para tal. E é isso que temos de aprender, de uma vez por todas.

                                                O suicídio é ilegal? Bom, não me parece que no fim de mortos, alguém os vá fazer prestar contas à justiça. Não sei, digo eu que não acredito na vida depois da morte.

                                                Ainda assim, não deixa de ser triste que um casal de idosos, chegue a estes pontos.
                                                O sermos paternalistas em relação a alguém indica uma coisa importante logo a priori: que sentimos amor, amizade ou afeição por esse alguém, o q digo, eu, não será algo mau. Ou seja, e pegando num exemplo concreto, é impossível tu aceitares de braços cruzados que um filho teu te diga que se vai queimar de propósito e que está completamente consciente disso.

                                                Se alguém aceita isso invocando o direito à liberdade de um terceiro (neste caso do próprio filho) eu diria que essa pessoa possivelmente será um sociopata, e não um respeitável cumpridor do direito à liberdade alheia.

                                                A ética deveria servir a vida e a integridade humana, e não SÓ a liberdade de escolha. É q a liberdade, e sobretudo, deveria ser um direito, não uma desculpa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                  O sermos paternalistas em relação a alguém indica uma coisa importante logo a priori: que sentimos amor, amizade ou afeição por esse alguém, o q digo, eu, não será algo mau. Ou seja, e pegando num exemplo concreto, é impossível tu aceitares de braços cruzados que um filho teu te diga que se vai queimar de propósito e que está completamente consciente disso.

                                                  Se alguém aceita isso invocando o direito à liberdade de um terceiro (neste caso do próprio filho) eu diria que essa pessoa possivelmente será um sociopata, e não um respeitável cumpridor do direito à liberdade alheia.

                                                  A ética deveria servir a vida e a integridade humana, e não SÓ a liberdade de escolha. É q a liberdade, e sobretudo, deveria ser um direito, não uma desculpa.
                                                  Desculpa, o sermos paternalistas, não significa só isso.

                                                  Se uma pessoa tem um cancro em fase terminal, e recusa fazer os tratamentos, que poderão prolongar a vida apenas mais umas semanas, tem mais do que essa decisão ser aceite.

                                                  O mesmo se aplica à decisão de um idoso, sobre a forma como quer passar a sua velhice. Se num lar, se na sua propria casa, ou se no cemitério.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                    Agora e sem brincadeiras:

                                                    Então e a pessoa que atenta o suicídio mas, por sorte ou por azar, não tem sucesso no seu acto?
                                                    Segundo o art. 135º/1 do C. Penal, o qual pune o incitamento ou ajuda ao suicídio, o acto só é punível se "o suicídio vier efectivamente a ser tentado ou a consumar-se". No entanto, não existe nenhum artigo que refira específicamente as tentativas de suicídio.

                                                    A tentativa pode então, ser ou não punida, sendo necessário averiguar a estrutura da infracção, ou seja, os moldes em que ocorreu. Por exemplo, no caso de Sónia Brazão, esta, aquando da sua tentativa de suicídio (e, por isso, acto não consumado), caso tenha sido de facto isso que ocorreu, foi responsabilizada apenas pelos danos causados nos bens móveis e imóveis nas imediações. Na prática, não foi responsabilizada pelo acto em si, mas sim pelos danos causados a outrem, inclusive ferimentos a outras pessoas.

                                                    Caso haja uma tentativa de suicídio não consumada, todos os danos daí resultantes serão imputados ao suicida tentado. Além dos danos patrimoniais, como no exemplo que dei no caso de Sónia Brazão, incluem-se também danos colaterais, como possíveis tratamentos médicos e outras despesas que do acto possam advir.

                                                    Por fim, a(s) indemnização(ões) pode ser atenuada ou até suprimida caso não seja possível formular o juízo de culpa do suicida tentado, devido a grave anomalia psíquica e/ou perturbação mental, mas isso já são outros 500....
                                                    Editado pela última vez por Homer; 16 February 2014, 00:26.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem...já tenho alguma idade e tratei dos meus pais durante muitos anos o melhor que pude (o meu pai já faleceu).
                                                      Quanto aos meus filhos consegui dar-lhes um curso superior, mestrado, etc. e como não sou rico, para isso tive que abdicar de muita coisa.

                                                      Quanto ao titulo do tópico: compreendo perfeitamente a opção do casal pois eu pessoalmente penso fazer o mesmo. Tirem as vossas conclusões.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Manel57 Ver Post
                                                        Bem...já tenho alguma idade e tratei dos meus pais durante muitos anos o melhor que pude (o meu pai já faleceu).
                                                        Quanto aos meus filhos consegui dar-lhes um curso superior, mestrado, etc. e como não sou rico, para isso tive que abdicar de muita coisa.

                                                        Quanto ao titulo do tópico: compreendo perfeitamente a opção do casal pois eu pessoalmente penso fazer o mesmo. Tirem as vossas conclusões.
                                                        Vais ao Meco?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                                                          Vais ao Meco?
                                                          Fazer nudismo??? Nop.
                                                          Não é por aí...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                            O suicídio, quando refletido, é uma solução de coragem. É uma verdadeira solução irrevogável.

                                                            Não confundir com o parasuicídio....
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            A única coisa que eu sei é que em situações destas não vale a pena achar isto ou aquilo...só eles e os familiares é que eventualmente sabem avaliar o porquê de tal acto.
                                                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                            Não é egoísmo nem lucidez. É uma tristeza!
                                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                            É mesmo isso. Acima de tudo é uma tristeza e é chocante.
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Ora nem mais!


                                                            x2

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X