Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CET -> Tec. Mecatrónica OU Automação, Robótica e Controlo Industrial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    CET -> Tec. Mecatrónica OU Automação, Robótica e Controlo Industrial

    Malta,
    O meu puto tem o 12ºano tirado há cerca de 2 anos (Turismo) e como saídas existem poucas, consultou uma escola de formação e ele estava a pensar tirar um destes dois CET com a duração de um ano:




    CET - Tecnologia Mecatrónica
    CET - Automação, Robótica e Controlo Industrial




    Estive a pesquisar e existem várias Univ´s e Politécnicos com esse curso há já meia dúzia de anos, logo pergunto eu


    Entre uma e outra formação:
    Qual o melhor? Qual o que tem mais saídas (muito importante)?


    O que ele não queria era mais um curso de formação para ficar na gaveta ou com poucas oportunidades de trabalho
    (Ensino superior está fora de ideias por enquanto)


    #2
    O melhor é o CET de automação e na ATEC.

    Comentário


      #3
      Sim como se pode ver na ATEC existem vários a começar por ano:
      https://www.atec.pt/calendario-dos-cursos.html


      E isso de uns anos para cá, daí que espero obter algum feedback
      Mas por um lado pergunto (e o rapaz), haverá lugar para tantos ?


      Ele gosta de Automação e Robótica, mas queria aprender CNC e CAM, coisas que so encontra na formação de Mecatrónica

      Daí estar na dúvida e querer optar pelo que tiver mais garantias de emprego

      Comentário


        #4
        Pelo que li no decreto lei, os CET vão ser substituídos pelos tais cursos profissionais superiores, tanto que só se pode concorrer a CET's no próximo ano lectivo. Ou seja em 2015 só haverá os cursos profissionais superiores abertos. Não faço ideia quais as consequências para os actuais CET, mas se vão abrir já este ano estes cursos para substituir os CET, talvez seja boa ideia o ingresso nestes na área de interesse.

        PS: Nem sei se na pratica o que acontece é apenas a mudança de nome, mas para o caso de se ficar com disciplinas por fazer, equivalências, talvez seja mais fácil ir para estes cursos novos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
          O melhor é o CET de automação e na ATEC.
          e se tiver sorte faz lá o estágio (autoeuropa) e fica logo a trabalhar lá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por civick20t Ver Post
            e se tiver sorte faz lá o estágio (autoeuropa) e fica logo a trabalhar lá.
            Não é a ATEC de Palmela, logo a Autoeuropa fica fora de mão
            Quanto aos CET serem substituídos em 2015, não sei mas até lá ao menos ficava ocupado com esta formação.

            O que acho estranho é existirem tantos edições desses cursos em todo o lado, mas pouca informação sobre saídas ou feedbacks

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dioc Ver Post


              O que acho estranho é existirem tantos edições desses cursos em todo o lado, mas pouca informação sobre saídas ou feedbacks
              Tenho a mesma opinião.

              Aliás, acho que de forma geral, os CET são um pouco desconhecidos e não há grande informação disponível sobre os mesmos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por acca Ver Post
                Pelo que li no decreto lei, os CET vão ser substituídos pelos tais cursos profissionais superiores, tanto que só se pode concorrer a CET's no próximo ano lectivo. Ou seja em 2015 só haverá os cursos profissionais superiores abertos. Não faço ideia quais as consequências para os actuais CET, mas se vão abrir já este ano estes cursos para substituir os CET, talvez seja boa ideia o ingresso nestes na área de interesse.

                PS: Nem sei se na pratica o que acontece é apenas a mudança de nome, mas para o caso de se ficar com disciplinas por fazer, equivalências, talvez seja mais fácil ir para estes cursos novos.
                Onde posso saber/ler mais sobre isso?

                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Se ele não quer seguir para a Universidade, e quer um na área de Mecânica/Mecatrónica, a ATEC é o melhor para escolher.
                  E mesmo a ATEC daqui tem acordos com o IPS/EST(entrar em Eng. Mecânica p.e.)
                  No fim ficará Técnico Nivel 5, considerado um nível "intermédio" ou Curso médio, é pós secundário e pré superior, dependendo do sitio poderá ter algumas equivalências para um certo curso no ensino superior, e poderá até utilizar o diploma para entrar no ensino superior através dos concursos especiais.
                  Também é verdade que os CET são um pouco desconhecidos, e pior é haver pouca informação e mesmo quem os administra por vezes não sabem bem o que é e como explicar.
                  Eu acho que deviam ser mais divulgados, e falo por mim, se soubesse que existiam mais cedo não tinha "perdido" 1 ano para fazer uma disciplina que me faltava do secundário.
                  Sei que na ATEC para se entrar para um CET é preciso os requisitos mínimos e ainda uma entrevista lá com alguém da direcção, penso que seja uma espécie de entrevista de trabalho.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                    Onde posso saber/ler mais sobre isso?

                    Obrigado

                    DL 43 de 2014 Regulação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais:

                    http://dre.pt/pdf1sdip/2014/03/05400/0207402081.pdf

                    Comentário


                      #11
                      Recomendo CET na Atec, Tecnico de maquinação CNC no iefp setúbal (nível 4) ou soldadura. São cursos que estão a ter procura no mercado de trabalho. Esquece para já o ensino superior.

                      Comentário


                        #12
                        o Acca está correcto. No próximo ano irão ainda decorrer (não sei se com novas inscrições ou só para quem estiver em atraso) e em 2015/2016 os Cet's já não podem arrancar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                          Recomendo CET na Atec, Tecnico de maquinação CNC no iefp setúbal (nível 4) ou soldadura. São cursos que estão a ter procura no mercado de trabalho. Esquece para já o ensino superior.
                          O que ele queria era esse, Técnico de maquinação CNC,
                          mas de momento vai mesmo ter de escolher entre Tecnologia Mecatrónica ou Automação, Robótica e Controlo Industrial

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dioc Ver Post
                            O que ele queria era esse, Técnico de maquinação CNC,
                            mas de momento vai mesmo ter de escolher entre Tecnologia Mecatrónica ou Automação, Robótica e Controlo Industrial
                            É mesmo o que tem mais saída, por cá e no resto da Europa!
                            Vai ter de esperar porquê?

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X