Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ordem dos Engenheiros vs Ordem dos Engenheiros Técnicos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ordem dos Engenheiros vs Ordem dos Engenheiros Técnicos

    Olá a todos

    Antes demais , criei este tópico porque não consigo encontrar as respostas que procuro.

    Neste próximo ano pretendo entrar numa Licenciatura de Engenharia Civil e do Ambiente , ou Licenciatura de Energias Renováveis , estando mais inclinado para a engenharia civil.

    A minha grande dúvida nisto tudo é que o politécnico (IPVC) tem essas licenciaturas e estão acreditadas pela OET. Sendo assim , apos eu concluir a licenciatura acho que posso entrar "direto" para a OET , mas para a OE tenho que fazer um "exame".

    A outra minha duvida era se eu concluir a licenciatura(que é reconhecida pela OET ) e fizer um mestrado, se já me posso candidatar à OE sem fazer o tal "exame" ??

    Queria também saber as diferenças entre a OE e a OET , ou seja, numa posso assinar obras com mais €€ que outras ?

    Não percebo grande coisa disto ainda.


    Quem me poder ajudar fico mesmo muito grato !

    Cumprimentos

    #2
    A entrada directa na OE depende da instituiçao onde tiras o mestrado!
    Estas consciente que vais investir num curso para o desemprego?

    Comentário


      #3
      Sim, há diferentes categorias e subcategorias de alvarás. Na prática, esquece isso. É o menos importante por agora, acredita. E mesmo depois de saíres da escola, também.


      Pensa primeiro se é mesmo esse curso que queres e se tem de ser no IPVC (nada contra, mas muita gente olha de lado para essas escolas,por vezes sem razão). Se respondeste sim às duas questões, força. Tenta aprender o máximo, se puderes realizar actividades extra-curriculares na área óptimo. Seminários, jornadas técnicas abertas a estudantes, etc... Aproveita e aprofunda 1/2 línguas estrangeiras. No fim da Licenciatura logo decides que fazer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
        A entrada directa na OE depende da instituiçao onde tiras o mestrado!
        Estas consciente que vais investir num curso para o desemprego?
        A primeira sentença, tudo bem. A segunda

        Não vejo porquê. Tenho vários colegas que migraram da Eng.Civil para a Electromecânica. Toda a parte da matemática e física foi aproveitada, fizeram a segunda licenciatura em um ano e tal. E sempre têm mais umas competências que eu, que fiz toda a formação na área. Dois deles fazem projectos de Civil em "part-time" e trabalham comigo em "full-time" na manutenção. e por vezes são uma mais valia.

        Comentário


          #5
          A OET é orientada para os bacharelados ou licenciaturas pós-Bolonha, ou seja cursos de 3 anos. A OE é orientada para os actuais mestrados ou licenciaturas pré-bolonha, ou seja cursos de 5 anos.

          Para entrares para a OE tens que ir fazer mestrado e quase garantidamente fazer exame de entrada, isto porque só alguns cursos específicos em universidades específicas é que dão entrada directa, e tanto quanto sei todos eles mestrados integrados.

          Quanto a obras vais ter que pedir ajuda a alguém da área da construção civil, mas provavelmente tens que estar na OE para assinar grandes obras. Informa-te previamente se e para quê precisas da inscrição na ordem, porque pagas para lá estar e pode não te fazer falta nenhuma para o trabalho que fazes. Se fizer falta, também acho que não faz sentido este pavor aos exames de entrada que se vê, acho que não conseguires passar no exame de entrada então provavelmente até é melhor não ficares com a responsabilidade de obra nenhuma, já caíram pontes que chegassem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            A OET é orientada para os bacharelados ou licenciaturas pós-Bolonha, ou seja cursos de 3 anos. A OE é orientada para os actuais mestrados ou licenciaturas pré-bolonha, ou seja cursos de 5 anos.

            Para entrares para a OE tens que ir fazer mestrado e quase garantidamente fazer exame de entrada, isto porque só alguns cursos específicos em universidades específicas é que dão entrada directa, e tanto quanto sei todos eles mestrados integrados.

            Quanto a obras vais ter que pedir ajuda a alguém da área da construção civil, mas provavelmente tens que estar na OE para assinar grandes obras. Informa-te previamente se e para quê precisas da inscrição na ordem, porque pagas para lá estar e pode não te fazer falta nenhuma para o trabalho que fazes. Se fizer falta, também acho que não faz sentido este pavor aos exames de entrada que se vê, acho que não conseguires passar no exame de entrada então provavelmente até é melhor não ficares com a responsabilidade de obra nenhuma, já caíram pontes que chegassem
            Alguns mestrados de 2º ciclo também dão entrada directa. Mas o exame faz-se bem, se for o caso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 500c Ver Post
              A entrada directa na OE depende da instituiçao onde tiras o mestrado!
              Estas consciente que vais investir num curso para o desemprego?
              Hoje em dia , não sei se existe um curso com entrada direta para o emprego
              Eu como tenho um CET em Energias Renovaveis tenho algumas escolhas, desde civil, mecanica , informatica , etc , mas a que mais gosto é civil e energias , por isso essas opções.
              Mas as vossas opiniões são bem vindas sobre os cursos , apenas nesta altura estou a ponderar muito bem o que continuar.

              Comentário


                #8
                Quanto ao IPVC , tirei la o cet e nada de grande contra , mas isso é conversa para outro tópico de universidades.

                A minha duvida mesmo era a nivel de obras , o que se pode assinar e não . Acho que existe uma falta de informação quanto a estas coisas.

                Quanto ao exame , eu não tenho pavor , porque se vou tirar uma licenciatura de 3 anos , penso que irei adquirir muitos conhecimentos e esse exame nao deve ser nada demais , mas como também já li , muita gente reprova e depois não sei se se pode candidatar novamente para a realização durante uns tempos ( Não sei bem sobre isto , li numa resposta dum forum que fiquei na mesma ).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nix4 Ver Post
                  Quanto ao IPVC , tirei la o cet e nada de grande contra , mas isso é conversa para outro tópico de universidades.

                  A minha duvida mesmo era a nivel de obras , o que se pode assinar e não . Acho que existe uma falta de informação quanto a estas coisas.

                  Quanto ao exame , eu não tenho pavor , porque se vou tirar uma licenciatura de 3 anos , penso que irei adquirir muitos conhecimentos e esse exame nao deve ser nada demais , mas como também já li , muita gente reprova e depois não sei se se pode candidatar novamente para a realização durante uns tempos ( Não sei bem sobre isto , li numa resposta dum forum que fiquei na mesma ).
                  Para o exame à OE tens de ter 300ECTS, ou seja mestrado. Mas não percebo essa paranóia. Estás com medo de não poder assinar pontes? Ou do valor da obra? A maioria das coisas são projectos correntes, e para a maioria dos trabalhos não precisas de sustentar os tipos da ordem.

                  Comentário


                    #10
                    A propósito, faz-te homem e vai para Electro, rapaz.

                    Comentário


                      #11
                      JoaoCL , apenas quero ponderar bem as coisas e informar-me o maximo possivel , pois falamos do futuro e o investimento não é pouco ;)

                      So queria era perceber melhor a diferente entre a OE e a OET , sendo que no IPVC é direto para a OET , e nao sabia que haviam mestrados com entrada direta. Mas pronto , agora já estou esclarecido com algumas coisas .

                      Obrigado pelas dicas :D

                      Comentário


                        #12
                        Se puderes vai para as Energias ou mesmo Mecânica, esta ultima é bem melhor
                        Quanto ao assinar grandes obras, isso já vai da experiência, ou anos de trabalho, tens várias "categorias", penso que a partir dos 10 anos é Engenheiro Sénior, por aí...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                          A primeira sentença, tudo bem. A segunda

                          Não vejo porquê. Tenho vários colegas que migraram da Eng.Civil para a Electromecânica. Toda a parte da matemática e física foi aproveitada, fizeram a segunda licenciatura em um ano e tal. E sempre têm mais umas competências que eu, que fiz toda a formação na área. Dois deles fazem projectos de Civil em "part-time" e trabalham comigo em "full-time" na manutenção. e por vezes são uma mais valia.
                          Acabaste de responder a ti próprio.

                          Eu próprio estou a tirar uma segunda licenciatura exactamente para diversificar. Se consideras normal, começarmos a assistir a um aumento de pessoas que TÊM de tirar mais que uma licenciatura/mestrado/doutoramento para trabalhar a tempo inteiro (como quem diz não cair no desemprego, semi-desemprego como lhe quiseres chamar) em PT, ok.

                          Comentário


                            #14
                            Sugiro que troques civil por mecânica. Está a ter muito mais saída.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                              A primeira sentença, tudo bem. A segunda

                              Não vejo porquê. Tenho vários colegas que migraram da Eng.Civil para a Electromecânica. Toda a parte da matemática e física foi aproveitada, fizeram a segunda licenciatura em um ano e tal. E sempre têm mais umas competências que eu, que fiz toda a formação na área. Dois deles fazem projectos de Civil em "part-time" e trabalham comigo em "full-time" na manutenção. e por vezes são uma mais valia.
                              Penso que o objectivo do user é tirar apenas uma licenciatura.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                Acabaste de responder a ti próprio.

                                Eu próprio estou a tirar uma segunda licenciatura exactamente para diversificar. Se consideras normal, começarmos a assistir a um aumento de pessoas que TÊM de tirar mais que uma licenciatura/mestrado/doutoramento para trabalhar a tempo inteiro (como quem diz não cair no desemprego, semi-desemprego como lhe quiseres chamar) em PT, ok.
                                Partindo do princípio que o rapaz gosta de Civil, certamente que vai mais motivado. e são conhecimentos que ficam, "aproveitando-se" até grande parte do curso para outras áreas, seja outra licenciatura, pós-graduação ou mestrado.

                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Sugiro que troques civil por mecânica. Está a ter muito mais saída.
                                Pois, está a "ter"...como já teve uma fase mais difícil, também.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aqui o rapaz tem como objetivo tirar uma licenciatura e depois tentar adquirir experiência de trabalho e depois talvez siga para um mestrado.

                                  Voltando ao assunto das ordens , lá no politécnico , a mecanica penso que não está acreditada pela OET , pelo menos não diz no site . Deixo aqui links ...

                                  Engenharia Civil e do Ambiente | www.ipvc.pt
                                  Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis | www.ipvc.pt
                                  Engenharia Mecânica | www.ipvc.pt


                                  Voltando ao mesmo , será que após a licenciatura precisarei de estar inscrito em alguma ordem para exercer a minha profissão ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    http://www.oet.pt/downloads/CDN/curs...REGISTADOS.pdf

                                    Consulta aqui...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nix4 Ver Post
                                      Aqui o rapaz tem como objetivo tirar uma licenciatura e depois tentar adquirir experiência de trabalho e depois talvez siga para um mestrado.

                                      Voltando ao assunto das ordens , lá no politécnico , a mecanica penso que não está acreditada pela OET , pelo menos não diz no site . Deixo aqui links ...

                                      Engenharia Civil e do Ambiente | www.ipvc.pt
                                      Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis | www.ipvc.pt
                                      Engenharia Mecânica | www.ipvc.pt


                                      Voltando ao mesmo , será que após a licenciatura precisarei de estar inscrito em alguma ordem para exercer a minha profissão ?
                                      http://dre.pt/pdf2sdip/2013/11/225000000/3407634089.pdf

                                      Isto em teoria, atenção.
                                      Editado pela última vez por JoaoCL; 06 April 2014, 16:57.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                        A entrada directa na OE depende da instituiçao onde tiras o mestrado!
                                        Estas consciente que vais investir num curso para o desemprego?
                                        O mais importante é que ele faça o que gosta, é preferível ser um Eng. Civil satisfeito e competente do que Eng. de outra coisa qualquer mas insatisfeito e contrariado. Além disso Engenharias é sempre uma área multidisciplinar que lhe abre portas para outros ramos, como gestão, economia entre outras coisas. Deve-se fazer sempre aquilo que se gosta, desde que não estejamos a falar de cursos letras ou Geologia que têm com uma empregabilidade muito reduzida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TSG Ver Post
                                          O mais importante é que ele faça o que gosta, é preferível ser um Eng. Civil satisfeito e competente do que Eng. de outra coisa qualquer mas insatisfeito e contrariado. Além disso Engenharias é sempre uma área multidisciplinar que lhe abre portas para outros ramos, como gestão, economia entre outras coisas. Deve-se fazer sempre aquilo que se gosta, desde que não estejamos a falar de cursos letras ou Geologia que têm com uma empregabilidade muito reduzida.
                                          Hoje em dia há quem diga que não, que isso é uma visão lírica. Não concordo. E não concordo porque acho que é aí que pode estar uma verdadeira vantagem. Por curiosidade procurei no fórum por "Eng. Electromecânica" e apanhei um tópico com esta verdadeira pérola, que de certa forma explica o porque da minha opinião.

                                          Nix4, lê bem isto. Acho que está tudo aqui, sem preconceitos. (julgo que o user Nuno156 não vai levar a mal este "roubo")

                                          1. Muito sinceramente, o curso a escolher não é tão relevante quanto isso. Muito menos relevante é a universidade.

                                          2. Um pouco mais importante são os conteúdos dos cursos (e os professores, mas isso há bons e maus em qualquer lado). Ou seja, olha para o programa do curso que mais te chamou a atenção, verifica os conteúdos programáticos, e compara com outros cursos da mesma área, ainda que tenham nomes completamente díspares. Assim, basta concorrer aos cursos que tenham os conteúdos que são relevantes para o que queres fazer. Às tantas até ficas mais bem servido com um outro curso que não o de Engª Mecânica Automóvel, porque se for mais abrangente (menos vocacionado) terás a oportunidade de encarar mais áreas profissionais.

                                          3. Mesmo importante, muito mesmo, é o empenho e a dedicação que colocares na realização do curso. Ou seja, as notas e a qualidade dos trabalhos que realizares (principalmente relatórios). Basicamente, aquilo que se aprende numa universidade "não serve para nada", ou seja, é muito académico. Claro que é importante ter bases, tanto teóricas, como práticas, e o percurso académico é importante, porque "aprende-se a aprender", isto é, a organizar a aprendizagem, a ter método de aprendizagem, e por inerência, de trabalho também. Além disso, o mundo está em constante evolução, pelo que a vida de trabalho é uma aprendizagem contínua. Há que estar sempre a aprender, e a fazer "exames". Mas a verdade é que a maior parte do que se aprende na universidade está bastante longe da realidade. Não muito, mas o suficiente para ser necessário aprender muito mais quando se começa a trabalhar, do que aquilo que se aprendeu enquanto estudante. Além disso, tirando algumas excepções (como na medicina, e alguns professores em todas as áreas), os professores universitários não trabalham na área em que leccionam, e como tal estão a milhas da realidade, chegando alguns mesmo a ensinar errado. E depois iniciam um ciclo vicioso que a cada ano coloca a universidade mais longe da realidade: os alunos passam a professores sem terem passado pela profissão. Conclusão: - Escolhe conteúdos.

                                          - Não escolhas cursos nem universidades pelos nomes, mas sim pelos conteúdos.
                                          - Empenha-te a 200%.
                                          - Não estudes para passar, estuda para o 20.
                                          - Cuida os relatórios em todas as vertentes: conteúdo, apresentação, e ESCRITA.

                                          Se fosses contratar alguém para trabalhar, quem contratarias?

                                          - Aluno com média 13 num curso do M.I.T.
                                          - Aluno com média 17 num curso de uma universidade portuguesa desconhecida, mas do Estado (existem universidades privadas muito melhores que as do Estado, mas a ideia aqui é excluir a possibilidade de tratar-se de uma que aceite exames por FAX )

                                          Eu escolhia o de 17, porque:

                                          - Os conteúdos aprendidos em qualquer universidade são muito académicos, e por isso com pouca relevância para o mundo real.
                                          - Dá a garantia de que trabalhou para a perfeição, e não apenas para passar, significando empenho e dedicação, que são características tão ou mais importantes que os conhecimentos e a experiência. Dei bastantes cursos de formação profissional para seleccionar funcionários, e não escolhia os que sabiam mais... escolhia os que se empenhavam mais. Ou seja, em pouco tempo iriam atingir os conhecimentos dos outros, e facilmente os superariam. E assim foi.

                                          Tenho 3 sugestões de cursos para ti:
                                          - Empenho
                                          - Dedicação
                                          - Trabalho - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....IwoN94Cr.dpuf
                                          Editado pela última vez por JoaoCL; 06 April 2014, 17:12.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                                            Obrigado desde já pela ajuda toda Joao.

                                            Bom, sobre os links, licenciatura em mecanica não esta acreditada na OET (Sendo que não esta acreditada , tambem existem os exames para ser aceite na OET ? )

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nix4 Ver Post
                                              Aqui o rapaz tem como objetivo tirar uma licenciatura e depois tentar adquirir experiência de trabalho e depois talvez siga para um mestrado.

                                              Voltando ao assunto das ordens , lá no politécnico , a mecanica penso que não está acreditada pela OET , pelo menos não diz no site . Deixo aqui links ...

                                              Engenharia Civil e do Ambiente | www.ipvc.pt
                                              Engenharia de Sistemas de Energias Renováveis | www.ipvc.pt
                                              Engenharia Mecânica | www.ipvc.pt


                                              Voltando ao mesmo , será que após a licenciatura precisarei de estar inscrito em alguma ordem para exercer a minha profissão ?

                                              A mecanica esta sim acreditada.... Cá em casa há um engenheiro mecânico que estudou no politécnico, e está na OET há vários anos, ainda se chamava ANET.....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                                                Hoje em dia há quem diga que não, que isso é uma visão lírica. Não concordo. E não concordo porque acho que é aí que pode estar uma verdadeira vantagem. Por curiosidade procurei no fórum por "Eng. Electromecânica" e apanhei um tópico com esta verdadeira pérola, que de certa forma explica o porque da minha opinião.

                                                Nix4, lê bem isto. Acho que está tudo aqui, sem preconceitos. (julgo que o user Nuno156 não vai levar a mal este "roubo")

                                                1. Muito sinceramente, o curso a escolher não é tão relevante quanto isso. Muito menos relevante é a universidade.

                                                2. Um pouco mais importante são os conteúdos dos cursos (e os professores, mas isso há bons e maus em qualquer lado). Ou seja, olha para o programa do curso que mais te chamou a atenção, verifica os conteúdos programáticos, e compara com outros cursos da mesma área, ainda que tenham nomes completamente díspares. Assim, basta concorrer aos cursos que tenham os conteúdos que são relevantes para o que queres fazer. Às tantas até ficas mais bem servido com um outro curso que não o de Engª Mecânica Automóvel, porque se for mais abrangente (menos vocacionado) terás a oportunidade de encarar mais áreas profissionais.

                                                3. Mesmo importante, muito mesmo, é o empenho e a dedicação que colocares na realização do curso. Ou seja, as notas e a qualidade dos trabalhos que realizares (principalmente relatórios). Basicamente, aquilo que se aprende numa universidade "não serve para nada", ou seja, é muito académico. Claro que é importante ter bases, tanto teóricas, como práticas, e o percurso académico é importante, porque "aprende-se a aprender", isto é, a organizar a aprendizagem, a ter método de aprendizagem, e por inerência, de trabalho também. Além disso, o mundo está em constante evolução, pelo que a vida de trabalho é uma aprendizagem contínua. Há que estar sempre a aprender, e a fazer "exames". Mas a verdade é que a maior parte do que se aprende na universidade está bastante longe da realidade. Não muito, mas o suficiente para ser necessário aprender muito mais quando se começa a trabalhar, do que aquilo que se aprendeu enquanto estudante. Além disso, tirando algumas excepções (como na medicina, e alguns professores em todas as áreas), os professores universitários não trabalham na área em que leccionam, e como tal estão a milhas da realidade, chegando alguns mesmo a ensinar errado. E depois iniciam um ciclo vicioso que a cada ano coloca a universidade mais longe da realidade: os alunos passam a professores sem terem passado pela profissão. Conclusão: - Escolhe conteúdos.

                                                - Não escolhas cursos nem universidades pelos nomes, mas sim pelos conteúdos.
                                                - Empenha-te a 200%.
                                                - Não estudes para passar, estuda para o 20.
                                                - Cuida os relatórios em todas as vertentes: conteúdo, apresentação, e ESCRITA.

                                                Se fosses contratar alguém para trabalhar, quem contratarias?

                                                - Aluno com média 13 num curso do M.I.T.
                                                - Aluno com média 17 num curso de uma universidade portuguesa desconhecida, mas do Estado (existem universidades privadas muito melhores que as do Estado, mas a ideia aqui é excluir a possibilidade de tratar-se de uma que aceite exames por FAX )

                                                Eu escolhia o de 17, porque:

                                                - Os conteúdos aprendidos em qualquer universidade são muito académicos, e por isso com pouca relevância para o mundo real.
                                                - Dá a garantia de que trabalhou para a perfeição, e não apenas para passar, significando empenho e dedicação, que são características tão ou mais importantes que os conhecimentos e a experiência. Dei bastantes cursos de formação profissional para seleccionar funcionários, e não escolhia os que sabiam mais... escolhia os que se empenhavam mais. Ou seja, em pouco tempo iriam atingir os conhecimentos dos outros, e facilmente os superariam. E assim foi.

                                                Tenho 3 sugestões de cursos para ti:
                                                - Empenho
                                                - Dedicação
                                                - Trabalho - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....IwoN94Cr.dpuf

                                                Sou da opinião desse user , acho que se formos realmente bons no que fazemos temos sempre várias oportunidades.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cjacorreia Ver Post
                                                  A mecanica esta sim acreditada.... Cá em casa há um engenheiro mecânico que estudou no politécnico, e está na OET há vários anos, ainda se chamava ANET.....
                                                  Cjacorreia , desculpe estar a perguntar isto , mas no documento que o user JoaoCL disponibilizou , verifica-se que o instituto IPVC-ESTG , a licenciatura em mecanica NÂO está acreditada.

                                                  Certamente esse engenheiro não estudou nesta instituição.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nix4 Ver Post
                                                    Cjacorreia , desculpe estar a perguntar isto , mas no documento que o user JoaoCL disponibilizou , verifica-se que o instituto IPVC-ESTG , a licenciatura em mecanica NÂO está acreditada.

                                                    Certamente esse engenheiro não estudou nesta instituição.
                                                    É um curso recente...daqui até ao concluíres já deve constar. Aliás, mesmo para os alunos de Mestrados Integrados a admissão com os 180 ECTS pode ser feita, mediante mais umas exigências. Os chamados "Licenciados" em Ciências da Engenharia. Algumas universidades optaram mesmo pela LIC+MES, como a UTAD. De uma forma ou de outra, qualquer um deles tem possibilidade de admissão. No caso de Eng. Mecânica do IPVC, o curso é recente, daí ainda não constar da listagem. Os alunos desse curso entrarão sem mais exigências, sem aquelas que fazem(ou deveriam fazer) aos alunos dos mestrados integrados que fizeram apenas 180 ECTS, porque neste último caso o plano de estudos é estruturado de modo a concentrar as disciplinas transversais nos primeiros três anos, o que não dá margem para a parte técnico-científica, e isso é compensado depois na admissão à OET.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O "ponto" de OE vs OET está resolvido a meu ver ;)

                                                      Agora é pensar bem o qual seguir , seja energias , mecânica ou civil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A construção em Portugal regrediu a níveis anteriores a 1973. O mercado está repleto de engenheiros civis com vários anos de experiência e ainda vai piorar, porque o ritmo de construção em Angola está a decrescer e porque em breve o Brasil também deixará de absorver tantos profissionais.
                                                        Se quiseres tirar civil pensa em ordenados de 500 euros ou na emigração!

                                                        Pelo contrário a área da industria está em expansão. A área da qualidade também vai dar um pulo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nix4 Ver Post
                                                          O "ponto" de OE vs OET está resolvido a meu ver ;)

                                                          Agora é pensar bem o qual seguir , seja energias , mecânica ou civil.
                                                          No teu lugar eu tentaria ver tb as oportunidades na zona que são, em meu entender; Enercon e Martifer.
                                                          O futuro em Viana passa, na minha opinião, pelo desenvolvimento do cluster energético.

                                                          Por isso: energia ou mecânica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu sou de Braga , apenas energias renováveis que eu conheça , só mesmo em Viana para a licenciatura , por isso é que foi para lá fazer o CET e agora queria continuar lá.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X