Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como aprender Mecânica Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como aprender Mecânica Automóvel

    Ora muito boa noite a todos

    Tenho aqui uma pergunta já há algum tempo sem resposta e lembrei-me agora deste fórum que tem a ver com o assunto e muito provavelmente alguém me vai ajudar. É assim, eu tenho agora 18 anos e desde pequeno que adoro tudo o que tenha a ver com carros, e agora cada vez noto mais esta pequena obsessão. Gostaria de perceber o suficiente de mecânica para ''mexer'' ao meu gosto no meu carro e ir fazendo alguns upgrades por minha conta. Ou seja, alguém sabe qual é a melhor maneira de aprender mecânica automóvel somente para ser utilizada como um hobbie? É que não é uma coisa que eu me visse a fazer como profissão, para isso prefiro outra área. Mecânica era mais como um passa-tempo aos fins de semana.

    Muito obrigado

    #2
    Procura um chasso de 100-150€ tipo Fiat Uno, e mete maos à obra, se estragues nao vai mal ao mundo visto o valor do carro, e para aprender mecanica so com pratica. Segue tambem o canal High Torque no Youtube para veres umas ferramentas e algumas dicas de mecânica.

    Comentário


      #3
      Eu diria o ISEL ou o ISEP, não sei de onde és. Nem sou dessas escolas!

      O IST continua a ser jeitoso...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        Procura um chasso de 100-150€ tipo Fiat Uno, e mete maos à obra, se estragues nao vai mal ao mundo visto o valor do carro, e para aprender mecanica so com pratica. Segue tambem o canal High Torque no Youtube para veres umas ferramentas e algumas dicas de mecânica.
        Nas férias vai trabalhar para uma oficina.

        Comentário


          #5
          Também sou apologista de, nas férias, aprender numa oficina. Se conheceres os mecânicos ou conheceres uma oficina de longa data (p.ex, onde os carros da tua família vão) pedes para passar lá umas horas por dia. Vês, vais perguntando e, quem sabe, não ajudes nalguma coisita. É a melhor maneira

          Comentário


            #6
            Como disse o Drifter, para aprender nada melhor do que meter as mãos na "massa".
            Compra um manual prático sobre manutenção automóvel, uma coisa simples que explique o básico da mecânica automóvel e algumas operações de manutenção.
            Arranja um jogo básico de ferramentas, que te permitam pelo menos fazer uma revisão ao carro e pequenos arranjos e afinações.
            Por fim, não sei se já tens carta ou não, mas podes juntar uns trocos e compras um carrito velhote e baratucho, se possível ainda a carburador, e após alguma leitura dos manuais experimenta fazer-lhe uma simples revisão e afinações.

            Eu agora com 20 anos também fui um pouco como tu, sempre me interessei pela parte prática de tudo quanto é máquina. Tive a sorte de ter um avô que era mecânico de máquinas navais e foi-me ensinando muita coisa ao longo de anos. Praticamente desde os meus 14-15 anos (na altura com ajuda), que vou mexendo em carros nos tempos livres, fazendo desde uma simples mudança de óleo e filtro a desarmar uma cabeça de motor para rectificar, ou até resolver problemas eléctricos ou fazer novas instalações ( isto já dentro da minha área de formação).

            Comentário


              #7
              Cepra.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                Como disse o Drifter, para aprender nada melhor do que meter as mãos na "massa".
                Compra um manual prático sobre manutenção automóvel, uma coisa simples que explique o básico da mecânica automóvel e algumas operações de manutenção.
                Arranja um jogo básico de ferramentas, que te permitam pelo menos fazer uma revisão ao carro e pequenos arranjos e afinações.
                Por fim, não sei se já tens carta ou não, mas podes juntar uns trocos e compras um carrito velhote e baratucho, se possível ainda a carburador, e após alguma leitura dos manuais experimenta fazer-lhe uma simples revisão e afinações.

                Eu agora com 20 anos também fui um pouco como tu, sempre me interessei pela parte prática de tudo quanto é máquina. Tive a sorte de ter um avô que era mecânico de máquinas navais e foi-me ensinando muita coisa ao longo de anos. Praticamente desde os meus 14-15 anos (na altura com ajuda), que vou mexendo em carros nos tempos livres, fazendo desde uma simples mudança de óleo e filtro a desarmar uma cabeça de motor para rectificar, ou até resolver problemas eléctricos ou fazer novas instalações ( isto já dentro da minha área de formação).
                Sim, já tirei a carta, e acho que foi mais isso que me chamou para a mecânica... Eu tenho um tio que também é assim mais ou menos como eu, sempre gostou muito de carros e de mecânica. Tem um Leon desde 2001 e não me lembro de o carro dele ir para o mecânico, pode ser que me ajude. Quanto ao carro vou ver o que se pode arranjar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Cepra.
                  Isso não é de cursos profissionais?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                    Também sou apologista de, nas férias, aprender numa oficina. Se conheceres os mecânicos ou conheceres uma oficina de longa data (p.ex, onde os carros da tua família vão) pedes para passar lá umas horas por dia. Vês, vais perguntando e, quem sabe, não ajudes nalguma coisita. É a melhor maneira
                    na teoria é uma excelente escolha , no entanto na practica não sei se funciona , os mecanicos não gostam que estejam a ver e por norma não explicam nada , mais ainda se cai " de paraquedas " a dizer que vai ficar umas horas a olhar e limpar algumas porcas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                      na teoria é uma excelente escolha , no entanto na practica não sei se funciona , os mecanicos não gostam que estejam a ver e por norma não explicam nada , mais ainda se cai " de paraquedas " a dizer que vai ficar umas horas a olhar e limpar algumas porcas
                      Por isso é que referi apenas em oficinas em que se conheça de longa data ou conhecer os mecânicos Assim, acredito que não sejam tão "fechados", mas sem os conhecer também duvido que dê para aprender alguma coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                        na teoria é uma excelente escolha , no entanto na practica não sei se funciona , os mecanicos não gostam que estejam a ver e por norma não explicam nada , mais ainda se cai " de paraquedas " a dizer que vai ficar umas horas a olhar e limpar algumas porcas
                        Exacto, para além que o mecânico pode ter problemas com a inspecção em ter alguém a trabalhar e não ser pago (digo eu).

                        Contudo, numa oficina é onde se aprende bem as coisas sem dúvida. Precisa é de haver disponibilidade e quer da parte dos mecânicos o que hoje em dia é muito difícil.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FerrariManiac Ver Post
                          Isso não é de cursos profissionais?
                          E queres ser um mau amador?

                          Vê: CEPRA - Centro de Formação profissional da reparação Automóvel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FerrariManiac Ver Post
                            Isso não é de cursos profissionais?
                            Sim é. Há vários temas ligados à mecânica. Brevemente espero ter uns diplomas em alguns módulos onde sou um zero à esquerda e quando tiver vagar, tirar certificados do que já sei mas assim tenho um "papel".

                            Comentário


                              #15
                              iefp tem um curso de mecanico... mas como sou licenciado não posso frequentar....

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X