Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médico morre durante cirurgia (será stress?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Médico morre durante cirurgia (será stress?)

    Um cirurgião geral do Hospital de Aveiro morreu hoje após ter sofrido um ataque cardíaco, em pleno bloco operatório, quando estava a operar um paciente, informou fonte hospitalar.Segundo a mesma fonte, o médico, de 52 anos, estava a fazer uma operação à tiróide, durante a manhã de hoje, quando se sentiu mal.
    O clínico foi imediatamente retirado da sala e levado para a unidade de recobro, onde foram feitas tentativas de reanimação, sem sucesso, durante mais de uma hora.
    O óbito acabou por ser declarado cerca das 13h00.
    A mesma fonte referiu que o médico já se tinha sentido mal no dia anterior, mas fez umas análises que nada revelaram e decidiu continuar a trabalhar normalmente.
    Médico morre durante cirurgia - Sociedade - Sol

    Podia ter sido num SPA (...)

    #2
    O mais estranho desta situação toda é o facto dele ter feito exames no dia anterior por se sentir mal, e não terem detectado nada... com toda a certeza o problema deve ter sido o mesmo que causou a morte no dia a seguir. Para os experts da área, que tipo de evento potencialmente fatal pode passar despercebido em exames? Um coágulo por exemplo? Ou será que os exames feitos não foram exactamente os que deveriam ter sido? Eu que não sou médico acho isto muito esquisito.

    Já agora, se tivesse sido um cidadão "comum" a ir ao hospital num dia, ser mandado embora e morrer no dia seguir, diriam com toda a certeza que foi negligência. Neste caso não deve ter sido, digo eu..

    Comentário


      #3
      Quanto ao título do tópico, eu acho que os médicos devem ser das classes profissionais com maior probabilidade de ter doenças cardíacas. Uma grande parte deles fuma, está em stress constante, muitos têm uma vida sedentária, enfim, no geral fazem tudo o que mandam os pacientes não fazer .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
        O mais estranho desta situação toda é o facto dele ter feito exames no dia anterior por se sentir mal, e não terem detectado nada... com toda a certeza o problema deve ter sido o mesmo que causou a morte no dia a seguir. Para os experts da área, que tipo de evento potencialmente fatal pode passar despercebido em exames? Um coágulo por exemplo? Ou será que os exames feitos não foram exactamente os que deveriam ter sido? Eu que não sou médico acho isto muito esquisito.

        Já agora, se tivesse sido um cidadão "comum" a ir ao hospital num dia, ser mandado embora e morrer no dia seguir, diriam com toda a certeza que foi negligência. Neste caso não deve ter sido, digo eu..
        Pelo que deu no telejornal, fez ECG e análises. Supondo que fez a marcadores cardíacos (troponinas e ck-mb, etc), estes, muitas vezes, só ficam elevados horas depois do ínicio da isquémia cardíaca. Assim como o ECG não é um exame milagroso que vê tudo. Há sempre coisas que falham, por mais competentes que sejam os olhos do clínico que o observa.

        De resto, stress ou não, doença subjacente ou não, são tudo suposições. Muitas coisas podem estar por trás destas situações.

        Se bem que é sobejamente sabido que as profissões de saúde, são algo de risco para estes problemas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          Quanto ao título do tópico, eu acho que os médicos devem ser das classes profissionais com maior probabilidade de ter doenças cardíacas. Uma grande parte deles fuma, está em stress constante, muitos têm uma vida sedentária, enfim, no geral fazem tudo o que mandam os pacientes não fazer .
          Tal como tu, não aceitas que o stress invada a esfera profissional também te devias a recusar que muitos médicos fossem contratados, quando esta é uma das classes que mais tem elevado o número de suicídios. Ou serão protegidos por Deus? Assim o stress acontece em todo o lado e não te impede de contrates uma pessoa saudáveis que aparente e venha-o a manifestar posteriormente, tais como casos de Bournout.

          http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1067886294

          (Ironia)

          Comentário


            #6
            Este ano faleceram duas pessoas minhas conhecidas com 52 anos....

            Um deles foi um cenário desses. Mora no máximo a 10 minutos do hospital. Já não chegou lá vivo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Este ano faleceram duas pessoas minhas conhecidas com 52 anos....

              Um deles foi um cenário desses. Mora no máximo a 10 minutos do hospital. Já não chegou lá vivo...
              morreu a semana passada um vizinho dos meus pais com a mesma idade. Andava num terreno a ver as plantas, baixou se para arrancar uma erva...puff!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Este ano faleceram duas pessoas minhas conhecidas com 52 anos....
                Um deles foi um cenário desses. Mora no máximo a 10 minutos do hospital. Já não chegou lá vivo...
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                morreu a semana passada um vizinho dos meus pais com a mesma idade. Andava num terreno a ver as plantas, baixou se para arrancar uma erva...puff!!
                a mesma coisa por aqui. Também faleceu este ano um familiar meu sensivelmente da mesma idade, sem nenhum "aviso". E depois eu vejo gente com 70/80 ou até 90, alguns obesos, que beberam a vida toda, fumaram, sedentários, e ainda cá andam. Cada vez fico mais convencido de que a genética é o factor determinante neste tipo de coisas. Depois há os fatores agravantes / atenuantes, mas em linguagem popular, acredito que uma pessoa que morre nova é porque já teria alguma predisposição para isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  a mesma coisa por aqui. Também faleceu este ano um familiar meu sensivelmente da mesma idade, sem nenhum "aviso". E depois eu vejo gente com 70/80 ou até 90, alguns obesos, que beberam a vida toda, fumaram, sedentários, e ainda cá andam. Cada vez fico mais convencido de que a genética é o factor determinante neste tipo de coisas. Depois há os fatores agravantes / atenuantes, mas em linguagem popular, acredito que uma pessoa que morre nova é porque já teria alguma predisposição para isso.
                  Também acho que é hereditário/genético...excluindo má formações.

                  Não deixa de ser assustador. Tal como foi a morte de Feher e outros jogadores...porque estão sujeitos a exames médicos e por vezes escapa. É triste

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                    Também acho que é hereditário/genético...excluindo má formações.

                    Não deixa de ser assustador. Tal como foi a morte de Feher e outros jogadores...porque estão sujeitos a exames médicos e por vezes escapa. É triste
                    Não confundir Enfartes agudos do Miocárdio, com mortes súbitas/paragens cardíacas. São coisas totalmente diferentes. Uma paragem cardíaca nem sempre é um Enfarte. Assim como nem todos os Enfartes levam a paragens cardíacas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                      Não confundir Enfartes agudos do Miocárdio, com mortes súbitas/paragens cardíacas. São coisas totalmente diferentes. Uma paragem cardíaca nem sempre é um Enfarte. Assim como nem todos os Enfartes levam a paragens cardíacas.

                      ok, mas são sempre causados por qualquer coisa. O coração não para só porque sim

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                        ok, mas são sempre causados por qualquer coisa. O coração não para só porque sim
                        Claro que não. Um enfarte, na maioria das vezes, é causado por um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo ao miocárdio.

                        Uma paragem cardíaca/morte súbita, tal como referido, tem grande causa más formações congénitas. A maioria dos desportistas que sofreram deste problema, alguns tinham cardiomiopatias. E muitas outras causas haverão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Claro que não. Um enfarte, na maioria das vezes, é causado por um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo ao miocárdio.

                          Eu tinha a ideia que seria isto. E aqueles casos de infartos por excesso de esforço / stress, etc? Ou por uso de drogas? Isso também é possível, certo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Eu tinha a ideia que seria isto. E aqueles casos de infartos por excesso de esforço / stress, etc? Ou por uso de drogas? Isso também é possível, certo?
                            Em relação ao stress, tens meio mundo de profissionais de saúde que dizem ser um factor de risco,e outro meio a dizer que nada tem que ver.

                            Na minha perspectiva, o stress pode ser um factor que precipite, sim. Já as drogas, também. Cocaínas, anfetaminas e afins, são do pior.

                            Comentário


                              #15
                              Habituamo-nos mesmo rapidamente. Não foi assim há tantos anos em que era comum a maior parte das pessoas morrerem nos 50s e 60s.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                Claro que não. Um enfarte, na maioria das vezes, é causado por um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo ao miocárdio.

                                Uma paragem cardíaca/morte súbita, tal como referido, tem grande causa más formações congénitas. A maioria dos desportistas que sofreram deste problema, alguns tinham cardiomiopatias. E muitas outras causas haverão.
                                Obrigado pelo esclarecimento. Para nós leigos, são enfarte e paragem cardíaca são a mesma cosia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                  Obrigado pelo esclarecimento. Para nós leigos, são enfarte e paragem cardíaca são a mesma cosia.

                                  mesmo para os leigos não é a mesma coisa no fundo, toda a gente acaba por morrer de paragem cardíaca. o enfarte pode é provocar isso mesmo, assim como uma série de outras doenças ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                    Quanto ao título do tópico, eu acho que os médicos devem ser das classes profissionais com maior probabilidade de ter doenças cardíacas. Uma grande parte deles fuma, está em stress constante, muitos têm uma vida sedentária, enfim, no geral fazem tudo o que mandam os pacientes não fazer .
                                    "Em casa de ferreiro... espeto de pau."

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                      mesmo para os leigos não é a mesma coisa no fundo, toda a gente acaba por morrer de paragem cardíaca. o enfarte pode é provocar isso mesmo, assim como uma série de outras doenças ;)
                                      Gostei da perspectiva! :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                        a mesma coisa por aqui. Também faleceu este ano um familiar meu sensivelmente da mesma idade, sem nenhum "aviso". E depois eu vejo gente com 70/80 ou até 90, alguns obesos, que beberam a vida toda, fumaram, sedentários, e ainda cá andam. Cada vez fico mais convencido de que a genética é o factor determinante neste tipo de coisas. Depois há os fatores agravantes / atenuantes, mas em linguagem popular, acredito que uma pessoa que morre nova é porque já teria alguma predisposição para isso.
                                        Acho que alguns maus tratos só fazem bem, as pessoas que vivem mais não costumam ser as que tiveram melhores vidas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por GoToHell Ver Post
                                          Acho que alguns maus tratos só fazem bem, as pessoas que vivem mais não costumam ser as que tiveram melhores vidas.

                                          Eu não diria isso, mas o certo é que há gente que leva um estilo de vida totalmente desaconselhado e dura quase 100 anos, enquanto outros são perfeitamente saudáveis e morrem aos 50...
                                          Eu acho mesmo que a genética tem tudo a ver com isto. A família do meu pai, por exemplo, é muito numerosa, ele tem 8 irmãos, todos eles na casa dos 70/80, alguns muito perto dos 90, e só um é que faleceu há muito pouco tempo, aos 85. De resto andam todos bem, activos, e nenhum deles tem qualquer doença grave. Não pode ser coincidência, digo eu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                            Eu não diria isso, mas o certo é que há gente que leva um estilo de vida totalmente desaconselhado e dura quase 100 anos, enquanto outros são perfeitamente saudáveis e morrem aos 50...
                                            Eu acho mesmo que a genética tem tudo a ver com isto. A família do meu pai, por exemplo, é muito numerosa, ele tem 8 irmãos, todos eles na casa dos 70/80, alguns muito perto dos 90, e só um é que faleceu há muito pouco tempo, aos 85. De resto andam todos bem, activos, e nenhum deles tem qualquer doença grave. Não pode ser coincidência, digo eu...
                                            Enquanto as pessoas acreditarem que para viverem bem têm de viver até aos 100, hão-de ver os seus objectivos gorados muitas vezes. Não sei quem é que convenceu a nossa população que quem morre aos 75 "ainda era uma pessoa tão nova".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                              Eu não diria isso, mas o certo é que há gente que leva um estilo de vida totalmente desaconselhado e dura quase 100 anos, enquanto outros são perfeitamente saudáveis e morrem aos 50...
                                              Eu acho mesmo que a genética tem tudo a ver com isto. A família do meu pai, por exemplo, é muito numerosa, ele tem 8 irmãos, todos eles na casa dos 70/80, alguns muito perto dos 90, e só um é que faleceu há muito pouco tempo, aos 85. De resto andam todos bem, activos, e nenhum deles tem qualquer doença grave. Não pode ser coincidência, digo eu...
                                              Sim e concordo mas acredito que uma vida dificultada a aguça.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                Enquanto as pessoas acreditarem que para viverem bem têm de viver até aos 100, hão-de ver os seus objectivos gorados muitas vezes. Não sei quem é que convenceu a nossa população que quem morre aos 75 "ainda era uma pessoa tão nova".
                                                Tens a noção que isso é relativo, certo?

                                                Há quem viva até aos 100 anos, e considere que tem qualidade de vida.

                                                Da mesma forma, que se tu perguntares a uma criança, insulinodependente desde muito tenra idade, e que todos os dias se autoinjecta com insulina, se tem qualidade de vida, muito provavelmente ela vai-te dizer que sim.

                                                Conheço pessoas, já de 60 e 70 anos, que tiveram enfartes há alguns anos, e hoje têm uma vida perfeitamente normal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                  Tens a noção que isso é relativo, certo?

                                                  Há quem viva até aos 100 anos, e considere que tem qualidade de vida.

                                                  Da mesma forma, que se tu perguntares a uma criança, insulinodependente desde muito tenra idade, e que todos os dias se autoinjecta com insulina, se tem qualidade de vida, muito provavelmente ela vai-te dizer que sim.

                                                  Conheço pessoas, já de 60 e 70 anos, que tiveram enfartes há alguns anos, e hoje têm uma vida perfeitamente normal.
                                                  Eu nem falei em qualidade de vida. Apenas disse que, como conseguimos uma esperança média de vida tão alta em tão pouco tempo, já nem nos lembramos do tempo em que era perfeitamente normal morrer nos 50s e 60s. Ficamos mal habituados a lidar com a morte.

                                                  Já que estamos numa de 25 de Abril, a EMV em 1974 era de 67 anos. Hoje em dia todas as pessoas que morrem antes dos 85 morrem jovens.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                    Eu nem falei em qualidade de vida. Apenas disse que, como conseguimos uma esperança média de vida tão alta em tão pouco tempo, já nem nos lembramos do tempo em que era perfeitamente normal morrer nos 50s e 60s. Ficamos mal habituados a lidar com a morte.

                                                    Já que estamos numa de 25 de Abril, a EMV em 1974 era de 67 anos. Hoje em dia todas as pessoas que morrem antes dos 85 morrem jovens.
                                                    Lá isso é verdade...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Alguns médicos são negligentes com a sua própria saúde, sendo bastante conservadores em realizar análises e afins, ainda com uma mentalidade tendo por base uma cultura popular. Excesso de trabalho especialmente os que trabalham no privado e público num estilo mercenário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                        Lá isso é verdade...
                                                        Começava logo na infância, a quantidade de crianças que morria era tão grande que as pessoas ficavam logo imunes nestas coisas.

                                                        Uma pessoa que hoje em dia morra com 67 anos "ainda tinha uma vida inteira pela frente".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Digamos que este médico tinha óptimas razões para estar sob stress, dado 2 dias antes ter recebido uma notícia algo grave acerca do foro profissional.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                                                            Digamos que este médico tinha óptimas razões para estar sob stress, dado 2 dias antes ter recebido uma notícia algo grave acerca do foro profissional.
                                                            Qual?
                                                            Respondido por pm.
                                                            Respson
                                                            Editado pela última vez por GoToHell; 20 April 2014, 15:34.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X