Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Divórcio dos pais ao fim de 37 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Divórcio dos pais ao fim de 37 anos

    Boa tarde. Já acompanho o FAH há muito tempo, ainda que apenas como observador, nunca me registei.

    Gostava de saber se alguém tem experiência com a situação que estou a passar. Os meus pais vão divorciar-se ao fim de 37 anos e, apesar de terem tido sempre uma relação muito conturbada, se quisessem ter-se separado, já houve tantas oportunidades de fazê-lo que não imaginava que fosse finalmente acontecer ao fim de tanto tempo.

    Também achava que os divórcios complicados eram aqueles em que os filhos são crianças, com lutas por custódia e afins, mas tanto eu como os meus irmãos estamos a ter dificuldade em lidar com a situação. Não sei se é porque aquilo que dávamos como garantido, para bem ou para mal, deixou de existir.

    Pelo que sei o divórcio "de cabelos grisalhos" está em alta mas não conheço ninguém que se tenha deparado com esta situação tão tardiamente.

    #2
    São situações complicadas, cada uma diferente de outra, e se eles acham que é o melhor, tens de aceitá-lo, por muito que custe.

    Espero que tudo corra pelo melhor

    Comentário


      #3
      Já fiz um em que ambos tinham passado dos 70 ! Foi complicado para ele. Ela rejuvenesceu!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
        São situações complicadas, cada uma diferente de outra, e se eles acham que é o melhor, tens de aceitá-lo, por muito que custe.
        Que é o melhor para eles, não tenho qualquer dúvida, principalmente porque sei o que casa gastou durante muitos anos. Mas ao fim de tantos anos sem a minha mãe tomar uma atitude, estava perfeitamente convencido que era assim que iam ficar.

        Espero que corra pelo melhor ainda que o processo legal vá demorar o seu tempo, apesar de já estarem separados.

        Comentário


          #5
          É uma situação muito chata, mais difícil de lidar para uns que para outros, em termos de filhos. Depende de muita coisa, de como os teus pais se davam entre eles e como se vão dar a partir de agora, de como eles se davam com os filhos, se houve incidentes dentro de casa (que pode levar a rancor por parte dos filhos, por exemplo), etc.
          Existem sempre os "porquês", a nossa influência (no sentido de "tentarem aguentar a situação") no desenrolar dos acontecimentos, muitas coisas que poderão ser respondidas, ou não.

          No meu caso foi ao fim de 26 anos e agora olhando para trás e "analisando" a situação actual, o tempo realmente vai "curando as feridas". Existem momentos de pensar no que era antes e no que é agora, passando pelo que aconteceu durante (que por aqui houve momentos tensos), que acabam inevitavelmente por irem diminuindo.

          Na altura se calhar nem tomei bem consciência do significado do divórcio, e das suas consequências, só mais tarde a coisa "bate cá dentro".

          Mas com o tempo e apoio de alguém, as coisas compõem-se.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ebay Ver Post
            Já fiz um em que ambos tinham passado dos 70 ! Foi complicado para ele. Ela rejuvenesceu!
            O meu pai tem 66 e a minha mãe 56. Ela bem precisa e merece rejuvenescer-se, ele já se "rejuvenesceu" toda a vida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
              É uma situação muito chata, mais difícil de lidar para uns que para outros, em termos de filhos. Depende de muita coisa, de como os teus pais se davam entre eles e como se vão dar a partir de agora, de como eles se davam com os filhos, se houve incidentes dentro de casa (que pode levar a rancor por parte dos filhos, por exemplo), etc.
              Existem sempre os "porquês", a nossa influência (no sentido de "tentarem aguentar a situação") no desenrolar dos acontecimentos, muitas coisas que poderão ser respondidas, ou não.

              No meu caso foi ao fim de 26 anos e agora olhando para trás e "analisando" a situação actual, o tempo realmente vai "curando as feridas". Existem momentos de pensar no que era antes e no que é agora, passando pelo que aconteceu durante (que por aqui houve momentos tensos), que acabam inevitavelmente por irem diminuindo.

              Na altura se calhar nem tomei bem consciência do significado do divórcio, e das suas consequências, só mais tarde a coisa "bate cá dentro".

              Mas com o tempo e apoio de alguém, as coisas compõem-se.
              Obrigado pela partilha. Se há casos em que o tempo pode ajudar a resolver as situações., noutros só aprofunda ainda mais os problemas.

              Comentário


                #8
                Conheço quem o tenha feito pelos 70 anos de idade e mais de 40 de casamento. Com filhos, netos, empresa familiar...

                Do que vou sabendo ambos se vão reorganizando a todos os níveis.

                Comentário


                  #9
                  Tenho ouvido falar de um caso em que o casal está na casa dos 80 anos (portanto deverá ter mais de 50 anos de casamento) e que se irão divorciar. Cada casal sabe da sua vida - mas caramba - a partir de determinada longevidade do casamento, questiono-me como é possível terminarem? Quando falamos em casamentos com mais de 20, 30 e até mais, são casais que vivem uma vida em comum, com filhos e netos...não consigo compreender.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                    Tenho ouvido falar de um caso em que o casal está na casa dos 80 anos (portanto deverá ter mais de 50 anos de casamento) e que se irão divorciar. Cada casal sabe da sua vida - mas caramba - a partir de determinada longevidade do casamento, questiono-me como é possível terminarem? Quando falamos em casamentos com mais de 20, 30 e até mais, são casais que vivem uma vida em comum, com filhos e netos...não consigo compreender.
                    Sim, neste caso também já há netos. Mas acho que, excluindo os filhos e os netos, já muito pouco havia de vida em comum para além da morada...

                    Comentário


                      #11
                      É uma decisão dificil e felizmente basta apenas a vontade de um para que tenha mesmo que acontecer.

                      É duro em qq idade e mesmo para quem decide separar-se (qdo é unilateral) custa.

                      Se assim foi, seja ao fim de 5, 10, 20, 50 anos... Só podes e deves apoiar ambos na medida daquilo que te for poss«ivel.

                      Tudo o resto acalma com o tempo mas nada substitui o tempo.

                      Comentário


                        #12
                        isto são situações muito delicadas.. como foi dito acima, a única coisa que podes fazer é apoiar ambos na medida do possível.

                        Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                        Tenho ouvido falar de um caso em que o casal está na casa dos 80 anos (portanto deverá ter mais de 50 anos de casamento) e que se irão divorciar. Cada casal sabe da sua vida - mas caramba - a partir de determinada longevidade do casamento, questiono-me como é possível terminarem? Quando falamos em casamentos com mais de 20, 30 e até mais, são casais que vivem uma vida em comum, com filhos e netos...não consigo compreender.
                        o que me mete impressão, são sim as situações em que já o deviam ter feito e não o fazem por "vergonha", depois vês casamentos de décadas onde um dos cônjugues fica quieto em casa enquanto o marido/mulher vai "comer por fora", uma tremenda falta de respeito a todos os níveis.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          É uma decisão dificil e felizmente basta apenas a vontade de um para que tenha mesmo que acontecer.

                          É duro em qq idade e mesmo para quem decide separar-se (qdo é unilateral) custa.

                          Se assim foi, seja ao fim de 5, 10, 20, 50 anos... Só podes e deves apoiar ambos na medida daquilo que te for poss«ivel.

                          Tudo o resto acalma com o tempo mas nada substitui o tempo.
                          Obrigado. Não gosto de tomar partido nestas situações mas a verdade é que há quem tenha investido muito no casamento enquanto que o outro só tirou os benefícios que lhe eram convenientes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            isto são situações muito delicadas.. como foi dito acima, a única coisa que podes fazer é apoiar ambos na medida do possível.



                            o que me mete impressão, são sim as situações em que já o deviam ter feito e não o fazem por "vergonha", depois vês casamentos de décadas onde um dos cônjugues fica quieto em casa enquanto o marido/mulher vai "comer por fora", uma tremenda falta de respeito a todos os níveis.
                            É basicamente isto, os meus avós separaram-se com 70 anos e ambos estão melhor assim...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                              É basicamente isto, os meus avós separaram-se com 70 anos e ambos estão melhor assim...
                              Acho que as pessoas redescobrem a vida, depois de passarem décadas em apatia. Espero que aconteça o mesmo neste caso.

                              Comentário


                                #16
                                Estas situações revelam a extraordinária mudança de mentalidades na sociedade portuguesa e também nos países mais conservadores como Espanha e Itália ou aqueles com forte influência religiosa, se bem que a Polónia ainda é o lanterna-vermelha nos países com tradição católica.

                                Antigamente era um estigma social, especialmente para as mulheres, o divórcio mas cada vez mais é aceite como libertação após anos de problemas e, em inúmeros casos, violência doméstica física e psicológica.

                                Só tens de apoiar os teus pais na sua decisão e ajudá-los naquilo que precisem para passar esta fase de mudança.

                                Eles viveram a sua vida e tu tens a tua.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esta situação é muito mais frequente do que se pensa, e deixa sempre os filhos perplexos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que te aconselho é que apoies os dois, eu tambem passei pelo que estas a passar mas os meus pais estavam casados ainda há mais tempo, 45 anos, custou me muito na altura mas agora que ja passaram uns anos axo que foi melhor assim.
                                    Espero que tudo corra bem dentro dos possiveis.
                                    Força...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                      Tenho ouvido falar de um caso em que o casal está na casa dos 80 anos (portanto deverá ter mais de 50 anos de casamento) e que se irão divorciar. Cada casal sabe da sua vida - mas caramba - a partir de determinada longevidade do casamento, questiono-me como é possível terminarem? Quando falamos em casamentos com mais de 20, 30 e até mais, são casais que vivem uma vida em comum, com filhos e netos...não consigo compreender.
                                      os meus pais tinham penso que 27, os meus avós do lado da minha mãe viviam em quartos separados há já anos até o meu avô morrer, os avós de um meu primo separaram-se ele já com 70 e muitos, embora ambos continuassem a viver na mesma casa, etc. acontece cada vez com mais frequência e se não é nos primeiros anos de casamento acontecem numa fase tardia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As pessoas devem é ser felizes, e os filhos devem compreender e apoiar. Se duas pessoas não são felizes juntas não vale a pena insistir.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Xusein Ver Post
                                          Boa tarde. Já acompanho o FAH há muito tempo, ainda que apenas como observador, nunca me registei.

                                          Gostava de saber se alguém tem experiência com a situação que estou a passar. Os meus pais vão divorciar-se ao fim de 37 anos e, apesar de terem tido sempre uma relação muito conturbada, se quisessem ter-se separado, já houve tantas oportunidades de fazê-lo que não imaginava que fosse finalmente acontecer ao fim de tanto tempo.

                                          Também achava que os divórcios complicados eram aqueles em que os filhos são crianças, com lutas por custódia e afins, mas tanto eu como os meus irmãos estamos a ter dificuldade em lidar com a situação. Não sei se é porque aquilo que dávamos como garantido, para bem ou para mal, deixou de existir.

                                          Pelo que sei o divórcio "de cabelos grisalhos" está em alta mas não conheço ninguém que se tenha deparado com esta situação tão tardiamente.
                                          Infelizmente tenho essa experiência e o que te posso dizer é que apesar de tudo na minha situação como filho adulto a parte mais fácil foi o divórcio! O problema foi tudo o que esteve por trás! Não foi nem é fácil, mas cabe-nos a nós como filhos querer sempre o melhor para o estar e se isso é estarem separados, assim seja!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            As pessoas devem é ser felizes, e os filhos devem compreender e apoiar. Se duas pessoas não são felizes juntas não vale a pena insistir.
                                            Completamente de acordo. A questão que intriga é que não começaram a ser infelizes a semana passada, já o são há décadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Xusein Ver Post
                                              O meu pai tem 66 e a minha mãe 56. Ela bem precisa e merece rejuvenescer-se, ele já se "rejuvenesceu" toda a vida.
                                              Até por isso, ela merece ser feliz! Mulher de coragem! Um abraço solidário para ti.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por josesilvab Ver Post
                                                O que te aconselho é que apoies os dois, eu tambem passei pelo que estas a passar mas os meus pais estavam casados ainda há mais tempo, 45 anos, custou me muito na altura mas agora que ja passaram uns anos axo que foi melhor assim.
                                                Espero que tudo corra bem dentro dos possiveis.
                                                Força...
                                                Aquilo que mais confusão me fez nem foi por minha causa, mas sim o meu sobrinho de 5 anos sempre a perguntar porque é que o avô não estava em casa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelo que concluí da leitura do tópico, creio que o divórcio será um passo natural a dar pelos teus pais neste momento. Claro que bem entendo aquilo que os familiares próximos estão a sentir neste momento, mas há mãe e pai, há filhos e há netos. O que muda é que o contrato de vida em comum de duas pessoas vai ser dissolvido e elas vão seguir caminhos separados.

                                                  É duro, mas não é um fim; pelo contrário, é um recomeço. As famílias reconfiguram-se e a mudança é uma libertação para os teus pais, que são, em 2014, pessoas com uma esperança de vida longa.

                                                  Os filhos preocupam-se, inquietam-se, estão sobressaltados. É natural e é nobre. Pais e filhos são pessoas crescidas; tudo vai correr bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O mais chato nestas situações é que muitaa vezes já levam anos de atraso.

                                                    Os meus pais divorciaram-se após 24 anos e meio de casamento. Por mim já foram com mais de 10 anos de atraso. Vais ver como a tua mãe vai rejuvenescer também...

                                                    O importante para todos é o processo decorrer com serenidade

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      O mais chato nestas situações é que muitaa vezes já levam anos de atraso.

                                                      Os meus pais divorciaram-se após 24 anos e meio de casamento. Por mim já foram com mais de 10 anos de atraso. Vais ver como a tua mãe vai rejuvenescer também...

                                                      O importante para todos é o processo decorrer com serenidade
                                                      Concordo. Apesar dos meus pais ainda não se terem divorciado (e sei lá se isso algum dia vai acontecer...), nunca percebi a relação entre eles.

                                                      Acho que hoje em dia a geraçao dos nossos pais, com filhos de idade 20+, começa a sair da "casca"... ou seja, antigamente o divórcio era mesmo tabu, não gostavam um do outro? Come e cala. Hoje em dia já não.

                                                      O que me custa nisso tudo é tentar perceber como é que se pode estar com alguém tantos anos sem haver amor, percebo que alguns pais façam o esforço para o bem dos filhos quando estes são menores... agora no meu caso, já sou maior e vacinado, com a minha vida e independencia, sempre que visito os meus pais é a mesma história, picardias, gritarias e por vezes até lágrimas... gostava de perceber realmente o que é que estes 2 ainda fazem juntos, e sinto uma preocupação genuina pela felicidade de ambos.

                                                      Enfim, esta postada já se tornou mais num desabafo meu do que outra coisa .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu à uns 2 anos atrás estive quase a passar pelo mesmo. E estar alí no meio a ver tudo a acontecer à minha frente, deixa marcas.
                                                        Na altura tinha 28 anos.

                                                        Os meus pais na altura tinham 32 anos de casamento. Mas conseguiu-se reverter a situação e a relação entre os dois rejuvenesceu!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu estou muito "mal" habituado nessa matéria: os meus avós foram casados durante quase 70 anos (até o meu avô ter falecido, com 91), os meus pais vão a caminho dos 42 (com algumas crises mais ou menos profundas pelo meio) e tenho tios já a caminho das bodas de ouro. Para mim é um ideal e tenho um profundo respeito e admiração por pessoas assim, pelo que imagino que, se isso acontecesse com os meus pais, seria muito difícil para mim lidar com o choque.

                                                          Mas, no caso dos meus, não me parece, de todo, que tal alguma vez aconteça.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Até por isso, ela merece ser feliz! Mulher de coragem! Um abraço solidário para ti.
                                                            Obrigado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X