Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desvio do septo nasal: duvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desvio do septo nasal: duvidas

    Boa noite a todos.

    Soube hoje que dentro de uma semana ia ser operado ao septo nasal. A operação ira realizar-se no centro hospital de vila nova de Gaia.
    a lesão surgiu devido ao acidente da pratica de MTB. já ando a algum tempo em consultas e mais consultas,visto que estou num serviço publico.
    Hoje através de uma conversa com um amigo que passou pela mesma situação que eu, mas ele contou-me que há varios tipos de operação: septoplastia (desvio do septo) e rinosseptoplastia (desvio do septo e correcção da deformação do nariz. A minha duvida é a seguinte: sera que eles me iram apenas operar ao desvio do septo ou também iram fazer correcção a deformação do nariz?
    alguém foi operado no publico? ambos sabemos como funcionam os hospitais públicos, quando menos fizerem, melhor para eles, dai a minha duvida se terei uma operação completa!
    um abraço

    #2
    eu fui operado no privado, mas o Hospital de Gaia é dos melhores hospitais públicos do país, por isso estás "bem servido". Quanto à cirurgia em si, é relativamente simples. Se fores operado à tarde, no dia a seguir já estás em casa. Depois a recuperação é chata: ficas 3-4 dias a respirar pela boca com umas talas no nariz, depois quando tiras as talas é o alívio total. Dor não sentes muita, nada que não se resolva com um Benuron ou Brufen, se é que isso é preciso. No primeiro dia é estranho por causa da sensação de respirar só pela boca, depois habituas, não é nada do outro mundo. Se é chato? sinceramente digo que é.. mas há coisas bem piores e bem mais dolorosas.

    Comentário


      #3
      Fiz uma rinoseptoplastia em outubro passado juntamente com uma operação de remoção das amigdalas, desculpem lá, mas não consigo dizer o termo. Tinha uma hipertrofia nas mesmas e tiveram de ser cortadas, removidas.

      A septoplastia corrige-te apenas a linha do septo, não toca em mais nenhuma parte estrutural do nariz. No meu caso e porque tinha uma bossa nasal ligeiramente acentuada, a médica endireitou-me o septo e abaixou a cana do nariz aperfeiçoando o mesmo para resultar numa melhor respiração.

      Fui operado ás 11h e fui para o recobro, só sai de lá eram umas 15:30 completamente pedrado. Fui para o meu quarto onde só tive alta no dia seguinte a hora de almoço, a minha médica nunca dá alta no mesmo dia. Fui operado na CUF Infante Santo (Privado).

      O pós-operatório é meio complicado mas no meu caso foi horrivel porque para além de mexer no nariz tinha a garganta toda cortada. Tinha dores em todo o lado, nariz, garganta, ouvidos, um desespero brutal. Mas isto repito, porque operei á garganta. O nariz em si é algo que se leva na boa, apenas estranhas um pouco porque respiras pela boca e deitas muita porcaria do nariz, é sangue e mais sangue, á posta. O nariz encontra-se protegido por dentro com umas talas de silicone (quando as tirarem ao fim de uma semana nem vais acreditar que aquilo lá estava dentro) e por fora outra tala para manter o nariz protegido. Ao fim de 12 dias tirei tudo, mas só ao fim de alguns meses vi o resultado final. Nem negro fiquei.

      Como é só nariz força aí, não vai custar nada porque vais poder comer normalmente, algo que eu nao pude. Andei duas semanas e meia a comer gelados, batidos, sopas frias, iogurtes, cerelac...tás bem a ver. perdi 7 kgs.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MJET Ver Post
        O nariz em si é algo que se leva na boa, apenas estranhas um pouco porque respiras pela boca e deitas muita porcaria do nariz, é sangue e mais sangue, á posta.

        permite-me discordar desta parte. No meu caso foi desvio do septo + remoção de pólipos por causa da sinusite, não foi uma cirurgia muito simples e perdi muito pouco sangue. Arrisco dizer que perdi mais sangue ao arrancar um dente do que na cirurgia ao nariz. Acho que cada caso é um caso.

        Comentário


          #5
          Vai depender se tens só desvio do septo, ou se tens também a cana torta. O que diz o relatório do TAC?

          A mim foi só corrigir o Septo, de manhã operado e no dia seguinte fui para casa. 2 dias depois foi um alivio tirar as compressas do nariz.

          Isto num Hospital Público vai fazer 4 anos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MJET Ver Post
            Fiz uma rinoseptoplastia em outubro passado juntamente com uma operação de remoção das amigdalas, desculpem lá, mas não consigo dizer o termo. Tinha uma hipertrofia nas mesmas e tiveram de ser cortadas, removidas.

            A septoplastia corrige-te apenas a linha do septo, não toca em mais nenhuma parte estrutural do nariz. No meu caso e porque tinha uma bossa nasal ligeiramente acentuada, a médica endireitou-me o septo e abaixou a cana do nariz aperfeiçoando o mesmo para resultar numa melhor respiração.

            Fui operado ás 11h e fui para o recobro, só sai de lá eram umas 15:30 completamente pedrado. Fui para o meu quarto onde só tive alta no dia seguinte a hora de almoço, a minha médica nunca dá alta no mesmo dia. Fui operado na CUF Infante Santo (Privado).

            O pós-operatório é meio complicado mas no meu caso foi horrivel porque para além de mexer no nariz tinha a garganta toda cortada. Tinha dores em todo o lado, nariz, garganta, ouvidos, um desespero brutal. Mas isto repito, porque operei á garganta. O nariz em si é algo que se leva na boa, apenas estranhas um pouco porque respiras pela boca e deitas muita porcaria do nariz, é sangue e mais sangue, á posta. O nariz encontra-se protegido por dentro com umas talas de silicone (quando as tirarem ao fim de uma semana nem vais acreditar que aquilo lá estava dentro) e por fora outra tala para manter o nariz protegido. Ao fim de 12 dias tirei tudo, mas só ao fim de alguns meses vi o resultado final. Nem negro fiquei.

            Como é só nariz força aí, não vai custar nada porque vais poder comer normalmente, algo que eu nao pude. Andei duas semanas e meia a comer gelados, batidos, sopas frias, iogurtes, cerelac...tás bem a ver. perdi 7 kgs.
            Perder 7 kgs em 12 dias queres melhor dieta?

            Comentário


              #7
              Quais são os sintomas do desvio do septo? A minha otorrinolaringologista em tempos disse-me que eu tinha isso, mas nunca mais me falou do assunto, e na verdade se não fosse ela a dizer eu não desconfiava, visto que não sinto nada de incomodativo no nariz, e julgo que respiro bem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                permite-me discordar desta parte. No meu caso foi desvio do septo + remoção de pólipos por causa da sinusite, não foi uma cirurgia muito simples e perdi muito pouco sangue. Arrisco dizer que perdi mais sangue ao arrancar um dente do que na cirurgia ao nariz. Acho que cada caso é um caso.
                Tens razão, mas no meu caso foi assim porque foi também rinoplastia, o caso muda totalmente de figura. Como ele ainda não sabe, apenas alerto para isso.

                Em relação á dieta que falaste foi incrível de fato mas o pior não era isso, como comia mal ou mal comia, sentia-me muito fraco. Para terem noção, tinha a garganta num estado tão doloroso que quase não conseguia engolir os comprimidos e a agua fria era como facas a espetar. A operação ao nariz ok, a coisa leva-se bem, mas á garganta, digo, é do pior que pode haver.

                Mais um conselho importante é depois da operação lavares várias vezes o nariz por dia com umas boas seringadas de soro fisiológico. Ajuda bastante a cicatrizar e a melhorar a circulação do nariz mas enquanto tiveres as talas interiores vais sempre sentir-te meio entupido.

                Eu fiz no privado e dizem que os materiais utilizados lá são bem melhores que os do publico. Não sei se é verdade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  eu fui operado no privado, mas o Hospital de Gaia é dos melhores hospitais públicos do país, por isso estás "bem servido". Quanto à cirurgia em si, é relativamente simples. Se fores operado à tarde, no dia a seguir já estás em casa. Depois a recuperação é chata: ficas 3-4 dias a respirar pela boca com umas talas no nariz, depois quando tiras as talas é o alívio total. Dor não sentes muita, nada que não se resolva com um Benuron ou Brufen, se é que isso é preciso. No primeiro dia é estranho por causa da sensação de respirar só pela boca, depois habituas, não é nada do outro mundo. Se é chato? sinceramente digo que é.. mas há coisas bem piores e bem mais dolorosas.

                  sim, não estou a por a qualidade do hospital em causa, mas sim a disponibilidade dos médicos!
                  eu só gostava de saber o tipo de operação! desvio do septo tenho, e o nariz torto também xD e isso tudo causado pela queda que dei

                  abraço

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                    Quais são os sintomas do desvio do septo? A minha otorrinolaringologista em tempos disse-me que eu tinha isso, mas nunca mais me falou do assunto, e na verdade se não fosse ela a dizer eu não desconfiava, visto que não sinto nada de incomodativo no nariz, e julgo que respiro bem.
                    O desvio do septo pode levar-te a respirares mais por uma narina que pela outra; uma estar mais entupida que a outra, etc.

                    Se alguma vez levaste umas boladas na cara, pe., podes ter ficado com o septo desviado (pq quebrou a cartilagem).

                    Comentário


                      #11
                      agradeço a resposta de todos!
                      isso de perder 7 kg não esta mesmo nos meus planos, visto que tenho pouco peso!
                      MJET, o meu caso não é rinoplastia, porque também tenho o desvio do septo
                      não me recordo do resultado do tac, mas sei que tenho um desvio do septo, e isso nota-se imenso pelo nariz. qualquer pessoa nota isso, porque esta bastante torto (para o lado esquerdo). alias, queriam ais fazer a operação pelo nível estético do que pela respiração ahah

                      Comentário


                        #12
                        Já fiz uma rinosseptoplastia, há uns 19 anos. Na altura fiquei 4 dias internado no D. Estefânia...

                        O ano passado fiz o procedimento que o Ilyushin descreveu.

                        Estive 2h30m no bloco, acordei às 15h30m e às 18h30 estava a sair do hospital público pelo meu próprio pé. Já fui ver o Portugal-Suécia a casa .

                        O pós-operatório foi bastante fácil. Quando acordei senti logo melhoras ao respirar apenas pelos drenos.
                        48h depois tirei os drenos (são uns minutos "complicados") e a partir daí era apenas ter o cuidado de não permanecer muito tempo com o nariz para baixo evitando assim possíveis hemorragias.

                        Andei vários dias a comer comida fria e passada, algo que não me faz diferença.

                        Não tive dores porque optei por fazer permanentemente a medicação de SOS. Ao fim de uns 10 dias fui trabalhar apenas com o cuidado de humedecer o nariz várias vezes ao dia.

                        De todo o processo o que me custou mais foi o período entre acordar no recobro e ir-me embora. Não fui feito para estar deitado numa cama de hospital

                        Quanto às criticas que deixas subjacentes ao SNS. Na unidade onde fui operado não tenho nada a apontar, algo que fiz questão de referir no questionário da qualidade disponibilizado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                          O desvio do septo pode levar-te a respirares mais por uma narina que pela outra; uma estar mais entupida que a outra, etc.

                          Se alguma vez levaste umas boladas na cara, pe., podes ter ficado com o septo desviado (pq quebrou a cartilagem).

                          e nesse caso, seria operado ao septo apenas ou também ao nariz? é possivel ver a olho nu quem tenha o desvio do septo? quem tem o nariz torto tem obrigatoriamente desvio, mas quem tem desvio do septo não tem obrigatoriamente o nariz torto, certo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                            agradeço a resposta de todos!
                            isso de perder 7 kg não esta mesmo nos meus planos, visto que tenho pouco peso!
                            MJET, o meu caso não é rinoplastia, porque também tenho o desvio do septo
                            não me recordo do resultado do tac, mas sei que tenho um desvio do septo, e isso nota-se imenso pelo nariz. qualquer pessoa nota isso, porque esta bastante torto (para o lado esquerdo). alias, queriam ais fazer a operação pelo nível estético do que pela respiração ahah
                            Eu fiz rinoseptoplastia, é duas numa!
                            E tu se isso esta assim tão torto, deves ter de fazer o mesmo.
                            Quanto ao peso não deverás perder, eu perdi porque não conseguia comer. No teu caso não te vão operar á garganta. Reparem que fiz três cirurgias ao mesmo tempo!

                            Comentário


                              #15
                              O SNS paga essas operações estéticas? Pensei que isso era tudo privado...

                              Ou só opera quem tem o septo torto?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Já fiz uma rinosseptoplastia, há uns 19 anos. Na altura fiquei 4 dias internado no D. Estefânia...

                                O ano passado fiz o procedimento que o Ilyushin descreveu.

                                Estive 2h30m no bloco, acordei às 15h30m e às 18h30 estava a sair do hospital público pelo meu próprio pé. Já fui ver o Portugal-Suécia a casa .

                                O pós-operatório foi bastante fácil. Quando acordei senti logo melhoras ao respirar apenas pelos drenos.
                                48h depois tirei os drenos (são uns minutos "complicados") e a partir daí era apenas ter o cuidado de não permanecer muito tempo com o nariz para baixo evitando assim possíveis hemorragias.

                                Andei vários dias a comer comida fria e passada, algo que não me faz diferença.

                                Não tive dores porque optei por fazer permanentemente a medicação de SOS. Ao fim de uns 10 dias fui trabalhar apenas com o cuidado de humedecer o nariz várias vezes ao dia.

                                De todo o processo o que me custou mais foi o período entre acordar no recobro e ir-me embora. Não fui feito para estar deitado numa cama de hospital

                                Quanto às criticas que deixas subjacentes ao SNS. Na unidade onde fui operado não tenho nada a apontar, algo que fiz questão de referir no questionário da qualidade disponibilizado.

                                boa noite! eheh, 19 anos já é algum tempito! é quase a minha idade!
                                diz-me uma coisa, qual era o teu problema? apenas desvio ou também imperfeição do nariz?

                                eu não tenho duvidas so serviço, mas como há medicos que não querem perder tempo, não querem saber do que tenha a haver com estética.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                  boa noite! eheh, 19 anos já é algum tempito! é quase a minha idade!
                                  diz-me uma coisa, qual era o teu problema? apenas desvio ou também imperfeição do nariz?

                                  eu não tenho duvidas so serviço, mas como há medicos que não querem perder tempo, não querem saber do que tenha a haver com estética.
                                  Da primeira vez levei uma cabeçada na cana do nariz. Basicamente choquei de frente com outro puto na escola . Suspeita de TCE e afundamento...

                                  Da segunda tinha o nariz cheio de polipos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                    e nesse caso, seria operado ao septo apenas ou também ao nariz? é possivel ver a olho nu quem tenha o desvio do septo? quem tem o nariz torto tem obrigatoriamente desvio, mas quem tem desvio do septo não tem obrigatoriamente o nariz torto, certo?
                                    Errado.

                                    O pós-operatório é um bocado chato, e a retirada dos splinters, quando é o caso, é muito incómoda. Uns desmaiam, outros ficam brancos como a cal e outros é na boa. Eu andei com eles cerca de 8 dias e estive 3 dias no Hospital.

                                    Mas depende muito das técnicas usadas também. E da equipa.

                                    Também é frequente as pessoas falarem de septoplastia, que é um termo muito ouvido entre leigos, quando na verdade fizeram turbinectomia.
                                    Editado pela última vez por JoaoCL; 29 April 2014, 01:27.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                                      Errado.

                                      O pós-operatório é um bocado chato, e a retirada dos spintlers, quando é o caso, é muito incómoda. Uns desmaiam, outros ficam brancos como a cal e outros é na boa. Eu andei com eles cerca de 8 dias e estive 3 dias no Hospital.

                                      Mas depende muito das técnicas usadas também. E da equipa.

                                      Também é frequente as pessoas falarem de septoplastia, que é um termo muito ouvido entre leigos, quando na verdade fizeram turbinectomia.

                                      errado? então o que esta certo? xD

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                                        Eu fiz rinoseptoplastia, é duas numa!
                                        E tu se isso esta assim tão torto, deves ter de fazer o mesmo.
                                        Quanto ao peso não deverás perder, eu perdi porque não conseguia comer. No teu caso não te vão operar á garganta. Reparem que fiz três cirurgias ao mesmo tempo!
                                        vamos ver! asism espero que seja!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                          Vai depender se tens só desvio do septo, ou se tens também a cana torta. O que diz o relatório do TAC?

                                          A mim foi só corrigir o Septo, de manhã operado e no dia seguinte fui para casa. 2 dias depois foi um alivio tirar as compressas do nariz.

                                          Isto num Hospital Público vai fazer 4 anos
                                          tenho o desvio do septo! mas aparentemente também tenho a cana torta! ve-se bem xD

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                            errado? então o que esta certo? xD
                                            Pois, acabei por não responder...

                                            Podes ter o nariz alinhado e um desvio do septo. E vice-versa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                                              Pois, acabei por não responder...

                                              Podes ter o nariz alinhado e um desvio do septo. E vice-versa.

                                              hum, duvido mt que se tenha o nariz torto, não tenha o septo também! mas olha, eu tenho os dois xD o septo o medico confirmou, o nariz, qualquer um repara xD

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                                hum, duvido mt que se tenha o nariz torto, não tenha o septo também! mas olha, eu tenho os dois xD o septo o medico confirmou, o nariz, qualquer um repara xD
                                                Se duvidas, escusavas de perguntar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já que este tópico anda por aqui, só por curiosidade, estas operações são com sedação?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                    já que este tópico anda por aqui, só por curiosidade, estas operações são com sedação?

                                                    sim claro! anestesia geral

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Da primeira vez levei uma cabeçada na cana do nariz. Basicamente choquei de frente com outro puto na escola . Suspeita de TCE e afundamento...

                                                      Da segunda tinha o nariz cheio de polipos.

                                                      então como é obvio também ficou com a cana torta!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                        já que este tópico anda por aqui, só por curiosidade, estas operações são com sedação?
                                                        Anestesia geral, é que não deve ser muito agradável andarem a bater no nariz de martelo e cinzel com o doente acordado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                                          Boa noite a todos.

                                                          Soube hoje que dentro de uma semana ia ser operado ao septo nasal. A operação ira realizar-se no centro hospital de vila nova de Gaia.
                                                          a lesão surgiu devido ao acidente da pratica de MTB. já ando a algum tempo em consultas e mais consultas,visto que estou num serviço publico.
                                                          Hoje através de uma conversa com um amigo que passou pela mesma situação que eu, mas ele contou-me que há varios tipos de operação: septoplastia (desvio do septo) e rinosseptoplastia (desvio do septo e correcção da deformação do nariz. A minha duvida é a seguinte: sera que eles me iram apenas operar ao desvio do septo ou também iram fazer correcção a deformação do nariz?
                                                          alguém foi operado no publico? ambos sabemos como funcionam os hospitais públicos, quando menos fizerem, melhor para eles, dai a minha duvida se terei uma operação completa!
                                                          um abraço
                                                          Eu já corrigi o septo no Hospital de Gaia e o meu filho também foi operado em Gaia a garganta e foram todos impecáveis, correu tudo muito bem. O hospital de Gaia tem uma excelente equipa de otorrinos e eu continuo a achar que os públicos são os melhores hospitais que existem em Portugal, nos privados é tudo muito bonito quando corre bem quando corre mal se tiveres que morrer bem morres que eles não têm meios responder a situações emergentes.

                                                          Quanto a operação passei duas noites no hospital, dores zero, a parte mais aborrecida foi ter que andar com as talas uma semana que dificultavam a respiração e depois a noite para dormir era um filme.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                            permite-me discordar desta parte. No meu caso foi desvio do septo + remoção de pólipos por causa da sinusite, não foi uma cirurgia muito simples e perdi muito pouco sangue. Arrisco dizer que perdi mais sangue ao arrancar um dente do que na cirurgia ao nariz. Acho que cada caso é um caso.
                                                            Eu tenho o septo ok mas a remoção de pólipos vai ter de ser feita mais cedo ou mais tarde.
                                                            Os teus pólipos foram removidos a laser? Ficaste a respirar melhor? Depreendo que tenhas alergias...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X