Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criar uma empresa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Criar uma empresa

    Boas.

    Resumindo, eu abri um site onde é cobrado ao utilizador um valor X€ para ter direito a um espaço e por os seus produtos a venda.
    Acontece que tenho que passar factura ao cliente porque estou a cobrar pelo serviço.

    A questão é, nunca abri uma empresa e não sei qual a melhor escolha.

    Abrir uma empresa em nome individual seria a melhor escolha (mais económica) ?
    No lugar de abrir empresa, posso abrir actividade nas finanças, ou isso não seria bem visto ou nem sequer é permitido?

    Quais os impostos que terei que pagar?
    A empresa tem apenas 1 funcionário, EU, mas não tenho ordenado, uma vez que não estou a facturar o suficiente para isso.

    Agradeço a vossa ajuda.

    #2
    Não devias ter pensado nesses petit-rien antes de abrir o site..?

    Comentário


      #3
      Ebay, a questão aqui não é essa, mas sim, deveria!

      Comentário


        #4
        Vais a uma repartição de Finanças, abres actividade como trabalhador independente e segues para o serviço da Seg. Social da tua área e inscreves-te...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ebay Ver Post
          Vais a uma repartição de Finanças, abres actividade como trabalhador independente e segues para o serviço da Seg. Social da tua área e inscreves-te...
          se estas a trabalhar por conta de outrem e isto é um extra podes pedir a isenção das contribuições para a Seg. Social.
          se não estas a trabalhar por conta de outrem e nunca abriste actividade independente podes também pedir a isenção das contribuições para a Seg. Social durante um ano.
          se facturares menos que 10xIAS (cerca de 4200€) por ano tambem podes pedir a isenção das contribuições para a Seg. Social.

          Fora isto, se facturares menos que 10.000€ por ano, podes pedir isenção de IVA. Quando passares este valor tens que passar a cobrar IVA e fazeres retenção na fonte.

          Comentário


            #6
            Psantos, trabalho por conta de outrem e não pretendo sair, até que a empresa facture o suficiente.
            No primeiro ano não acho que vou ultrapassar os 10mil anuais.

            Com base nos dados acima:
            - Tenho que recolher IVA na mesma, porém fico isento de paga-lo ao governo?
            - Tenho que pagar seg. social?
            - Abrir empresa em nome individual seria a melhor escolha?
            - Quais os impostos que tenho que pagar para manter a empresa e cobrar pelos serviços?

            Obrigado pessoal.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por psantos Ver Post
              podes também pedir a isenção das contribuições para a Seg. Social durante um ano.
              se facturares menos que 10xIAS (cerca de 4200€) por ano tambem podes pedir a isenção das contribuições para a Seg. Social.
              Nao é 10, mas sim 6 vezes o IAS, ou seja, 2473,32 euros

              Comentário


                #8
                Se não vais ultrapassar os 10.000 euros podem pedir isenção de IVA. Nas tuas facturas tem que vir descriminado "isento de Iva pelo artigo 53 do CIVA". essa ideia de recolheres IVA e não o entregares ao estado não é valida e é obviamente ilegal.

                Se já trabalhas por contra de outrem podes pedir a isenção de contribuições para a seg. social. Claro que é opcional, ninguém te impede de contribuíres mais para aumentar a tua reforma, pelo menos a nível teórico, porque a nível pratico não vamos ter reforma, pelo que quanto menos conseguires descontar melhor.

                Uma empresa em nome individual / empresário em nome individual / trabalhador independente / recibos verdes / etc são tudo nomes para a mesma coisa e acho que é a melhor forma de começar.

                depois tens as sociedades como unipessoais, Lta, SA, etc em que os custos são muito maiores. Uma unipessoal tem que ter contabilidade organizada, logo aí tens que arranjar um TOC que te faça/assine a contabilidade. O que pelos valores que esperas facturar no inicio parace desasjustado.

                Assim se avançares em nome indiviual os unicos impostos que tens que pagar é o IRS. Se facturares menos que 10.000 não tens que fazer retenção na fonte mas não te livras quando fizeres o IRS de pagares alguma coisa. Ou como tens os descontos pelo outro trabalho com um pouco de sorte vais deixar de receberes IRS.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                  Se não vais ultrapassar os 10.000 euros podem pedir isenção de IVA. Nas tuas facturas tem que vir descriminado "isento de Iva pelo artigo 53 do CIVA". essa ideia de recolheres IVA e não o entregares ao estado não é valida e é obviamente ilegal.

                  Se já trabalhas por contra de outrem podes pedir a isenção de contribuições para a seg. social. Claro que é opcional, ninguém te impede de contribuíres mais para aumentar a tua reforma, pelo menos a nível teórico, porque a nível pratico não vamos ter reforma, pelo que quanto menos conseguires descontar melhor.

                  Uma empresa em nome individual / empresário em nome individual / trabalhador independente / recibos verdes / etc são tudo nomes para a mesma coisa e acho que é a melhor forma de começar.

                  depois tens as sociedades como unipessoais, Lta, SA, etc em que os custos são muito maiores. Uma unipessoal tem que ter contabilidade organizada, logo aí tens que arranjar um TOC que te faça/assine a contabilidade. O que pelos valores que esperas facturar no inicio parace desasjustado.

                  Assim se avançares em nome indiviual os unicos impostos que tens que pagar é o IRS. Se facturares menos que 10.000 não tens que fazer retenção na fonte mas não te livras quando fizeres o IRS de pagares alguma coisa. Ou como tens os descontos pelo outro trabalho com um pouco de sorte vais deixar de receberes IRS.
                  E como faço para abrir empresa em nome individual?
                  Onde faço isso, online ou somente nas finanças (ou lá onde for)?
                  Utilizo um programa certificado para emitir factura ou é via recibos-electrónicos no portal das finanças?
                  Li que a empresa fica com meu nome ou as iniciais, até ai tudo bem, mas posso ter/utilizar uma marca (por causa do nome do site)?

                  Obrigado pela atenção.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por btuga Ver Post
                    E como faço para abrir empresa em nome individual?
                    Onde faço isso, online ou somente nas finanças (ou lá onde for)?
                    Utilizo um programa certificado para emitir factura ou é via recibos-electrónicos no portal das finanças?
                    Li que a empresa fica com meu nome ou as iniciais, até ai tudo bem, mas posso ter/utilizar uma marca (por causa do nome do site)?

                    Obrigado pela atenção.
                    btuga,

                    abres as actividades nas finanças, vai preparado com um CAE da actividade que pretendes e com uma estimativa do valor que vais facturar durante o ano.
                    quanto ás facturas tanto podes utilizar um programa informático como usares as facturas/recibos do portal das finanças.
                    depois uma coisa e o nome da empresa outra coisa e o nome comercial. Por exemplo, ninguém conhece o Continente por Modelo Continente Hipermercados, S.A. No entanto na facturas vem lá o nome completo da empresa.

                    Eu por exemplo tenho actividade aberta, nas minhas facturas apesar de vir o logótipo no nome comercial do meu negócio, tem que vir obrigatoriamente o meu nome e o meu nif, porque ao abrir um actividade independente o nome da empresa é o nosso próprio nome.

                    No entanto isto são tudo questões que encontravas resposta ao pesquisar pela internet. Acho que estás a ter muitas questões para seres aconselhado desta forma. Não conheces nenhum contabilista para te aconselhar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                      btuga,

                      abres as actividades nas finanças, vai preparado com um CAE da actividade que pretendes e com uma estimativa do valor que vais facturar durante o ano.
                      quanto ás facturas tanto podes utilizar um programa informático como usares as facturas/recibos do portal das finanças.
                      depois uma coisa e o nome da empresa outra coisa e o nome comercial. Por exemplo, ninguém conhece o Continente por Modelo Continente Hipermercados, S.A. No entanto na facturas vem lá o nome completo da empresa.

                      Eu por exemplo tenho actividade aberta, nas minhas facturas apesar de vir o logótipo no nome comercial do meu negócio, tem que vir obrigatoriamente o meu nome e o meu nif, porque ao abrir um actividade independente o nome da empresa é o nosso próprio nome.

                      No entanto isto são tudo questões que encontravas resposta ao pesquisar pela internet. Acho que estás a ter muitas questões para seres aconselhado desta forma. Não conheces nenhum contabilista para te aconselhar?
                      Psantos, primeiro agradeço o sua atenção.
                      Infelizmente não conheço nenhum contabilista que possa ajudar nas questões.
                      Entretanto procurei alguns e o preço médio foi de 1500€ + IVA
                      Isso é muito dinheiro nesse momento, para um negócio com o objectivo de ser uma renda extra.
                      Gosto de pagar pelo trabalho das pessoas, mas esse montante é impossível, pelo que estou a tentar obter opiniões/conhecimento de quem já passou por isso.

                      Penso que ao contar a sua experiência na resposta acima, já me ajudou bastante a ter uma noção do que devo procurar.
                      Muito obrigado.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X