Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renovação Cartão de Ciodadão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renovação Cartão de Ciodadão

    Alguém me esclarece do seguinte.
    Tenho que Renovar o meu Cartão Cidadão a partir do dia 6 de Abril, e acontece que nesse dia tenho voo marcado para Zurich.
    Para ir ainda está dentro da validade, mas regresso dia 27 de Abril já com o C.C. caducado e tenho receio que tenha problemas no aeroporto de Zurich no regresso
    A minha questão é...posso renovar o C.C. antes deste caducar?

    #2
    Claro que sim: Como Renovar o Cartão de Cidadão - Online24

    Comentário


      #3
      Vai já tratar disso!

      Comentário


        #4
        É melhor ires lá agora, mesmo que não recebas logo o cartão antes de dia 6, penso que podes pedir ou dão te mesmo um comprovativo como cartão de cidadão provisório.
        Pode ter problemas com isso, evita chatices ao máximo. Aqui podem te passar porque ainda está na data limite, mas lá pode ser complicado pra ti

        Comentário


          #5
          Ciodadão? Tenho que o tirar!!

          Comentário


            #6
            Podes pedir com urgência, pagas mais qualquer coisa, e sempre ficas mais descansado.

            Comentário


              #7
              a ultima viagem que fiz em Fevereiro, Zurique- Lisboa- Zurique ninguém me pediu uma única identificação nem sequer tirei a carteira da mala.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bravosp Ver Post
                a ultima viagem que fiz em Fevereiro, Zurique- Lisboa- Zurique ninguém me pediu uma única identificação nem sequer tirei a carteira da mala.
                Não te pediram ao entrares na porta de embarque?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                  É melhor ires lá agora, mesmo que não recebas logo o cartão antes de dia 6, penso que podes pedir ou dão te mesmo um comprovativo como cartão de cidadão provisório.
                  Pode ter problemas com isso, evita chatices ao máximo. Aqui podem te passar porque ainda está na data limite, mas lá pode ser complicado pra ti
                  Tinha ideia que esse provisório só era válido em território nacional...

                  Comentário


                    #10
                    Em sítios com portas automáticas a documentação pode não ser controlada manualmente. Já fiz muitas viagens sem controlo de documentação. É só passar o bilhete e as portas abrem.

                    De qualquer maneira podes obviamente tratar já do cartão do cidadão. Até já devia teres tratado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Tinha ideia que esse provisório só era válido em território nacional...
                      Esse documento não permite viajar. Para viajar é necessário sempre um documento oficial de identificação com foto, embora nalguns casos facilitam.
                      Nos casos urgentes pelo menos até há pouco tempo tiravam um BI dos antigos com validade curta, ficava pronto no próprio dia. Agora não sei como fazem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                        Em sítios com portas automáticas a documentação pode não ser controlada manualmente. Já fiz muitas viagens sem controlo de documentação. É só passar o bilhete e as portas abrem.

                        De qualquer maneira podes obviamente tratar já do cartão do cidadão. Até já devia teres tratado
                        Isso é extremamente grave. Foi uma falha de segurança inaceitável. Se alguma vez me deixarem chegar dentro de um avião sem eu ter que mostrar qualquer identificação, faço de certeza uma queixa. Não é por mim, mas sim pela identidade dos outros passageiros que vão no mesmo avião que eu!
                        Os torniquetes automáticos exigem sempre a leitura do passaporte (por isso é que no Aeroporto de Lisboa só existem nos terminais internacionais (isto e, fora da UE)), bem como o reconhecimento facial. Não percebo como foi possível isso acontecer.

                        Comentário


                          #13
                          Quantos dias demora mais ou menos a ficar pronto o C.C. ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Silverwing Ver Post
                            Quantos dias demora mais ou menos a ficar pronto o C.C. ?
                            A correr bem, menos de 1 semana, mas acho que depende da cidade por exemplo, numas demoram mais que noutras.

                            Comentário


                              #15
                              O problema que te espera é o tempo que vais perder em filas para o renovar.
                              Parece que está o fim do mundo... estão a expirar todos os primeiros CC...
                              O cartao acho que leva uma semana a chegar.
                              Podes sempre tirar o passaporte, mas fica caro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                Isso é extremamente grave. Foi uma falha de segurança inaceitável. Se alguma vez me deixarem chegar dentro de um avião sem eu ter que mostrar qualquer identificação, faço de certeza uma queixa. Não é por mim, mas sim pela identidade dos outros passageiros que vão no mesmo avião que eu!
                                Os torniquetes automáticos exigem sempre a leitura do passaporte (por isso é que no Aeroporto de Lisboa só existem nos terminais internacionais (isto e, fora da UE)), bem como o reconhecimento facial. Não percebo como foi possível isso acontecer.
                                Dentro do espaço Schenguen facilitam bastante, mas que me lembre mesmo assim acho que sempre olharam para o BI, embora por vezes com olhos de quem não viu nada. Basicamente acho podia ser qualquer outra pessoa com o meu BI que entrava na maior.
                                Nas viagens para fora da UE aí sempre houve mais controlo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Claro que sim. Renova já.

                                  Mas não te preocupes muito, se não tiveres o CC pronto a tempo e horas, levas o Passaporte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                    Isso é extremamente grave. Foi uma falha de segurança inaceitável. Se alguma vez me deixarem chegar dentro de um avião sem eu ter que mostrar qualquer identificação, faço de certeza uma queixa. Não é por mim, mas sim pela identidade dos outros passageiros que vão no mesmo avião que eu!
                                    Os torniquetes automáticos exigem sempre a leitura do passaporte (por isso é que no Aeroporto de Lisboa só existem nos terminais internacionais (isto e, fora da UE)), bem como o reconhecimento facial. Não percebo como foi possível isso acontecer.

                                    Em vários aeroportos na Alemanha, como Düsseldorf ou Munique, não existe controlos manuais em voos dentro do espaço schengen operados pela lufthansa.
                                    É passar o bilhete para entrar na zona de partidas e passar o bilhete na gate de entrada. Tudo automático.

                                    Já a TAP nunca usa, ou nunca aconteceu, usar este sistema, fazem sempre uma verificação manualmente.

                                    Mas com este acidente na Malásia aprendemos que tirando o UK, USA e arábia saudita, ninguém verifica sempre a autenticidade das identificações usadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                      Claro que sim. Renova já.

                                      Mas não te preocupes muito, se não tiveres o CC pronto a tempo e horas, levas o Passaporte.
                                      Era o que vinha sugerir.

                                      Tendo o passaporte valido, para o efeito, nao precisas do cc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acontece que da penúltima vez que voei apanhei um passageiro que foi barrado em Lisboa porque tinha precisamente um papel em como o cartão do cidadão estava a renovar.

                                        Eu já voei com o cartão do cidadão caducado, a partir de lisboa ninguém deu por nada, no regresso deixaram passar. Mas repararam.

                                        Edit: O cartão do cidadão pode ser renovado com urgência, tens é de pagar mais.

                                        Edit 2: Tenho voado várias vezes entre Lisboa e Barcelona, e em Barcelona controlam sempre o BI. Mal mas dão uma vista de olhos. Mas lembro-me de ir uma vez a Viena em que não viram o BI no regresso.
                                        Editado pela última vez por elbmurcs220; 25 March 2014, 11:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já referido, trata da renovação.

                                          Também é certo, que poderás voar com o passaporte.

                                          No caso de procederes à renovação e caso não chegue a tempo, pode dirigir-te aos serviços (pergunta aquando da renovação, onde terá de ser), para que te seja feito um CC Provisório.... o mesmo tem uma validade de 6 meses e mais não é, que a emissão no acto, de um antigo BI.

                                          Mas para tal e caso vás fazer um CC Provisório, leva o teu bilhete de avião (visto que pedem documento a mostrar que te vais ausentar), bem como, o papel a indicar que foi pedido um novo CC.

                                          A emissão do CC Provisório, não tem qualquer custo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nota: Nos casos de urgência excepcional comprovada em que seja necessária a emissão e entrega de um documento de identificação civil com data anterior aos prazos previstos para o Cartão de Cidadão urgente, continua a ser emitido o Bilhete de Identidade urgente com prazo de validade limitado.


                                            Não é CC provisório mas bilhete de identidade provisório.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                              Em vários aeroportos na Alemanha, como Düsseldorf ou Munique, não existe controlos manuais em voos dentro do espaço schengen operados pela lufthansa.
                                              É passar o bilhete para entrar na zona de partidas e passar o bilhete na gate de entrada. Tudo automático.

                                              Já a TAP nunca usa, ou nunca aconteceu, usar este sistema, fazem sempre uma verificação manualmente.

                                              Mas com este acidente na Malásia aprendemos que tirando o UK, USA e arábia saudita, ninguém verifica sempre a autenticidade das identificações usadas.

                                              Quanto à incompetência do funcionário em concreto, de facto isso é muitas vezes verdade. Aconteceu-me uma vez ir e vir de Milão fazendo escala em Paris com o BI caducado e ninguém deu conta. E também já me aconteceu excesso de zelo. Uma vez em Moscovo não me queriam deixar voar para a Alemanha por não ter visto de regresso só porque não nasci na UE, apesar de ter passaporte português há muitos anos. Eles achavam que eu não era cidadão europeu e pelo que percebi até confirmaram a autenticidade do meu passaporte no Consulado, e o fim nem um pedido de desculpas.
                                              Isso já é grave, mas quando as falhas de segurança se estabelecem ao nível do desenho dos procedimentos, então aí é gravíssimo. Nunca tal coisa me aconteceu, e no dia em que acontecer, é certo que apresento uma queixa. É que as regras de segurança não existem por acaso, elas estão lá porque uma viagem de avião representa riscos que podem ter consequências muito mais gravosas do que noutro tipo de transportes.
                                              Editado pela última vez por Axxantis; 25 March 2014, 12:10.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post


                                                Não é CC provisório mas bilhete de identidade provisório.


                                                Ok, fica a errata.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                                  Acontece que da penúltima vez que voei apanhei um passageiro que foi barrado em Lisboa porque tinha precisamente um papel em como o cartão do cidadão estava a renovar.

                                                  Eu já voei com o cartão do cidadão caducado, a partir de lisboa ninguém deu por nada, no regresso deixaram passar. Mas repararam.

                                                  Edit: O cartão do cidadão pode ser renovado com urgência, tens é de pagar mais.

                                                  Edit 2: Tenho voado várias vezes entre Lisboa e Barcelona, e em Barcelona controlam sempre o BI. Mal mas dão uma vista de olhos. Mas lembro-me de ir uma vez a Viena em que não viram o BI no regresso.
                                                  Foi o que fiz...normal 15€...urgente 30€. O Sr. falou em 10 dias no minimo na renovação normal, urgente 4 dias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                    Não te pediram ao entrares na porta de embarque?
                                                    Não. Eu tinha o cartão de embarque no telemóvel. nos controlos todos que passei eram automáticos. na porta de embarque em Zurique tinha controlo manual e tinha automático metade do pessoal passou no automático, na de Lisboa apesar de tar lá alguém a controlar mandaram-me passar o telemóvel no leitor e nem pediram identificação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O mês passado fiz o mesmo trajecto.
                                                      Em ZH passou tudo nas portas automáticas, mas antes de entrar para a "manga" estavam funcionários da TAP a confirmar a identificação.
                                                      Em LX, entradas manuais e na mesma controlo de identificação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu cartão do cidadão expirou.
                                                        Posso renova-lo normalmente ou é necessário um processo diferente de quem renova o cartão antes deste expirar?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podes renovar normalmente...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            tenho de renovar o meu cc pela primeira vez, é possível fazer online ou temos de nos deslocar a uma "loja" ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X