Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Polémica Socrates Vs José Rodrigues dos Santos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Polémica Socrates Vs José Rodrigues dos Santos

    Não sei se já se falou aqui disso mas acho um tema interessante para debate. Tenho vido a acompanhar essa polémica há lgum tempo e vi parte das entrevistas que correram mal.

    Na minha opinião, o JRS está-se só a queimar desnecessáriamente. Socrates continua a revelar um dom para a retórica que continua impressionante.
    Não tomando partido de ninguém ( pois sou apenas um espectador ávido de "espectáculo televisivo" e estou-me a cgr para os motivos) gostei bastante de ver a tareia que Socrates deu no JRS

    Um jornalista que se quer sério, não pode fazer de vedeta e dar-se ao "luxo" não se preparar devidamente para entrevistas com o "animal feroz" e, sobretudo, demonstrar que se quer vingar de alguma coisa. A desculpa da "escola BBC" soa relamente treta ...

    Tenho vindo a aprecir o trabalho de JRS nos últimos meses e realmente tem baixado muito de qualidade na medida em que ele toma partido permanentemente ( veja-se o caso da Crimeia em que parecia "possuido" nos directos que fazia na sua posição anti-Rússia).

    Aqui, com o Socrates, já ultrapassou tb os limites ao ponto do Sócrates gozar com ele à força toda e arastá-lo pela lama.

    http://www.noticiasaominuto.com/poli...to-de-socrates

    #2
    Viste a entrevista no último Domingo?

    Se sim, o que te pareceu, relativamente à primeira?

    Eu só vi uns minutos iniciais do vídeo postado num tópico aqui ao lado e, pelo que vi, pareceu-me que José Socrates iria dar a volta por cima.....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
      Viste a entrevista no último Domingo?

      Se sim, o que te pareceu, relativamente à primeira?

      Eu só vi uns minutos iniciais do vídeo postado num tópico aqui ao lado e, pelo que vi, pareceu-me que José Socrates iria dar a volta por cima.....
      Vi os primeiros 10 minutos. Ao fim de 3 ou 4 minutos já Socrates estava em cima, a controlar claramente com as suas bocas certeiras ( até ofensivas).
      De notar que JRD meteu-se a jeito perdendo o controlo. Culpa dele.

      E o que me surprende é que ele é um homem inteligente que já sentiu na pele a "dor" dos confrontos directo com JS ( qd era 1º M) e, mesmo assim, continua a insistir...

      Na realidade isso só vem confirmar o que a minha mulher dizia: JS ainda tem muito futuro político pela frente e são situações como esta que lhe dão mais força.

      Comentário


        #4
        O JRS caiu na tentação de mostrar a um idiota que não passa disso mesmo... fez asneira. É insultado, ridicularizado e humilhado. Se queremos discutir com alguém assim temos de estar preparados para baixar o nível da argumentação e ter um bom poder de encaixe para lidar com o contra-ataque. E acima de tudo preparar as entrevistas! Não apenas uma ou outra pergunta mais mordaz.
        Está na cara quem é o maior culpado por toda esta novela e quem tem mais a perder com ela. Um mantém o registo habitual (reles, portanto), o outro perde pontos na imagem de profissional competente que é.
        Editado pela última vez por Sweden; 08 April 2014, 10:03.

        Comentário


          #5
          Não vi... Há video?

          Comentário


            #6
            Há um tópico sobre "o regresso de JS" ou "programa de JS", onde já tem sido abordados os últimos programas.

            Edit: É este http://forum.autohoje.com/off-topic/...ma-na-rtp.html

            Comentário


              #7
              É sim senhor um tema oportuno no que toca ao Jornalismo.

              Para mim jornalismo tem que obedecer ao critério objectividade. Emoções, tiques, alteração do tom de voz e outros "acessórios" desnecessários passam sempre mesmo que inconscientemente para e espectador influenciando e interferindo na opinião do mesmo acerca da noticia dada. O que se tem visto no Jornalismo é mesmo isso, intenção de interferir com a opinião do espectador sempre no sentido de agradar a uma maioria que "consome" jornalismo afim de aumentar audiências que sustentam via publicidade o Canal, e tem tudo a ver com isso, quanto mais espectáculo mais audiências e mais receitas publicitárias. Foi visto com a Manuela Moura Guedes, tem se visto com a Judite, vê-se todos os dias em blocos desportivos e agora o JRS.

              No caso em especial do JRS com o Sócrates acho que dá polémica porque é justamente o JRS, um jornalista no qual se tem uma ideia de grande profissionalismo. se a abordagem fosse feita da mesma maneira por outros a que já estamos habituados que assim seja não haveria tanto "alarido". É a velha questão das expectativas que dão lugar ou não às desilusões. Depois há o lado do entrevistado, estamos a falar do Sócrates que tem um sentido apurado e bastante perspicaz para a argumentação (é daqueles que para politico não engana e que pode ser apanhado em flagrante pela mulher que vai ter sempre como lhe dar a volta).

              Uma coisa essencial a meu ver é a disputa com o programa da concorrência do Marcelo Rebelo que pode estar a fazer com que o JRS tente "apimentar" um bocado as coisas com a táctica do "apanhar o Sócrates desprevenido porque na BBC é assim que se faz" . Uma coisa é certa, bem ou mal, se isso faz com que as audiências subam a tendência é que este tipo de situações sejam mais frequentes.

              Comentário


                #8
                O que poderá ainda estar por explicar é se toda esta situação não seria uma manobra politica encomendada com segundas intenções e o JRS cedeu para a fazer.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                  O JRS caiu na tentação de mostrar a um idiota que não passa disso mesmo... fez asneira. É insultado, ridicularizado e humilhado. Se queremos discutir com alguém assim temos de estar preparados para baixar o nível da argumentação e ter um bom poder de encaixe para lidar com o contra-ataque. E acima de tudo preparar as entrevistas! Não apenas uma ou outra pergunta mais mordaz.
                  Está na cara quem é o maior culpado por toda esta novela e quem tem mais a perder com ela. Um mantém o registo habitual (reles, portanto), o outro perde pontos na imagem de profissional competente que é.
                  Baixar o nível? Para mim a argumentação deve estar decorrer ao nível mais elevado possível.

                  Comentário


                    #10
                    o jornalista quis mostrar serviço (e bem) da outra vez, tinha de estar preparado para a 2ªvolta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                      Baixar o nível? Para mim a argumentação deve estar decorrer ao nível mais elevado possível.
                      Isso só é possível quando ambos os intervenientes o permitem. Se não tens de nivelar o discurso pelo mais básico dos dois. Não sei se tens filhos, mas eu quando falo com o meu uso um vocabulário mais simples e uma linguagem mais descritiva para que ele possa perceber.
                      No caso do JS é semelhante, só que em vez da idade, a limitação dele é outra...

                      Comentário


                        #12
                        JRS está numa espécie de encruzilhada de carreira. Por um lado, já deu tudo o que tinha a dar como Jornalista (exemplar). Por outro, não tem perfil de "bitaiteiro comentador" e, finalmente, já disse que não é gestor nem quer liderar... Vai fazer o quê?

                        Acho que deveria tirar um tempo para se repensar a si próprio enquanto profissional.

                        Comentário


                          #13
                          Tem tido muito sucesso a escrever livros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            JRS está numa espécie de encruzilhada de carreira. Por um lado, já deu tudo o que tinha a dar como Jornalista (exemplar). Por outro, não tem perfil de "bitaiteiro comentador" e, finalmente, já disse que não é gestor nem quer liderar... Vai fazer o quê?

                            Acho que deveria tirar um tempo para se repensar a si próprio enquanto profissional.
                            Eu acho que o JRS aspira ser na RTP o que o Richard Quest é na CNN... um jornalista multifacteado, com dotes de entrevistador mordaz, perito em diversos assuntos e com um estilo muito próprio. Acho sinceramente que a tentativa de imitação é evidente. O problema é que o JRS não está na CNN e o que se pede a um pivot da RTP é que conduza os telejornais sem errar a ler o teleponto e pouco mais. Por cá não há jornalismo de qualidade suficiente para alimentar um "Richard Quest". Não há investigação e não se debatem os temas em profundidade. O JRS está refém do telejornal e as tentativas de se libertar dessa prisão têm dado para o torto. Como já referiste antes, até as intervenções dele em cenários de guerra (e.g. Crimeia), deixaram de convencer.

                            Comentário


                              #15
                              É extremamente difícil argumentar com um mitómano. Na maioria das vezes a melhor solução é deixá-o a falar sozinho. Foram atrás do homem para ganhar audiências, agora aturem-no.

                              Comentário


                                #16
                                Sou só eu que acho que os bons jornalistas se "estragam" quando se querem tornar comentadores?

                                Comentário


                                  #17
                                  A mim parece-me folhetim ensaiado para conquistar audiências. Zangas de comadres, virgens ofendidas, o povinho delira com essas merd@as.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                    A mim parece-me folhetim ensaiado para conquistar audiências. Zangas de comadres, virgens ofendidas, o povinho delira com essas merd@as.
                                    Também acho que em parte é isso, e está a correr bem.

                                    Em todo o caso o socras é top em entrevistas fica sempre por cima, nem o melhor jornalista português para cabedal para ele...

                                    Comentário


                                      #19
                                      N tenho apreço nem por JRS nem pelo Socrates pelo q n tenho assistido À novela, no entanto estranhei esta súbita mudança de orientação do canal publico. Sem querer entrar em grandes "teorias", o facto de Marcelo ter deixado no ar a hipótese de saltar da TVI, fez-me somar 2+2. N ficarei portanto admirado q a estatal queira chamara o Marcelo e olhe agora para o Sócrates como um "empecilho" dos domingos (tb n sei q tipo de contrato tem Socrates com a RTP).
                                      Relativamente à novela JRS vs Socrates segundo opiniões de quem assistiu ao segundo round, parece q o pivot foi "fuzilado". Se tal aconteceu, confesso q n me espanta nada, pois independentemente do "apreço" q tenho pelo antigo primeiro-ministro, n deixo de o considerar de uma craveira bem superior ao "pobre" JRS. Este q se prepare pois me parece-me q de 15 em 15 dias vai levar mta "estalada"...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O que aconteceu á RTP foi que o feitiço virou-se contra o feiticeiro.
                                        Quiseram o Sócrates para alguma manobra, não sei qual, provavelmente para descredibilizar o Seguro, mas não deu, pois o Sócrates quer voltar ao "activo" e está a conseguir.
                                        Se há politico que odeio é o JS, mas temos de dar o braço a torcer e o poder de argumentação dele é de mais, nasceu para isto e só isto, como já disseram, ele podia ser apanhado em flagrante com outra mulher ou em algum crime que dava a volta a isto.
                                        Conseguiu deixar o país no estado em que estava, agora voltou e cada vez ganha mais popularidade, infelizmente quaisquer eleições em que ele entre, estão ganhas, tem um discurso de tal maneira que muita gente acredita em "tudo" o que diz, leva-os a pensar que ele é que estava bem.
                                        Eu não vejo esse programa, não consigo ver essa personagem muito tempo, causa-me nauseas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá pra mim isso é um esquema para ganharem mais audiências.
                                          Como da maneira que estava o Marcelo dava 15-0 ao Sócrates, inventa-se uma polémica e voilá, audiências a pontapés

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu nem acho que seja criticável o JRS desde que o formato tenha alterado.

                                            O habitual é que os espaços de comentários o jornalista meramente lance temas para cima da mesa, faça uma outra questão mas sem grande intervenção.
                                            A RTP pelos vistos decidiu alterar isto, permitindo que, especialmente no caso do JS face à função que ocupou e participação/responsabilidade na situação do país, exista maisdialogo, demonstrando eventuais contradições na sua opinião hoje e no que praticou enquanto governante.

                                            Segundo o JRS tanto o JS como NMS foram avisados que poderia acontecer. Se assim foi... nada a dizer.

                                            Fica num mix de comentário/quase entrevista. Dá-me igual.
                                            Editado pela última vez por Valium; 08 April 2014, 11:31.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Talvez o Sousa Tavares tivesse pedalada para o JS ... há 20 anos. Agora já não...
                                              Ou a Margarida Marante antes de se desgraçar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Talvez o Sousa Tavares tivesse pedalada para o JS ... há 20 anos. Agora já não...
                                                Ou a Margarida Marante antes de se desgraçar.
                                                Ou uma Júlia Pinheiro versão "O Elo Mais Fraco".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Não sei se já se falou aqui disso mas acho um tema interessante para debate. Tenho vido a acompanhar essa polémica há lgum tempo e vi parte das entrevistas que correram mal.

                                                  Na minha opinião, o JRS está-se só a queimar desnecessáriamente. Socrates continua a revelar um dom para a retórica que continua impressionante.
                                                  Não tomando partido de ninguém ( pois sou apenas um espectador ávido de "espectáculo televisivo" e estou-me a cgr para os motivos) gostei bastante de ver a tareia que Socrates deu no JRS

                                                  Um jornalista que se quer sério, não pode fazer de vedeta e dar-se ao "luxo" não se preparar devidamente para entrevistas com o "animal feroz" e, sobretudo, demonstrar que se quer vingar de alguma coisa. A desculpa da "escola BBC" soa relamente treta ...

                                                  Tenho vindo a aprecir o trabalho de JRS nos últimos meses e realmente tem baixado muito de qualidade na medida em que ele toma partido permanentemente ( veja-se o caso da Crimeia em que parecia "possuido" nos directos que fazia na sua posição anti-Rússia).

                                                  Aqui, com o Socrates, já ultrapassou tb os limites ao ponto do Sócrates gozar com ele à força toda e arastá-lo pela lama.

                                                  Noticias ao Minuto - Rodrigues dos Santos "regista insulto" de Sócrates

                                                  Chegaste a ver bem os dois programas? É que eu vi e fiquei com uma opinião totalmente contrária á tua. O Sócrates cada vez mais assume-se como um mentiroso nato. Já conheço a personagem á alguns anos e mesmo a retórica dele é muito fraca. O palavreado dele é sempre o mesmo, em todos os programas, em todas as campanhas e em todos os debates. Pior que isso contradiz-se a cada declaração.

                                                  A típica conversa das escolas( muitas delas inacabadas por falta de dinheiro para projetos megalómanos), as energias renováveis que fizeram nos disparar o preço da eletricidade, as estradas que ainda não se sabe quem as vai pagar, entre outras coisas.

                                                  Pior que isso é a sua total ignorância em relação ao estado financeiro que deixou o país e em nem saber se havia ou não dinheiro para pagar as contas.

                                                  O JRS simplesmente se limitou a lançar factos. Se achas que ele se está a queimar vê algumas entrevistas e debates do JS e vais perceber que o texto é sempre o mesmo independentemente que esteja certo ou errado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cheguei a ter alguma esperança na filha da Fátima Felgueiras. Mas parece que foi mãe recentemente e anda desaparecida.

                                                    Parece-me ter estaleca para enfrentar tubarões a médio prazo em termos de entrevistas(tem a quem sair )

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Jrsantos, o homem que escrevu um livro sobre leite das mamas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        Cheguei a ter alguma esperança na filha da Fátima Felgueiras. Mas parece que foi mãe recentemente e anda desaparecida.

                                                        Parece-me ter estaleca para enfrentar tubarões a médio prazo em termos de entrevistas(tem a quem sair )
                                                        não pode.

                                                        foi lá colocada pelo aparelho, não pode morder a mão que lhe deu de comer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                                                          Chegaste a ver bem os dois programas? É que eu vi e fiquei com uma opinião totalmente contrária á tua. O Sócrates cada vez mais assume-se como um mentiroso nato. Já conheço a personagem á alguns anos e mesmo a retórica dele é muito fraca. O palavreado dele é sempre o mesmo, em todos os programas, em todas as campanhas e em todos os debates. Pior que isso contradiz-se a cada declaração.

                                                          A típica conversa das escolas( muitas delas inacabadas por falta de dinheiro para projetos megalómanos), as energias renováveis que fizeram nos disparar o preço da eletricidade, as estradas que ainda não se sabe quem as vai pagar, entre outras coisas.

                                                          Pior que isso é a sua total ignorância em relação ao estado financeiro que deixou o país e em nem saber se havia ou não dinheiro para pagar as contas.

                                                          O JRS simplesmente se limitou a lançar factos. Se achas que ele se está a queimar vê algumas entrevistas e debates do JS e vais perceber que o texto é sempre o mesmo independentemente que esteja certo ou errado.

                                                          No primeiro até posso concordar que JRS tenha conseguido dar alguma tareia no animal. Mas não no Domingo passado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Cheguei a ter alguma esperança na filha da Fátima Felgueiras. Mas parece que foi mãe recentemente e anda desaparecida.

                                                            Parece-me ter estaleca para enfrentar tubarões a médio prazo em termos de entrevistas(tem a quem sair )
                                                            Ela retomou o programa "Sexta às 9", após o Telejornal, onde faz (tenta) investigação sobre vários casos (Meco, a família inglesa, etc).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X