Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sair do estagio do IEFP por ter encontrado trabalho...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sair do estagio do IEFP por ter encontrado trabalho...

    Estou com duvidas e não encontrei resposta na net

    Eu estou a concluir daqui a 2 meses um estagio profissional de 12 meses do IEFP, mas já encontrei trabalho... como é que funciona?

    tenho de esperar que o estagio chegue ao fim?
    posso abandonar o estagio logo no dia a seguir a comunicar que encontrei trabalho?
    perco direito ao subsídio de desemprego se abandonar o estagio, isto se hipoteticamente fosse despedido logo ao 1º mês de trabalho ou no período experimental no novo emprego?


    estou perdido...

    #2
    Penso que tens que comunicar formalmente no Centro de Emprego e no local de estágio com 15 dias (ou 1mês) de antecedência, embora eles (Centro de Emprego) costumam ser flexíveis nessas situações.
    O melhor é informares-te no Centro de Emprego responsável pelo teu estágio.

    Comentário


      #3
      mas não consigo encontrar isso escrito em lado nenhum e so tenho 2 dias para aceitar ou recusar :/

      e o subsidio de desemprego como funciona? se for embora do estagio, e começar na outra empresa... o subsidio de desemprego vai buscar os meses descontados do estagio? ou perco direito a esses meses?

      Comentário


        #4
        Quanto ao subsídio, penso que tens que ter 1 ano completo de descontos.

        Se não puderes ir ao teu centro de emprego, liga para o númereo deles: 808 200 670

        Comentário


          #5
          hm... 1 ano completo de descontos... isso significa que pode acumular varios contratos de trabalho diferentes... tipo estagio 10 meses + 2 de contrato... é por essa lógica?

          Comentário


            #6
            Aí já não te sei ajudar, mas, provavelmente, sim.

            Comentário


              #7
              que porcaria... sinto-me um escravo :/
              foi só um desabafo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                que porcaria... sinto-me um escravo :/
                foi só um desabafo...
                Um escravo de quê? Por teres de trabalhar?

                E não entendo se só tens 2 dias, o que é que estás a fazer num PC, devias estar no centro de emprego a tirar as dúvidas.

                Comentário


                  #9
                  Se estás num estágio profissional deves ter assinado um contrato, certo? Aí está descrito as condições para desistência do estágio.

                  No meu caso tenho de enviar uma carta registada para a minha entidade empregadora, para o IEFP e dar 15 dias à casa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Um escravo de quê? Por teres de trabalhar?

                    E não entendo se só tens 2 dias, o que é que estás a fazer num PC, devias estar no centro de emprego a tirar as dúvidas.
                    estou á frente de um pc porque estou no trabalho... e quando saio daqui já tenho o iefp fechado...
                    sinto-me escravo porque o que oferecem nem chega para pagar as despesas do mês...

                    por isso é que pondero o desemprego e os 2 meses que me faltam de estagio... porque não tenho de estar deslocado a trabalhar, são menos despesas, e assim posso continuar a procurar trabalho no estrangeiro...

                    e muito sinceramente acho que vou recusar... para amealhar o que amealho com o estagio nos 2 meses que me falta, preciso de meio ano "o contrato completo"... estando deslocado... "por causa das despesas acrescidas de não estar em casa"


                    espero não estar a criar azar para futuro
                    Editado pela última vez por bellsb88; 09 May 2014, 13:51.

                    Comentário


                      #11
                      dar 15 dias á casa? como é vais pagar isso... se a bolsa é do IEFP? acho que a unica coisa que se perde é não se poder voltar a concorrer a um estagio durante 1 ano
                      mas n sei... a tipa dos recursos humanos á 10 meses disse-me que podia sair a qualquer altura assim que encontrasse emprego... e blabla... mas ela não é bem certa...

                      mas procurei isso no contrato e até no regulamento e na net e não encontrei nada a falar sobre de nós encontrarmos emprego durante o estagio

                      e não me convinha tirar duvidas com ela... pk pode chegar facilmente aos ouvidos do cheff
                      Editado pela última vez por bellsb88; 09 May 2014, 13:53.

                      Comentário


                        #12
                        A cessação está prevista na legislação desses estágio. Procura a legislação que abrange o teu caso e vê.

                        Comentário


                          #13
                          já li o tópico da cessação mas fiquei na mesma :/

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                            dar 15 dias á casa? como é vais pagar isso... se a bolsa é do IEFP? acho que a unica coisa que se perde é não se poder voltar a concorrer a um estagio durante 1 ano
                            mas n sei... a tipa dos recursos humanos á 10 meses disse-me que podia sair a qualquer altura assim que encontrasse emprego... e blabla... mas ela não é bem certa...

                            mas procurei isso no contrato e até no regulamento e na net e não encontrei nada a falar sobre de nós encontrarmos emprego durante o estagio

                            e não me convinha tirar duvidas com ela... pk pode chegar facilmente aos ouvidos do cheff
                            Não está no regulamento?

                            Cessação do Contrato de Estágio, página 16, ponto 8.2. Não é isso que procuras? Saber como cessar o teu contrato de estágio?

                            http://www.iefp.pt/apoios/candidatos...2014_04_22.pdf

                            De qualquer forma isto é algo que tu e os Recursos Humanos da tua empresa deviam saber de olhos fechados. Antes de perguntar num fórum devias falar com o IEFP (eles tem linha telefónica, não precisas de ir presencialmente) ou com os recursos humanos da tua empresa. O fórum é a opção mais rápida e fácil, mas também deveria ter sido a última.
                            Editado pela última vez por AstonM; 09 May 2014, 14:43.

                            Comentário


                              #15
                              Tens que dar 15 dias à casa desde a altura que mandas uma carta a reportar que queres sair.

                              Tive um colega que teve sair do estágio, e foi o que lhe disse a pessoa dos RH (ele não chegou a dar os 15 dias, mas isso depende da vontade da entidade empregadora).

                              Edit: A resposta do AstonM é melhor !
                              Editado pela última vez por Unreal; 09 May 2014, 14:48.

                              Comentário


                                #16
                                não é dar... eles pagam? ou não? :p
                                opah voces teem razão... eu estava a ler aquilo mas não estava a interpretar correctamente...

                                mas então não percebo porque que os recursos humanos na altura que entrei disse que se encontrasse trabalho, podia sair de imediato :/

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando estas num estágio podes sair sem "consequências" quando é para um emprego com contracto. Nao podes é desistir para entrar noutro estagio.

                                  Agora, por forma legal tens de avisar 15 dias antes da tua saida a empresa onde estas e ao centro de emprego.

                                  Sera sempre descontado no valor final do mes como se fosse um emprego normal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mais uma pergunta...

                                    na altura que entrei os recursos humanos disseram-me que não tinha direito a ferias... e agora entrou aqui um novo estagiário em que os recursos humanos lhe disseram que tinha 22 dias de ferias...

                                    no regulamento no ponto 7.4 realmente fala em dispensa... mas nesses dias recebe-se á mesma a bolsa de estagio?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                                      mais uma pergunta...

                                      na altura que entrei os recursos humanos disseram-me que não tinha direito a ferias... e agora entrou aqui um novo estagiário em que os recursos humanos lhe disseram que tinha 22 dias de ferias...

                                      no regulamento no ponto 7.4 realmente fala em dispensa... mas nesses dias recebe-se á mesma a bolsa de estagio?
                                      Em estágio profissional do iefp não tens direito a férias. Mas se a empresa fechar ou suspender actividade, deves usufruir também.

                                      Esse novo estagiário, depende do que foi contratado com ele e que tipo de estágio é.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Podes sair do estágio, não podes é depois inscreveres-te no centro de emprego num prazo de não sei quanto tempo e não podes fazer mais nenhum estágio, acho que é isso que está previsto nos regulamentos dos estágios profissionais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O estágio pode cessar em qualquer altura, tive um estagiário que entrou num mestrado em Barcelona e tive que praticamente "despedi-lo" a meio do estágio porque ele estava com problemas de consciência.

                                          Quanto às férias eu alego para o IEFP, que a empresa fecha em Agosto 15 dias para as estagiárias poderem ter férias. Tem é que se sujeitar a fazer férias nessa data e não são pagas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pessoal, tenho uma duvida. Fui contactado para comparecer num iefp para me darem a conhecer um estagio desse tipo. A minha pergunta é se eu nao gostar das condiçoes posso recusar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              O estágio pode cessar em qualquer altura, tive um estagiário que entrou num mestrado em Barcelona e tive que praticamente "despedi-lo" a meio do estágio porque ele estava com problemas de consciência.

                                              Quanto às férias eu alego para o IEFP, que a empresa fecha em Agosto 15 dias para as estagiárias poderem ter férias. Tem é que se sujeitar a fazer férias nessa data e não são pagas.
                                              Não são pagas (subsiido) ou não recebem os 15 dias que trabalham?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                                Pessoal, tenho uma duvida. Fui contactado para comparecer num iefp para me darem a conhecer um estagio desse tipo. A minha pergunta é se eu nao gostar das condiçoes posso recusar?

                                                vao-te expor 1 ou 2 situacoes de estagio e tu dizes se estas ou nao interessado. Se nao tiveres interessado nao ha problema

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X