Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Habilitações Literárias VS Experiência Profissional (Profissões Não Técnicas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Habilitações Literárias VS Experiência Profissional (Profissões Não Técnicas)

    Ultimamente tenho reparado que as empresas contratam(apesar de isto não estar famoso) nomeadamente para (profissões não técnicas) pessoal para as equipas,jovens recém-trabalhadores com as idades de 18/19 anos(nada contra a essas pessoas) a maior parte com o seu 12º ano,deixando assim muitos/alguns na faixa etária dos 24,25,26,27 anos ainda com o 9º ano,apesar de terem uma certa experiência profissional como no mercado de trabalho.

    Aos empregadores(e restantes users) do FAHO,fazia 2 questões.

    Operador Fabril ou Operador supermercado(exemplo)

    1º-Contratava 1 pessoa independente das suas habilitações,mas com certa experiência tanto profissional como no mercado de trabalho.
    2º-Contratava 1 pessoa com umas habilitações altas,porque poderia ser uma mais valia para empresa,e com isto poderia crescer a nível profissional dentro da empresa.

    O que me veio abrir o topico,foi á cerca de 1 semana estar a "discutir" com um amigo que o jumbo(auchan)só recruta hoje em dia quem tenha 12º,independente do lugar a que se concorrer.
    Editado pela última vez por andrepinto; 16 April 2014, 15:59.

    #2
    O jovem de 18/19 anos geralmente são mão-de-obra (quase) gratuita, ou porque muitas vezes até trabalham abaixo do salário mínimo (porque o dinheiro chega sempre pra roupas e nights), ou porque estão mais habilitados a encaixar num estágio profissional...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ms84 Ver Post
      O jovem de 18/19 anos geralmente são mão-de-obra (quase) gratuita, ou porque muitas vezes até trabalham abaixo do salário mínimo (porque o dinheiro chega sempre pra roupas e nights), ou porque estão mais habilitados a encaixar num estágio profissional...
      Neste "campo" dou-te razão,hoje em dia um jovem das idades mencionadas,trabalham por apenas 300/350€ alguns 200 mensais(nomeadamente part-times)o que depois deixa de fora alguém mais velho(volta dos 30 anos) de fora do recrutamento.

      Comentário


        #4
        Tens aí duas profissões diferentes. Há operários fabris e operários fabris. Se estamos a falar de empilhar caixotes no armazém, é uma coisa. Agora se estamos a falar de fazer trabalho especializado (p.e., usar uma quinadeira, uma máquina de corte, etc.), escolheria o que eu sentisse que está mais apto a aprender. Isto porque o mercado é muito dinâmico, as máquinas cada vez têm mais atualizações, integrações CAD/CAM, etc. e aqui, alguém com o 12º ano pode já ter alguma vantagem em termos de capacidades de adaptação. Outra coisa que é determinante é, ao contratar a pessoa, a urgência em pô-la a trabalhar. Se precisas de alguém com capacidade de resposta quase imediata (p.e., para responder a um aumento súbito de produção), talvez a experiência possa prevalecer. Agora, se puderes despender algum tempo, então, preferia alguém com vontade de aprender e trabalhar e mais qualificado.
        Quanto a operador de supermercado, escolheria o que me exigisse menor ordenado dentro dos que tivessem uma apresentação suficiente para trabalhar a atender o público e fosse bem educado. Não desfazendo em quem exerce esta profissão, não exige assim uma formação e qualificação do outro mundo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
          Ultimamente tenho reparado que as empresas contratam(apesar de isto não estar famoso) nomeadamente para (profissões não técnicas) pessoal para as equipas,jovens recém-trabalhadores com as idades de 18/19 anos(nada contra a essas pessoas) a maior parte com o seu 12º ano,deixando assim muitos/alguns na faixa etária dos 24,25,26,27 anos ainda com o 9º ano,apesar de terem uma certa experiência profissional como no mercado de trabalho.

          Aos empregadores(e restantes users) do FAHO,fazia 2 questões.

          Operador Fabril ou Operador supermercado(exemplo)

          1º-Contratava 1 pessoa independente das suas habilitações,mas com certa experiência tanto profissional como no mercado de trabalho.
          2º-Contratava 1 pessoa com umas habilitações altas,porque poderia ser uma mais valia para empresa,e com isto poderia crescer a nível profissional dentro da empresa.

          O que me veio abrir o topico,foi á cerca de 1 semana estar a "discutir" com um amigo que o jumbo(auchan)só recruta hoje em dia quem tenha 12º,independente do lugar a que se concorrer. Esquece essa. Aqui no modelo/continente da minha terrinha as operadoras de caixa, acho que são todas licenciadas e deve haver fila de espera, já que quando sai uma entra logo outra licenciada.
          A verde

          Comentário


            #6
            Pessoal de 18/19 anos é pessoal que se verga demais. Apartir dos 24/25 o pessoal já não está para se matar a trabalhar.

            Quanto às habilitações, é natural que optem por pessoal com mais habilitações.

            Quanto a licenciados a trabalhar nas caixas é normal porque não é fácil para uma pessoa que passou a vida inteira só a estudar se integrar logo num trabalho com responsabilidades, convém ganhar alguma experiência de trabalho, e o mais fácil é começar por supermercados ou contact centers.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Tens aí duas profissões diferentes. Há operários fabris e operários fabris. Se estamos a falar de empilhar caixotes no armazém, é uma coisa. Agora se estamos a falar de fazer trabalho especializado (p.e., usar uma quinadeira, uma máquina de corte, etc.), escolheria o que eu sentisse que está mais apto a aprender. Isto porque o mercado é muito dinâmico, as máquinas cada vez têm mais atualizações, integrações CAD/CAM, etc. e aqui, alguém com o 12º ano pode já ter alguma vantagem em termos de capacidades de adaptação. Outra coisa que é determinante é, ao contratar a pessoa, a urgência em pô-la a trabalhar. Se precisas de alguém com capacidade de resposta quase imediata (p.e., para responder a um aumento súbito de produção), talvez a experiência possa prevalecer. Agora, se puderes despender algum tempo, então, preferia alguém com vontade de aprender e trabalhar e mais qualificado.
              Quanto a operador de supermercado, escolheria o que me exigisse menor ordenado dentro dos que tivessem uma apresentação suficiente para trabalhar a atender o público e fosse bem educado. Não desfazendo em quem exerce esta profissão, não exige assim uma formação e qualificação do outro mundo.
              Eu além de ter o 9º ano,tenho vontade,e dinamismo,pró-atividade.....................nunca fui um gajo de me agarrar aos livros.

              E nisto entra a revolta toda,gosto de trabalhar(apenas temporários,o que vai aparecendo),aprender etc,mas aquele "campo" no CV escolaridade(9ºano)trama-me.Nunca fui um gajo que me interessa-se pela escola em si.

              O facto de ter aberto o topico,numa balança o que pesa mais,uma escolaridade ou experiência
              Editado pela última vez por andrepinto; 17 April 2014, 16:31.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                Eu além de ter o 9º ano,tenho vontade,e dinamismo,pró-atividade.....................nunca fui um gajo de me agarrar aos livros.

                E nisto entra a revolta toda,gosto de trabalhar(apenas temporários,o que vai aparecendo),aprender etc,mas aquele "campo" no CV escolaridade(9ºano)trama-me.Nunca fui um gajo que me interessa-se pela escola em si.

                O facto de ter aberto o topico,numa balança o que pesa mais,uma escolaridade ou experiência
                Desculpa, mas se tens isso tudo que dizes porque é que em vez de estares sistematicamente a abrir tópicos a lamentar porque é que os empregadores, num cenário em que não falta por onde escolher, escolhem sempre quem tem mais qualificações, não vais mas é tirar o 12º?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                  Desculpa, mas se tens isso tudo que dizes porque é que em vez de estares sistematicamente a abrir tópicos a lamentar porque é que os empregadores, num cenário em que não falta por onde escolher, escolhem sempre quem tem mais qualificações, não vais mas é tirar o 12º?
                  Ainda semana passada fui "atirar o barro á parede" deixei 2/3 CVs mencionar o 12º.

                  Comentário


                    #10
                    Ah, pronto!

                    Comentário


                      #11
                      Regra geral, dou mais valor á experiência que ás habilitações.
                      A experiência pode fazer toda a diferença entre um bom e um mau trabalho, já as habilitações...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Pessoal de 18/19 anos é pessoal que se verga demais. Apartir dos 24/25 o pessoal já não está para se matar a trabalhar.

                        Quanto às habilitações, é natural que optem por pessoal com mais habilitações.

                        Quanto a licenciados a trabalhar nas caixas é normal porque não é fácil para uma pessoa que passou a vida inteira só a estudar se integrar logo num trabalho com responsabilidades, convém ganhar alguma experiência de trabalho, e o mais fácil é começar por supermercados ou contact centers.
                        Hmmm... yaaaaa....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ms84 Ver Post
                          O jovem de 18/19 anos geralmente são mão-de-obra (quase) gratuita, ou porque muitas vezes até trabalham abaixo do salário mínimo (porque o dinheiro chega sempre pra roupas e nights), ou porque estão mais habilitados a encaixar num estágio profissional...
                          Eu diria que nesta altura é sobretudo por aqui.

                          Malta nova trabalha por uns tostões e/ou tem o salário pago quase na totalidade pelo Estado. Para além de que alguém acabadinho de sair da escola tende a ser mais submisso que alguém já experiente e com noção dos seus direitos, o que para alguns empregadores é um ponto positivo muito importante.

                          Há empresas portuguesas - algumas com uma dimensão significativa a nível nacional - em que se os trabalhadores batessem o pé e exigissem condições de trabalho decentes fechavam as portas em dois tempos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Eu diria que nesta altura é sobretudo por aqui.

                            Malta nova trabalha por uns tostões e/ou tem o salário pago quase na totalidade pelo Estado. Para além de que alguém acabadinho de sair da escola tende a ser mais submisso que alguém já experiente e com noção dos seus direitos, o que para alguns empregadores é um ponto positivo muito importante.

                            Há empresas portuguesas - algumas com uma dimensão significativa a nível nacional - em que se os trabalhadores batessem o pé e exigissem condições de trabalho decentes fechavam as portas em dois tempos.


                            E são muitas mas muitas mesmo.Eu sei disso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                              Eu diria que nesta altura é sobretudo por aqui.

                              Malta nova trabalha por uns tostões e/ou tem o salário pago quase na totalidade pelo Estado. Para além de que alguém acabadinho de sair da escola tende a ser mais submisso que alguém já experiente e com noção dos seus direitos, o que para alguns empregadores é um ponto positivo muito importante.

                              Há empresas portuguesas - algumas com uma dimensão significativa a nível nacional - em que se os trabalhadores batessem o pé e exigissem condições de trabalho decentes fechavam as portas em dois tempos.
                              Será preferível levar a empresa á falencia e ficar desempregado do que manter o emprego?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Eu diria que nesta altura é sobretudo por aqui.

                                Malta nova trabalha por uns tostões e/ou tem o salário pago quase na totalidade pelo Estado. Para além de que alguém acabadinho de sair da escola tende a ser mais submisso que alguém já experiente e com noção dos seus direitos, o que para alguns empregadores é um ponto positivo muito importante.

                                Há empresas portuguesas - algumas com uma dimensão significativa a nível nacional - em que se os trabalhadores batessem o pé e exigissem condições de trabalho decentes fechavam as portas em dois tempos.
                                Então cada vez que a idade for avançando mais complicado fica para arranjar um trabalho que seja.Eu falo por mim,mas também como outras pessoas tanto meu "vizinhos" como restantes pessoas,em os jovens "passam" a perna.

                                Se eu for a uma entrevista com um jovem saido da escola

                                È um jovem com 25 anos e com experiencia e sabendo os meus direitos VS um jovem com 19 anos sem experiencia e submisso.

                                No teu ponto de vista eu fico de fora,só se apanhar um "Alpigier"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Será preferível levar a empresa á falencia e ficar desempregado do que manter o emprego?
                                  Eu no meu caso aceito o salário(SMN) que eles pagam(-sem) a um jovem saido da escola,mas parece que as empresas têm umas certas regalias na contratação deste tipo de pessoas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em Portugal ainda não se percebeu que vale mais pagar "€1.000,00" a quem tem o saber da experiência do que pagar "€600,00" a quem se limita a obedecer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Quanto a licenciados a trabalhar nas caixas é normal porque não é fácil para uma pessoa que passou a vida inteira só a estudar se integrar logo num trabalho com responsabilidades, convém ganhar alguma experiência de trabalho, e o mais fácil é começar por supermercados ou contact centers.
                                      Gostava de perceber em que é que passar produtos num leitor de código de barras ou ler um guião contribui para a carreira profissional de um recém formado.

                                      Pessoalmente, tenho um ódio de estimação por malta que aceita trabalhar em más condições (ganhar 2 euros e pouco à hora), que servem essencialmente para pagar noitadas sem qualquer perspectiva de futuro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                        Em Portugal ainda não se percebeu que vale mais pagar "€1.000,00" a quem tem o saber da experiência do que pagar "€600,00" a quem se limita a obedecer.
                                        Há profissoes onde a experiencia se ganha em 3 semanas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Será preferível levar a empresa á falencia e ficar desempregado do que manter o emprego?

                                          Se não tens capacidade para ter uma empresa em ordem e em condições,não esmifres o suor dos outros em proveito próprio.
                                          Antes de se ser patrão,há que ser digno de respeito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A quantidade de tópicos em que passas a vida a queixar-te de não teres oportunidades por só teres o 9º ano podes crer que terias aproveitado melhor o tempo em ir estudar de noite e tirar o 12º ano. Depois sim, já terias motivo para te queixares que os recrutadores são maus para ti.

                                            Digo-te mais: qualquer recrutador olha para um jovem como tu e a partir do momento que vê que só tens o 9º põe-te de parte. Porque o facto de teres largado a escola naquela idade (15,16) já diz muito sobre ti. Mesmo que o tenhas feito por motivos fortes, já tinhas tido tempo de com calma ir completar o secundário. Tens quê? 24, 25 anos? No tempo dos nossos pais e avós compreendia-se que as pessoas deixassem de estudar cedo para ir apanhar azeitona, hoje em dia já não.

                                            Enquanto não perceberes isto vais passar a vida a queixares-te e a dizer que o mundo é injusto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                              Eu além de ter o 9º ano,tenho vontade,e dinamismo,pró-atividade.....................nunca fui um gajo de me agarrar aos livros.

                                              E nisto entra a revolta toda,gosto de trabalhar(apenas temporários,o que vai aparecendo),aprender etc,mas aquele "campo" no CV escolaridade(9ºano)trama-me.Nunca fui um gajo que me interessa-se pela escola em si.

                                              O facto de ter aberto o topico,numa balança o que pesa mais,uma escolaridade ou experiência
                                              Outra vez arroz? Em vez de estares sempre com o mesmo choro, ja tiravas o 12. Ja farta sempre a mesma ladainha, ainda mais hoje em dia que 1 ano ou ate menos, fazendo redaçoes sobre a tua vida, tiras o 12, é mesmo falta de vontade e quer tudo de mão beijada.

                                              Desculpa la a sinceridade, pessoas deseperadas à procura de emprego com filhos para sustentar, e tu que tens hipotese de arranjares empregos melhores e teres uma boa vida, em vez de te mexeres, vens abrir topicos para o AHO. Enfim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Há profissoes onde a experiencia se ganha em 3 semanas...
                                                Like What ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                  Pessoal de 18/19 anos é pessoal que se verga demais. Apartir dos 24/25 o pessoal já não está para se matar a trabalhar.

                                                  Quanto às habilitações, é natural que optem por pessoal com mais habilitações.

                                                  Quanto a licenciados a trabalhar nas caixas é normal porque não é fácil para uma pessoa que passou a vida inteira só a estudar se integrar logo num trabalho com responsabilidades, convém ganhar alguma experiência de trabalho, e o mais fácil é começar por supermercados ou contact centers.
                                                  Ou então porque não há mesmo nada e se precisa de dinheiro, esta resposta é o que acontece a 99% dos licenciados.
                                                  É certo que enriquece o currículo, mas experiência ali só se for de vida, vê-se muita coisa, umas boas outras más, infelizmente muitas delas é gente que desata a faltar ao respeito ao caixa sem este ter culpa(digo pelo que vejo, não trabalho lá nem conheço quem o faça)

                                                  Originalmente Colocado por felizardomf Ver Post
                                                  Gostava de perceber em que é que passar produtos num leitor de código de barras ou ler um guião contribui para a carreira profissional de um recém formado.

                                                  Pessoalmente, tenho um ódio de estimação por malta que aceita trabalhar em más condições (ganhar 2 euros e pouco à hora), que servem essencialmente para pagar noitadas sem qualquer perspectiva de futuro.
                                                  Sei de uma "malta" dessa que faz limpezas num certo centro comercial a ganhar pouco mais que isso, e fá-lo para poder meter algum em casa, noitadas é coisa que nem se ouve ali...
                                                  Infelizmente hoje em dia o que não falta é "intermediários" ou seja, empresas de trabalho temporário a aproveitarem-se das pessoas com a desculpa da crise(também há muitos sem ser temporário, que até têm o dinheiro para pagar, mas aproveitam-se da crise e tal e vão gastando eles), eles cobram se for preciso 4x mais do que pagam ao trabalhador, sendo que talvez metade é lucro...

                                                  EDIT: Eu sei quem tu és ó economista

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Será preferível levar a empresa á falencia e ficar desempregado do que manter o emprego?
                                                    Isso é um pensamento perigoso porque por aí se uma empresa decidir ter os funcionários a trabalhar 60 horas semanais e a ganhar 250€ também é "melhor" do que não ganhar nada. No limite até trabalhar por um prato de comida é preferível a morrer à fome. A pensar assim em pouco tempo estamos a mostrar aos chineses como se faz...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                      Infelizmente hoje em dia o que não falta é "intermediários" ou seja, empresas de trabalho temporário a aproveitarem-se das pessoas com a desculpa da crise(também há muitos sem ser temporário, que até têm o dinheiro para pagar, mas aproveitam-se da crise e tal e vão gastando eles), eles cobram se for preciso 4x mais do que pagam ao trabalhador, sendo que talvez metade é lucro...
                                                      Houve aí uma fase em que todas as semanas havia uma empresa de RH/outsourcing nova na esquina. Para eles é pura mama, perdem uma horita a tratar de papelada e depois todos os meses recebem o cheque e ficam com uma parte significativa do salário do trabalhador. Se meterem um gajo novo por dia no fim do mês é só dinheiro a entrar quase sem mexer uma palha.

                                                      Confesso que agora dá-me algum prazer ver estas pseudo-empresas a fechar umas atrás das outras ou a juntarem-se para tentar sobreviver. Não tenho pena de parasitas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                        Like What ?
                                                        Operador de call center, lojista, empregado de caixa de supermercado, varredor do lixo, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          Isso é um pensamento perigoso porque por aí se uma empresa decidir ter os funcionários a trabalhar 60 horas semanais e a ganhar 250€ também é "melhor" do que não ganhar nada. No limite até trabalhar por um prato de comida é preferível a morrer à fome. A pensar assim em pouco tempo estamos a mostrar aos chineses como se faz...
                                                          Eu estava a ter como ponto de partida que os trabalhadores recebessem e tivessem as condicoes de trabalho mínimas exigidas por lei. Nesse caso também acho que devam fechar, isso é concorrencia desleal para com as restantes empresas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Eu estava a ter como ponto de partida que os trabalhadores recebessem e tivessem as condicoes de trabalho mínimas exigidas por lei. Nesse caso também acho que devam fechar, isso é concorrencia desleal para com as restantes empresas.
                                                            Pois mas há casos conhecidos de por exemplo cadeias nacionais de lojas de produtos de escritório em que os funcionários "têm" que picar o cartão ao fim de 8 horas e depois ainda ficar lá outras duas ou três todos os dias a trabalhar pro bono, ou ficar lá às vezes de noite para fazer inventários sem receber um tusto por isso.

                                                            É como referi, se os funcionários se recusassem todos de um momento para o outro a trabalhar de borla, era vê-las a fechar umas atrás das outras.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X