Anúncio

Collapse
No announcement yet.

vivemos num matriarcado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    vivemos num matriarcado?

    O discurso oficial é o da mulher vitima, mas aquilo que eu vejo diariamente é que na maioria das famílias, dentro de portas, o poder da mulher é maior que o do homem.
    Em situação de ruptura do casal o poder desta aumenta imenso, o filho fica quase sempre com a mãe e o poder do pai fica muitas vezes menor que o da avó materna.
    aliás é frequente as famílias viverem encostadas à avó materna. Quando é assim costumam viver em paz, se viverem perto da avó paterna a mulher não descansa enquanto não cria uma ruptura com ela.
    No meio publico a mulher tem muitas vezes menos poder, mas muitas vezes essa falta de poder publico não derivará do seu poder familiar?
    Para garantir esse poder a mulher empenha-se mais na família e fica com menos tempo para a vida profissional, o que leva os homens a subir mais na carreira profissional.
    Mas dentro de portas na maioria das familias a mulher manda literalmente no marido e nos filhos.

    #2
    Não é bem assim. Eu tenho sempre algo a dizer!

    Do género "tens razão, ok".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Joao7 Ver Post
      Não é bem assim. Eu tenho sempre algo a dizer!

      Do género "tens razão, ok".
      Tal e qual.
      Lá em casa a ultima palavra também é sempre minha: "Sim Senhora!"

      Comentário


        #4
        Tens de aprender a ser cínico. O Cinismo é a melhor forma de lidar com isso sem confusões.
        Eu por exemplo, aos olhos da minha sogra sou um mal encarado e mal disposto e antipático. Mas tem de ser assim pois se não, é manipulação pela certa e não faço mais nada do que andar a mando dela.

        Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".

        Portanto se à partida estiver com cara de poucoa amigos, as probabilidades de me pedir qualquer coisa parva ficam reduzidas.


        Mas é um pouco verdade...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Tens de aprender a ser cínico. O Cinismo é a melhor forma de lidar com isso sem confusões.
          Eu por exemplo, aos olhos da minha sogra sou um mal encarado e mal disposto e antipático. Mas tem de ser assim pois se não, é manipulação pela certa e não faço mais nada do que andar a mando dela.

          Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".

          Portanto se à partida estiver com cara de poucoa amigos, as probabilidades de me pedir qualquer coisa parva ficam reduzidas.


          Mas é um pouco verdade...


          Mas quê, fazer uma cara assim do tipo do teu avatar?

          Comentário


            #6
            isso es tu no avatar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petingazz Ver Post
              isso es tu no avatar?
              Esse sou eu daqui 20 et tal anos

              Comentário


                #8
                boa já vez o futuro.

                Comentário


                  #9
                  portugal contemporâneo: uma sociedade desorganizada é uma sociedade feminina
                  portugal contemporâneo: o tempo

                  O Pedro Arroja tinha uns bons posts sobre este tema, mas só encontrei 1.

                  Comentário


                    #10
                    Matriarcado?
                    Nop, infelizmente continuamos a viver no patriarcado, se o autor do tópico ler o que ele proprio escreveu, pode retirar essa conclusão...

                    Comentário


                      #11
                      Cá em casa ela só manda se se portar bem em certos domínios.
                      Quando fraqueja, perde logo o poder todo. Penso que é assim em todos os casamentos. Basta que elas consigam manter o nosso sangue a circular prioritariamente a cotas mais baixas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                        Matriarcado?
                        Nop, infelizmente continuamos a viver no patriarcado, se o autor do tópico ler o que ele proprio escreveu, pode retirar essa conclusão...
                        que no meio publico os homens dominem o topo da piramide depende das condições naturais, estudos feitos mostram que no 1% de pessoas mais inteligentes 75% são homens, logo é natural que dominemos.
                        Além disso quem lida com grupos sabe que um grupo de homens colabora melhor que um grupo de mulheres, elas conflituam muito mais.
                        além disso há a questão da resistencia fisica, que se acentua com a idade. Já dizia o ex-reitor de Harvard que dificilmente uma mulher era investigadora de topo porque para isso era preciso trabalhar 80 ou 90 horas por semana e os homens são mais resistentes que as mulheres (para além das mulheres terem uma tendencial natural para valorizarem mais a vida familiar e o tempo não estica). Foi demitido por dizer uma verdade politicamente incorreta.
                        Mas o que vejo diariamente é que dentro de casa as mulheres, na maioria dos casos, mandam mais que os homens. A minha tem a distinta lata de se queixar que a mãe dela manda no pai dela, a minha mãe manda no meu pai, mas ela não consegue mandar em mim. E é o que vejo em muitos dos meus amigos e familiares, nem todos, mas a maioria é assim.
                        É assunto também estudo por sociologos, li recentemente uma entrevista a um sociologo francês, bastante conceituado mas agora não me lembro do nome, que dizia o mesmissimo que eu digo aqui, dentro de portas normalmente a mulher domina. Também li recentemente uma entrevista com com presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Sandra Ribeiro:

                        http://www.noticiasaominuto.com/pais/185449/mulheres-fora-das-chefias-por-medo-de-partilhar-poder-em-casa
                        Mãe de um filho de cinco anos, Sandra Ribeiro, a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, considera em entrevista ao semanário Expresso que a mudança de mentalidades para que homens e mulheres tenham direitos iguais passa pela “educação” e também por “uma questão de poder”.
                        “Elas não estão a conseguir chegar aos cargos de chefia porque ainda não conseguem partilhar o poder em casa. Talvez tenham medo de partilhar esse poder [com os companheiros] e não ganhar o outro, acabando por ficar sem nenhum”, refere Sandra Ribeiro.
                        “As mulheres conseguem progredir até certa altura mas por volta dos 30 anos há como que um eclipse porque elas próprias decidem que é tempo da família e diminuem o empenho no trabalho. Outras optam por não ter filhos ou por tê-los o mais tarde possível para não serem prejudicadas. É uma escolha muito dura que”, sublinha, “não é colocada aos homens. Eles têm como que uma via verde no trabalho: podem trabalhar muito e ter filhos que as mulheres hão-de cuidar deles”.
                        Acontece que aliado a este fator está também a “culpa” que as mulheres sentem porque acham que “deviam estar a tomar conta do filho” mesmo que, ao contrário do que acontece em muitos países da Europa, trabalharem a tempo inteiro” e “ainda fazerem mais três horas de trabalho doméstico do que os homens”.
                        Além disso, ainda são “elas que faltam ao trabalho para tomar conta dos filhos quando estes adoecem”. Por tudo isto, defende a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, é saudável que as mulheres partilhem o poder das tarefas domésticas com os companheiros. Um conselho deixado no semanário Expresso pela responsável no Dia Internacional da Mulher.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Tens de aprender a ser cínico. O Cinismo é a melhor forma de lidar com isso sem confusões.
                          Eu por exemplo, aos olhos da minha sogra sou um mal encarado e mal disposto e antipático. Mas tem de ser assim pois se não, é manipulação pela certa e não faço mais nada do que andar a mando dela.

                          Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".

                          Portanto se à partida estiver com cara de poucoa amigos, as probabilidades de me pedir qualquer coisa parva ficam reduzidas.


                          Mas é um pouco verdade...
                          toma la o meu like, so tenho pena de nao ter mais para dar

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                              Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".
                              Só um offtopic... por cá já aconteceu o mesmo com a avó, mas porque o "menino" queria fiambre! Ia sair disparada para comprar! Ora querem lá ver...

                              Comentário


                                #16
                                A minha mãe diz que é matriarcado não pelo facto da mulher mandar mas porque toma conta de toda a gente.

                                Uma das coisas que as mulheres mais detestam é a imparcialidade e que lancem a bola para o lado delas. Ou seja, quando pedem a opinião sobre determinada coisa, no fundo já decidiram e só estão à espera que os outros digam que elas têm razão e que se vai fazer o que elas decidiram.

                                Por isso experimentem começar a responder sempre "tu é que sabes", "é o que achares melhor", "como quiseres", ainda que depois não façam nada do que elas querem. Detestam esta ausência de compromisso de opiniões.

                                Comentário


                                  #17
                                  É um facto, as mulheres dominam em casa desde que consigam equilibrar os apetites do marido em diversas áreas. Não digo satisfazer porque roça o machismo exacerbado que ainda subsiste em Portugal.

                                  Para mim é ao contrário, ela pode mandar em casa, mas as tarefas com filhos e com a casa é para dividir comigo. Se não for assim, é meio caminho andado para mais tarde justificar um possivel abandono de carreira profissional para se dedicar a outras lides.

                                  Lá em casa trabalha tudo e de igual forma, não querem direitos iguais?

                                  Mas são elas que mandam...isso é um facto inquestionavel e não passivel de contra-argumentação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                    A minha mãe diz que é matriarcado não pelo facto da mulher mandar mas porque toma conta de toda a gente.

                                    Uma das coisas que as mulheres mais detestam é a imparcialidade e que lancem a bola para o lado delas. Ou seja, quando pedem a opinião sobre determinada coisa, no fundo já decidiram e só estão à espera que os outros digam que elas têm razão e que se vai fazer o que elas decidiram.

                                    Por isso experimentem começar a responder sempre "tu é que sabes", "é o que achares melhor", "como quiseres", ainda que depois não façam nada do que elas querem. Detestam esta ausência de compromisso de opiniões.
                                    Não é bem assim. Quando metem questões do tipo "Estou tão gorda, não estou?" ou semelhante elas esperam que não lhes dês razão. Se deres estás feito!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Actualmente estamos numa fase (na Europa e outras zonas desenvolvidas a nível humano), mais ou menos adiantada, de saída dum sistema de patriarcado e a entrar num sistema, num futuro que espero cada vez mais próximo, verdadeiramente igualitário.

                                      Tirando algumas tribos na Ásia (e possivelmente na América) todo o Mundo vive, de forma mais ou menos clara num sistema patriarcal com diversos graus de intensidade. Sendo os mais patriarcais os países de regime islâmico, e os menos os países da União Europeia, existindo diferentes graus intermédios.

                                      Importa notar que a igualdade de géneros não se alcança por decreto, sendo esse um passo importante, mas com a compreensão e aplicação por toda a sociedade da igualdade absoluta (não confundir com capacidades individuais para determinada função) entre os géneros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                        Tens de aprender a ser cínico. O Cinismo é a melhor forma de lidar com isso sem confusões.
                                        Eu por exemplo, aos olhos da minha sogra sou um mal encarado e mal disposto e antipático. Mas tem de ser assim pois se não, é manipulação pela certa e não faço mais nada do que andar a mando dela.

                                        Coisa parvas, tipo enfia-se lhe na cabeça que, é preciso ir comprar um iogurte de morango qd há uma dúzia deles em casa de banana e tutifruti no frigorífico porque o neto/a gosta mais de morango. Arma-se uma confusão do crl para que alguém tenha a "nobreza" de ir ao supermercado. Quem é o fdp nessa história? Obvio que é o gajo que diz "que coma os há, qual é o problema? ".

                                        Portanto se à partida estiver com cara de poucoa amigos, as probabilidades de me pedir qualquer coisa parva ficam reduzidas.


                                        Mas é um pouco verdade...
                                        É por isso que gosto da minha sogra.

                                        É que além de estar longe e ir poucas vezes a minha casa, quando vou lá eu tem sempre as coisas que eu gosto e que a miúda gosta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          portugal contemporâneo: uma sociedade desorganizada é uma sociedade feminina
                                          portugal contemporâneo: o tempo

                                          O Pedro Arroja tinha uns bons posts sobre este tema, mas só encontrei 1.
                                          o Pedro Arroja dizia cada disparate.
                                          Primeiro era a dicotomia protestante/católico mostrando claramente que não conhecia uma coisa nem outra, chegando a considerar como países protestantes alguns que têm mais católicos que protestantes.
                                          Depois veio essa dicotomia cultura masculina/cultura feminina.
                                          Em ambas a situações uma análise simplista, com uma embaraçosa mistura de presunção com ignorância.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, a sociedade actualmente está feita em torno das mulheres.

                                            Mas o papel de mulher vitima continua a funcionar perfeitamente

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais um conselho para os que estão em idade casadoira.

                                              Escolham a casa a uma distância tal que não dê para nenhuma das sogras aparecer lá em casa nem de chinelos nem de mala...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                Uma das coisas que as mulheres mais detestam é a imparcialidade e que lancem a bola para o lado delas. Ou seja, quando pedem a opinião sobre determinada coisa, no fundo já decidiram e só estão à espera que os outros digam que elas têm razão e que se vai fazer o que elas decidiram.
                                                talvez das coisas que mais me irritam na minha namorada. O que se calhar não é muito mau não sei.
                                                Tira me do sério ao pedir por exemplo para eu escolher entre três tipos de pizza para comermos...(ainda por cima toda sorridente como se me estivesse a dar a melhor prenda do mundo por me deixar escolher...). eu digo a pizza A e ela imediatamente começa a argumentar a favor da pizza B.
                                                Como não tenho paciência o super mercado acaba por vender duas pizzas em vez de uma...

                                                As gajas são como a barba...
                                                Já pensei que vivia bem sem a minha barba, porque a tenho de estar sempre a cortar, mas se me dessem a possibilidade de ficar sem ela para sempre, provavelmente ia achar parvo e continuava como estou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho pena das vossas famílias. Eu dou-me super bem com a sogra, a minha companheira adora a minha mãe e vice versa.

                                                  Se calhar é porque vivemos a meio planeta de distância e só nos vemos 2 vezes ao ano!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu por mim entregava 100% da gestão operacional à madame... mas ela não quer

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                      Tenho pena das vossas famílias. Eu dou-me super bem com a sogra, a minha companheira adora a minha mãe e vice versa.

                                                      Se calhar é porque vivemos a meio planeta de distância e só nos vemos 2 vezes ao ano!
                                                      nesse aspecto tenho muita sorte. e ela vive a uns 10 minutos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                        Actualmente estamos numa fase (na Europa e outras zonas desenvolvidas a nível humano), mais ou menos adiantada, de saída dum sistema de patriarcado e a entrar num sistema, num futuro que espero cada vez mais próximo, verdadeiramente igualitário.
                                                        No que diz respeito aos benefícios sim. No que diz respeito às desvantagens vê lá se elas se importam que o patriarcado continue. "Não podem por uma senhora a fazer isso."

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          Tenho pena das vossas famílias. Eu dou-me super bem com a sogra, a minha companheira adora a minha mãe e vice versa.

                                                          Se calhar é porque vivemos a meio planeta de distância e só nos vemos 2 vezes ao ano!
                                                          Assim não vale.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Lembrei-me disto.
                                                            Ficheiros anexados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X